Load or Cast
Bancada do Juiz: Spectators
Entenda como deve se comportar um espectador de uma partida.
29/02/2020 10:05 - 4.885 visualizações - 15 comentários
Load or Cast

Olá pessoal, boas vindas a mais uma Bancada do Juiz! Dessa vez, retornamos a um assunto  antigo, a função das pessoas dentro do torneio. Já falamos da função de Judges neste artigo e falamos das funções e obrigações de players em eventos (esta, por si só, é um tanto óbvia). No entanto, Magic tem se tornado cada vez mais um “Spectator Game”, seja via transmissões ao vivo ou em eventos. Consequentemente, vem a pergunta: e spectators, influenciam em algo no torneio?
 

*Nota: enquanto o termo português de “espectador(a)” é pouco difundido até mesmo na comunidade de Magic, continuaremos nosso padrão de usar terminologias neutras e, para este artigo, referenciaremos como “spectator”.*

 

Como sempre, comecemos com o que as regras dizem sobre spectators e suas responsabilidades:

 

Regras de Torneio de Magic (MTR)

 

1.11. Espectadores
Qualquer pessoa fisicamente presente em um torneio e que não se encaixe em nenhuma outra categoria acima (Organização, Judge Principal, Judge de Salão, Scorekeeper, Player em jogo ativo) é espectador(a). Espectadores(as) são responsáveis por manterem-se em silêncio e passivos durante partidas e outros momentos oficiais do torneio em que jogadores(as) também devem estar em silêncio.

 

Como imaginamos, a definição é bastante clara: qualquer pessoa presente num local de torneio que não seja uma dessas é considerado Spectator de tal torneio. Enquanto isso parece claro em eventos como MagicFests, a situação fica um pouco mais turva quando falamos de torneios competitivos de loja, tais como os Latam que temos hoje, uma vez que qualquer pessoa se encaixa em tal perfil.

 

  • Se espectadores(as) acreditam ter observado uma violação de regra ou de política, são encorajados(as) a alertar um juiz(a) assim que possível. Em Nível de Aplicação de Regras Regular ou Competitivo, espectadores(as) podem pedir para jogadores(as) pararem a partida enquanto alertam um juiz(a). Em Nível de Aplicação de Regras Profissional, espectadores(as) que não sejam membros da equipe oficial de cobertura não podem interferir com a partida diretamente.

 

Esse é o ponto mais importante da função de Spectators durante um torneio: a possibilidade de impedir um erro de acontecer em uma partida. Diferente do que a maioria pensa, Spectators não devem se manter completamente alheios a infrações e situações estranhas num jogo que assistem. No entanto, isso também não significa que devem influenciar diretamente apontando um erro, uma vez que cabe a oficiais do torneio (Judges) a responsabilidade se a situação em questão é algo que deve ser abordada. Um exemplo clássico são Habilidades Desencadeadas, os Triggers.

 

Exemplo: Antônia e Nelson, num torneio Competitivo, jogam uma partida que Sérgio, player deste torneio que já venceu sua partida, assiste. Antônia controla [Niv-Mizzet, Parun]. No fim do turno de Antônia, Nelson conjura [Optar], recebe confirmação de Antônia e resolve. Após isso, Nelson novamente conjura [Optar], recebe confirmação novamente e resolve.

 

Isso é um caso de Habilidade Desencadeada Perdida (Missed Trigger), e Sérgio sabe disso. No entanto, apesar de saber que é uma infração, pede que Antônia e Nelson parem seu jogo e procura alguém responsável. Ao encontrar Judges do evento, Sérgio, longe da mesa reporta o ocorrido e leva este Judge até a mesa. Vendo a situação, agradece a Antônia e Nelson pela paciência, lhes dá um minuto de tempo extra e pede que continuem a jogar. 

 

Após isso, se afasta da mesa com Sérgio e explica que, em casos de Missed Trigger, Judges interferem na partida apenas se o Trigger em questão é claramente prejudicial à pessoa que é sua dona e o esqueceu (como, por exemplo, o Trigger de [Regissauro Putrefato] de descartar um card na manutenção). Se não for o caso, não se intervém no jogo, uma vez que Triggers são considerados habilidades de players e saber usá-los é sua responsabilidade.

