Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep XCVIII. A Wizards acaba de bombardear a comunidade com mais uma leva de Secret Lairs, e é claro que nós brasileiros, com o dólar batendo na casa dos 6 reais, estamos frustrados por vislumbrarmos o preço no qual isso pode chegar para nós. Não satisfeita, a Nave Mãe ainda nos presenteou com um pequeno sneak peek sobre Double Masters, o próximo produto da linha "Masters". Sobre isso, aliás, a Wizards havia dito em 2018, quando lançou Ultimate, que não deveríamos esperar por outro produto assim por um bom tempo, e agora menos de um ano e meio depois, já o traz de volta. Bom para nós, Commandeiros, péssimo para nossos bolsos agora que estamos em meio a uma pandemia e crise econômica.
De qualquer forma, notícias comentadas, vamos seguir para o Lab. Como a maioria de vocês já está ciente, os decks no Laboratório de Commander têm um limite de orçamento de R$300,00, levando em consideração o preço das cartas no mínimo da Liga. O deck de hoje, enquanto vos escrevo, está cotado em R$299,42.
Depois de muito tempo, temos mais uma dupla de Partners no Lab, com Haldan, Arcanista Avido e Pako, Buscador Arcano. O primeiro é uma criatura 1/4 por 2U que te deixa jogar os cards que não sejam de criaturas exilados pelo Pako e usar mana como se fosse de qualquer cor para conjurar aquelas mágicas. Já o Elemental é um bicho 3/3 com Ímpeto por 3RG, que exila o card do topo de cada jogador quando ataca e ganha um marcador +1/+1 para cada card que não seja de criatura exilado dessa forma. A combinação de ambos é interessante pois permite uma combinação de estratégias, crescendo o Pako a cada ataque, e cavando recursos seus e dos oponentes para não perder vantagem ao longo do jogo.
O diminuto número de criaturas do deck se explica justamente pela pouca interação que o deck tem com elas, sendo que a última coisa que queremos é exilar um bicho com a habilidade do Pako, pois não seremos capazes de conjurá-lo. Dentre as oito presentes no deck eu destaco Duplicata de Centelha , capaz de fazer o papel de qualquer um dos generais, podendo inclusive ser um segundo Pako atacando, capaz de maximizar os exílios e, sem dúvidas, nosso acesso às cartas. Além dela, Mina e Denn, Nascidos Selvagens, também é uma carta excelente, tanto para rampar com eficiência quanto para reutilizar os terrenos para dar Atropelar para o Pako, o que deve potencializar seus ataques.
É claro que um deck como esse, que revela cards do topo, precisa de manipulação de deck, sendo assim Pressagio e Tempestade Cerebral fazem as vezes de manipular a parte desconhecida, inclusive a primeira pode fazer isso no deck do oponente, enquanto Renascimento Pernicioso, Expelir de Orazca, Lapso de Memoria, Fonte Temporal e Submergir são exemplos de cartas que podem colocar permanentes, cartas ou mágicas já conhecidas no topo para que você possa exilá-las. Mesmo no caso da Fonte, que coloca apenas criatura no topo, ela é uma forma de você exilar permanentemente um bicho problemático do oponente, sem perigo de retorná-lo do cemitério, ou mesmo para lidar com uma Avacyn, Anjo da Esperanca ou Colosso de Aco Nefasto.
Uma das partes interessantes desse deck é a possibilidade de conjurar essas cartas a qualquer momento enquanto você controlar o Haldan, sendo assim você pode exilar os anulas ou remoções com tranquilidade, sabendo que não precisará conjurá-las naquele momento. Essa vantagem, é claro, requer que você tenha mana disponível para essas conjurações, portanto ramps (Cultivar, Espiral de Crescimento, Reconquista da Natureza) são de primeira necessidade.
Gosto de pensar nesse deck como um big spells. Infelizmente com o limite de orçamento nem tudo cabia aqui, mas selecionei Manipulacao em Massa, Tempestade da Genese, Furto Espalhafatoso e a sensacional Insurreicao combinada com combates extras (Assalto Implacavel, Furia da Horda), turno extra ( Despedacamento Temporal de Karn) e cópias de mágica (Ricochete Selvagem, Mago da Conjuracao Dupla) como formas de você se divertir e vencer o jogo de forma apoteótica, inclusive utilizando as cartas de seus oponentes.
É claro que você também pode vencer através de dano de comandante do Pako, mas você precisa garantir a presença dele na mesa por mais tempo, para que ele vá aumentando de poder constantemente. Se estiver difícil descer a porrada, Combustao de Chandra é uma excelente alternativa, dando uma paulada em todos de uma vez só.
Antes de encerrarmos, quero deixar algumas dicas de cartas que podem ser inseridas no deck caso você decida investir mais nele. Começo pelas formas de você conjurar mágicas como se fossem instantâneas: Linha de Forca da Antecipacao e Planetario dos Vedalkeanos. Sigo com os turnos extras mais potentes, afinal um ou dois a mais são muito sinérgicos aqui, então Nexo do Destino, Expropriate e Time Warp. A manipulação de topo fica por conta de Tutor Mistico e Personal Tutor, além, é claro, de Tampo de Adivinhacao do Sensei. Como o deck tem poucas criaturas, e gosta de jogar com os recursos dos oponentes, eu considero Suborno e Rito de Replicacao excelentes aqui. Por fim, Jace, o Escultor de Mentes pode ser útil aqui também, apesar de seu preço absurdo, pela sua capacidade de manipular topo, atrair a atenção das remoções pontuais do oponente e, quem sabe, afinal sonhar é possível, ultar em um oponente.
E é isso por hoje, cremosos. Estamos chegando ao centésimo Laboratório de Commander, e eu só posso dizer que já tenho preparado o que trazer pra vocês: um deck pedido há muito tempo!
Obrigado por ficarem comigo até aqui!
See ya!


há planos para trazê-la
muito obrigado!
hahahahaha never gonna happen! mas gosto da sua criatividade :P
Espero um dia por um artigo de um Squee Immortal voltron tribal de board wipe.