Load or Cast
Atualização: Banidas e Restritas - 15/02/2021
Atualização da lista de Banidas e Restritas
15/02/2021 13:00 - 24.899 visualizações - 155 comentários
Load or Cast

Data no anúncio: 15 de fevereiro de 2021.


HISTORIC:


Omnath, Locus da Criacao está BANIDO.
Uro, Tita da Ira da Natureza está BANIDO.


PIONEER:

Balustrade Spy está BANIDO.
Teferi, Time Raveler está BANIDO.
Undercity Informer está BANIDO.
Uro, Titan of Nature's Wrath está BANIDO.
Wilderness Reclamation está BANIDO.

 

MODERN:

Field of the Dead está BANIDO.
Mystic Sanctuary está BANIDO.
Simian Spirit Guide está BANIDO.
Tibalt's Trickery está BANIDO.
Uro, Tita da Ira da Natureza está BANIDO.

 

LEGACY:


Arcum's Astrolabe está BANIDO.
Dreadhorde Arcanist está BANIDO.
Oko, Thief of Crowns está BANIDO.

 

VINTAGE:

Lurrus of the Dream-Den está DESBANIDO.
 

 

Mudança de regra:

Além disso, estamos atualizando as regras de cascata para tratar de interações em formatos mais antigos. Esta regra será implementada no Magic Online na quarta-feira, 17 de fevereiro. A nova regra para cascata é a seguinte:

702.84a. Cascata é uma habilidade desencadeada que funciona apenas enquanto a mágica com cascata está na pilha. "Cascata" significa "Quando você conjura esta mágica, exila os cards do topo de seu grimório até exilar um card que não seja um terreno cujo custo de mana convertido seja menor do que o custo de mana convertido desta mágica. Você pode lançar aquela mágica sem pagar seu custo de mana se o custo de mana convertido é menor que o custo de mana convertido desta mágica. Em seguida, coloque todos os cards exilados desta forma que não foram conjurados no fundo de seu grimório em uma ordem aleatória. "

 

Data de efetivamento do banimento: 15 de fevereiro de 2021
Data de efetivamento da mudança de regra no Magic Online: 17 de fevereiro de 2021

 

Você pode encontrar a lista completa de todas banidas e restritas AQUI.
 

-
 

*MUDANÇAS NOS FORMATOS
 

Ao longo do ano passado, com condições de pandemia resultando em menos torneios de tabletop de alto nível, diminuímos o ritmo de alterações na lista de banidas e restritas em formatos sem rotação. Discussões recentes na comunidade deixaram claro que muitos fãs desses formatos estão interessados ​​em ver mudanças nesses metagames. As mudanças de hoje representam que observamos de perto cada um dos formatos, Historic, Pioneer, Modern, Legacy e Vintage e respondemos aos dados do jogo e aos comentários da comunidade.


- HISTORIC
(escrito por Jay Parker)
 

Os decks construídos em torno de Uro, Titan of Nature's Wrath, são os mais jogados na História e já o são há algum tempo. Enquanto outros decks disputaram essa posição, o domínio constante de Uro, Titan of Nature's Wrath mostra que ele é muito poderoso para o formato. Por causa dos exemplos de como este card foi executado em outros formatos maiores, não sentimos que precisamos suspender o cartd para ver como o formato reage. Para aumentar a diversidade de decks no topo do metagame Histórico, Uro, Titã da Ira da Natureza foi banido do Histórico.


Omnath, Locus da Criacao está atualmente suspenso no Histórico, e nossos dados indicam que a diversidade e o interesse no meta seriam prejudicados pela reintrodução do card agora. Por causa disso, Omnath, Locus of Creation foi movido para banido do Histórico.


- PIONEER
 

Nossa visão para a Pioneer é ser uma coleção dos cards e estratégias mais divertidos, poderosos e icônicos dos formatos padrão recentes. No entanto, há uma linha divisória entre "poderoso e icônico" e "arrogante e sem graça". Nesta atualização, abordamos várias cartas e estratégias que sentimos ultrapassar essa linha e não são representativas da experiência de jogo que gostaríamos que a Pioneer oferecesse.
 

Uro, Tita da Ira da Natureza, tornou-se uma das criaturas mais dominantes no Pioneer e é destaque em vários dos decks mais jogados e vencedores. Em última análise, sentimos que o nível de poder de Uro está fora de linha com outras cartas e estratégias disponíveis no Pioneer. Os dados do jogo indicam, e o feedback da comunidade apóia, que o metagame será mais divertido e diversificado sem Uro.
 

