Load or Cast
Laboratório de Spoilers!
Como Spoiler do Preview de Commander Legends do dia 2, Lucas escreve sobre Tribos!
Há 26 dias - 6.110 visualizações - 15 comentários
Load or Cast

Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de SPOILER! É isso mesmo que vocês estão lendo, comandeiros! 

 

Como alguns de vocês já devem saber, a Nave-Mãe escolheu a LigaMagic para receber um spoiler exclusivo de Commander Legends e, claro, como estamos falando do formato de Magic mais jogado do mundo, o Laboratório de Commander recebeu essa missão SENSACIONAL de trazer os spoilers pra vocês.


...Eita que eu disse spoilers no plural, né? Hmmm.... o que será que isso significa, hein? (⊙-⊙)'. Bom, quem quiser descobrir é só ficar ligado na LigaMagic segunda-feira, 13h, para descobrir! Ah, e o spoiler estará também no Instagram da Liga e do Laboratório de Commander. 


Bom, ao ver o spoiler, pensei em escrever um artigo sobre tribos que ganharam uma nova cor com o passar dos anos, e é isso que farei hoje.

 

ZUMBIS


Essa é, com certeza, uma das tribos mais populares e amadas pelos jogadores. Presentes no jogo desde Alfa, com Zumbis de Scathe, Mestre Zumbi e Carnical Necrofago (os dois últimos tornaram-se Zumbi com a grade atualização de tipos de criaturas ocorrida em 2007), Zumbis sempre foram intrinsecamente ligados à mana preta por serem amorais, muitas vezes desprovidos de volição, e buscando satisfazerem-se sem pensar em consequências.

 

  

 

Em Legends tivemos o primeiro Zumbi multicolorido, Boris Devilboon, que também só ganhou esse tipo bem mais a frente, e em The Dark vimos o primeiro Zumbi azul, Drowned, aliás uma carta com uma arte particularmente agoniante.

 

 

 

No bloco de Investida, que tinha um forte apelo tribal, os Zumbis eram exclusivamente pretos, e esse tribal, à época, era um deck muito divertido. Em Mirrodin tivemos o primeiro Zumbi Artefato, Replica de Nim, e foi em Ravnica que os primeiros Zumbis com verde apareceram, na casa Golgari, entre eles Zumbi Predador. Em Alara, por conta da divisão do planos menores provaca pelo Nicol Bolas, encontramos diversos Zumbis na combinação Grixis, o fragmento que eles povoavam, mas daqui talvez você se lembre mesmo de um Zumbi dimir, Senhor Lich de Unx.


Foi somente em Innistrad, contudo, que os Zumbis ganharam força relevante no Azul, pois esse é um plano abarrotado deles, e muitos não eram apenas mortos ressuscitados, mas partes de outras pessoas grudadas juntas, o que os fazia ter um pouco mais de vontade própria. Grimgrin, o Cadaveroso sem dúvidas é o mais famoso dessa época e foi aqui também que tivemos o primeiro lorde de duas cores para a tribo, Capitao do Cemiterio do Terror.

 

 

 

Desde lá a Tribo continuou ganhando cada vez mais suporte, pois já voltamos para Innistrad uma vez e tivemos também muitos Zumbis em Tarkir, Theros e Amonkhet, sendo que este último trouxe Zumbis brancos, pois eles eram múmias que trabalhavam para que os outros habitantes pudessem treinar incessantemente. Talvez você se lembre de Servo Desobediente


O que sabemos é que, apesar de já terem sido representados em todas as cores, os Zumbis são mesmo mais fortes na combinação azul e preto, não por acaso os comandantes mais comuns, além do Grimgrin, o Cadaveroso, costumam ser O Deus Escaravelho, Gisa e Geralf e, claro, a sobrenatural Varina, Rainha Lich que, apesar da cor branca, pouco passeia pela cor no comando do deck.

 

 

 

ELFOS


Os seres da floresta também existem no Magic desde sua criação, com Arqueiros Elficos e Elfos de Llanowar. Já em Legends tivemos Lady Caleria e Marhault Elsdragon mesclando-os com branco e vermelho, respectivamente, e o primeiro elfo branco apareceu em Era Glacial Curandeiro Elfico. Essa tribo sempre foi intrinsecamente ligada à cor verde, e até hoje o é, sendo difícil imaginá-los com outra cor primária.

 

 

 

  

 

Em Investida, os Elfos tiveram um forte apelo tribal (o bloco todo, claro, era baseado em tribos), e desde então eles se tornaram queridinhos de muitos jogadores, inclusive comandeiros. Além do lorde Campeao Elfico, a tribo nessa época tinha os excelentes Desejador do Bem, Elfo Vigia dos Pinheiros e A Indiferente.


