Load or Cast
Hora do Pauper - Iniciando no formato Pauper
Pauper é um bom formato de entrada no MTG. Mas, por onde eu começo?
11/11/2020 10:05 - 4.894 visualizações - 15 comentários
Load or Cast
E aí pessoal, tudo bem? Aqui quem vos escreve é o Heli e hoje venho trazer algumas dicas para quem conheceu o formato agora e ainda não sabe com qual deck jogar, onde participar de eventos e como funciona o Pauper.
 
Bom, nesse período em que eu escrevo para a Ligamagic, abordei vários temas que podem ajudar a explicar com mais detalhes como o formato funciona, pois esse artigo visa dar linhas gerais para quem está começando, diferentemente de boa parte dos artigos já escritos. Entretanto, irei citar vários artigos aqui, para que muitas das ideias e informações não se tornem repetitivas.
 
  
 
O formato surgiu entre amigos no Magic Online (que irei abreviar para MTGO) em 2011 visando utilizar cartas comuns fortes, mas que não eram válidas em outros formatos. Ele foi se popularizando e os jogadores foram migrando para o tabletop (cartas físicas), criando um movimento muito extenso, forçando a WotC a sancioná-lo em 2019. Claro que jogar nessas duas plataformas tem suas diferenças, como algumas que citei nesse artigo (aqui), porém ambas podem te ajudar a entender o formato. Outra questão é sobre a lista de cartas válidas, que eventualmente surgem dúvidas sobre elas, por isso recomendo sempre verificar no Scryfall.
 
Comparando com outros formatos, é necessário um baixo investimento para iniciar, que mesmo não sendo o principal motivador para entrar para o Pauper, é um grande diferencial. Se considerarmos os quinze decks mais jogados do formato de acordo com o Mtgoldfish, todos custam menos de 80 USD/tix (lembrando que tix é a moeda do MTGO e custa 1 USD), o que é relativamente baixo para um formato competitivo. Lembrando que para comprar cartas no MTGO são utilizado os bots, sendo que o mais em conta ainda é o Goatbots. Mas é claro que você não precisa gastar tudo isso, ainda mais que o Real não está valendo muito em relação ao Dólar, sendo assim é possível consultar algumas listas no artigo que escrevi em Abril/20 (aqui), onde temos decks interessantes com valores bem acessíveis.

  
 
Talvez eu esteja sendo precipitado sobre você já montar um deck, então vamos falar um pouco mais sobre o formato em si, para te situar e ajudar com sua decisão. O pauper é um formato relativamente lento, que possui algumas das melhores cartas azuis de todo o MTG, então esteja preparando para enfrentar esse tipo de decks. Já ouviu falar do trio de Urza? Esses três terrenos possuem um arquétipo próprio chamado de Tron, onde ele consegue extrair muito valor de suas jogadas, graças a quantidade de manas disponíveis. 
 
Já que estamos numa pandemia, minhas dicas de onde jogar vão se ater ao online, já que é a forma segura no momento. Se você já escolheu seu deck, o ideal é gastar um tempo nas salas do MTGO, se familiarizando com o deck e principalmente com a plataforma, que é a maior dificuldade que a ser enfrentada. Diferentemente do Magic Arena que é tudo prático, o MTGO é simulador, onde vemos os turnos e etapas, precisando configurar esses detalhes de acordo com sua necessidade. Depois disso, acho válido procurar os campeonatos feitos pela comunidade, que possuem valores mínimos de inscrição e alguns até de graça. Vou deixar a lista com três eventos semanais nesse molde:
 
- As segundas temos o evento da GeekPit. Torneio gratuito com premiação. Mais informações no Discord do campeonato.
 
- As terças temos o PCT (Pauper Classic Tueday), evento da plataforma Gatherling, que abriga torneios de vários outros formatos. Torneio gratuito com premiação. Mais informações no site do campeonato.
 
- Aos sábados temos o TPS (Tropical Pauper Saturday), evento criado pro brasileiros, nos moldes do PCT. Torneio gratuito com premiação. Mais informações no Discord do campeonato.
 
O próximo passo seria começar a competir nas ligas e outros eventos com premiação maiores, mas o nível de exigência sobe bastante, então recomendo que você esteja bem treinado com sua lista e com a plataforma, além de possuir uma infraestrutura adequada para não ter transtornos.
 
Esse artigo te ajudou em como começar no formato? Faltaram informações? Me ajude dizendo que o que você gostaria de saber, para que eu possa direcionar meus artigos para ajudar a comunidade. Esse texto já foi escrito com base em ideias de seus comentários, portanto seja especifico quanto ao que te interessa, pois iremos procurar trazer mais orientações para ajudá-los.
 
Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado das dicas. Um abraço a todos e até mais!
Heli Mateus ( helimateus)
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu o
formato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo host do PauperView e cohost do RakdosCast.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 04/01/2021 12:23
Comecei a jogar o pauper faz 2 semanas pelo MOL, é esta começando a se tornar meu formato preferido.
(Quote)
- 18/11/2020 10:32
Os cards comuns de Commander Legends serão bem aproveitadas no pauper. Além, de cards reprintados vieram bons cards para compor a abrangência do formato.
(Quote)
- 17/11/2020 21:35

Acho que seria uma boa. As comuns dessa nova edição deram o que falar nos últimos dias.

(Quote)
- 17/11/2020 16:21

opa, valeu! estou procurando escrever artigos assim! acredito que ir variando, ajuda a atender um público maior!

(Quote)
- 17/11/2020 16:20

valeu mano, orbigado!

Últimos artigos de Heli Mateus
Hora do Pauper - Será que o inverno está de volta?
Analisando como a temática e mecânicas de Kaldheim podem afetar o formato.
6.348 views
Hora do Pauper - Será que o inverno está de volta?
Analisando como a temática e mecânicas de Kaldheim podem afetar o formato.
6.348 views
Há 6 dias — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Retrospectiva 2020
Venha comigo relembrar os fatos marcantes desse atípico ano de 2020 para o Pauper.
5.140 views
Hora do Pauper - Retrospectiva 2020
Venha comigo relembrar os fatos marcantes desse atípico ano de 2020 para o Pauper.
5.140 views
Há 21 dias — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Temur Ponza
Será que destruir terrenos é uma saída para lidar com o metagame atual?
7.788 views
Hora do Pauper - Temur Ponza
Será que destruir terrenos é uma saída para lidar com o metagame atual?
7.788 views
16/12/2020 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - UB Monarca
Ser midrange é tendência no formato e o UB mostra que ainda sabe fazer isso muito bem.
5.970 views
Hora do Pauper - UB Monarca
Ser midrange é tendência no formato e o UB mostra que ainda sabe fazer isso muito bem.
5.970 views
03/12/2020 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Destaques de Commander Legends
Vejamos o que Commander Legends pode adicionar ao formato, além de polêmicas?
6.826 views
Hora do Pauper - Destaques de Commander Legends
Vejamos o que Commander Legends pode adicionar ao formato, além de polêmicas?
6.826 views
19/11/2020 10:05 — Por Heli Mateus