Além disso, estamos aproveitando a oportunidade para banir Teferi, Time Raveler e Wilderness Reclamation do Pioneer como cards que antes eram bem-vindos no Standard. Removendo Teferi, Time Raveler terá o benefício adicional de diminuir o nível de poder dos decks Niv to Light, que estavam entre os arquétipos mais jogados e mais vencedores. Sem Teferi, Time Raveler para mantê-los sob controle, estamos preocupados que a participação do metagame nos decks de Wilderness Reclamation  aumentaria, então estamos optando por antecipar esse resultado.
 

Finalmente, estamos vendo uma taxa de vitórias preocupante e participação no metagame para o Oops! All Spells (que usa Balustrade Spy e Undercity Informer para triturar todo o seu grimório, não tendo cartas que contam como terrenos enquanto no grimório). Dada a dificuldade de interagir com a estratégia, ela não é facilmente controlada por forças naturais do metagame. Não acreditamos que a Pioneer possa se divertir mais com Oops! All Spells. são uma grande parte do metagame. Portanto, estamos optando por banir o Balustrade Spy e o Undercity Informer.


- MODERN
 

Como no Pioneer, Uro, Tita da Ira da Natureza se tornou um acessório dominante em muitos dos decks moderns do topo e opera em um nível de potência que torna difícil para outras estratégias de midrange e control competir. Para abrir espaço no metagame para uma maior variedade de estratégias midrange e outros decks mais lentos para coexistir, estamos optando por banir Uro no Modern também.
 

Junto com Uro, também abordamos dois cards de terreno frequentemente usados ​​por estratégias de ramp e control que sentimos estarem diminuindo a diversidade dos padrões de jogo: Campo dos Mortos e Santuario Mistico. Ambos os terrenos criam estados de jogo repetitivos e não interativos no final do jogo por um custo de construção de deck relativamente baixo. Para promover mais jogabilidade e interação sobre as condições de vitória, estamos optando por removê-los.
 

Simian Spirit Guide é uma carta em que estivemos de olho há algum tempo como um facilitador que acelera os decks combo. À medida que o conjunto de cartas Modern cresceu, também aumentou a capacidade dos decks de montar combinações vencedoras de jogos iniciais a partir da mão, com alguns exemplos recentes incluindo Oops! All Spells, variantes do Charbelcher e algumas versões do recente baralho de Tibalt's Trickery. Para desacelerar essa categoria de decks de combo como um todo e dar aos oponentes mais tempo para configurar jogadas interativas no início do jogo, Simian Spirit Guide foi banido.
 

Finalmente, embora tenha havido muita discussão sobre os novos decks do Tibalt's Trickery em vários formatos, vemos o Modern como o formato em que esses decks são exclusivamente problemáticos por meio da interação de Tibalt's Trickery com cascata. Embora a taxa geral de vitória do baralho não tenha se mostrado problemática, acreditamos que ela contribui para os não jogos que tornam o Modern menos divertido de jogar. Como o objetivo desta atualização é transformar o metagame em um local mais divertido, estamos preocupados que uma presença contínua do metagame dos decks de Tibalt's Trickery funcione contra esse objetivo. Portanto, estamos banindo o Tibalt's Trickery no Modern.

 

- LEGACY
 

Embora o equilíbrio não pareça problemático no Legacy, ouvimos comentários da comunidade de que alguns cards passaram a atrair muito o foco para a construção de deck e jogabilidade.
 

Oko, Thief of Crowns provou ser poderoso em outros formatos, mas com Legacy tendo um nível de poder geral especialmente alto, estávamos esperando para ver se ele ficaria em linha com o poder médio do resto do metagame. Com o tempo, vimos Oko continuar a ser uma presença importante no metagame e um contribuinte para reduzir a diversidade. Com seu enorme conjunto de cartas, Legacy é um formato que deve oferecer uma enorme variedade de opções de construção de deck e recompensar a construção e ajuste de deck inovadores. Por causa de seu poder e flexibilidade, Oko pode fornecer uma resposta fácil até mesmo para defesas e ameaças imprevistas e geralmente homogeneiza os padrões de jogo de uma forma que vai contra o espírito do formato. Portanto, estamos escolhendo banir Oko, Ladrão de Coroas.
 

Arcum's Astrolabe é outra carta que contribuiu para o poder e consistência dos decks Snowko. Tradicionalmente no Legacy, os construtores de deck precisam fazer escolhas sobre ter acesso fácil a muitas cores ou construir uma base de mana que seja resistente a interrupções como Wasteland e Blood Moon. O Arcum's Astrolabe permite que as bases de mana tenham alta flexibilidade de cor e alta resiliência à negação de mana, que é uma parte importante do metagame Legacy. Em última análise, pensamos que uma classe restrita de decks com tal resiliência para um investimento relativamente baixo é uma vantagem que leva a menos diversidade de metagame.
 

