Banner LigaMagic
Uma Viagem no Tempo com Zumbis
A evolução da tribo até sua viabilidade no Modern!
Por
19/03/2020 18:05 - 8.544 visualizações - 29 comentários
 Banner LigaMagic

Olá, players!

 

Que tal fazermos uma viagem no tempo nos últimos oito anos? Para quê?!


Quem nunca gostou de jogar com tribal full zombies e quis vê-los jogando bem no Modern?


Hoje, falarei dele, que, em minha opinião é um dos melhores, do arquétipo; e de como algumas coleções foram o viabilizando no formato.


Notava-se que até muitos anos atrás, devido a falta de recursos, era impossível jogar com listas assim no formato, pois não ficavam fortes e rápidas o suficiente para o formato, mas as condições foram melhorando, começando a partir de 2012, com a vinda de Ascensão das Trevas, do Bloco de Innistrad, que nos presentou com: Geralf's Messenger e Gravecrawler

 



Possuem uma das melhores técnicas, que era o faltava para a tribo e que ao vir a fortaleceu muito, voltar do cemitério para o jogo, o que é sempre bom e útil.
Em 2016 chegou o bloco de Sombras em Innistrad, cuja primeira coleção nos deu: Diregraf Colossus e Relentless Dead.

 


 

O primeiro tem duas habilidades muito fortes, a primeira muito mais ainda contra decks que tombam grimório; e a segunda é absurda, pois enche a mesa e comba com a primeira e segunda do segundo, o que deu mais gás ao deck junto ao seu cmc e habilidade de amedrontar. Ainda sobre as duas últimas.


Nota-se também uma boa sinergia com as duas de cima.


Alguns meses depois e no mesmo ano, a empresa criou para nós outro zumbi no qual veio um fator que, em minha opinião, estava ausente na tribo.

 


 
Isso mesmo, o fator draw, cuja ausência deixou o deck fraco. Em minha opinião, mesmo tendo que juntar outros zumbis e perdendo um de vida para comprar, pois não precisar virá-lo também, essa e a primeira habilidade, que tira carta da mão que não será mais útil, para, por exemplo, dar um chump block, fazem com que ele seja um zumbi mostro, considerando também os custos. Também o acho melhor que o draw dos merfolks, por poder ser usada a qualquer momento.


Um ano depois, com a coleção baseada no Egito, Amonkhet, na qual não poderiam faltar criaturas do tipo, devido à existência de múmias no país, logo no primeiro bloco, continuou a virem ótimas cartas para a tribo, das quais as suas melhores são: Plague Belcher e Wayward Servant.

 


 

O primeiro tem um bom cmc e três habilidades muito úteis, amedrontar, o que o torna muito agressivo; a segunda, que sem problema algum pode ser usado nele também, ou, em certos casos, para safar algum outro de uma remoção, ficando sinérgica com a terceira, o que o torna um ótimo anti-mass removal, em minha opinião. O segundo, também tem um bom cmc; e pela habilidade ser etb (enters the battlefield) e de loss life, assim não podendo ser prevenida, além de fazer com que não precise bater muito com o deck, também é muito monstro, além de útil contra certos decks. O mesmo junto a Remador da Grota das Mares  fez com que surgissem listas Orzhov da tribo.


Por último e mais recentemente, nos últimos dois anos, primeiramente com a criação de Horizontes do Modern teve, o reprint que viabilizou a tribo para o formato, além de um zumbi novo.

 


 

Antes do primeiro via-se muitas listas usando Folhelho Nantuko, o que não ajudava muito, devido ao cmc, que as deixava lentas; e a habilidade, por ser só até o final do turno. Quanto ao segundo, além de bom cmc e corpo, a habilidade, pelo motivo já dito antes, além de também ajudar contra destruições, o que também é muito bom nele é que ele se conta na própria habilidade.

 



Meses depois, na coleção Magic 2020, chegou mais outro que também deu mais recursos ao deck. Embora o oponente apenas perca vida, também não deixa de ser um bom zumbi, pelos mesmos motivos do Servo Desobediente, além de juntos fazerem um bom estrago. Vale ressaltar o fator em comum com a habilidade dos de Amonkhet, não darem alvo, o que carta, como Veu do Verao e Linha de Forca da Santidade, não contornam, juntando assim o útil ao agradável.


E, por último, no ano passado, na coleção de Trono de Eldraine, veio um que desde o Standard está jogando e muito em listas com preto.

 

 

 


Pois não é à toa, né? Possui um bom cmc e corpo; e destrói qualquer criatura ou planeswalker, ambos sem restrição e o vínculo com a vida recupera o que se perdeu na destruição, o que faz dele muito forte e, portanto, útil.


