Olá! Atualmente a coisa mais forte que é possível de ser feita no Standard é ser capaz de colocar um Agente da Traicao cedo. Pode ser na roleta de Winota, Agregadora de Forcas, com a aceleração de Espiral de Crescimento e Uro, Tita da Ira da Natureza, ou no que julgo o balanço ideal entre consistência e velocidade: através de Lukka, Paria Gibao de Cobre.
Combinado com Yorion, Nomade Celeste, o Planeswalker vermelho cria um padrão de jogo quase impossível de ser respondido quando encaixa "certo": se não responder o Agente da Traicao, uma nova permanente é roubada com a habilidade do Yorion; mas se respondê-lo, vai ser preciso segurar uma nova ativação do Lukka, Paria Gibao de Cobre, buscando outro do ladrão azul.
Apesar de ser um baralho "combo", similar aos antigos decks de Polimorfismo, é exigida uma estrutura quase mínima em termos de esforço de montagem de deck para cumprir os requisitos do Lukka, Paria Gibao de Cobre. Cards como O Nascimento de Meletis, Tufao de Tubaroes, Elspeth, Nemese do Sol e Castelo do Vale Arden são costumeiramente vistos em estratégias controle que jogam mais para trás, e dessa forma sobra bastante espaço para encaixar peças poderosas como Teferi, Manipulador do Tempo, Narset, Rasgadora de Veus e Elspeth Derrota a Morte.
Logo, o baralho tem um plano proativo forte de Lukka/Agente, mas é capaz de controlar a mesa e os recursos do adversário conforme a situação demandar - além de ser suficientemente competente em jogar a partida de troca de recursos, efetivamente "grindando" decks que possuem um plano disruptivo.
O que credencia o Jeskai Lukka Fires como Tier 0 do formato é possivelmente o fato de que, mesmo sendo um baralho já conhecido e até mesmo "hateado", ele continua vencendo partidas e postando bons resultados - utilizei a lista acima durante boa parte da jornada Ranqueada para o Mítico e para alcançar vice-campeonato do LATAM Magic Series, e estaria confiante em listar algo bem próximo disso para disputar qualquer torneio que esteja por vir na sequência da temporada.
Quanto a essa lista em particular, é a mesma que foi campeã do primeiro Magic Fest Online, com sutis mudanças. Elspeth, Nemese do Sol se provou excelente, capaz de ganhar bastante tempo contra os aggros e de providenciar corpos em dois turnos "espaçados" para ativação do Lukka, Paria Gibao de Cobre, jogando bem contra remoções globais. Ela também contribui para as partidas de batalhas de recursos, dando uso a um cemitério normalmente não muito utilizado (salvo Elspeth Derrota a Morte) além de tornar o Fogos da Invenção de turno 4 mais forte.
Já no sideboard, Helice de Lava entrou no lugar de dois Augurio da Forja pensando principalmente em resolver Ceratopo-camaleao, mas é também capaz de resolver outras criaturas problemáticas como Winota, Agregadora de Forcas, Emboscador da Matilha Noturna, Fera das Demandas, Torbran, Tano de Lapa Vermelha, além de exilar Lurrus da Toca Onirica e Anax, Temperado na Forja.
Fogos da Invenção x Veto de Dovin
Uma das discussões mais acaloradas entre os jogadores de Jeskai Lukka é se utilizam Fogos da Invencao, a carta capaz de produzir turnos extremamente injustos e poderosos junto do Yorion, Nomade Celeste, ou se vão por uma lista em tese superior para a mirror e outros baralhos como Temur Reclamation ao adotarem Veto de Dovin e Disputa Mistica ainda no game 1, sem nenhuma cópia do encantamento vermelho.
Particularmente vejo o Fogos como o grande diferencial do baralho onde ele consegue elevar seu potencial de injustiças ao extremo - se for para ficar passando com mana aberta para respeitar as interações do adversário, atrasar o seu próprio turno crítico e pagar manas para fazer todos os seus movimentos, o Bant Yorion é um arquétipo muito mais qualificado em fazê-lo, contando com a aceleração de Espiral de Crescimento e Uro, Tita da Ira da Natureza. Portanto, se for para cortar os Fogos da Invencao da lista, prefiro migrar de vez para o Bant (o que é um movimento extremamente válido, considerando ser também um deck Tier 1 capaz de jogar bem contra tudo no ambiente).
Planos de Sideboard
Por ser um baralho muito focado no próprio plano de jogo e com várias peças insubstituíveis, em várias partidas o sideboard é mínimo. Ele varia mais nas partidas contra Aggros, onde é possível abrir mão do combo de Agente e jogar mais como um controle, finalizando com Arrasta-sonhos. Outras cartas menos importantes como Estilhaçar os Céus, Augúrio do Sol, Elspeth, Nêmese do Sol e Tufão de Tubarões podem acabar sendo cortadas em alguns números também.
● Jeskai Lukka Fires (mirror):
-4 Estilhacar o Ceu
+4 Disputa Mistica
● Cycling:
-4 Agente da Traicao
-4 Elspeth Derrota a Morte
-2 Tufao de Tubaroes
+2 Rajada de Eter
+2 Helice de Lava
+2 Augurio da Forja
+2 Clarim Ensurdecedor
+2 Arrasta-sonhos
● Bant Yorion:
-4 Estilhacar o Ceu
+4 Disputa Mistica
● Temur Reclamation:
-4 Estilhacar o Ceu
-2 Elspeth, Nemese do Sol
+4 Disputa Mistica
+2 Rajada de Eter
● Winota:
-2 Elspeth, Nemese do Sol
-2 Elspeth Derrota a Morte
-2 Tufao de Tubaroes
-1 Agente da Traicao
-1 Augurio do Sol
+2 Helice de Lava
+2 Augurio da Forja
+2 Clarim Ensurdecedor
+2 Rajada de Eter
● Obosh Sacrifice:
-3 Narset, Rasgadora de Veus
-3 Tufao de Tubaroes
-2 Elspeth Derrota a Morte
+2 Rajada de Eter
+2 Helice de Lava
+2 Augurio da Forja
+2 Clarim Ensurdecedor
● Mono Red:
-2 Narset, Rasgadora de Veus
-4 Agente da Traicao
-2 Tufao de Tubaroes
-2 Elspeth Derrota a Morte
+2 Rajada de Eter
+2 Helice de Lava
+2 Augurio da Forja
+2 Clarim Ensurdecedor
+2 Arrasta-sonhos
● Lurrus Sacrifice:
-4 Elspeth Derrota a Morte
-3 Tufao de Tubaroes
-1 Narset, Rasgadora de Veus
+2 Rajada de Eter
+2 Helice de Lava
+2 Augurio da Forja
+2 Clarim Ensurdecedor
E quanto a vocês, leitores, o que têm achado da performance do Jeskai Lukka Fires? Acreditam que o deck é mesmo Tier 0, ou os demais baralhos ainda conseguem competir forte contra ele e os demais?
De qual lado estão no quesito Fogos da Invenção x anulações? Deixem suas respostas nos comentários!
Abraços e até a próxima!