Em seguida, Dreadhorde Arcanist provou ser poderoso e definidor de jogo de uma forma que adiciona cartas e estratégias que já estavam entre as mais poderosas, como Temur Delver. Sem Oko, prevemos que as estratégias com Dreadhorde Arcanist se tornariam mais proeminentes. No final das contas, o sentimento da comunidade que ouvimos é que Dreadhorde Arcanist faz a jogabilidade girar em torno dele muito cedo no jogo e que muitos jogos se resumem a se um oponente pode removê-lo imediatamente. Portanto, estamos optando por banir Dreadhorde Arcanist no Legacy.
 

Por fim, discutimos o banimento de Uro, Tita da Ira da Natureza no Legacy, mas sentimos que seu nível de poder está mais alinhado com o nível de poder geral do Legacy (em comparação com Histórico, Pioneiro e Moderno). A barreira é alta para o que os feitiços de três e quatro manas precisam realizar no Legacy, e acreditamos que Uro pode coexistir como uma opção competitiva, mas não dominante. Além disso, as proibições de Oko, Thief of Crowns e Arcum's Astrolabe devem diminuir significativamente a participação do metagame nos decks existentes em que Uro naturalmente se enquadra.


- VINTAGE
 

Logo após o lançamento de Ikoria: Lair of Behemoths, Lurrus of the Dream-Den foi adicionado à lista de banidas do Vintage como a única carta dessa lista apenas devido ao nível de poder (pela única razão de que a restrição não era uma solução significativa, dada a mecânica de companheiro). Naquela época, o benefício do nível de poder de usar Lurrus como um companheiro era muito alto em relação ao custo de construção do deck. No entanto, desde então alteramos a regra do companheiro para exigir investimento de mana adicional, o que é um prêmio no contexto do nível de poder Vintage.
 

Um aspecto fundamental do espírito do Vintage é que gostaríamos que o máximo possível de cartas do Magic estivesse disponível. Então, estamos realizando o experimento de desbanir Lurrus do Dream-Den. Estaremos de olho no que isso faz com o metagame e estamos dispostos a reverter a mudança se necessário, mas acreditamos que Lurrus deveria ter outra chance de provar seu valor sob a nova regra de companheiro.


MUDANÇA DE REGRAS NA CASCATA
(escrito por Magic Rules Manager Jess Dunks)
 

 

Os cards modais dupla-face foram projetados para permitir que ambas as faces sejam jogáveis ​​em todas as situações. Por exemplo, se um efeito permite que você lance feitiços do cemitério, os jogadores esperam poder lançar qualquer uma das faces. O feedback mostrou-nos, no entanto, que em situações em que são mencionados determinados critérios, não é intuitivo poder jogar ou jogar a cara para trás quando não cumpre esses critérios. Essa confusão, além de poder lançar feitiços sem pagar seus custos de mana que você não deveria pagar, torna a cascata um problema.
 

Como resultado, estamos ajustando cascata de modo que o feitiço que você conjurou a habilidade desencadeada também deve ter um custo de mana convertido menor do que o feitiço com cascata.
 

Esta é a nova regra de cascata:
 

702.84a. Cascata é uma habilidade desencadeada que funciona apenas enquanto a mágica com cascata está na pilha. "Cascata" significa "Quando você conjura esta mágica, exila os cards do topo de seu grimório até exilar um card que não seja um terreno cujo custo de mana convertido seja menor do que o custo de mana convertido desta mágica. Você pode lançar aquela mágica sem pagar seu custo de mana o custo de mana convertido é menor que o custo de mana convertido desta mágica. Em seguida, coloque todos os cards exilados desta forma que não foram lançados no fundo de seu grimório em uma ordem aleatória."
 

Por exemplo, se você conjurar Bloodbraid Elf e exilar Valki, God of Lies de seu grimório, poderá conjurar Valki, mas não Tibalt, Impostor Cosmico. Por outro lado, se você exilar Cosima, Deusa da Viagem, poderá conjurar Cosima ou The Omenkeel, já que cada face tem um custo de mana convertido menor do que Bloodbraid Elf.
 

Essa mudança não se limita a cards dupla face. Também muda a maneira como que a cascata funciona com qualquer coisa que tenha um conjunto "dominante" de características, como as cartas de Aventura de Trono de Eldraine. Por exemplo, se Bloodbraid Elf faz com que você exile Fae of Wishes // Granted, você pode lançar Fae of Wishes, mas não pode lançar Granted.
 

