Load or Cast
Hora do Pauper – Simic Barreiras
É possível vencer um jogo com Barreiras? Veja como esse deck combo funciona.
17/06/2020 10:05 - 7.065 visualizações - 14 comentários
Load or Cast

E aí, galera, tudo bem? Quem vos escreve é o Heli e hoje venho trazer mais um decktech - desta vez o deck escolhido foi o Simic Barreiras. Eu sei que é difícil pensar em ganhar com um deck que conta com a maioria das suas criaturas do tipo Barreira, porém ele funciona como um deck combo. Mesmo contando com outros tipos de criaturas, elas procuram ter sinergia com a mecânica, sendo peças para o combo (ou buscar outras cartas) ou para rampar/corrigir a base de mana. O deck quase não tem interações com o grimório do oponente no maindeck, sendo bem voltado para seu próprio jogo, exigindo que você entenda como usar seus recursos.


Vou apresentar duas listas que, apesar de serem bem parecidas, possuem algumas cartas que podem fazer diferença em certos cenários. A primeira é do pegleg e apareceu nas listas de 5-0 em Maio/20; a segunda é do lendário Mathonical (um dos maiores desenvolvedores da lista) e fez 3-3 no Challenge do dia 07/06/20. Vamos a elas:


Simic Barreiras - League by pegleg
4750 visualizações
10/06/2020
R$ 142,45
R$ 272,83
R$ 829,31
4750 visualizações
10/06/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (34)
3  Guardiã de Saruli 0,03
1  Orochi Chama-Folhas 0,15
3  Patrulheiro Quirion 24,89
4  Ameia Encoberta  0,14
2  Barreira de Raízes  0,11
4  Ponte Levadiça Esmagadora 0,05
1  Alquimista Galvânico  0,08
4  Guardião de Danação dos Machados  0,09
1  Invocador do Ritual de Sangue  0,08
4  Turbilhão de Fantasmas  3,05
1  Urso Pardo de Vivien  0,05
2  Barreira Mnemônica  0,05
4  Vaga-Pensador  2,33
Mágicas (9)
4  Caminho Tortuoso  0,25
4  Guiar o Estouro  0,30
1  Violando os Túmulos  1,62
Encantamentos (1)
1  Libertos da Realidade  14,13
Terrenos (16)
10  Floresta0,00
2  Ilha0,00
2  Terras em Desenvolvimento0,03
2  Vastidão Morfoterrena0,05
60 cards total

Sideboard (15)
2  Arqueiro do Tiro a Esmo 1,98
2  Delir 0,23
1  Explosão Elemental do Azul 0,75
2  Explosão Hídrica 0,89
3  Paz Momentânea  6,00
2  Resistir à Tempestade  0,56
1  Espantalho Caolho 0,03
1  Pulsação de Murasa  0,08
1  Tranqüilidade  0,08


Simic Barreiras - Challenge by Mathonical
4735 visualizações
10/06/2020
R$ 183,13
R$ 363,84
R$ 1.094,16
4735 visualizações
10/06/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (37)
2  Esfera de Escudos 6,00
1  Elfos de Fyndhorn 3,09
2  Elfos de Llanowar 0,10
4  Guardiã de Saruli 0,03
1  Místico Élfico 0,75
2  Orochi Chama-Folhas 0,15
4  Patrulheiro Quirion 24,89
4  Ameia Encoberta  0,14
4  Ponte Levadiça Esmagadora 0,05
1  Alquimista Galvânico  0,08
4  Guardião de Danação dos Machados  0,09
1  Invocador do Ritual de Sangue  0,08
4  Turbilhão de Fantasmas  3,05
2  Urso Pardo de Vivien  0,05
1  Barreira Mnemônica  0,05
Mágicas (9)
4  Caminho Tortuoso  0,25
4  Guiar o Estouro  0,30
1  Violando os Túmulos  1,62
Encantamentos (1)
1  Libertos da Realidade  14,13
Terrenos (13)
13  Floresta da Neve1,00
60 cards total

Sideboard (15)
4  Arqueiro do Tiro a Esmo 1,98
2  Xamã dos Gorilas 2,70
2  Acólito Escarlate  0,43
1  Acólito de Obsidiana  0,40
2  Portador do Estandarte  3,20
1  Druida Krosana  0,05
3  Triturador de Ulamog 0,50

 

