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Ops, meu deck foi pro chão
All Spells no Pioneer
27/10/2020 10:05 - 8.085 visualizações - 15 comentários
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As experiências do Magic podem ser distintas em extremos impressionantes. Uma das coisas que mais amo nesse jogo é como é possível para alguém experimentar algo completamente diferente de outrem, apenas abordando o mesmo jogo, mas de uma maneira diferente. Magic tem essa característica e é por isso que ele chega em tantos grupos diferentes.

 

Curiosamente, é possível para que jogadores em universos extremamente opostos passem pelas mesmas situações e gostem, ou odeiem, a mesma coisa. É engraçado que se você for ouvir sobre situações frustrantes no jogo, 11 a cada 10 jogadores citarão situações onde compraram muitos ou poucos terrenos, “zicar” ou “floodar” está nas reclamações do pro player, do jogador iniciante ou daquele que teve apenas uma partida casual.

 

Os terrenos são uma parte importante no Magic, são nossa fonte de mana e uma das restrições mais importantes para o design do jogo. Você não pode fazer sempre o que quer e precisa lidar com essas limitações em toda a sua corrente de pensamentos. De fato, saber quando manter uma mão, quando procurar por outra, qual a sequência correta, qual deixar de pé e qual deixar desvirado, tudo isso passa pelos terrenos que temos.

 

Zendikar Rising trouxe uma novidade que tem ligação direta com os terrenos que são as “modais”, cartas que em sua face frontal são mágicas, mas que na outra, são terrenos.

 

 

 

 

Essa mecânica é revolucionária porque muda como contamos nossos terrenos para fazer nossa mágicas. Se antes eu precisava de X fontes de mana no baralho para fazer as minhas ações nos turnos corretos, agora isso muda completamente, porque em tese eu estou adicionando terrenos ao deck, mas ao mesmo tempo adicionando mais mágicas, me levando a um meio termo dos números, onde posso diminuir a temida variância, que criava “não-partidas”. 

 

Mas claro que Magic é um jogo incrível e podemos levar essa mecânica mais longe, por que falar apenas de deckbuilding normal quando podemos levar ao completo caos.

 

 

 

 

Canhao de Fogo dos Goblins é famoso pelas suas partidas rápidas no Legacy, mas poucos lembram que ele também pode ser válido no Modern.

 

 

Belcher
Por Ruda
5467 visualizações
20/10/2020
R$ 1.738,70
R$ 2.714,83
R$ 6.790,01
5467 visualizações
20/10/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (9)
3  Floriedro Emaranhado  0,48
1  Oráculo de Tassa  48,90
4  Espírito-Guia Símio  2,99
1  Informante do Submundo  0,09
Mágicas (51)
3  Raio 7,60
4  Risco do Campo das Agulhas 0,44
4  Véu do Verão 32,50
4  Esmagamento de Quebra-crânio   48,99
2  Esmorecer  0,08
4  Manamorfose  16,37
4  Ritual Desesperado  1,44
4  Ritual Pirético  2,95
4  Despertar de Valakut  18,00
4  Reatravessar as Trilhas  0,50
4  Recuperação de Bala Ged  3,05
1  Companhia Agrupada  53,78
4  Façanha de Rochaferro    0,67
1  Reforjar a Alma   27,90
4  Simbiose de Virapau    50,99
Artefatos (8)
4  Cálice do Vácuo  152,00
4  Canhão de Fogo dos Goblins 1,50
Encantamentos (7)
4  Lua Sangrenta  54,90
3  Linha de Força da Santidade   11,49
75 cards total

 

 

Aqui pegamos essas novas modais e tornamos nosso Belcher letal em qualquer ativação, o que dá mais consistência ao deck, apesar de ainda sofrer pelo formato não ter tanto “rituais”, o que diminui as chances de ganhar rápido os jogos, fora que Forca da Negacao é real. 

 

Outra abordagem é baseada nas cartas Informante do Submundo e Espiao de Balaustrada, aqui nós jogaremos nosso deck todo no cemitério e aproveitamos que algumas cartas geram efeitos a partir disso.