Por fim, a interação entre os cards splits e a cascata permanece inalterada; o custo de mana convertido de um card split é o custo total de mana convertido de suas metades. Se você formar uma cascata em um card split com menor custo de mana convertido do que o feitiço com cascata (lembre-se, conte as duas metades), você pode conjurar qualquer uma das metades sem pagar seu custo de mana.

 


fonte

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 21/02/2021 09:59

Isso acontece pq os lindos e lindas que compraram a carta no Spike se recusam a passar pelo preço "real". Aí os lojistas deitam e rolam e os jogadores casuais choram.
Oko é um exemo perfeito disso. A carta não joga em lugar nenhum (vintage no Brasil KKKKKK) e ainda tá beirando os 70 pau, enquanto devia ser distribuída junto com os packs de terreno básico.

(Quote)
- 21/02/2021 09:36

Claro que não. Acabar com o físico onde da lucro também?! Arena é pra atrair geração 2000, que é a galera que com 10 anos de idade já tem celular top (melhor que de um trabalhador assalariado, mas isso é assunto pra outro tema).
Double master, edições VIP, os caras gastam um pouco mais e vende 10x mais caro.
100 dólares em um buster é absurdo, porém vendeu muito.

No dia que as cartas físicas não derem mais dinheiro, aí sim eles fecham, afinal é uma empresa privada.

(Quote)
- 21/02/2021 09:23

Exato.

(Quote)
- 19/02/2021 15:53
Eu mesmo quase montei um Sun and Moon Modern no MTGO durante a quarentena. Como tinha que ficar trancafiado em casa dia sim, dia também, achei que seria uma boa montar um deckzinho Tier 2,5 ~3 pra brincar. Ia gastar aí umas 1000 patacas, se não me falhe a memória.

Ainda bem que não montei. Teria tomado na tarraqueta agora com o ban do mamaco. Se o deck com mamaco era Tier 3, o que seria dele agora? Não seria.
(Quote)
- 19/02/2021 14:45
Eu na minha humilde opinião creio que pelo aumento de jogadores e o "nascimento" de alguns formatos os cards tiveram um aumento considerável, fugindo assim da realidade de muitos jogadores. Com isso mesmo com esse "pequeno" divisor as vezes o cara vai lá monta o deck pela paixão pelo jogo e puff: toma um ban e mata a carta a principal quebrando completamente a estrutura do deck ou até mesmo mudando-o de tier.
Como vc tem o fator especulação+instabilidade por determinadas cartas que podem vir a "quebrar" o formato no competitivo, as pessoas tendem a se afastar do jogo por não sentirem segurança (os que jogam mais competitivamente) e os que jogam para se divertir pelo fator economico (magic sempre foi um hobbie "caro" hj em dia está um hobbie bem caro)
não é nem mimimi pois so jogo magic de cozinha msm rsrsrs mas reparei isso nesses ultimos anos
por exemplo a carta é 5,00 e toma um spike pra 30,00... msm que ela seja uma especulação falsa, dificilmente ela regressaria rapidamente para 5,00 novamente
Últimos artigos de Juliano Gennari
Mecânicas de Innistrad: Voto Carmesim
Confiram as mecânicas da nova coleção
391 views
Mecânicas de Innistrad: Voto Carmesim
Confiram as mecânicas da nova coleção
391 views
Há 1 hora — Por Juliano Gennari
Um vínculo com a vida
Confiram o Teaser do nosso Preview de Innistrad: Voto Carmesim que será revelado amanhã meio-dia.
1.280 views
Um vínculo com a vida
Confiram o Teaser do nosso Preview de Innistrad: Voto Carmesim que será revelado amanhã meio-dia.
1.280 views
Há 4 horas — Por Juliano Gennari
Secret Lair: Extra Life
Detalhes sobre a parceria da Wizards que já doou mais de 3 milhões de dólares para caridade
5.756 views
Secret Lair: Extra Life
Detalhes sobre a parceria da Wizards que já doou mais de 3 milhões de dólares para caridade
5.756 views
Há 8 dias — Por Juliano Gennari
Atualização: Banidas e Restritas - 13/10/2021
Banimentos, suspensões e rebalanceamento no Histórico.
9.986 views
Atualização: Banidas e Restritas - 13/10/2021
Banimentos, suspensões e rebalanceamento no Histórico.
9.986 views
Há 15 dias — Por Juliano Gennari
Resumo: Campeonato Mundial XXVII
Tudo que rolou no Campeonato Mundial de Magic: The Gathering
6.055 views
Resumo: Campeonato Mundial XXVII
Tudo que rolou no Campeonato Mundial de Magic: The Gathering
6.055 views
Há 17 dias — Por Juliano Gennari