Load or Cast
Cartas mais vendidas (13/03 - 20/03)
Uma análise financeira sobre as cartas mais vendidas por formato
21/03/2020 10:05 - 15.217 visualizações - 5 comentários
Load or Cast

Bom dia a todos e bem vindos a mais uma análise financeira sobre as cartas mais vendidas da semana. Lembrando a todos que essa análise é postada quinzenalmente. Caso você queira consultar a última análise clique AQUI.

 

Gostaria de agradecer a todos que tem enviado o feedback sobre essas análises e pedir que continuem enviando, feedbacks, dúvidas, sugestões. Tudo isso é sempre muito bem vindo para que eu consiga trazer a informação que vocês querem da maneira que vocês querem. Fizemos alterações no modelo já de acordo com a opinião de vocês e deixo em aberto a possibilidade de continuar alterando e aprimorando essa análise de acordo com o seu feedback, pois como sempre digo a LigaMagic é feita pra vocês por vocês!

 

Uma observação importante a se fazer antes de começar: Não é porque a carta está no ranking das cartas Standard mais vendidas que ela está lá por jogar Standard. As vendas podem ter sido motivadas por algo específico no formato Pioneer, Modern, Legacy ou outro formato. Passarei para vocês a minha visão/opinião, pois qualquer comentário sobre isso é totalmente especulativo. Caso você tenha uma opinião contrária sinta-se a vontade para escrever um comentário e debateremos sobre.

 

STANDARD


 

Cartas Comuns:
Augurio do Mar
Santuario Mistico
Olhos de Sentinela
Frisson das Possibilidades
Retorno a Natureza

 

Desde a primeira análise financeira as duas comuns mais vendidas do Standard foram: Augurio do Mar e Santuario Mistico e na minha opinião vão continuar sendo por um bom tempo, Augurio é o cantrip perfeito e balanceado para qualquer formato e o Santuario além de ser a estrela do Pauper sempre aparece em outros formatos.

Se nas duas primeiras colocações das comuns temos consistência, nas outras três elas seguem variando bastante. Olhos de Sentinela é uma carta muito útil e que aparece inclusive em outros formatos como Pioneer e Pauper. Retorno a Natureza se tornou "mustplay" nos sideboards de decks com verde e decks com a Fadina dos Desejos // Concedido.

 

Cartas Incomuns:
Remorso Agonizante
Anax, Temperado na Forja
Daxos, Abencoado pelo Sol
Alseide da Dadiva da Vida
Coruja do Arcanista

Já a algum tempo Remorso Agonizante vem vindo em uma crescente nas vendas e finalmente conseguiu "roubar" o topo do semideus Anax e assumir a liderança entre as cartas incomuns. Destaque para influência do Pioneer aqui, Daxos, Abencoado pelo Sol, Alseide da Dadiva da Vida e Coruja do Arcanista são cartas úteis no Standard mas é no Pioneer jogando no Mono White Devotion onde elas se destacam mais.

 

Cartas Raras:
Intervencao de Heliode
Oraculo de Tassa
Andarilho das Aflicoes
Vaporeo em Fuga
Lanca Sombria

 

Pela primeira vez desde que eu faço esse tipo de matéria todas as cinco cartas do ranking mudaram em quinze dias. Alguns fatores podem explicar isso, primeiro o anúncio do "nãoban" no Pioneer, fez com que os jogadores comprassem de maneira mais segura seus Oraculo de Tassa. A ascensão do Rakdos Sacrifice no Standard com certeza impulsionou as vendas de Andarilho das Aflicoes. A Intervencao de Heliode tem aparecido em muitos sideboard's como uma das melhores cartas para se enfrentar o deck de Lucky Clover um dos mais populares das últimas semanas. Vaporeo em Fuga e Lanca Sombria é um caso engraçado, pois uma é o "motor" do Mono Red é a outra uma das melhores cartas contra.

 

Cartas Míticas:
Kenrith, o Rei Regresso
Croxa, Tita da Fome da Morte
Clotis, Deusa do Destino
Ladrao dos Ricos
Heliode, Coroa de Sol

Na última semana tivemos o Challenge do MTG Arena e o deck que teve o melhor aproveitamente disparado foi o Jeskai Fires, o fato de Kenrith aparecer em primeiro lugar mostra que os jogadores estão muito atentos aos resultados de grandes torneios. Croxa, Tita da Fome da Morte em segundo lugar com certeza está ligado ao fato de Rakdos ser um deck muito popular no momento mas eu vou além, Croxa é uma carta que tem jogado bastante Modern e Legacy e vem roubando os holofotes da coleção de Theros para ela, a carta que começou desacreditada e desvalorizada hoje já é uma das cartas mais cartas entre as cartas Standard.

