Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep CXXII, na companhia de um dos antagonistas da história de Innistrad: Caçada à Meia-Noite, Tovolar, Soberano Medonho. O lançamento da coleção acontece em breve e o fim dos spoilers, que talvez tenha decepcionado muita gente, trouxe uma coleção com mais de vinte Lobisomens; sei que muitas pessoas esperavam bem mais lupinos, já que o hype em torno dessa Innistrad parecia dizer que teríamos bem mais deles. O fato é que estamos onde estamos e, pelo menos, um belo general para a tribo nós conseguimos.
Tovolar, Soberano Medonho, pelo que já sabemos, foi líder do bando Mondronen, mas com o retorno de Avacyn, Anjo da Esperanca, o bando perdeu forças e se desfez. Após os acontecimentos de Lua Arcana, com a morte do Arcanjo (Desfazer Angustiado) e o aprisionamento de Emrakul na Lua (Aprisionados na Lua), as criaturas da noite voltaram a ganhar poder no plano. Atualmente Sigarda, Campea da Luz é a líder dos Anjos que não se corromperam e zela pelos humanos, protegendo-os, mas os acontecimentos causaram instabilidade no ciclo de Innistrad, fazendo com que a noite passasse a durar bem mais. Dessa forma, os humanos estão buscando uma tentativa de retomar o ciclo natural, ativando O Celestus no Festival da Colheita, mas Tovolar não quer que isso aconteça e, agora líder de uma matilha ainda maior, vai invadir o Festival para impedi-lo.
Bom, vamos ver como essa história irá se desenrolar. Enquanto isso, quero lembrá-los que o intuito do Laboratório de Commander é trazer listas de decks acessíveis ao bolso do comandeiro médio. Dessa forma, nossas listas têm um limite de R$300,00 levando em consideração o preço das cartas no mínimo da Liga. A lista de hoje, enquanto vos escrevo, está cotada em R$305,12. E para justificar o preço de hoje: algumas cartas da coleção nova estão com preços superfaturados, que devem se estabilizar ao longo do tempo.
Como já disse anteriormente, Tovolar, Soberano Medonho é o que todos os jogadores esperavam de um comandante para a tribo: custo baixo, traz card advantage, permite transformar os Humanos e quando está flipado ainda funciona como um Toca do Lobo de Kessig. Sinceramente, não poderia ser melhor! O Tovolar é tudo que o Ulrich da Krallenhorde nunca foi (um minuto de silêncio).
Aliás, é necessário fazer um parêntese aqui para falar sobre as mecânicas de Transformar. Os Lobisomens dos dois primeiros blocos de Innistrad transformavam conforme um jogador não conjurasse mágicas em seu turno e ao conjurar duas ou mais. Os de Innistrad continuam na mesma linha, afinal a mecânica de Diurno/Noturno funciona exatamente desta forma. Porém, os Lobisomens com Diurno/Noturno estão atrelados ao Dia/Noite do jogo, não podendo se transformar de nenhuma outra maneira. Se for Dia, todos os Lobisomens de Innistrad: Caçada à Meia-Noite estarão em suas formas Diurnas; se for noite, todos estarão em suas formas Noturnas; e isso não muda mesmo se você conjurar uma Neblina Lunar ou uma Lua Crescente dando alvo em um deles.
A mecânica foi pensada para que todos os Lobisomens com Diurno/Noturno estejam sincronizados. Você pode conferir a referência desta informação neste link, no site oficial da Wizards. Da mesma forma, é importante ressaltar que Nascer da Lua Antinatural, que faz ficar noite imediatamente, vai, como consequência, transformar todos os Lobisomens Diurno para sua forma Noturno, mas não vai interferir nos que não têm a mecânica. E justamente dessa diferença é que nasce a forma de escrever a habilidade do Tovolar: torna-se noite, transformando os Lobisomens com Diurno/Noturno, e em seguida te permite transformar qualquer número de Humanos Lobisomens que você controla, transformando os antigos, que não têm a habilidade. Conforme você jogar com o deck, vai ficar bastante intuitivo, então não se prenda a isso neste momento, pode parecer mais complicado que na verdade é. Vamos em frente.
Os Lobisomens do deck são verdes e vermelhos, e você sabe que há um limite para o que as cores podem entregar em termos de compartilhamento de habilidades, então tenha em mente que, apesar do deck ser bem legal e a tribo ser divertida, pode ser que você se decepcione em alguns momentos por falta de uma proteção adequada ou de reutilização de recursos. De qualquer forma, como cada criatura são duas, você tem mais de uma possibilidade de aproveitamento de cada uma. Os destaques da tribo ficam por conta de Terror do Passo de Kruin, Esquartejadora Tempestuosa, Quebrador de Pescocos, Alcateia do Sangue Selvagem e do excelente Senhor de Ulvenwald.
Outra verdadeira estrela do deck é Lobo Obstinado, que não deixa os Lobisomens transformarem de volta em sua versão Humano. Esta é uma carta excelente para você manter a soberania dos Lupinos em sua versão mais forte, que se dá à noite. E, de acordo com o Matt Tabak, que é um funcionário da Wizards bastante ativo no Twitter, os Lobisomens com Diurno/Noturno também ficarão impedidos de se transformar caso Lobo Obstinado esteja em campo. Essa, aparentemente, é a única forma dos novos Lobisomens manterem a forma Noturna quando for Dia.
