Banner LigaMagic
Guia de Pré-Lançamento: Kaldheim
Um guia para te ajudar no Pré-lançamento da nova coleção de Magic: The Gathering
27/01/2021 10:05 - 7.090 visualizações - 9 comentários
 Banner LigaMagic
Saudações WebWalkers! 
 
Como anda a ansiedade com a mais nova coleção, Kaldheim? Eu fiquei bem contente com ela, e estou morrendo de saudades de jogar um pré-lançamento numa loja, mas como ainda estamos nessa situação mundial e as vacinas apenas começaram, podemos aproveitar o Arena e vários streamings de acesso antecipado rolando. E é claro, para ajudar no jogo do selado, também trago meu artigo! Lembrando que a galeria de cards completa pode ser vista neste link e as mecânicas neste link.
 
Neste artigo vou começar discutindo as novas habilidades da coleção, passar por Tribal, Neve, Sagas e sempre dando dicas simples de pequenas interações.
 
● Velocidade do jogo e Profetizar

 
 
Um dos pilares desta coleção é a nova habilidade de Profetizar, um jeito alternativo de conjurar mágicas e que está presente em todas as cores e em artefatos. Ao analisar a proposta da coleção e os cards em geral, podemos perceber que um selado de Kaldheim será, em sua maioria, um jogo médio ou lento, onde as coisas começarão a acontecer a partir do terceiro turno.
 
Claro que há sempre exceções e você pode acabar com um conjunto de cartas super agressivas, e eu vou comentar sobre como construir um deck agressivo nos tópicos seguintes, mas eu estou pontuando o que provavelmente irá acontecer frequentemente nos jogos. E o que ocorre é termos o turno 1 e 2 como preparação, ou seja, sem tantas criaturas ou efeitos impactantes logo de início.
 
Kaldheim nos traz 22 terrenos não básicos que entram virados, só aí já podemos imaginar que o turno 1 será a colocação destes terrenos no campo de batalha, como um Arvoredo Artico ou Caerne de Cranios de Immersturm. Sendo o turno 2 o começo dos profetas, onde teremos ainda um campo tranquilo e oportuno para exilar cards da mão, profetizando-os para turnos futuros. 
 
Importante notar que um card profetizado não pode ser conjurado no mesmo turno em que foi exilado deste modo, por isso eu acredito que esse selado terá muitas situações de preparação. Jogar com Corcel do Cosmos e abusar dessa habilidade permite um jogo bem responsivo, como é a cara do Azul, e alguns cards ganham bônus extras quando são profetizados, como Envenenar o Calice. A grande questão é quando comprarmos um card com Profetizar, se o utilizamos no mesmo turno pelo custo de mana normal, ou o exilamos para mais tarde, avalie a situação de jogo e escolha sabiamente!
 
 
● Vanglória

 
 
Vanglória está presente principalmente nas cores Branco, Preto e Vermelho, e beneficia o ataque. Está é uma habilidade que parece agressiva, porém serve para lhe ajudar a suportar um jogo mais prolongado, e eu vou explicar o porquê: 
 
Supondo que no turno 1 você possa colocar no campo um Guia dos Caidos ou um Manipulador do Crepusculo, no turno seguinte você já teria possibilidades de atacar e ativar a habilidade de Vanglória. Porém isso significaria que não há algo mais relevante de se fazer com 2 manas no turno 2, diminuindo a pressão inicial que os decks mais agressivos costumam fazer (Guia dos Caidos ainda pode encher a mesa sozinho, então ele é um dos pouquíssimos cards desta edição que já trazem tensão desde turnos iniciais). Já numa situação contrária, onde você possa curvar perfeitamente e jogar algo relevante no turno 2, você ficaria sem mana para a habilidade de Vanglória.
 
Se eu conseguisse ter um conjunto de cartas bom o suficiente para me permitir construir algo agressivo no selado de Kaldheim, eu optaria por encaixar cards com Vanglória, porém eu me preocuparia mais em encher o campo conforme minha curva de mana e quantidade de terrenos, do que usar essas habilidades logo de início. E se o jogo acabar se estendendo, eu teria um exército vangloriado e mana sobrando para escolher quais ativar conforme os ataques/bloqueios (lembrando que depois de atacar, eu tenho até o fim do turno para ativar esta habilidade, não precisa ser apenas em combate!).
 
Então esse é o segredo que eu acredito nesta habilidade, jogar com ela, mas sem depender dela! Trate como um bônus e preocupe-se mais com a curva do deck e em colocar pressão na mesa. Use truques de batalha como Asas do Cosmos e Enlouquecer de Furia para atacar sem medo e levar bloqueadores embora, esses são exemplos baratos e que podem ainda deixar fontes de mana para se Vangloriar, ou também profetizar cards, dividindo e economiza os custos e deixando fontes de mana disponíveis.
 
