Load or Cast
Saiba como desfrutar do formato mais jogado de Magic: The Gathering
Commander, como consumir e praticar?
Há 16 dias - 7.900 visualizações - 12 comentários
Load or Cast

Salve Salve amantes do papelão mágico, tudo bem?


Durante as lives e acompanhando grupos destinados à comunidade, tenho percebido que muitos jogadores, iniciantes e veteranos, procuram meios de jogar à distância e como encontrar conteúdos destinados ao Commander, seja ele Casual(EDH) ou Competitivo(cEDH). Sendo assim, resolvi trazer um artigo tutorial sobre o Spelltable e alguns produtores de conteúdo onde você encontrará o mais variado repertório de informações que possam agregar em conhecimento e diversão dentro do formato.


Praticando o Commander


Iniciamos então com o guia prático sobre o Spelltable, uma plataforma criada por Jogadores e posteriormente adquirida pela Wizards of The Coast que, na minha opinião, foi de suma importância durante a pandemia para que, devido ao distanciamento social, o formato não deixasse de ser praticado e continuasse a sua crescente possibilitando até a transmissão de jogos com ferramentas didáticas e interativas para quem estiver jogando/assistindo. Para poder jogar com suas cartas à distância, você precisará apenas de um computador, acesso à internet e uma Câmera que poderá ser uma webcam ou, caso não tenha, a plataforma dá a opção de utilizar o celular linkando ele ao computador através da sua conta de acesso.

 

 

Para utilizar a plataforma, você precisará acessar o site https://www.spelltable.com/ e selecionar a opção Login, que automaticamente, o levará para tela onde deverá inserir o e-mail e Senha da sua conta wizards, a mesma utilizada no Magic Arena e caso não possua, poderá criar através do link https://www.spelltable.com/signup. Após o acesso, o site encaminhará para um “Lobby” onde você fará toda a configuração do hardware utilizado como câmera e microfone, criação de sala e procura por jogos.

 

 

Configurando


Para fazer a configuração do seu Hardware na plataforma, clique no botão Configure Inputs e selecione a câmera que estiver utilizando e que esteja ligada ao seu computador além do seu dispositivo de voz. Caso você opte por transmitir sua partida de um celular, deverá fazer o Login no Computador e no Celular através da mesma conta e configurar as opções pelo celular, marcando no computador apenas a caixa de texto Use mobile device as webcam. Vale lembrar que alguns aparelhos podem ter um consumo elevado da bateria durante o uso, portanto a bateria deve estar sempre bem carregada para que não ocorra perda da imagem durante a partida.

 

 

Para criar uma sala de jogo, o processo é simples e intuitivo. Basta ir no botão +Create Game onde você irá inserir as informações que serão apresentadas à quem você convidar para o jogo, sendo elas o Nome da sala e a descrição. A parte da descrição julgo de extrema importância caso o objetivo seja jogar fora de seu playgroup, pois poderá inserir algumas regras para que a partida não fique desbalanceada como por exemplo o Power level dos decks, se o jogo é Competitivo ou Casual e outras informações que julgue importante.

 


 

Com a Sala de jogo criada, você será direcionado para uma tela de “preview” do seu setup. Nesta parte poderá ajustar a posição da sua câmera para enquadrar seu playmat e/ou sua área de jogo bem como alterar e/ou conferir os hardwares selecionados nas configurações de input, através da engrenagem no canto inferior direito e para entrar na partida. Após realizar a configuração basta clicar na opção Join now.

 


 

Após entrar na sala de jogo, algumas configurações devem ser ajustadas e informações inseridas para tornar o jogo mais didático e dinâmico. Caso sua câmera esteja invertida, clique nos três pontos ao lado do seu Nickname e selecione a opção Flip Vídeo e o mesmo vale para a imagem dos outros jogadores quando ingressarem na sala.

 


A segunda informação a ser inserida é a de seu comandante e, para isso, clique na opção Add Commander(s) embaixo do seu Nickname e procure pelo(s) seu(s) commandante(s). Essa informação é providencial para o jogo pois a plataforma dará a opções a todos os jogadores para o controle do dano recebido de cada comandante conforme veremos mais para frente.

 

 

A terceira configuração será a da disposição de telas onde poderá ver as 3 mesas que não estiverem jogando menores à esquerda da mesa em que estiver o turno ativo(Disposição 1), ou poderá deixar as 4 mesas à vista(Disposição 2). A disposição será vista dessa forma somente por você, podendo assim cada jogador deixar a que mais lhe agrada.


Disposição 1


Disposição 2


CONVIDANDO JOGADORES


Configuração feita, chegou a hora de convidar os outros 3 jogadores para entrarem na partida! Você pode simplesmente copiar a URL da página através do computador para compartilhar e/ou se estiver fazendo o convite pelo celular, basta clicar na opção Invite Players(“boneco com o símbolo +”) na barra de funções à sua esquerda para copiar o link e enviar.