 

Ladrao dos Ricos perdeu algumas posições mas continua sendo bastante vendido. Heliode, Coroa de Sol como já citei é uma carta que tem finalmente confirmado o seu Hype e jogado cada vez mais com seu companheiro de crimes Balista Ambulante. A grande surpresa pra mim fica por conta da Clotis, Deusa do Destino, que apesar de ser uma carta extremamente forte ela ainda não tinha se destacado em números de venda.

 

PIONEER  
 


 

Cartas Comuns:
Licao Tragica
Delir
Deslocar
Armadura Eterea
Irromper

 

Um ranking bem dominado pelo Pauper, Licao Tragica é a companheira perfeita do também campeão de vendas Santuario Mistico. O Mono Red Prowess est´á cada vez mais popular tanto no Modern quanto no Pioneer, e um dos principais cantrips do deck é Irromper

Armadura Eterea e Deslocar são cartas úteis mas o maior destaque delas certamente é no Pauper.


Cartas Incomuns:
Armadilha Estatica
Talho Selvagem
Fim Desconcertante
Censurar
Saqueador de Mogis

Um top 5 que me deixou bem feliz, pois todas essas cartas são staples do formato Pioneer. Armadilha Estatica tem sido a melhor resposta do Mono White Devotion por conta da sua vestatilidade. Talho Selvagem é o eterno choque gourmet do formato. Censurar joga no UB Inverter, um dos melhores decks do formato. Saqueador de Mogis foi popularizado pelo jogador brasileiro Thiago Saporito e sua versão de Mono Black do Pioneer. Fim Desconcertante [e um sideboard comum nos mais variados decks com branco do formato.


Caras raras:
Companhia Agrupada
Deicidio
Parasita de Sucata
Queda do Heroi
Clerigo Arrependido

 

Finalmente as cartas do Mono Red acompanharam os resultados dos torneios e pararam de vender e ocupar as posições mais altas dos rankings de venda. entre essas cinco carta posso notar algo muito mais próximo da realidade dos resultados dos torneios competitivos. Companhia Agrupada em primeiro lugar representa muito bem isso, o deck de spirits é um dos pilares do Pioneer além de outros decks que começam a explorar o potencial dessa cartas. Se Mono White Devotion é um dos decks que viu a sua popularidade aumentar bastante, como resolver o Mirror? Deicidio é a resposta atual dos jogadores. Parasita de Sucata e Queda do Heroi são "mustplay" em dois dos decks mais populares do formato, MonoBlack e Dimir Inverter.

 

Cartas Míticas:
Nexus de Ugin

Inversor da Verdade
Soberana Celeste, Capitania do Consul
Coracao de Kiran
Mecanotita Verdejante

O primeiro lugar do ranking com certeza irá causar espanto na maioria dos jogadores, e muitos vão falar "poque você não colocou essa carta na lista das mais vendidas de commander". Eu confesso que por muito pouco eu não fiz isso, mas um deck apareceu essa semana no Magic Online e vem surpreendendo bastante, mesmo com uma lista ainda muito "rústica", clique AQUI e confira que deck bizarro é esse que pode ter feito Nexus de Ugin vender tanto.


Assim como Oraculo de Tassa começou a vende bastante depois do "nãoban" do Pioneer, Inversor da Verdade acompanhou essa tendência. Soberana Celeste, Capitania do Consul é uma carta que tem aparecido muito no sideboard do MonoGreen do Pioneer e no Eldrazi do Modern.

 

MODERN 


Cartas Comuns:
Ilha da Neve
Macular
Astrolabio de Arcum
Efemerar
Vidente Fada

Se astrolabio não fosse uma carta banida no Pauper esse Top 5 poderia facilmente ser chamado de um "Top 5 cartas mais vendidas do Pauper", pois apesar de válidas no Modern todas essas cartas tirando Astrolabio de Arcum tem um destaque muito maior no formato Pauper. Eu conheço algumas pessoas que defendem o Ban de Astrolabio de Arcum no Modern e esse barulho tem crescido cada vez mais, eu confesso que não concordo com esse ban, acho que Astrolabio é uma carta muito forte sim, mas equilibrada em um formato onde o Power Level é bem alto.

 

Cartas Incomuns:
Ratos da Cripta
Battle Screech
Caminho para o Exilio
Inquisicao de Kozilek
Pilhagem

 

As cartas Pauper continuam representadas com Ratos da Cripta e Battle Screech ocupando posições de destaque. Caminho para o Exilio é uma das staples mais sólidas do Modern e não é surpresa ver ela sendo muito comercializada. Inquisicao de Kozilek e Pilhagem na minha opinião é uma clara influência do último Challenger do Magic Online que foi vencido pelo jogador brasileiro Willy Edel, usando pilhagem em seu sideboard.