Em Ravnica, os Elfos foram vistos em três Guildas: Simic, Golgari e Selesnya, sendo que as duas primeiras eram lideradas por elfos (Savra, Rainha dos Golgari e Momir Vig, Visionario Simic). Em Lorwyn os Elfos começaram a ganhar cartas tanto para a cor branca quanto para o preto, mas por conta da existência de Nath de Folha D'Ouro foi a cor preta que se sobressaiu, sendo que Rhys, o Exilado e Rhys, o Redimido até hoje ainda não fazem frente a ele. O segundo Rhys é muito visto, contudo, comandando decks de fichas.

 

 

 

  

 

Depois vieram Zendikar e Mirrodin/Nova Phyrexia, que trouxeram vários bichos para a tribo, inclusive o mais famoso deles para tribal monogreen: Ezuri, Lider Renegado. Os Elfos vêm ganhando cada vez mais suporte ao longo dos anos, a ponto de serem uma das tribos com mais Lordes atualmente (Dwynen, Daen de Folha D'Ouro, Perfeita Imperiosa, Invocador de Guerra de Joraga).


Atualmente, os generais mais comuns para a tribo são Ezuri, Lider Renegado, Marwyn, a Nutriz, Freyalise, Llanowar's Fury e Nath de Folha D'Ouro. Confesso que minha preferência é irmos na direção Golgari, pois prefiro os recursos que o preto traz do que os do branco. Fiquemos no aguardo.

 

  

 

GOBLINS


Mais uma Tribo presente no jogo desde Alfa (Brigada Baloeira Goblin, Rei dos Goblins, Goblins Salteadores do Mons), esses bichinhos verdes logo ganharam o afeto da imensa maioria dos jogadores. Pequenos, com cérebros ainda menores, e extremamente agressivos, os goblins povoam os Mesões desde que se tem notícia da existência do Commander. Logo em the Dark já tivemos Goblins com preto (Marsh Goblins) e com verde (Scarwood Goblins), mas foi apenas em Máscaras de Mercádia que tivemos o primeiro Goblin Lendário, Squee, Nabobo Goblin, uma criatura amaldiçoada com a imortalidade.

 

 

 

 

 

O primeiro Goblin monocolorido fora da cor principal foi Goblin Apodrecido, em Investida, mas nessa época ainda era impensável fugir do vermelho para fazer decks de Goblins. Em Ravnica tivemos Goblin Flexomante, o primeiro Goblin na combinação vermelho-azul, mas foi somente em Lorwyn que uma segunda cor começou a estabelecer-se na tribo: o preto. Mosto, Titia Papao viabilizou decks tribais de Goblin na combinação Rakdos e a combinação foi tão boa que, mesmo em Shadowmoor, quando eles vieram Gruul, a combinação nova não foi capaz de macular o casamento perfeito que vermelho e preto fizeram para a tribo.

 

  

 

É inegável que vermelho continua sendo, e sempre será, a cor principal para os Goblins, tanto que grande parte dos bons generais para a tribo são monored (Krenko, Chefe da Turba, Krenko, Chefao da Rua do Estanho, Pashalik Mons), e mais recentemente eles ganharam o melhor deles: Muxus, Goblin Grandee. Contudo, a tribo ainda tem um casamento excelente com Mosto e há listas bem interessantes utilizando Korvold, Rei Maldito pelas Fadinas pelas Fadinas para aproveitar o melhor de todas as combinações.

 

  

 

 

 

TRITÕES


A última tribo que vou tratar hoje são os Tritões. Eles também existem no jogo desde a primeira coleção, comoSenhor da Atlantida e Tritoes do Tridente Perolado. Em Invasão já tivemos um vislumbre deles nas combinações com branco (Cavaleiro de Galina) e preto (Zumbi Vodaliano), e logo em seguida, em Apocalipse, mais duas combinações com verde (Povo Voador de Gaia) e vermelho (Cacador de Barbatanas-de-Navalha) mas demoramos até Lorwyn para a Wizards fazer os testes com Tritões numa segunda cor, o branco.

 

 

 

Na coleção seguinte, em Shadowmoor, eles vieram na combinação azul e preto, mas nenhuma das duas junções pareceu satisfazer os jogadores, pois os Tritões não tinham o apelo nessas cores. Contudo, ainda nesse bloco encontraram o que viria a ser a solução melhor aceita e mais coesa: o verde. Selkie Olhos-Frios vê jogo até hoje nos decks tribais e, quando em Ixalan acertaram na combinação, a tribo caiu de vez nas graças dos comandeiros.