 

 


JOGANDO


Depois de todos os ajustes e do playgroup formado, vamos às funções disponíveis durante o jogo! A primeira coisa a ser feita é organizar a ordem dos jogadores para saber quem começa e quem encerra a rodada e isso pode ser feito manualmente através da opção Manage Players, ou automaticamente através da opção Randomize Player Ordem.

 

 

A ordem dos jogadores está feita, então chegou a hora de mostrar as funcionalidades da plataforma! Uma habilidade muito comum no mesão é a de Monarca, e como o jogo é à distância, há uma opção de marcar o jogador que detém este título para que não se perca a informação. Para inserir, clique nos 3 pontos próximo ao nickname e selecione a opção Set Monarch que irá inserir no jogador uma coroa indicando que ele detém o Monarca.

 


 


 

Outra função que a plataforma trás e que é de suma importância para as partidas, é a opção de inserir o dano recebido de cada comandante. Caso algum de seus adversários tenha-o atacado e causado dano, clique no nome de seu comandante e irá abrir uma aba com o nome do jogador e seu comandante para que você insira a quantidade de dano recebido, controlando assim até chegar em 21.

 


Os pontos de vida devem ser ajustados por cada jogador no marcador ao lado de seu comandante através do + para adicionar e – para retirar, podendo também utilizar as setas do computador para adicionar e para retirar pontos de vida.
 


O controle de passagem de turno pode ser feito através da seta  que encontra-se na barra de tarefas à esquerda, logo abaixo do símbolo do Spelltable. O jogador que estiver em ação, vai ser marcado com um quadrado laranja envolto de sua imagem e haverá um contador informando há quanto tempo o turno está sendo executado.


Por fim, a plataforma traz uma excelente função de identificação de cards para que você possa consultar, durante o jogo, as mágicas realizadas por seus oponentes. Vale lembrar que uma imagem bem definida fará com que a opção seja melhor executada e mesmo que o software não reconheça o card, à sua direita há uma caixa de pesquisa onde você poderá pesquisar utilizando o nome em inglês.

 

 

Para encerrar e como venho praticando o Commander desde o ínício da pandemia através da plataforma, deixarei algumas observações abaixo que talvez possam ajudar durante a utilização:


- Utilizar o celular como câmera com carga de bateria máxima. 
- O Site pode funcionar melhor em um navegador específico de acordo com a configuração do seu computador, portanto não existem problemas em testar outro caso venha a dar problema.
- A melhor opção de utilizar o celular como câmera é através de softwares como por exemplo Droidcam e conectado via cabo usb ao computador.

 

Consumindo conteúdo de Commander


Neste tópico irei trazer para vocês produtores de conteúdo voltados para nosso tão amado formato em suas mais variadas vertentes, sejam elas deck techs de decks, game plays, podcasts, análise de coleções e etc. Aqui ficará registrado uma apresentação com os projetos e redes sociais, onde você poderá direcionar o seu objetivo de consumo e também conhecer o trabalho de quem tanto faz pela produção de conteúdo.

 

 

Iniciaremos então por quem vos escreve! Me chamo Bruno, mais conhecido como Markovis e produzo conteúdo de Commander voltado para narração de partidas, campeonatos para a comunidade, análise de decks e gameplays durante. O objetivo é abranger jogadores que desejam ingressar no formato e/ou no jogo e também jogadores que já praticam, através de artigos que podem ser vistos mensalmente aqui na Ligamagic além de lives às Segundas, Quartas e Domingos na Twitch.


Projetos Atuais:


Batalha de StensiaCampeonato de EDH com decks de até R$150,00.
EDH Tribal WarCampeonato voltado para combate entre decks tribais.
Twitch: www.twitch.tv/markovis
Youtube: markovis_mtg
Instagram: markovis_mtg
Twitter: @Markovis3
 


 

O Fazendo Nerdice fala bastante sobre a história do Magic, cartas e curiosidades do passado, o que faz com que você sempre veja novas ideias pra Commander. Além disso, todo lançamento de coleção ele dá dica de quais cartas comprar (e quais cartas não comprar) da coleção nova pra dar um talento na sua coleção de Commander! Na Twitch, toda terça feira ele passa a noite analisando decks de apoiadores, seguindo estratégias e limitações impostas pelos mesmos!


Projetos Atuais:


Piores Cartas Boas para Commander – Lista de cartas recém lançadas que são boas, mas pelo preço que custam, existem opções melhores.
Top 10 Cartas Para Commander – Lista de cartas para commander baseadas não no nível de poder da carta, mas sim em quantos decks diferentes ela será útil.
Terça de análise – na Twitch, toda terça feira, das 22:00 às 00:00!
Twitch: www.twitch.tv/fazendo_nerdice
Youtube: http://www.twitch.tv/fazendo_nerdice
Instagram: Instagram.com/fazendo_nerdice
Twitter: @fazendo_nerdice
 

 

Cozinha Offline é um canal voltado totalmente para o Commander casual trazendo ao público análise de coleções, deck tech e unboxing onde atualmente  utiliza apenas a plataforma do Youtube para Lives e divulgação de vídeos.