 

Vale lembrar que, apesar de triggers como esses serem obrigatórios (“você compra um card”, ao invés de “você pode comprar um card”), a obrigação de lembrá-los e usá-los corretamente ainda é da pessoa que o controla (para mais detalhes sobre triggers, confira este meu artigo sobre triggers. 

 

A grande importância em saber e respeitar esse procedimento é o imenso impacto que uma informação de fora pode causar numa partida. Uma vez que Antônia fosse apontada este Trigger perdido, provavelmente começaria a lembrá-los, possivelmente mudando o rumo da partida. Por isso, existe uma infração diretamente atrelada a este comportamento em torneios, chamada Ajuda Externa, conhecido também como Outside Assistance. Vejamos o que as regras dizem:

 

Guia de Procedimentos para Infrações de Magic (IPG)

 

3.2 Erro de Torneio - Ajuda Externa (Penalidade: Match Loss)

 

  • Definição

Um jogador(a), espectador(a) ou outro participante do torneio executa qualquer uma das seguintes opções:
● Busca conselhos de jogo ou informação privada sobre seu jogo a partir de outros, uma vez que tenha se sentado para jogar;
● Dá conselhos de jogo ou revela informação privada a jogadores(as) que se sentaram para sua partida;
● Durante um jogo, consulta notas (exceto páginas da Oracle ™) feitas antes do início oficial do jogo atual. 


O foco aqui é olharmos a Penalidade, um Match Loss (Perda de Partida). O impacto de um comentário externo que temos como Penalidade a perda não só de um jogo, mas da rodada inteira. Enquanto existem exceções (a penalidade é mais branda caso tal informação pudesse ser adquirida entre jogos), o Match Loss reflete bastante o que pode ser a diferença entre vitória e derrota.

 

Claramente, Match Losses se aplicam a Spectators que estejam participando do torneio. O que acontece se a pessoa infratora não for uma pessoa inscrita e ativa em tal torneio? As regras também abordam isso:

 

Filosofia

 

  • ● Modificações visuais nos cards, incluindo textos breves que fornecem informações estratégicas menores ou sugestões são aceitáveis e não são considerados notas. Instruções detalhadas ou conselhos estratégicos complexos não podem ser escritos em cards. Juiz(a) Mor tem a decisão final do que se refere aos cards e notas aceitáveis para um torneio. Espectadores que cometem essa infração podem ser convidados a deixar o local, caso não estejam inscritos no torneio.

 

É importante deixar claro o que nem toda nota menor é necessariamente uma informação estratégica relevante. Um [Mago das Quinquilharias] com um [Tampo de Adivinhação do Sensei] desenhado é aceitável. Uma [Agulha Medular] com uma lista de cards que podem ser nomeadas anotadas já pode não ser. Lembrem-se sempre que Judge Principal do torneio tem a palavra final.

 

Por fim, caso pessoas não envolvidas no evento em questão cometam Ajuda Externa, fica sob a responsabilidade da Organização decidir a necessidade de remover tal Spectator da área de jogo. Claro, em eventos menores em loja, a situação pode ficar um pouco mais complicada uma vez que Spectators tendem a ser clientes da loja. Nesse caso, Judges estão lá para proteger a integridade do torneio e devem se comunicar com a Organização para que removam tal Spectator e advogar pela segurança do torneio e dos participantes.