 

 

Ops, All Spells
Por Ruda
5456 visualizações
20/10/2020
R$ 1.573,37
R$ 2.506,71
R$ 6.744,23
5456 visualizações
20/10/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (20)
2  Narcoameba  0,50
4  Espírito-Guia Símio  2,99
4  Informante do Submundo  0,09
4  Espião de Balaustrada  0,09
4  Trepadeira Vingativa   28,69
1  Titã de Resgate   0,69
1  Fantasmagórico   0,25
Mágicas (29)
1  Pacto de Negação 80,80
3  Capturar Pensamento 78,20
2  Esmagamento de Quebra-crânio   48,99
4  Despertar de Agadeem    108,00
4  Predação de Pelakka  0,15
4  Calafrio Incapacitante (Creeping Chill)  0,20
3  Chamado de Emeria    18,84
1  Nexo do Destino   37,50
3  Restauração de Portão Marinho    41,19
4  Simbiose de Virapau    50,99
Artefatos (11)
3  Espada do Humilde 11,00
4  Pentaprisma 0,20
4  Talismã da Resiliência 1,20
60 cards total

Sideboard (15)
1  Montanha0,00
1  Pacto de Intervenção 3,90
1  Pacto de Negação 80,80
4  Reivindicação da Natureza 0,10
4  Canhão de Fogo dos Goblins 1,50
4  Linha de Força da Santidade   11,49

 

Ao contrário do Belcher, nós não vamos ganhar imediatamente (não todas as vezes), mas o baralho consegue ser bem rápido para jogar tudo na mesa e ganhar pelo menos no próximo turno. Fora que é uma vantagem esse deck não perder para Forca da Negacao, já que combamos com criaturas. 

 

Mas esse artigo é sobre Pioneer e olha só que legal, Informante do Submundo e Espiao de Balaustrada também são válidos aqui, logo…

 

 

Ops, All Spells
Por Ruda
5439 visualizações
12/10/2020
R$ 1.584,17
R$ 2.602,10
R$ 6.590,62
5439 visualizações
12/10/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (35)
4  Cariátide Silvestre  19,00
3  Druida do Paraíso  0,99
4  Floriedro Emaranhado  0,48
4  Amálgama Cobiçado   8,96
2  Carniçal Argentificado  0,35
4  Informante do Submundo  0,09
3  Ladina de Nigriflor  0,25
3  Mamute de Kazandu   3,52
4  Espião de Balaustrada  0,09
2  Morta Perseguida  0,20
2  Vorme Espinha do Mundo    19,99
Mágicas (45)
4  Capturar Pensamento 78,20
3  Fortificação de Matavasta 0,20
3  Brutalidade Coletiva  22,90
3  Neoformar  0,50
4  Despertar de Agadeem    108,00
4  Evolução Arcana   15,30
3  Predação de Pelakka  0,15
4  Recuperação de Bala Ged  3,05
4  Calafrio Incapacitante (Creeping Chill)  0,20
1  Levar // Desespero  //  1,85
4  Surra de Hagra   4,60
4  Restauração de Portão Marinho    41,19
4  Simbiose de Virapau    50,99
80 cards total

Sideboard (15)
2  Coagir 0,04
3  Neblina 0,04
4  Denegeração Abrupta  19,94
1  Arconte de Emeria  9,12
1  Sábio da Reivindicação  0,07
4  Linha de Força da Santidade   11,49

 

Sim meus queridos, nós podemos combar nesse formato também. Assim como sua versão Modern, nós não combamos para matar na hora, ao menos que o oponente tenha poucos pontos de vida, mas faremos uma mesa boa o suficiente para terminar rapidamente a partida. 

 

Nosso combo consiste basicamente de ter  Informante do Submundo e ativá-lo, dando alvo em nós mesmos, ou colocando Espiao de Balaustrada na mesa e dando alvo em nós. Feito isso, nosso deck irá todo para o cemitério e Calafrio Incapacitante terá sua habilidade desencadeada, trazendo depois Carnical Argentificado e por fim Amalgama Cobicado. Seu oponente terá menos 12 pontos de vida e você terá um belo exército na mesa. 