Projetos Atuais:


PIMP REACTAnálise e React de decks com cartas de valor alto e foil enviados por seguidores.
Youtube: www.youtube.com/c/CozinhaOfflineMTG
Twitch: www.twitch.vt/cozinhaoffline 

 

 

O canal Low commander traz para a comunidade vídeos de Análise de decks e Spoilers através da plataforma do Youtube. O canal é focado no Commander Casual e concentra todo conteúdo no Youtube.

 

Redes:


Youtube: https://www.youtube.com/c/LowCommander
Instagram: lowcommander

 


 

Atog de Toga é um canal de Youtube dedicado a gameplays físicos de Commander, fazendo também deck techs de listas utilizadas pelo canal, e reviews de novas coleções com foco sempre no formato.


Redes:


Youtube: https://www.youtube.com/atogdetoga
Instagram: atogdetoga

 

 

O canal Diário Planinauta produz conteúdo de Commander casual através de Unboxing, Análise e montagem de decks e também o tão amado “mesão” em live.  Além disso, há sempre lives com “Bate-Papo” trazendo assuntos interessantíssimos para o formato com discussões bem pertinentes que agregam muito ao jogador iniciante ou veterano. Para lives de GamePlay vocês podem acompanhar o canal da Twitch e para os mais variados conteúdos do formato, o canal do Youtube.


Redes:


Twitch: www.twitch.tv/diarioplaninauta
Youtube: youtube.com/diarioplaninauta

 


Formatoforfun esta cada vez mais entrando no Commander com o foco sempre no casual! Durante as lives da Twitch são analisados decks dos subs, ajudando a superar dificuldades que eles tenham com seu deck, ou criando um deck para quem gosta de alguma lenda mas não sabe muito bem como estruturar algo em torno dela. No YouTube, o conteúdo é de unboxing, análise dos preconstruídos com vídeos de melhorias, além de deck techs mais gerais.


Redes:


Twitch: www.twitch.tv/formatoforfun
Youtube: youtube.com/formatoforfun

 

FOTO


O canal Estação Magic é voltado aos jogadores de Commander casual que querem se divertir gastando pouco. Pra isso, são feitas deck techs budget (normalmente abaixo dos R$100), listas de cartas boas e baratas, indicações de compras a cada coleção e melhorias para decks pré-construídos! Todo o conteúdo está no YouTube e é produzido por Igor Gulicz e Thiago Nakao.


Redes:


Youtube: https://www.youtube.com/c/EstacaoMagic
Instagram: @estacao.magic
Twitter: @estacaomagic


O cEDH Brasil é um grupo de produtores de conteúdo de Commander, especificamente com uma abordagem mais competitiva (cEDH), sendo pioneiros no Brasil nesse segmento. Estamos presentes nas mais diversas plataformas, realizando live streams na Twitch, produzindo vídeos para o Youtube, artigos na Ligamagic e também temos um podcast, com intuito de fomentar o formato dentre os mais diversos grupos de jogadores.


Redes:


https://linktr.ee/cedhbrasil
https://www.twitch.tv/cedh_brasil
https://anchor.fm/cedhbrasilcast
https://www.youtube.com/channel
 

O Papo_cEDH é um canal criado com o intuito de promover o formato competitivo através de informações de decks, discussões sobre cores e seu potencial, além de muitos outros assuntos que o ajudarão entrar de cabeça no formato que tem crescido cada vez mais. São diversos temas para aprendizagem que você pode acompanhar nas lives na Twitch de Segunda-feira e Quarta-feira à partir das 19:00h. 


Redes:


www.twitch.tv/papo_cEDH

 


MTGnomo é um canal voltado exclusivamente para o Commander abordando gameplays tanto competitivas quanto casuais, deck techs budget e competitivas, unboxing, e futuramente lives.


Twitch: www.twitch.tv/mtgnomo
Youtube: https://www.youtube.com/c/mtgnomo
Instagram: @mtgnomo
Twitter: @CMtgnomo 

 

 

Bill Dungeon é um canal da Twitch que pretende criar e fomentar uma comunidade de jogadores de commander. Com gameplays de Commander abertos aos público semanalmente e lives de teoria sobre o nosso formato favorito todas as terças, Bill tem como missão introduzir o máximo de pessoas para o commander na webcam. 