Enfim, todos os citados são claramente muito bons, mas os mais impactantes, ao se tratar de monoblack e Orzhov são, respectivamente, Augure Morto-vivo, Comedor de Podridao, Fugitivo da Cripta e Vomitador de Peste, para ambas; e Servo Desobediente para Orzhov, o que em ambos, possibilitaram jogadas curvadas.


Bom, vamos falar de listas agora. Como já mencionei em outro artigo meu, gosto muito de criar listas, dentre elas as tribais, das quais, e a respeito da tribo discutida, já montei três para o formato, Dimir, monoblack e Orzhov, a partir da minha cabeça, pois não gosto de montar as já prontas, prefiro ser mais criativo. Segue as duas ultimas listas:

 

[DECK 1602863 NOT FOUND]

 

Nessa monoblack, embasei-me em um combo muito bom e forte o qual consiste em causar loss life pela habilidade do Vomitador de Peste ao sacrificar as criaturas e / ou reviver o Mensageiro de Geralf ao sacrificar o Morto Persistente, tech que gosto muito por não precisar bater muito e não poder ser parada por certas cartas, como as citadas anteriormente e Ponte Traicoeira e / ou certos decks, como o de autofog.

 

[DECK 1602363 NOT FOUND]

 

Por último, temos essa Orzhov, na qual uma boa pedida até para possivelmente suprir a falta de Hogaak, Necropole Erguida, é usar Entidade do Espelho, pois, além de permitir salvar as criaturas de certos danos e -X-/X, é uma boa finalizadora, considerando os zumbis que serão feitos pelo Colosso do Cemiterio do Terror. Vale lembrar que jogadas com, por exemplo, Comedor de Podridao, Rastejador de Tumulo e Cavaleiro Defunto e / ou Servo Desobediente também é muito forte, considerando os motivos já ditos, e é gg,


Nota-se em ambas as listas a presença de Frasco do Eter, justamente para deixar o deck mais rápido e, por exemplo, permitir usar mais tranquilamente habilidades que requerem manas.


Vocês devem estar se perguntando por que não tem Barao da Morte nelas, né? É, porque por mais que eu goste dele e o ache muito bom, acredito que não ficaria muito tempo na mesa.


Por mais que sejam lindos esses presentes dados à tribo pela Wizards of the Coast, eu, assim como os demais players que gostam de jogar com tal, ainda esperamos por um bom lord cmc 2 e um tutor, que é que, acreditamos, que fortificaria mais a tribo. Concordam?

 

Gostam da tribo? O que acharam das listas?

 

Por hoje é só, pessoal

Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 27/03/2020 21:08:24

Lazotep Reaver faz 1 corpo extra no ETB, os dois zumbis.

(Quote)
- 26/03/2020 21:35:21

O formato era apoiado pela wiz há alguns anos atrás. Ela simplesmente o descartou e ficou por isso. Provavelmente ela vá tentar revivê-lo com a iniciativa jumpstart, mas não acho que vá ser algo "legalizado" como o pioneer ou modern, será mais como um for fun mesmo.

(Quote)
- 23/03/2020 14:28:07
Zumbi é irado. Pena no pauper faltar algum mais fortes. Precisava de um mogg war marshal e mais alguma coisa pra rodar legal.
(Quote)
- 22/03/2020 21:49:03

Sim, o deck de fato fica mais lento, mas eu achei mais resiliente contra remoções globais e trocas. Você consegue colocar poder no campo sem deixar a mão minguar.

(Quote)
- 22/03/2020 15:45:31

Curti, está bem legalzinho.

Últimos artigos de
Mais uma Viagem no Tempo
Os Clérigos, do passado ao presente!
4.540 views
Mais uma Viagem no Tempo
Os Clérigos, do passado ao presente!
4.540 views
16/07/2020 10:05 — Por Rafael, Arnaldi
Mothra, Rainha dos Aristocratas
Estudo das últimas novidades para as listas de Aristocratas
8.410 views
Mothra, Rainha dos Aristocratas
Estudo das últimas novidades para as listas de Aristocratas
8.410 views
14/05/2020 10:05 — Por Rafael, Arnaldi
Para Variar, Humanos!!!
Saindo da curva para surpreender!
11.178 views
Para Variar, Humanos!!!
Saindo da curva para surpreender!
11.178 views
23/04/2020 10:05 — Por Rafael, Arnaldi
Mudando Para Evoluir!!!
Analisando as últimas aquisições do Soul Sisters!
6.263 views
Mudando Para Evoluir!!!
Analisando as últimas aquisições do Soul Sisters!
6.263 views
02/04/2020 10:05 — Por Rafael, Arnaldi
9.723 views
O Impacto de Theros Além da Morte sobre o Aristocratas
Um deck fora da caixa para o Modern!
9.723 views
01/02/2020 10:05 — Por Rafael, Arnaldi