Vamos falar primeiro sobre o que todas as listas tem em comum:


Barreiras: as criaturas com Defensor são necessárias para gerar uma grande quantidade de mana. O ideal é baixar a maior quantidade possível e o mais rapidamente – nessa linha, Guardia de Saruli é um bom início, seguida de Ameia Encoberta e o Guardiao de Danacao dos Machados. Para completar o setup, temos a Ponte Levadica Esmagadora que nos ajuda ao dar ímpeto para nossas criaturas e Turbilhao de Fantasmas que, além de ser uma barreira, tem a importante habilidade de Transmutação, nos permitindo buscar uma carta de custo três no deck (temos cartas chave nesse custo). Por últimos temos a Barreira Mnemonica, que além de ter sinergia por ter Defensor, vai nos ajudar voltando uma mágica do nosso cemitério. Como temos poucos recursos desse tipo, essa recursividade pode ser fundamental.


Outras criaturas: temos aqui dois grupos. O primeiro conta com criaturas para correção/aceleração de mana e o segundo tem mais permanentes que nos ajudam no combo.


Patrulheiro Quirion e Orochi Chama-Folhas são essenciais para ajudar em sua base de mana;
Urso Pardo de Vivien é uma forma de você utilizar bem toda a mana gerada por suas barreiras. Já Alquimista Galvanico e Invocador do Ritual de Sangue são peças fundamentais do combo. Com o primeiro é possível gerar a quantidade de mana que você desejar (desde que a barreira emparelhada esteja gerando pelo menos quatro manas). Já a segunda é a win condition, consumindo a mana gerada e drenando os pontos de vida do seu oponente.


Mágicas: temos duas formas bem parecidas de buscar as criaturas do nosso deck - Caminho Tortuoso e Guiar o Estouro. Eventualmente vamos perder algumas criaturas, por isso Violando os Tumulos pode nos ajudar a voltar de uma remoção em massa. Importante notar que há grandes chances de fazer muitas mágicas no mesmo turno, sendo possível recuperar uma boa quantidade de recursos. Outra forma de gerar um número imenso de mana é com o Libertos da Realidade, criando um cenário que dependa de apenas uma criatura e não de duas como acontece com o Alquimista Galvanico. Uma observação importante aqui: eu falei que o Turbilhao de Fantasmas é útil por sua habilidade de transmutação, mas vocês perceberam o quanto isso é relevante? Temos sete cartas que ela pode buscar, sendo que três delas são fundamentais para o combo.

 

Diferenças entre as listas


Na maioria das listas deste deck temos um pequeno número de cartas diferentes, que não alteram o princípio do deck, mas permitem abordagens diferentes. Vou destacar algumas dessas diferenças:


Criaturas: temos uma mudança significativa na forma como algumas listas montam sua estratégia de ramp. Esfera de Escudos, Barreira de Raizes, Elfos de Llanowar e Mistico Elfico são exemplos de criaturas de turnos iniciais voltadas para aumentar o número de manas disponíveis. Outra criatura que eventualmente aparece é Vaga-Pensador, que fornece uma boa vantagem de cartas, além de ter evasão.


Terrenos: todas as listas possuem uma base verde bem sólida, usando florestas como seu principal terreno. Porém, com adição de mais cartas azuis, algumas ilhas e Terras em Desenvolvimento podem ser necessários.


Sendo um deck combo, que possui basicamente apenas uma forma de vencer, você precisa conhecer bem seu deck, entender como cada peça funciona e ordenar seu uso para extrair o potencial máximo. Sabemos o quanto o Pauper não é amigável para decks novos, principalmente para combos, então acho sensato dizer que o Simic Barreiras tem feito algo inovador dentro do formato . Considerando as informações do MTGGoldfish, o deck aparece na décima segunda posição como mais jogado, deixando para trás Bogles, Fractius, Azorius Familiar e BW Pestilência, que são decks amplamente mais conhecidos.


Sideboard


É preciso avaliar o metagame que você vai enfrentar para criar um sideboard que navegue bem. Considerando que temos um deck baseado em criaturas, o ideal é procurar opções dentro desse tipo de carta. Tendo Caminho Tortuoso e Guiar o Estouro fica mais tranquilo encontrar a resposta desejada para as mais diversas situações. Vamos ver as mais usuais:


Arqueiro do Tiro a Esmo: os decks azuis continuam muito presente no metagame, trazendo várias fadas para o jogo. Além disso, o Boros Bully tem voltado a apresentar resultados relevantes, fazendo com que esse arqueiro seja extremamente útil atualmente, sem contar que possui sinergia com várias cartas que desviram criaturas, permitindo várias ativações da sua habilidade.