 

Cartas Raras:
Graca do Anjo
Amuleto do Arquimago
Esquelemental Relampejante
Forca da Virtude
Tempestade Atordoante

 

Se na última análise eu tinha pontuado que a proximidade para o Magic Fest começava a fazer as cartas competitivas darem uma impulsinoada nas vendas, o cancelamente gerou exatamente o oposto nas cartas Modern. Com os outros formatos praticamente influenciando bastante as vendas das cartas Modern.

 

Cartas Míticas:
Magissorvedora
Piromante Experiente
Liliana do Veu
Urza, Grao-lorde Artifice
Olivia Voldaren 

Aqui podemos ver cartas mais comuns em decks Modern e uma clara influência da ascensão do Jund no formato inspirada pelos resultados do melhor jogador de jund do mundo: Willy Edel.
 

● LEGACY


Sepultar
Griselbrand
Jace, the Mind Sculptor
Delver of Secrets
Brainstorm

 

O Legacy foi atingido com força com o recente ban de Ruptura do Submundo, um deck que começava a ensaiar um certo domínio no formato foi rapidamente extindo pela Wizards. A resposta pelo menos em números de venda parece ter sido decks de reanimar com sepultar incrivelmente na liderança, seguido de perto por Griselbrand. Algumas das staples azuis do formato completam o ranking de vendas.

 

● COMMANDER


 

Ver o Nao Escrito
Mox de Tantalita
Kess, Maga Dissidente
Feldon da Terceira Via
Mazirek, Kraul Death Priest

 

Praticamente apenas cartas míticas entre as mais vendidas do Commander, mas é sempre bom lembrar que praticamente todos os rankings anteriores com certeza foram influenciados por vendas de cartas para serem usadas no Commander.


Considerações finais:
 

● As vendas de carta Pauper sempre influenciam bastante os rankings, mas nessas últimas duas semana foi algo fora da curva;
● Se na última análise destaque que as vendas Moden indicavam um movimento para galera fechar o deck para o Grand Prix, o cancelamente esfriou bastante essa tendência:
● Eu ainda não sei como mas eu pretendo na próxima análise excluir todas as cartas do Pauper dos rankings e criar o Ranking Pauper;
● O ranking das mais vendidas do Pionner foi o ranking que mais teve alterações, acredito que tem relação direta ao "nãoban" de nenhuma carta no formato, se o ban influência nas vendas aparentemente o não ban também.


É isso ae jogadores, vejo vocês em duas semanas!

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 22/03/2020 20:20

This

(Quote)
- 22/03/2020 13:08

Também acho a mesma coisa kkkkkk

(Quote)
- 22/03/2020 12:39
n da pra ter um controle exato
Essas listas meio q n dizem nda
(Quote)
- 22/03/2020 02:32
Acho que não faz sentido dividir as vendas por formato. Podia colocar apenas as 20 mais vendidas de cada raridade.
(Quote)
- 21/03/2020 10:33
Pretende fazer algum artigo sobre o impacto da pandemia covid-19 no mercado de Magic?
Últimos artigos de Juliano Gennari
Top 8 Mythic Invitational
Detalhes sobre o Top 8 do Mythic Invitational
6.419 views
Top 8 Mythic Invitational
Detalhes sobre o Top 8 do Mythic Invitational
6.419 views
Há 10 dias — Por Juliano Gennari
Decks do Dia 2 Mythic Invitational
Todas 80 decklists dos jogadores que avançaram para o segundo dia da competição
3.834 views
Decks do Dia 2 Mythic Invitational
Todas 80 decklists dos jogadores que avançaram para o segundo dia da competição
3.834 views
Há 11 dias — Por Juliano Gennari
Metagame Invitational 2020
Tudo sobre os principais decks do Invitational
3.271 views
Metagame Invitational 2020
Tudo sobre os principais decks do Invitational
3.271 views
Há 13 dias — Por Juliano Gennari
Cobertura Mythic Invitational 2020
Detalhes sobre o Mythic Invitational que acontece essa semana via MTG Arena.
2.249 views
Cobertura Mythic Invitational 2020
Detalhes sobre o Mythic Invitational que acontece essa semana via MTG Arena.
2.249 views
Há 15 dias — Por Juliano Gennari
Cartas com potencial que não vingaram
Uma análise entre as coleção que vão permanecer pós-rotação de algumas cartas que tiveram muito hype mas acabaram não jogando.
10.339 views
Cartas com potencial que não vingaram
Uma análise entre as coleção que vão permanecer pós-rotação de algumas cartas que tiveram muito hype mas acabaram não jogando.
10.339 views
Há 19 dias — Por Juliano Gennari