 

 

Keeps e Jogadas

 

* A dica mais importante que posso dar é que no Game 1 você sempre mantém sua mão pensando pensando em combar o mais rápido possível, use o London Mulligan para ter ou Informante do Submundo ou Espiao de Balaustrada ou dorks e Neoformar e Evolucao Arcana. Também fique esperto com quantas “peças do combo” você tem: Uma mão com Calafrio Incapacitante e Amalgama Cobicado é ruim porque sua força ao combar fica pior também, então mull. O deck tem um número anormal de cartas e Brutalidade Coletiva pelo mesmo motivo, algumas cartas não deviam estar na sua mão, em um caso é pra evitar as chances de ela chegarem a sua mão, no outro, para descartá-las.

 

* Lembre-se que seus “terrenos” tem efeitos, e eles são úteis. Simbiose de Virapau pode te fazer combar. Seu deck na verdade tem remoções e outras interações, não esqueça disso;


* Morta Perseguida é uma carta interessante para você jogar uma partida mais longa, até porque ela e Amalgama Cobicado são bem sinérgicos e porque ela dá uso ao Vorme Espinha do Mundo. De fato, quando você comba, você fica com dois vormes no deck, que você compra e depois descarta com a Morta Perseguida, mantendo seu deck vivo;

 
* Informante do Submundo pode dar alvo no oponente caso necessário;

 

* A beleza de usar criaturas no side é que você pode buscá-las com Neoformar e Evolucao Arcana. Não é estranho trazer primeiro o Sabio da Reivindicacao e só depois combar, versus Descanse em Paz

 

* O sideboard deve ser mantido no plano principal sempre, então seus side offs se resumem a Capturar Pensamento, Brutalidade Coletiva, Levar // Desespero  e tutores/dorks.  

 

No geral o sucesso do deck depende do quanto esperam que você esteja com ele, obviamente sua vida é bem complicada quando todo mundo está focado no seu jogo e cheio de hates de grave ou com clock + disrupt. Ainda sim, eu descobri ser um deck extremamente resiliente e que consegue voltar muito bem de algumas partidas mais 'grind', apenas fazendo o jogo de voltar Amálgamas do cemitério. Para esse novo Pioneer com muitos Omnaths, é uma boa.

 

Até mais!

 

Ruda

Rudá Andrade dos Reis ( Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
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(Quote)
- 07/11/2020 10:23

Esse deck já existia no Legacy, mas era um meme. Ele só teve o trabalho de fazer pro pioneer. Mas pelo que tô vendo ele largou de mão (pq da última vez que ele deu as caras lá no servidor ele não tava mais jogando com esse deck). E ele não é meu amigo não, é só um cara que frequenta o discord de espíritos e discute builds.

(Quote)
- 07/11/2020 09:52
Razorkaos...faz um favor para nos! Fala para esse seu amigo Kazu parar de descobrir deck apelão e descobrir a cura do Corona kkk abraços
(Quote)
- 03/11/2020 09:14
Essas mágicas que são terrenos como eu já venho falando logo que saiu os spoilers pode ser um ensaio da Wizards para tentar corrigir o problema do magic de falta/zika de mana.
(Quote)
- 27/10/2020 19:18

Aqui explica sua dúvida, no próprio gatherer da carta: https://gatherer.wizards.com/pages/card/Details.aspx?multiverseid=438497

(Quote)
- 27/10/2020 18:59
Nunca entendi como este combo pode dar certo. Se alguém puder explicar eu agradeço. Vamos lá:

O texto do charbelcher diz "ATÉ revelar um terreno, depois causa dano" mas como o deck não tem terrenos, então pra mim o dano nunca seria causado. Deve ter alguma regra no magic que diz que após a última carta do deck ser revelada, considera-se o efeito interrompido e prossegue-se com o texto da carta que no caso do chairbelcher vai causar o dano, até aí blz.
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