Load or Cast
Blue Shell & cEDH
No artigo de hoje falaremos brevemente sobre o efeito Blue Shell no commander!
05/03/2020 10:05 - 5.383 visualizações - 11 comentários
Load or Cast

Fala Galera! Tudo certo?


No artigo de hoje iremos falar sobre um assunto que foi sugestão de um dos nossos leitores, sobre um assunto muito recorrente em mesas de commander: O chamado efeito “Blue Shell”.


Primeiramente devo agradecer ao Thiago Alcino, que nos acompanha e fez essa sugestão. E também a todos vocês que também são nossos leitores, dizer que se você quer participar e aprender mais sobre cEDH e tirar duvidas, atualmente nos temos o grupo cEDH Brasil no facebook, onde conversamos de modo mais próximo com todos os membros que se interessam pelo assunto.


Então sem mais delongas, vamos ao que interessa.


O que é efeito Blue Shell?

 

Como a maioria dos jogadores deve conhecer, no famoso console N64 tivemos inúmeros jogos icônicos, e entre eles estava “Mario Kart”, que conquistou e ainda conquista legiões de fãs.


Nesse jogo há um item chamado Blue Shell, que se refere à uma casca de tartaruga azul que SEMPRE acerta o piloto que está em primeiro lugar, dando espaço para que os outros corredores se reestabilizem na corrida.


Mas o que isso tem a ver com Magic?

 

 

Simples!


Como commander é um jogo multiplayer extremamente dependente de múltiplas interações, muitas vezes nos vemos em situações onde não sabemos o que responder ou com o que interagir, deixando o jogador que está a frente livre para seguir seu jogo sem ser impedido.

 

Vamos à um exemplo prático:


Jogador A: Após um longo turno entre tutores e draws, um setup é deixado na mesa apenas esperando por alguma peça específica para finalizar o combo.


Esse setup o coloca em primeiro lugar.


Jogador B: Com um setup menor utiliza-se do efeito de um Vidente Visceral para manipular o topo em busca de alguma forma de prosseguir o jogo, ou lidar com o Jogador A.


Jogador C: Com a ajuda de um um tutor ele adiciona para a mão uma Linvala, Guardia do Silencio que servirá como um impecilho para o primeiro jogador, o que o tiraria do primeiro lugar e daria mais tempo para outras possíveis respostas da mesa. Porém ao tentar conjurar a Linvala, o Jogador B à responde com uma Forca de Vontade, alegando que ela travaria a ativação do seu vidente o impedindo de prosseguir o jogo, colocando assim o Jogador A novamente a frente dos demais.



Por mais que essa interação pareça boa para o Jogador B, ela é extremamente prejudicial para a mesa no geral, pois apresenta um alto número de missplays que
deixam o Jogador A em vantagem, e isso é corriqueiro em muitos grupos.


Para resolver esse tipo de problema precisamos responder uma duvida de muitos recém chegados do formato, que é:


“O que eu devo responder?”

 


Muitos novos jogadores que muitas vezes vem do commander casual estão acostumados a seguir um plano de jogo que não exige muita interação no early game, permitindo o avanço da própria estratégia nesses primeiros turnos.


No jogo mais competitivo, os primeiros turnos são cruciais para definir quem assumirá a posição mais vantajosa, e é necessário que cada um jogue pensando em seus oponentes.


No nosso exemplo, se o Jogador B tivesse deixado a Linvala resolver, ela definitivamente teria tirado a vantagem obtida pelo Jogador A, e isso daria tempo para os outros se prepararem e eventualmente também atingirem o primeiro lugar.


A mentalidade para evitar missplays como essas deve ser sempre a de que em uma competição você necessita de recursos para se estabilizar, mas também precisa de formas de não deixar que um oponente atinja essa posição de vantagem de forma tão fácil, e isso exige uma certa frieza de deixar que em alguns momentos você sacrifique algo em prol de uma vantagem futura.


Talvez aquele Trasgo Colecionador esteja travando seus 2 Rocks positivos, mas seu outro oponente tenha tutorado um Cetro Isocrono a alguns turnos.

 

Ou também aquela Torpor Orb esteja impedindo que voce conjure Uro, Tita da Ira da Natureza, mas esteja sendo mais torturante para o brother que quer finalizar aquela pilha de Hulk com uma Oraculo de Tassa.

 



Esses dois exemplos mostram que apesar de estarem nos afetando diretamente, algumas cartas estão na mesa para afetar o jogador que está em primeiro lugar, e é importante saber lidar com elas com maturidade.


Em alguns jogos já me deparei, como também foi o caso do exemplo do nosso leitor, com alguns jogadores que pensaram que a remoção direcionada à uma carta especifica foi algo pessoal, e isso destrói toda a postura de uma mesa interativa, fazendo com que comecem a fazer jogadas visando prejudicar um jogador por motivos pessoais.