 

Por fim, vamos as considerações finais:

 

  • ● Spectators são todas as pessoas na área de um torneio que não fazem parte da organização, nem estão no meio de uma partida daquele torneio;
  • ● Todo Player presente no local que não está envolvido numa partida é Spectator;
  • ● Spectators têm as mesmas responsabilidades de respeitar oficiais do torneio e regras que Players devem seguir;
  • ● Spectators, caso vejam algo incorreto ou estranho (nas regras) numa partida, podem pedir para que Players parem a partida, para que Judges possam ser consultados. Isso não se aplica ao REL (Rules Enforcement Level / Nível de Aplicação de Regras) Profissional;
  • ● Spectators nunca devem influenciar diretamente a partida;
  • ● Influenciar diretamente a partida, com conselhos ou ajuda estratégica resultará, provavelmente, na remoção de Spectator da área de jogo. Em torneios de REL Competitivo, isso se encaixa na infração de Ajuda Externa, que tem a penalidade de um Match Loss (Perda de Partida).
 

Apesar de ser algo pouco difundido, Spectators trazem uma segurança adicional para o Torneio. Por melhores que sejam, Judges não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo (ainda mais em torneios gigantes como MagicFests. Sendo assim, Spectators que ajudem, trazendo à atenção de Judges problemas em potencial são de grande valor e, posso falar pessoalmente, têm minha gratidão. Mais do que nunca, se virem algo errado, peçam para pausar o Jogo e chame JUDGE!

 

Muito obrigado pela atenção. Se quiserem tirar mais dúvidas, me sigam em twitch.tv/Tepedino.

 

Lembrem-se sempre: qualquer problema na sua partida, levante a mão e chame JUDGE!

 

Qualquer dúvida relacionada a Magic, JUDGE!

 

Tudo de bom e até a próxima!

André Tepedino ( Tepedino)
Juiz desde 2004, conta com boa experiência de eventos brasileiros e internacionais. Entusiasta apaixonado pelo jogo, sempre está disposto a contribuir para o crescimento e melhoramento da comunidade. Quando descobriu que não jogaria mais competitivo por preferir arbitrar, optou por jogar Commander casual para se divertir.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 05/03/2020 01:44

Respeito a posição. No entanto, sou grato à todas as pessoas que decidiram ajudar :)

(Quote)
- 04/03/2020 12:31
Cara na boa a melhor coisa a se fazer é não fazer nada, quem tá jogando tem q prestar atenção na partida.
(Quote)
- 04/03/2020 10:00

aconselho o amigo a procurar um profissional da linguá inglesa com urgência !!

(Quote)
- 03/03/2020 15:38
O que são "judges" e "spectators"?
(Quote)
- 03/03/2020 08:28

Era um evento paralelo do gp, na verdade um daqueles torneios valendo bye. Não era o evento principal.

Últimos artigos de André Tepedino
Bancada do Juiz: Camadas
Uma das regras mais complexas que existem
7.270 views
Bancada do Juiz: Camadas
Uma das regras mais complexas que existem
7.270 views
31/01/2020 10:05 — Por André Tepedino
Bancada do Juiz: As Marcas te Definem - Parte 2
“Pera aí, meu amigo recebeu só um Warning pelos cards marcados. Por que a minha penalidade é maior?”
4.453 views
Bancada do Juiz: As Marcas te Definem - Parte 2
“Pera aí, meu amigo recebeu só um Warning pelos cards marcados. Por que a minha penalidade é maior?”
4.453 views
24/10/2019 10:05 — Por André Tepedino
As Marcas te Definem - Parte 1
Esse artigo aborda o problema de Cards Marcados, introduzindo o conceito de acordo com as regras, bem como a forma que a Infração é detectada, abordada e resolvida.
6.927 views
As Marcas te Definem - Parte 1
Esse artigo aborda o problema de Cards Marcados, introduzindo o conceito de acordo com as regras, bem como a forma que a Infração é detectada, abordada e resolvida.
6.927 views
04/09/2019 18:05 — Por André Tepedino
3.460 views
Bancada do Juiz: Pense Cavalos, não Zebras
Identificando o Cheating.
3.460 views
29/10/2018 10:05 — Por André Tepedino
Bancada do Juiz: RPTQ Trios
Dicas e regras para eventos de times.
2.894 views
Bancada do Juiz: RPTQ Trios
Dicas e regras para eventos de times.
2.894 views
06/06/2018 18:00 — Por André Tepedino