Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep CVII. Continuando os trabalhos do mês de novembro com mais uma comandante de Commander Legends, hoje Thalisse, Medium Reverente. Essa Clérigo acordou um belo dia em um cemitério, sem memória de sua própria história, mas ouvindo a de todos os espíritos ao seu redor, e decidiu contar as histórias deles para que não fossem esquecidas, como a sua foi.
Se antes Selesnya estava bem à frente no quesito tokens, com a criação de Thalisse, Orzhov agora tem uma general de peso à concorrência, capaz de transformar qualquer token no dobro de tokens.
Para os desavisados, o Laboratório de Commander tem por objetivo criar listas para o Mesão do Amor com um limite de orçamento de R$300,00 levando em consideração o preço das cartas no mínimo da Liga. O deck de hoje, enquanto vos escrevo, está cotado em R$290,37. E se para você o conteúdo de Commander aqui na Ligamagic é pouco, você pode acompanhar mais do Laboratório de Commander nas redes sociais. Além do Instagram (@lab.commander) também temos agora um Canal do Youtube que você pode acessar clicando neste link. Nosso primeiro vídeo lá foi um Unboxing de Commander Legends. Inscreva-se, deixe seu joinha e compartilhe com os amigos.
Agora, vamos à lista do deck.
Thalisse é um Humano Clérigo 3/4 que custa 3WB. Sua habilidade desencadeada faz com que, no início de cada etapa final, você crie X fichas de criatura branca 1/1 do tipo Espírito com voar, sendo X o número de fichas que você criou neste turno. Ou seja, qualquer quantidade de fichas que você tenha criado naquele turno, você cria a mesma quantidade, mas agora de espíritos. E isso vale para todo tipo de fichas, desde criaturas até Tesouros ou as pedras do Toggo, Armeiro Goblin.
É claro que, para multiplicar tokens, primeiro você precisará criar essas tokens, e são duas formas de fazê-las: de montinho e de montão. O primeiro grupo de cartas servem para você conseguir criar fichas ao longo do jogo e também ter um destino para qualquer mana extra que sobrar. Podemos citar Monumento de Oketra, Refugio dos Felidares, Tratante Inclemente e Darien, Rei de Kjeldor como essas cartas que, ao longo do jogo, se ficarem bastante tempo em campo, deverão te proporcionar uma quantidade razoável de fichas, principalmente quando combinadas com sua general.
Na outra ponta, temos as cartas que gerarão um montão, de uma única vez. Proteger os Ermos, Zenite do Sol Branco e Benevolent Offering são três cartas que te proporcionarão essa quantidade maior de fichas, tendo a vantagem de serem Mágicas Instantâneas, o que deixa você com maior possibilidade de aproveitar os recursos e o tempo de jogar a carta. Golpe Marcial é outra carta que te criará muitas fichas, com outro tipo de vantagem: uma remoção global embutida.
Um dos grandes problemas de decks de fichas sem verde costuma ser o poder delas, pois é bem mais difícil deixá-las robustas sem acesso a mágicas como Ultrapassar ou o esplêndido Behemoth Crateropode. No branco os pumps são menores, mas costumam durar mais, pois vêm em forma de permanente, e na lista eu inseri Decreto de Heliode, o emblema de Sorin, Senhor de Innistrad e Virtude Intangivel. Eu gosto bastante também do pump de Prava da Legiao de Aco, apesar dele deixar as fichas mais prontas para bloquear do que para atacar.
Contudo, nem só de pump vive o comandeiro, e nós podemos fazer bom uso das fichas através de sacrifícios, em troca de Vidência (Vidente Visceral, Andarilho das Aflicoes), remoção de bichos (Teysa, Herdeira de Orzhov), mana (Tratante Inclemente) ou mesmo card advantage (Abominacao Sufocante, Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos). Ah, e você pode também usá-las para invocar um bicho bem absurdo de forte, flipando a Abadia de Oestevale em Ormendahl, Principe Profano.
Com essa quantidade de sacrifícios, fazendo com que em muitos casos as fichas sejam mais úteis quando se vão do que quando ficam, inseri diversas cartas no deck que drenam vida dos oponentes sempre que uma criatura entra no campo de batalha ou morre. A ideia é que essas fichas sejam úteis de diversas formas, e tirar proveito delas drenando vida é sempre bem-vindo. Temos o clássico Artista do Sangue e seus parentes Cavaleiro Defunto, Celebrante Cruel e Degolador de Zulaport. E tem mais um jeito de você "combar" esse sacrifício de criaturas, com Carniceiro de Malakir, que deve limpar o campo dos oponentes.
É claro que o deck ainda tem muitas cartas que eu gostaria de citar, mas o básico é esse: crie muitas fichas, faça recurso com elas e dificulte a vida dos oponentes. Você pode vencer drenando vida, batendo ou até mesmo com Refestelar-se na Riqueza, que é uma wincon alternativa mas bastante eficiente, e que também tira proveito da habilidade da Thalisse.
Antes de encerrarmos, vou deixar uma lista de cartas que podem ser inseridas no deck caso você esteja disposto a investir mais dinheiro nele. Impossível começar com algo que não seja Procissao dos Ungidos, que apesar do cu$to, é uma staple necessária para esse deck, junto com Visita Divina, que deixa seu campo bem mais ameaçador. Como todo deck que se utiliza do sacrifício de criaturas para tirar proveito delas, altares se tornam cartas de muita sinergia e necessidade, então Altar de Ashnod, Altar da Demencia e Altar Phyrexiano são ótimas adições à lista.
Elspeth, Campea do Sol é a planeswalker 10/10 aqui, criando três fichas com +1 e ainda se livrando de tudo que é grande demais. Dizimo Sufocante é uma staple em todos os decks com branco, mais ainda nesse, pois cada vez que seus oponentes não pagarem a taxa, além da ficha de tesouro, no final do turno você também criará a mesma quantidade de fichas de Espírito. E vou deixar a sugestão também de Elenda, a Rosa do Crepusculo e Tita do Tumulo, que são duas formas bastante eficazes de produzir mais fichas.
Bom, cremosos, chegamos ao fim do Lab de hoje. Se você quer mais conteúdo, não deixe de conferir nosso Instagram, pois posto conteúdo extra sobre o Laboratório de Commander do dia lá, e também nosso Youtube, que eu prometo atualizar cada vez mais.
Obrigado por ficarem comigo até aqui!
See ya!