 
● Jogo rápido ou jogo lento?

 
 
Vou aproveitar outra proposta da coleção, os cards dupla face modais, para aprofundar mais nas possibilidades de se fazer um jogo mais rápido ou mais lento. Toralf, Deus da Furia é um combatente e tanto, 4 manas 5/4 atropelar, e assim como os outros deuses de Kaldheim, gosta mais de colocar a mão na massa em relação ao combate, além de trazer seu acessório junto: o Martelo de Toralf.
 
Como escolher entre jogar um ou outro? Resposta, curva de mana e situação do jogo!
 
Assim como citei no tópico sobre Vangloriar, a curva de mana é o que define se seu deck será agressivo ou não, e esta coleção está um tanto quanto traiçoeira nesse quesito, pois nos dá constantes escolhas do que conjurar, como e quando, tudo num mesmo card.
 
Quando for montar seu deck, leve em consideração as múltiplas escolhas do que fazer com cada carta individualmente: Como ela se comportaria em algum turno inicial, como se comportaria em turnos posteriores, como ela interage com o todo, como posso manter pressão para um jogo rápido ou usar outros cards de apoio para segurar e controlar o meu jogo mais lento.
 
Por exemplo, se eu fiz um deck Verde e Vermelho super agressivo, eu optaria por conjurar o Toralf, Deus da Furia o mais cedo possível e manter a pressão de ataque, porém nessa mesma edição eu consigo fazer um deck Verde e Vermelho mais médio-lento, então se eu fiquei preso em alguma situação de bloqueadores, eu posso muito bem usar o Martelo de Toralf constantemente para atingir diretamente os pontos de vida adversário.
 
● Tribos

 
 
Outra temática de Kaldheim são as tribos, por exemplo, os gigantes Azuis e Vermelhos, os anões Brancos e Vermelhos, os anjos e clérigos Pretos e Brancos, enfim... cada par de cores traz um tema e, entre todos, temos o coringa: Morfoloides!
 
Presentes nas cores Azul e Verde, e uma pitada nos Artefatos, os Morfoloides encaixam em quaisquer outras tribos, por possuírem todos os tipos de criaturas. Um Moritte da Geada ganha o bônus de Reunir as Fileiras seja qual for o tipo escolhido por você!

 
 
E eles são ótimos para preencher interações e, novamente, lhe garantir mais possibilidades de escolha. Por exemplo, um Andarilho dos Reinos tendo nomeado elfo, e você conjura a Umbrosabia de Skemfar do topo do grimório para finalizar o jogo ou recuperar pontos de vida, imagine!
 
 
● Neve

 
 
Neve é uma característica espalhada em todas as cores, artefatos e terrenos da coleção, mas que predominam em termos de interação no Azul, Verde e Preto. Para usar o custo de Neve (S), você necessita de uma fonte de mana nevada, geralmente os terrenos de neve. Em Kaldheim há alguns terrenos não básicos de neve e os básicos também, porém você só poderá utilizar, mesmo os básicos, os terrenos que tirar nos boosters.
 
Caso deseje construir em torno deste tema, aposte também em terrenos que produzem mana de outras cores, mas que vieram em seu conjunto de Selado, e claramente leve eles em conta na sua curva e quantidade no deck. Por exemplo, num deck Azul e Verde com várias cartas de Neve e que precisam de mana (S), eu poderia colocar 16 terrenos entre Ilhas, Florestas e não-básicos fonte de (U) ou (G) e +2 de neve aleatórios (uma Montanha e uma Planície), 18 no total, e ainda usar o Espirito de Aldergard para ajudar na correção.
 
Eu acredito que um deck Azul, Verde e Preto de neve possa ficar bem consistente e forte. Ainda mais com cards como Narfi, Rei Traidor e os inúmeros Morfoloides para fortalecer as interações de tribos.
 
● Quase no fim da história

 
 
As Sagas são algo querido e que pelo jeito voltarão recorrentemente nas coleções de Magic. Em Kaldheim há duas Sagas para cada par de cor, e algumas trabalham especificamente com o tema daquele par, como a Invasao dos Gigantes, ou outras são aparentemente mais genéricas, como Aprisionar os Antigos Deuses. Seja o tipo de Saga que tiver, elas são bons caminhos para te ajudar na construção do deck, por serem multicoloridas e especificarem o tema daquele par.
 
