Olá! Até mesmo antes da entrada de Forgotten Realms: D&D o Mono Green Aggro já era um baralho que começava a subir no metagame do Standard, aparecendo em alguns torneios e ranqueadas no Magic Arena, mas sem de fato cravar um lugar no topo. Porém, a adição de algumas cartas-chave alavancou o baralho ao nível seguinte, mudando-o da água para o vinho: são elas Classe: Guardiao, Lider de Matilha de Lobisomens e Covil da Hidra.
O encantamento verde se paga simplesmente ao colocar uma criatura 2/2 por um custo justo, mas ao mero investimento de duas manas adicionais é capaz de escalonar dano através do marcador em cada combate, até efetivamente ganhando o jogo sozinho pelos recursos gerados em seu último nível. Dessa forma, pode ser utilizado tanto no começo para curvar, como mantém sua utilidade nos estágios avançados e mantém valor mesmo se for respondido, uma receita propícia para uma carta poderosa e definidora.
De forma similar, Lider de Matilha de Lobisomens complementa bem na capacidade de gerar um efeito bola-de-neve caso não respondida, retém valor mesmo nos estágios mais avançados da partida graças à capacidade de ficar maior com atropelar, e sendo uma criatura 3/3 nos turnos iniciais escapa do onipresente Gigante Esmaga-ossos // Pisar na curva. O Covil da Hidra oferece a redundância no plano de terrenos agressivos para manter a pressão mesmo pós-remoção global, aumentando a densidade de ameaças do Mono Green Aggro.
Quanto ao seu posicionamento no metagame, o Mono Green Aggro leva vantagem em relação aos outros baralhos agressivos pela robustez e resiliência de suas criaturas, com status bem maiores que outras criaturas das mesmas curvas nos outros baralhos, além da consistência de uma base de mana monocolorida que dificilmente zica e permite utilizar tanto Refugio sem Rosto quanto Covil da Hidra.
Seus ponto fracos, entretanto, são a ausência de interações significativas com mágicas importantes do adversário (descartes/anulações/taxar), dependendo somente de sua agressão e velocidade para punir baralhos com remoções globais, Ultimato Emergente e afins, assim como não possuir remoções diretas, somente os efeitos de luta que dependem de possuir alguma criatura no campo de batalha e podem ser punidos com remoções em resposta (Carneirada, Forca Primal, Disputa na Nevasca).
A lista acima é a que venho utilizando no Magic Arena nesses últimos dias, tendo sido uma opção fortemente cogitada para o Arena Open que se passou recentemente. Ela tenta jogar para os pontos fortes do baralho, com uma lista principal bem direcionada para o propósito agressivo, e contando com algumas cartas altamente específicas, mas que fazem o trabalho bem feito em alguns jogos (Adversario de Carvalhandia e Anunciador de Garruk principalmente).
Uma discussão que perpetua bastante as listas de Mono Green Aggro é se vale a pena investir nos terrenos nevados. Utilizá-los permite abraçar Refugio sem Rosto, que é claramente o terreno atacante superior, e também acessar Disputa na Nevasca como opção secundária de luta. Já sem a neve, o único terreno atacante é o Covil da Hidra, mas é possível utilizar-se de Trol Vetusto por não ter terrenos incolores, assim como tornar o baralho mais forte contra Reidane, Deusa dos Dignos.
Mesmo que seja para "apenas" três cartas, elas são impactantes o suficiente para justificar utilizar-se dos terrenos nevados, e em certos metagames com bastante mirror de Mono Green e outros decks com criaturas maiores, pode ser interessante adicionar mais cópias de Disputa na Nevasca, assim como têm listas que ousam um pouquinho mais ao adicionar a terceira cópia de Refugio sem Rosto, assim aumentando a quantidade de cartas que se importam com a neve.
Como é de praxe, compartilharei um breve Guia de Sideboard junto com algumas dicas para pilotar o baralho:
Sultai Ultimatum
-4 Fera Apaixonada // Desejo do Coracao
-3 Tropego do Enxame
-1 Disputa na Nevasca
+4 Anunciador de Garruk
+2 Veu de Pele de Serpente
+2 Garruk, Liberto
Mono Green Aggro (mirror):
-1 Veu de Pele de Serpente
-4 Serpente Litoespiral
-1 Fera das Demandas
+2 Carneirada
+4 Adversario de Carvalhandia
Mono Red:
-3 Tropego do Enxame
-1 Fera das Demandas
+2 Carneirada
+2 Veu de Pele de Serpente
Gx Aventuras:
-1 Fera das Demandas
-4 Serpente Litoespiral
-2 Lodo Necrofago
-1 Tropego do Enxame
+4 Adversario de Carvalhandia
+2 Carneirada
+2 Veu de Pele de Serpente
- Covil da Hidra é um terreno extremamente versátil para a estratégia, podendo ativar para 1/1 habilitando ataques da Fera Apaixonada // Desejo do Coracao e a mutação de Destruidor de Gemas (esse que fica 1/1 no turno que entra mesmo "por cima", mas permanece como um 4/4 "fixo" sem precisar pagar a mana posteriormente);
- Sendo o primeiro a jogar, geralmente compensa mais forçar a Classe: Guardiao nos turnos 2 e 3, para extrair mais valor dos marcadores e aumentar a pressão, enquanto que esse padrão pode ser um pouco lento sendo o segundo a jogar;
- Forca Primal e Veu de Pele de Serpente são os melhores amigos de Lider de Matilha de Lobisomens, habilitando táticas de grupo para comprar cartas mesmo sem haver uma mesa previamente estabelecida. Da mesma forma, Destruidor de Gemas "mutacionando" e Fera das Demandas propiciam efeito similar;
- Atente-se ao número de terrenos nevados em jogo na hora de fazer Disputa na Nevasca, já que se houverem menos de três a criatura não ganhará indestrutível;
- Destruidor de Gemas é uma das estrelas do baralho, acelerando o dano desde o turno três principalmente ao "mutacionar" Serpente Litoespiral e Tropego do Enxame (trocando o poder base 0 por 4 e preservando os marcadores), mas é na sua versatilidade onde realmente brilha. Utilizar o segundo Destruidor de Gemas na mesma criatura faz o efeito acontecer duas vezes, podendo punir alguns baralhos que aumentam a mesa com alguns dos vários artefatos e encantamentos relevantes do formato;
- Lembre-se que Líder de Matilha de Lobisomens (sem ativar a habilidade) e Refúgio sem Rosto não podem ser "mutacionados"!
E quanto a vocês, leitores, o que acham do Mono Green Aggro no Standard? Acreditam que o baralho pode continuar com tudo com as evoluções do metagame? Ou que foi apenas uma boa para as primeiras semanas? Tem alguma carta que gostariam de ver na lista e ficou de fora, mas acham que pode ser encaixada? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!
Remover em velocidade instantânea é mais relevante contra os decks que precisa aumentar a quantidade de lutas: Brasolâmina, Rogues, Winota, por exemplo.
Por que mutação só funciona em criatura não humana. O lobisomem é humano é o terreno é de todos os tipos de criatura.