Salve amantes do papelão mágico, tudo bem com vocês? Primeiro gostaria de me apresentar, me chamo Bruno Carneiro Gomes, apelido Markovis e um recém criador de conteúdo voltado para o Magic Casual e mais especificamente Commander! Iniciei no Magic na coleção de sétima edição e desde então jogo com decks tribais sendo vampiros a minha tribo preferida. Porém vamos deixar esse assunto das tribos para outro momento e vamos tocar na ferida da discórdia entre muitos players, commander é ou não é Magic?
Poderia dizer apenas que sim, mas aprendemos que porque sim não é resposta, então vamos lá! De acordo com dados da própria Wizards of the Coast, o formato teve um crescimento enorme de jogadores em dois anos triplicando assim seus números. Seria errado então dizer que o Commander tem se tornado o formato mais popular e jogado no Magic atuamente? Com toda certeza, não! Partindo apenas do ponto em que esse crescimento de 3x o numero de praticantes é retirado apenas de dados de lojas WPN onde a própria Wizards nos revela que passou de 9.000 jogadores em 2018 para 27.000 em 2020, levando em consideração o casual/competitivo, podemos afirmar que é de fato o formato com mais destaque no momento. Vale mencionar que foi divulgado um dado onde lojas que possuem programação de commander, obtem 14% a mais de publico em seu ambiente, e caso queira ver o artigo completo fique a vontade atrvés do link.
Entendendo todo esse cenário de crescimento, a Wizards tem lançado diversos produtos que agradam e muito esse público como spell book, secret lair, collector booster e tudo com a intenção de PIMP que os “commandeiros”, ou boa parte deles, adoram!
Ok, mas ele não necessita apenas de coleções lançadas em outros formatos para sua sobrevivência? Elementar minha cara Enola Holmes, esse ponto é onde queríamos chegar! Não, agora ele não necessariamente viverá apenas de edições Modern/T2/Reprints, pois em 2020 foi anunciado a coleção Commander legends dedicada exclusivamente para o formato que contará com Draft Booster, Collector Booster além de Cartas com um novo tipo de FOIL, às Foil Etched(semelhante às foil Old Frame).
Outro produto que vem com tudo para mostrar de vez que o Commander está em ascenção, é o Comander collection Green, uma coleção com staples da cor verde para o formato, podendo ser foil(premium) ou não, e que acredito eu(opinião unica e exclusiva da minha mente) que será uma série com lançamentos também para o preto, o branco, o azul e o vermelho!
Maravilha, muitos produtos, muitas coleções e estudo da wizards mas quem me garante que com a pandemia e o fechamento de diversas lojas esse formato não passará apenas por um Hype e será menos acessível para quem não possui playgroup ou acesso às WPN? A PRÓPRIA WIZARDS, sim ela mesmo.
Recentemente, criado por um grupo de jogadores, a plataforma Spelltable passou a ser utilizada para jogos respeitando o isolamento social e foi muito bem aceita pela comunidade justamente por todo sua funcionalidade e recurso, utilizando apenas um computador e um celular. Sim, você nao precisa de um setup digno de Hollywood para jogar com seu deck commander físico. Acessando o site, você utiliza seu celular como filmadora e ele te conecta através de uma sala à outros 3 jogadores, onde oferece algumas funções como randomizar a ordem dos players, controlar os pontos de vida e até consulta de cartas que estão na mesa com apenas um clique sobre ela.
Imagem retirada da Command Fest
Interessante não? Exatamente por isso que a Wizards enxergando o crescimento do formato, a utilização massiva da plataforma e uma ótima forma de atrair players que não possuem acesso às lojas, em agosto de 2020 adquiriu os direitos do website junto aos idealizadores do projeto.
Sendo assim, cada dia mais podemos afirmar que Commander é muito, mas muito Magic! E se, você leitor, quer um conselho deste que vos fala e foi um dos que se negaram a jogar por muito tempo, não há diversão no Magic melhor que o Commander!

cEDH nao tem deck de 200 reais KKKK.
O cara nao especificou
A resposta é não para os dois.