É de extrema importância para os novos jogadores que estão adentrando agora no ambiente do cEDH entender que o jogo está de toda e qualquer forma separado do pessoal desses jogadores.


Quando se joga com a intenção da vitória e com uma quantidade enorme de interações, eventualmente alguém será alvo de algumas delas, e isso por que faz parte do jogo.

 

Enfim pessoal, espero que tenham entendido e que ajude a evitar algumas missplays em jogos importantes. Também peço desculpas pelo artigo menor do que o de costume, pois estive passando por uns probleminhas, mas logo logo voltaremos à nossa normalidade.


Agradeço a todos que lêem os nossos artigos e também a participação de todos vocês nos comentários.


Até o próximo!

Jefferson C Faria Barbosa ( D3AD)
Jefferson é entusiasta do formato cEdh
Redes Sociais: Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 09/03/2020 18:27
Por incrível que pareça isso rola muito comigo com meu deck Boros. Povo meio traumatizou com minhas jogadas de Sunforger, então surge um hate incontrolável a qualquer menção da carta entrar em jogo. Com isso outros players mais ardilosos se garantem com o gasto de uma remoção do oponente.
(Quote)
- 06/03/2020 19:27
Grande artigo.
Parabéns.
Meu Commander é o Gishath e por ser pesado levo counterspells várias vezes quando ele entra.
Então o jogo progride e vem algo pior que ele...
No Magic dá para pensar como no xadrez talvez, dividir o jogo em abertura, meio jogo e finais e como no War analisar a situação do jogo sempre.
(Quote)
- 06/03/2020 08:48
Ótimo artigo. Eu que jogo de STAX vejo isso direto. Lanço o casco azul pra parar os decks mais rápidos de combar, mas direto um jogador com um deck mais lento foca em mim por "ser alvo fácil" ou por atrapalhar uma mecânica menor do deck dele, daí por causa disso o cara que eu mirei a blueshell ganha. Já vi isso acontecer várias vezes.

Deixem o STAX viver, é o main support da mesa, lol.
(Quote)
- 05/03/2020 20:20
"Em alguns jogos já me deparei, como também foi o caso do exemplo do nosso leitor, com alguns jogadores que pensaram que a remoção direcionada à uma carta especifica foi algo pessoal, e isso destrói toda a postura de uma mesa interativa..."
Ora ora, parece que eu já vi isso acontecer por aqui mesmo heim! HAHAHAHA
Belo artigo mano, parabéns!
(Quote)
- 05/03/2020 15:16
Sou bem noob ainda em cEDH, na verdade costumo jogar mais casual, tava gastando minhas counterspell tudo em besteira e só então me explicaram como deve ser o estilo de jogo como a posição na mesa influencia, etc... Postagem muito boa ajudou a esclarecer ainda mais o entendimento para leigos, obrigado.
Últimos artigos de Jefferson C Faria Barbosa
KCI Teshar Primer cEDH & Entrevista
No artigo de hoje traremos em primeira mão um Primer muito interessante junto a uma entrevista com seu criador!
4.390 views
KCI Teshar Primer cEDH & Entrevista
No artigo de hoje traremos em primeira mão um Primer muito interessante junto a uma entrevista com seu criador!
4.390 views
Há 2 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Deck Tech Brallin & Shabraz cEDH
No artigo de hoje iremos conhecer um pouco melhor esse curioso deck de uma forma diferente!
4.226 views
Deck Tech Brallin & Shabraz cEDH
No artigo de hoje iremos conhecer um pouco melhor esse curioso deck de uma forma diferente!
4.226 views
Há 16 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Najeela primer atualizado cEDH
No artigo de hoje iremos trazer um primer de uma das comandantes do Tier 1 do formato competitivo, que garantiu a vitória do 3ºOpen cEDH nas mãos do nosso amigo André Oliv..
6.278 views
Najeela primer atualizado cEDH
No artigo de hoje iremos trazer um primer de uma das comandantes do Tier 1 do formato competitivo, que garantiu a vitória do 3ºOpen cEDH nas mãos do nosso amigo André Oliv..
6.278 views
Há 30 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Melhores cartas de Commander 2020 para cEDH
No artigo de hoje iremos analisar as melhores cartas de commander 2020 para o commander competitivo!
10.305 views
Melhores cartas de Commander 2020 para cEDH
No artigo de hoje iremos analisar as melhores cartas de commander 2020 para o commander competitivo!
10.305 views
13/05/2020 10:05 — Por Jefferson C Faria Barbosa
Melhores cartas de Ikoria para cEDH
No artigo de hoje temos um compilado das melhores cartas de Ikoria, Lair of Behemoths para o commander competitivo!
5.267 views
Melhores cartas de Ikoria para cEDH
No artigo de hoje temos um compilado das melhores cartas de Ikoria, Lair of Behemoths para o commander competitivo!
5.267 views
29/04/2020 10:05 — Por Jefferson C Faria Barbosa