Acolito Escarlate / Acolito de Obsidiana: tendo habilidades similares para o preto e o vermelho, essas duas criaturas são essenciais contra decks com acesso a essas cores, pois ambas têm remoções em massa.


Resistir a Tempestade / Druida Krosana: ambas são muito úteis contra decks agressivos, principalmente o Burn. A primeira tem uma sinergia absurda por sua habilidade de Rajada, já a segunda possui formas práticas de ser buscada.


Triturador de Ulamog: já vimos que o deck consegue gerar uma quantidade grande de manas, então porque não as utilizar colocando uma ameaça que destrói o jogo em apenas dois turnos, caso não seja respondida? Conseguimos encontrar o Triturador com certa facilidade, tornando-o uma excelente resposta a decks que conseguem lidar com nossas win condition primária.


Mágicas: tendo acesso ao azul, não vemos problemas em utilizar Delir ou Explosao Hidrica, da mesma forma que Paz Momentanea pode ser bem relevante com o aumento de alguns decks agressivos com base em criaturas.

 

O deck é consistente e precisa de prática para ordenar as mágicas, criando um cenário onde seu oponente não consiga responder ao seu combo. Saiba utilizar sua grande quantidade de manas, não sendo muito conservador, já que você tem poucas formas de responder a disrupção do seu oponente. Foque na busca das peças do combo!


Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise. Um abraço a todos e até mais!

Heli Mateus ( helimateus)
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu o
formato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo host do PauperView e cohost do RakdosCast.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 26/06/2020 17:50

opa! realmente estamos preciso ficar sem banimentos, 2019 já foi traumático demais, rs!

(Quote)
- 26/06/2020 17:50

opa, valeu!!! :P

(Quote)
- 26/06/2020 17:49

opa! realmente acho que no mtgo os triggers e cliques atrapalham um pouco, exigindo muito treino. Realmente, Crusher no side é fundamental, leva muitos jogos contra control. valeu!

(Quote)
- 26/06/2020 17:48

opa! como ele necessita de várias peças para funcionar, o piloto precisa estar bem treinado tbm, mas como qq deck combo, as vezes pode faltar sorte e não achar o que precisa, rs

(Quote)
- 26/06/2020 17:47

opa! realmente no MTGo exige mtos cliques, tanto para gerar mana quanto para buscar as peças... no físico leva uma imensa vantagem, porque suas interações podem ser explicadas uma vez e resolverem.

Últimos artigos de Heli Mateus
Hora do Pauper - Destaques de Commander Legends
Vejamos o que Commander Legends pode adicionar ao formato, além de polêmicas?
6.202 views
Hora do Pauper - Destaques de Commander Legends
Vejamos o que Commander Legends pode adicionar ao formato, além de polêmicas?
6.202 views
Há 8 dias — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Iniciando no formato Pauper
Pauper é um bom formato de entrada no MTG. Mas, por onde eu começo?
4.279 views
Hora do Pauper - Iniciando no formato Pauper
Pauper é um bom formato de entrada no MTG. Mas, por onde eu começo?
4.279 views
Há 16 dias — Por Heli Mateus
Hora do Pauper: Monarca
Como uma mecânica pensada para o limitado influencia o formato.
4.006 views
Hora do Pauper: Monarca
Como uma mecânica pensada para o limitado influencia o formato.
4.006 views
06/10/2020 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper: Top 10 cartas de Renascer de Zendikar
Renascer de Zendikar figura como uma das melhores edições recentes para o Pauper.
8.253 views
Hora do Pauper: Top 10 cartas de Renascer de Zendikar
Renascer de Zendikar figura como uma das melhores edições recentes para o Pauper.
8.253 views
16/09/2020 10:02 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper: Precisamos conversar sobre o TRON
Um dos pilares do formato continua subindo. Será que o Tron é imbatível?
6.874 views
Hora do Pauper: Precisamos conversar sobre o TRON
Um dos pilares do formato continua subindo. Será que o Tron é imbatível?
6.874 views
02/09/2020 10:05 — Por Heli Mateus