Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep CVIII. Vocês devem estar se perguntando, "Mas, Lotério, como assim? Dois Labs em uma semana só? Que coisa mais maravilhosa e perfeita é essa? Seria esse mais um sinal do Após Calypso?". Não, meu querido, cremoso, esse não é um sinal do fim dos tempos, mas eu explico para vocês. Como Novembro tivemos o lançamento de Commander Legends, e 2020 foi o ano do Commander, o Laboratório de Commander merecia mais espaço na grade da Liga durante esse mês. O deck de hoje é dos Companheiros Akroma, Visao de Ixidor e o queridíssimo Rograkh, Filho de Rohgahh.
Aliás, muito obrigado ao Juliano, redator chefe da Liga, por me permitir esse espaço. E, aliás, se vocês quiserem que o Lab continue tendo mais espaço na grade, é para ele que vocês precisam se dirigir nos comentários aqui. Um simples "Ei, Juliano, coloca mais Laboratório de Commander para gente" já vai ajudar bastante a fortalecer a comunidade!
Para os desavisados, o Laboratório de Commander também está presente no Instagram e no Youtube, você pode acessar clicando nos hiperlinks. Lá temos conteúdo extra, com mais dicas de interações, decks, referências a cultura pop, unboxing... enfim, muito mais possibilidades para vocês!
O Laboratório de Commander aqui na Ligamagic tem como intuito trazer listas para o Mesão do Amor que caibam no bolso, e sejam divertidas, com um orçamento de R$300,00. O deck de hoje, enquanto vos escrevo, está cotado em R$298,96. Vamos para a lista!
Akroma, Visao de Ixidor e Rograkh, Filho de Rohgahh combinam muito bem por vários motivos. O mais óbvio deles é que o Anjo aumenta o poder de criaturas com keywords e o Kobold é cheio delas, mas o segundo e talvez menos óbvio, é que seus custos de mana são bastante díspares, com o Kobold custando 0 e o Anjo custando 5WW. Isso permite tanto que o campo seja preparado para entrada de Akroma, no mid-late game, quanto que Rograkh possa ter caminho para começar a bater desde o early. Esse conjunto traz um bom equilíbrio para a lista.
Apesar do custo do Rograkh chamar bastante atenção, ele ainda é uma criatura de poder igual a zero, o que significa que exige certo esforço para que ele fique amedrontador. Eu escolhi alguns Equipamentos de custo baixo para ajudar o Rograkh a atravessar o começo do jogo com mais facilidade. Espada da Animista é um dos meus favoritos, pois já abre caminho para o ramp através do tempo, acelerando a chegada da Akroma; e também pavimenta a estrada para que, logo mais, Lamina Negra Reforjada possa ser equipada e causar um bom dano. Mascara da Memoria é o equipamento que serve como card advantage, já que Boros precisa bastante dessa vantagem, e Espada da Vinganca dá ao Kobold duas novas habilidades para permiti-lo ser ainda mais pumpado com a habilidade de sua Companheira.
Eu vou aproveitar para falar também sobre a importância de Jorra-Fogo, pelo Golpe Duplo, acelerando o término do jogo, de Malho dos Enclaves Celestes por permitir um pump decente e uma habilidade de esquiva, e também do excelente Forjador de Sol, que permite que você encontre em seu deck cartas para te acelerar o jogo, para lidar com ameaças, ou para te proteger. Com ele você consegue ir atrás de, por exemplo, Amuleto Boros, Distorcao Caotica, Vontade de Akroma ou Desgastar // Rasgar, de acordo com a sua necessidade do momento.
Além de utilizar Equipamentos, também coloquei outras formas de sinergia no campo, como Arquetipo da Agressao e Arquetipo da Coragem, Ira, Angelic Field Marshal, Aurelia, Exemplo da Justica, Esforco Comum, Escaramucadora Angelical e Odric, Marechal Lunarca, todos compartilhando habilidades como forma de deixar seu campo mais homogêneo, evitando que você deposite todas as suas fichas apenas em seus comandantes. Com Kediss, Familiar Igneogarra junto, aliás, você pode deixar a brincadeira bem mais interessante, ele é o tipo de carta que faz com que decks Voltron pareçam mais assustadores.
A estratégia do deck, dessa forma, é deixar tanto a Akroma, mas principalmente o Rograkh, munidos de um bom poder de ataque, capaz de dizimar os oponentes. O bom de ter comandantes Parceiros nesse momento é que cada um deles pode mirar em um oponente, te permitindo que a estratégia Voltron atinja dois oponentes por combate, ao invés de apenas um. E, claro, falando em combate, um extra vem sempre a calhar e eu coloquei aqui Resposta // Ressurgimento, mas você pode encher com mais cartas desse tipo se desejar.
Bom, os leitores mais acostumados com a coluna talvez tenham notado que eu coloquei 34 terrenos nessa lista, ao invés dos costumeiros 35. Eu fiz isso porque esse deck tem uma curva de mana bem baixa, e também porque compensei com MUITOS rocks e ramps. São 8 rocks, Geiser de Mana, Cervo Brunido, Simulacro Solene, Patrulheiros dos Confins e Cartografo Kor, além do Tita de Sol que pode voltar terrenos do cemitério quando necessário.
Antes de encerrarmos, vou deixar algumas dicas de cartas que podem ser inseridas no deck caso você esteja disposto a investir um pouco mais nele. Primeiramente: tutores. Eles são essenciais em estratégias com dificuldade em comprar cartas, como é o caso de grande parte dos decks Boros. Portanto, Tutor Esclarecido, Mistico Litoforjador e Presente do Molda-aco são muito bem-vindos aqui. Vontade de Jeska e Roda do Infortunio são duas cartas lançadas em Commander Legends que trazem bastante valor embutido nelas, ambas custando pouquíssimas manas. Com o Rograkh em campo, por exemplo, é muito fácil tirar todo o valor possível da Vontade vermelha, o que o colocará mais a frente no jogo.
Melhores equipamentos também são adições que você precisará fazer, dependendo do nível do seu playgroup; as espadas clássicas, como Espada de Fogo e Gelo, Espada de Banquete e Fome e ou Espada de Luz e Sombra já possuem cadeiras cativas em decks de equipamentos redondinhos, junto da também excelente Jitte de Umezawa. Por fim, Aurelia, Lider de Guerra tem uma habilidade excepcional por um custo de mana justo, e trará um poder de fogo bastante proveitoso ao deck.
E assim nós encerramos o Laboratório de Commander de hoje, cremosos. Não se esqueçam de nos seguir no Instagram, inscrever-se no canal do Youtube e, claro, entrar em contato sempre que quiserem para comentar, conversar e sugerir.
Obrigado por ficarem comigo até aqui!
See ya!