Pela quantidade de Lordes - sete pelas minhas contas -, os Tritões se estabeleceram como uma tribo forte no Mesão, principalmente quando liderados pelo Kumena, Tirano de Orazca. Tishana, Voz do Trovao também tem se mostrado como uma general possível, mas é difícil competir com o primeiro. Para os que ainda acreditam na possibilidade do tribal Azorius, Sygg, Guia Fluvial costuma ser a pedida. E, quando há dificuldade em decidir-se sobre uma ou outra combinação, a opção pode ser Chulane, Narrador de Contos ou Tuvasa, a Ensolarada.

 

 

 

  



E assim nós encerramos esse episódio especial do Laboratório de Commander, cremosos! Tribais são muito divertidos e costumam ser excelentes opções principalmente para os que não estão na busca de levar o nível da mesa ao extremo com decks competitivos. Eu sempre sugiro para as pessoas mais experientes no Commander que tenham um deck tribal, pois facilita muito a possibilidade de jogar nos mais variados power levels, em diversas mesas.


Segunda-feira vocês verão o spoiler e saberão qual tribo está com mais suporte tribal em Commander Legends. Por enquanto... 


Obrigado por ficarem comigo até aqui!


See ya!

Lucas dos Santos Loterio ( loterio)
Depois de um hiato de oito anos, voltou a jogar Magic em 2014, e foi conquistado pelo Commander. Esboça escritos desde a adolescência e decidiu unir suas paixões trabalhando como redator. Adora criar listas de decks que sabe que nunca vai montar, sua combinação de cores favorita é Orzhov, tem xodó por sua Kaalia e está sempre pronto para um Mesão do Amor.
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 31/10/2020 18:54
Pra quem tem interesse nesse tema, recomendo um vídeo que o Elba (Fazendo Nerdice) postou, semanas atrás. Esse artigo me pareceu inspirado no vídeo, inclusive (apesar de eu não ter localizado essa referência).
(Quote)
- 30/10/2020 15:15

eu mencionei ele como Tritão e não como Goblin, my bad!

(Quote)
- 30/10/2020 14:02
Tem umas coisas erradas... o primeiro goblin com azul por exemplo foil em apocalypse.
(Quote)
- 30/10/2020 13:25
Branco: "Esqueceram de mim 6" HEHE
(Quote)
- 30/10/2020 12:55
certeza que é fungo vermelho
Últimos artigos de Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CVII
Com Thalisse no jogo, Orzhov mostra que ainda está no páreo pela melhor combinação de cores para decks de fichas.
1.406 views
Laboratório de Commander – Ep CVII
Com Thalisse no jogo, Orzhov mostra que ainda está no páreo pela melhor combinação de cores para decks de fichas.
1.406 views
Há 3 horas — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CVI
Uma das Criaturas mais divertidas de Commander Legends traz um tanto de nostalgia para os amantes de uma antiga habilidade: mana burn. Vem conferir no Lab de Commander!
9.187 views
Laboratório de Commander – Ep CVI
Uma das Criaturas mais divertidas de Commander Legends traz um tanto de nostalgia para os amantes de uma antiga habilidade: mana burn. Vem conferir no Lab de Commander!
9.187 views
Há 11 dias — Por Lucas dos Santos Loterio
Preview Exclusivo de Commander Legends
Preview exclusivo de Commander Legends oferecido a LigaMagic pela Wizards of the Coast Brasil. Trazemos SEIS cartas em primeira mão para satisfazer a ânsia dos jogadores po..
9.357 views
Preview Exclusivo de Commander Legends
Preview exclusivo de Commander Legends oferecido a LigaMagic pela Wizards of the Coast Brasil. Trazemos SEIS cartas em primeira mão para satisfazer a ânsia dos jogadores po..
9.357 views
Há 23 dias — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CV
A Mecânica de Grupo tem potencial para se tornar uma pedra no sapato, mesmo no Commander. Mesmo com poucas cartas ainda que se preocupam com ela, ainda é possível fazer um ..
5.379 views
Laboratório de Commander – Ep CV
A Mecânica de Grupo tem potencial para se tornar uma pedra no sapato, mesmo no Commander. Mesmo com poucas cartas ainda que se preocupam com ela, ainda é possível fazer um ..
5.379 views
21/10/2020 10:05 — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CIV
Ashaya é uma general monogreen com uma mecânica nova e única até o momento, tornando seu Commander divertido e surpreendente.
7.162 views
Laboratório de Commander – Ep CIV
Ashaya é uma general monogreen com uma mecânica nova e única até o momento, tornando seu Commander divertido e surpreendente.
7.162 views
01/10/2020 10:05 — Por Lucas dos Santos Loterio