Redes:

https://www.twitch.tv/billdungeon

O canal Onslaught Commander é focado no formato Commander tendo como objetivo trazer conteúdo que possa ajudar a comunidade na criação de decks budget ou otimizados. Realizam gameplays, top 10 e mais notícias relacionadas com commander com o intuito de criar uma forma de compartilhar, e comunicar a paixão que  os jogadores de Commander têm pelo formato.


Redes:


Youtube: www.youtube.com/channel
Twitter: twitter.com/OnslaughtComma1
Instagram: www.instagram.com/onslaughtcommander
Facebook: www.facebook.com/Onslaught-Commander
Twitch: www.twitch.tv/onslaughtcommander

 

 

O Laboratório de Commander surgiu como uma sessão de artigos da LigaMagic para falar sobre Commander casual de baixo orçamento. Agora o Lab também conta com Instagram e YouTube, além da promessa de começar um podcast em breve. Todo conteúdo é voltado para o Mesão do Amor, visando sempre a interação entre os jogadores e o aprendizado.


Redes:


YouTube: YouTube.com/c/laboratoriocommander
Instagram: lab.commander
 


O Canal Blacker Lótus tem como foco o Commander casual e conta em sua programação com deckteck, unboxing e gameplay com convidados e apoiadores. Vocês podem conferir o conteúdo em lives diárias ou no canal do Youtube com muitas informações ótimas para o formato.


Redes:


www.twitch.tv/blackerlotus
www.youtube.com/blackerlotus
 


 

O Magic Noobz tem como intenção mostrar decks divertidos e diferentes do meta competitivo. Variedade, risadas e jogadas malucas fazem parte desse mundo. Além dos jogos no Arena, iniciou no início de 2021 a série Mesão do Charlão, com diversos convidados de várias comunidades numa mesa de Spelltable descontraída e leve. Os vídeos saem no YouTube e as lives são de segunda à sexta, na Twitch.


Redes:


www.youtube.com/magicnoobz
www.twitch.tv/magicnoobz
www.twitter.com/magicnoobz
www.instagram.com/magicnoobz

 


 

O VengeVinnie faz lives de Commander forfun às segundas e quartas normalmente jogando ou montando decks. Às sextas aparece no twitch.tv/mtgcpodcast pra jogar um Commander também. Quem quiser se divertir com um conteúdo casual de Commander estará no lugar certo!


Redes:


twitch.tv/vengevinnie
twitter.com/vengevinnie
instagram.com/vengevinnie

 


O MTGC é um canal focado totalmente Commander casual. Em sua grade de programação, são realizadas semanalmente lives de gameplay através da twitch e Podcasts com os mais variados conteúdos. Para acompanhar o trabalho acesse as redes:


www.twitch.tv/mtgcpodcast
www.mtgc.com.br


Bom, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado do artigo e desfrutem do tutorial bem como de toda gama de produtores aqui descritos, além de apoiar quem tanto se dedica à trazer os mais variados conteúdos sobre o melhor, sem clubismo é claro, cardgame do mundo!


Nos vemos nos mesões e lives do dia a dia!

Bruno Carneiro Gomes ( Markovis)
Jogador Casual de Magic The Gathering desde a Sétima Edição, apaixonado pelo formato Commander e entusiasta de decks tribais!!!
Redes Sociais: Twitch, Youtube, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 21/02/2021 21:35

O link já expirou, será q poderia enviar de novo para eu conseguir entrar tbm

(Quote)
- 19/02/2021 14:21
Valeu Brunão!
(Quote)
- 19/02/2021 09:51
Artigo maneiro! Eu já seguia alguns canais porém conheci mais um monte, obrigado por compartilhar com a gente!
(Quote)
- 19/02/2021 09:28
Obrigado !!
(Quote)
- 19/02/2021 08:32

Tem um grupo no discord grande: https://discord.gg/3whXGG5T

Últimos artigos de Bruno Carneiro Gomes
8.620 views
O que esperar das edições de 2021 para o Commander?
Tribais, tribais e mais tribais...
8.620 views
01/01/2021 10:05 — Por Bruno Carneiro Gomes
Blim, o Papai Noel do Mesão!!!
Natal se aproxima, época de fraternidade e bons presentes! Ou Talvez não tão bons assim...
13.128 views
Blim, o Papai Noel do Mesão!!!
Natal se aproxima, época de fraternidade e bons presentes! Ou Talvez não tão bons assim...
13.128 views
04/12/2020 10:05 — Por Bruno Carneiro Gomes
11.362 views
Decks Tribais, uma das melhores portas de entrada para o EDH!!!
Tribais como porta de entrada (Piratas)
11.362 views
13/11/2020 10:05 — Por Bruno Carneiro Gomes
Commander não é Magic?
Uma reflexão sobre o formato que conquista multidões
13.790 views
Commander não é Magic?
Uma reflexão sobre o formato que conquista multidões
13.790 views
07/10/2020 10:05 — Por Bruno Carneiro Gomes