Separe as cartas do pacote selado por cor, e veja nas multicoloridas o tema que elas trazem, assim você pode organizar as cartas que possuem sinergias e escolher o que mais lhe agrada e possui consistência. Eventos selados são ótimos para testarmos aquela cor/combinação ou um estilo de jogo que não estamos acostumados, então se você é um alguém que ama verde e branco, mas suas cartas são mais consistentes no azul e verde, explore! O objetivo é se divertir e testar, e nos divertimos mais ainda quando o deck funciona lindamente, além de possíveis resultados incríveis nas partidas!
 
● Conclusão
 
Adaptabilidade! Kaldheim é uma coleção de múltiplas escolhas: Profetizar, dupla face modal, Vangloriar, fonte de Neve, tribos... enfim... muitas possibilidades de interações e escolhas, sendo assim, acredito que o pré-lançamento trará uma variedade boa de decks e partidas diferentes umas das outras.
 
Aposte em criar sinergias diversas, por exemplo, o artefato Efigie Desdenhosa pode ser uma surpresa com o Tita do Doomskar, ou ajudar o Amoque do Ceu Sangrento e outros cards de “segunda mágica” a funcionarem. Some a isso a saga O Massacre do Ceu Sangrento e pronto, já temos uma ótima receita Preta e Vermelha! E o mesmo princípio vale para outras cores e combinações.
 

 

 
 
Por fim, use remoções, truques de combate e crie estratégias para se prevenir contra os cards míticos da coleção (planeswalkers e deuses!). Espalhe e planeje a curva de mana (principalmente pensando em como e quais turnos usar Profetizar), e o mais importante: Divirta-se!
 
 
Até!
Felipe (Atarka)
Felipe Bracco ( Bracco)
Viciado e apaixonado pela mana vermelho, adorador de Goblins, viajante das teorias, curioso e observador! Buscando sempre expandir os limites da minha própria escrita e do que pode ser escrito.
Jogo Magic desde 2000, e hoje estou mergulhado inteiro na comunidade. Sou inclusive administrador do MTG LGBT, grupo de Magic no Facebook visando acolhimento e promoção de eventos relacionados.
Se quiser saber mais sobre, entre em contato!!!
Redes Sociais: Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 31/01/2021 23:18:43

Pois é... Ainda tem a parte dos prêmios... 💔

(Quote)
- 31/01/2021 21:07:32

Hahaha nem me fala em sdds de pré físico. Eu amo demais (além de levar uns prêmios. Rs)

(Quote)
- 31/01/2021 02:32:46
Aeeeeeeeee... Excelente artigo! Pena que não teremos pré release físico... Maior saudade de jogar... Aí ficamos Ráfaga e eu jogando x1 pra matar a vontade... Ahhahhahahhahah...
Abraço!
(Quote)
- 29/01/2021 04:50:25

Obg!!

Fico contente!!

(Quote)
- 28/01/2021 23:02:45
artigo top! parabens me esclareceu muita coisa, agora tenta montar os decks no mtga =D
Últimos artigos de Felipe Bracco
4.998 views
Guia de Selado: Os Fora da Lei de Encruzilhada do Trovão
Curvem bem e preparem remoções!
4.998 views
Há 7 dias — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: Assassinato na Mansão Karlov
Caímos de cabeça em um misterioso crime na cidade de Ravnica!
4.698 views
Guia de Selado: Assassinato na Mansão Karlov
Caímos de cabeça em um misterioso crime na cidade de Ravnica!
4.698 views
01/02/2024 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: As Cavernas Perdidas de Ixalan
Dinos, piratas, explorações subterrâneas e muito mais! Ixalan está de volta cheia de mecânicas e cards incríveis.
6.592 views
Guia de Selado: As Cavernas Perdidas de Ixalan
Dinos, piratas, explorações subterrâneas e muito mais! Ixalan está de volta cheia de mecânicas e cards incríveis.
6.592 views
09/11/2023 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: TERRAS SELVAGENS DE ELDRAINE
Um guia para você chegar com tudo nos eventos de pré lançamento!
9.030 views
Guia de Selado: TERRAS SELVAGENS DE ELDRAINE
Um guia para você chegar com tudo nos eventos de pré lançamento!
9.030 views
01/09/2023 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: O Senhor dos Anéis: Contos da Terra Média
Os eventos de pré lançamento acontecem este final de semana por todo Brasil!
9.017 views
Guia de Selado: O Senhor dos Anéis: Contos da Terra Média
Os eventos de pré lançamento acontecem este final de semana por todo Brasil!
9.017 views
15/06/2023 10:05 — Por Felipe Bracco