Fala aí, pessoal, tudo bem com vocês?
Voltamos com mais um artigo aqui do Pioneer! E sua melhor escolha.
Com a chegada de Ikoria, Lair of Behemoths tivemos uma mudança significativa no formato. A opção Companion fez com que a maioria dos decks joguem em volta dessa mecânica e muitas das vezes esquecendo mesmo de usar as cartas no próprio deck, acredito que ainda vamos ter decks com Yorion, Nomade Celeste, Lurrus da Toca Onirica no maim deck.
Essa é uma observação e troca de ideias com vocês leitores sobre um ponto de vista que tenho notado.
Iniciamos o artigo como de costume, com um resumo de como está o ambiente.
Temos pouca diversidade de decks no formato. Uma predominância de cinco decks atualmente que são o UW devoção, Jeskai Lukka, Dimir inverter e Boros Feather e Boros Burn temos o Abzan Rally que estava vindo bem, mas devido aos hates está em declínio então não irei contar como tier 1, mas está a um passo. Temos alguns decks bons que tem ótimo desempenho como 5c Niv, Lotus Breach, Mono red e Hardened Constrictor.
Com base nesses decks, metagame e com a entrada de Ikoria eu decidi que o deck desse artigo é o Gyruda Combo e minha decisão se baseia em alguns fatores o primeiro: é tentar buscar algo fora da caixinha, segundo é o único ou um dos poucos decks que usam os companion main deck e devido a sua furtiva permanência no formato.
Poucas pessoas jogam com o deck, tanto que em minhas aventuras no MOL (magic online) raramente enfrento esse deck, porém o deck vem aparecendo nos torneios e por incrível que possa parecer vem sendo no Top 8, chegando até a ganhar um torneio ou outro.
É um deck muito simples de jogar, porém eu realmente acredito que é muito bom no meta, tendo o ponto de vista que seu maior problema são os counters e isso está em baixa atualmente e mesmo assim esse match é possível ganhar.
A carta que eu mais gosto é Vidente do No do Pensamento já que ele consegue abrir caminho para seu desenvolvimento e tirar qualquer possível preocupação ou a base da mão do seu oponente. Agora vamos imaginar um deck que pode fazer várias copias o quanto isso não pode ser bom?
Todos sabemos que a carta é forte tanto que joga em vários formatos. A ideias é bem simples, você vai resolver o Gyruda, Ruina das Profundezas criar copias dele e por fim dar ímpeto com Kolaghan, Soberana Dragoa.
Em relação ao combo achei inicialmente que hates de cemitério seriam um problema, mas o deck não precisa jogar em volta do combo, claro que algumas vezes ficamos com um “clone” preso na mão, mas no geral o deck desenvolve bem.
Outro fator que pesou muito ao jogar com o deck foi testar um deck que tinha main deck copias de cartas com habilidades de companion, que no meu ponto de vista está faltando nos decks, se pensarmos temos Lurrus da Toca Onirica, Yorion, Nomade Celeste como os dois mais jogados “Campeão” e por incrível que possa parecer não temos decks com essas cartas main deck o que me deixou intrigado nesses últimos dias, onde comecei a testar decks com copias desses cartões main deck e gostei demais. Tudo isso foi depois que joguei com esse deck e senti a eficácia de ter mais copias de cartas tão boas, mas esse é um assunto para outro artigo.
Vamos falar um pouco de como o deck joga contra alguns dos principais decks do formato.
Boros Burn: Todo o deck tem que pensar em como lidar com esse match, é muito rápido e seus danos são altos e decisivos, sendo uma grande dor de cabeça no meta. Para nós, não chega a ser um grande problema onde aceleramos o jogo com Cariatide Silvestre e Druida do Paraiso fazendo com que Vidente e Gyruda entrem em jogo rapidamente se tornando uma parede contra as criaturas do oponente. Geralmente depois que você faz o Gyruda você ganha o jogo então não é nada muito complicado, basta ficar vivo até lá. Side é bem simples você vai colocar cartas que ajudam a segurar o jogo até o turno seis.
Side In: 4 Fim da Legiao
Side Out: 2 Anjo Tecelao de Nuvens, 2 Ego Alterado
Obs: Não gosto muito de colocar Piscar de Olhos quando estou começando, mas quando estou na draw acho viável, porque você precisa segurar o jogo, não gosto de colocar sempre para não tirar a estrutura do deck.
Dimir Inverter: Aqui temos um game muito legal, onde seus Vidente do No do Pensamento irão brilhar é uma carta que incomoda demais a estrutura do combo do inverter, e abre tempo e espaço para que você faça o seu combo. Tirando que ele não vai ter como responder suas diversas criaturas e além do mais iremos encher seu cemitério atrasando demais seu combo. Com side e a entrada de Disputa Mistica fica um pouco chato, mas nada muito absurdo.
Side In: 2 Remorso Agonizante, 2 Linha de Forca do Vacuo
Side Out: 2 Anjo Tecelao de Nuvens, 2 Refugio do Salgueiro dos Lobos
Jeskai Lukka: Aqui temos o deck do momento, é um dos decks mais jogados e mais forte atualmente até pensei em fazer um artigo sobre ele, mas imaginei que vários jogadores já fizeram ou vão fazer então não quis me tornar repetitivo. É um jogo muito legal onde seus Videntes vão jogar bem e seu combo é muito forte contra, porem temos que tomar cuidado com Agente da Traicao e Veredito Supremo, que podem atrapalhar seu jogo, o bom que é dá para ficar copiando o agente e roubando as coisas dele também. No geral não temos muito problema pelo menos no game 1. Com sideboard complica um pouco já que teremos a entrada de Descanse em Paz, Disputa Mistica e Peneirador do Vacuo a última carta é um grande problema se cair em jogo pode recolher. Acaba que é um jogo de corrida, quem fizer seu jogo primeiro ganha.
Side In: 2 Remorso Agonizante
Side Out: 2 Refugio do Salgueiro dos Lobos
BW Auras: Aqui temos um obstáculo, acho que é um dos games mais complicados principalmente no game 1 onde você não tem como lidar com as criaturas e devido a ele ganhar vida e ter criaturas com voar acaba complicando muito seu jogo. Seu Vidente é praticamente inútil já que ele descarrega a mão rápido demais. Vigilância é chato demais, onde as criaturas deles vão ficar enormes e você não tem como passar por cima delas.
Uma ótima notícia é que o deck teve um hype no início do mês, mas vem em declínio, e atualmente o considero como um tier 2. Isso abre espaço para nosso sucesso com o Gyruda
Side In: 4 Fim da Legiao, 2 Piscar de Olhos
Side Out: 2 Refugio do Salgueiro dos Lobos, Vidente do No do Pensamento
No Sideboard temos quatro copias de Esfera Amortecedora que é especificamente contra o Lotus Breach.
Espero que tenham gostado do artigo, qualquer dúvida, críticas ou ideias deixem nos comentários que responderei o mais rápido possível.
Bom jogo!


Opa..
Quando eu comentei, não estava parecendo o deck no artigo
Boa noite, Qual deck list? eu mando por mensagem para vc! Me explica melhor essa ideia de colocar deck list! Obg pelo comentario!