Eu não poderia deixar de colocar no deck uma Arlinn, a nossa planeswalker Lobisomem, mas as melhores versões dela, infelizmente, ultrapassam nosso orçamento para o deck. Contudo, ainda temos Arlinn, Voz da Alcateia, que apesar das seis manas necessárias para conjurá-la, tanto faz bichinhos quanto aumenta o poder deles. Nada mal para uma carta incomum. Já que não tínhamos melhores Arlinn, coloquei no deck Vivien, Campea da Natureza, que vai nos permitir conjurar criaturas com Lampejo, evitando ao máximo virar Dia durante nosso turno, e o saudoso Domri, Anarquista de Nicol Bolas, que impedirá nossos bichinhos de serem anulados.
Entrando na onda de Innistrad, eu também me preparei para montar um deck de Lobisomens. Este, contudo, será meu 18º deck, e eu não queria um deck absurdo, só quero um tribal de Lobinhos para brincar com meus amigos, então fiz uma lista pra mim também, que vou compartilhar com vocês abaixo, como dicas do que podem modificar também. Como eu aproveitei para pegar Ulrich da Krallenhorde, Mestre de Caca da Derrubada, Prefeito de Avabruck e a própria Arlinn Kord antes do spike, todos estão no meu deck, mas se você for atrás de algum deles agora que os preços subiram, sugiro focar em Prefeito de Avabruck, que é realmente bom, e depois ir atrás da nova Arlinn, a Esperanca da Matilha.
Se você gosta do conteúdo do Laboratório de Commander, tem muito mais lá no Instagram, é só clicar aqui ou procurar por @lab.commander. Eu já estou bastante animado pelas cartas novas para terminar o deck e explorar a mecânica de Diurno/Noturno. E você, já decidiu com o que vai jogar em Innistrad?
Depois de um hiato de oito anos, voltou a jogar Magic em 2014, e foi conquistado pelo Commander. Esboça escritos desde a adolescência e decidiu unir suas paixões trabalhando como redator. Adora criar listas de decks que sabe que nunca vai montar, sua combinação de cores favorita é Orzhov, tem xodó por sua Kaalia e está sempre pronto para um Mesão do Amor.
Montei um commander dele no MOL no dia 17 e passei o fds testando ele, o deck roda bem com o Tovolar, tenho dois pontos principais que quero mencionar aqui.. um é o que todo mundo sabe!! "proteger as criaturas", principalmente o Tovolar, pois é nitido que o deck não roda sem ele.. outro ponto é Ramp vou até mudar minha lista do liga pois o tovolar faz vc comprar muita carta (muita carta mesmo) se tudo estiver correndo bem, 3 draws no mínimo e muitas vezes faltava mana para conjurar e acaba que eu tinha que descartas cartas boas.
posta a sua lista depois aki manuh
https://www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=2757790Essa é a lista que vai funcionar melhor no mesão que eu jogo!! tenho bastante proteção para criaturas e ramps
Demorou mas chegou!!https://www.ligamagic.com.br/?view=colecao/colecao&id=100396&orderBy=12&modoExibicao=2&pgA=90&pgB=130&pgC=1132.79&pgD=1822.52&pgE=2798.67&pgF=236.62&pgG=558.50&pgH=738.70&page=1
Top haha
[quote=Kfour9=quote][quote=J0HN_HS=quote][quote=Kfour9=quote][quote=J0HN_HS=quote]Montei um commander dele no MOL no dia 17 e passei o fds testando ele, o deck roda bem com o Tovolar, tenho dois pontos principais que quero mencionar aqui.. um é o que todo mundo sabe!! "proteger as criaturas", principalmente o Tovolar, pois é nitido que o deck não roda sem ele.. outro ponto é Ramp vou até mudar minha lista do liga pois o tovolar faz vc comprar muita carta (muita carta mesmo) se tudo estiver correndo bem, 3 draws no mínimo e muitas vezes faltava mana para conjurar e acaba que eu tinha que descartas cartas boas.[/quote]posta a sua lista depois aki manuh[/quote]https://www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=2757790Essa é a lista que vai funcionar melhor no mesão que eu jogo!! tenho bastante proteção para criaturas e ramps [/quote]Demorou mas chegou!!https://www.ligamagic.com.br/?view=colecao/colecao&id=100396&orderBy=12&modoExibicao=2&pgA=90&pgB=130&pgC=1132.79&pgD=1822.52&pgE=2798.67&pgF=236.62&pgG=558.50&pgH=738.70&page=1[/quote]Top haha
Montei um commander dele no MOL no dia 17 e passei o fds testando ele, o deck roda bem com o Tovolar, tenho dois pontos principais que quero mencionar aqui.. um é o que todo mundo sabe!! "proteger as criaturas", principalmente o Tovolar, pois é nitido que o deck não roda sem ele.. outro ponto é Ramp vou até mudar minha lista do liga pois o tovolar faz vc comprar muita carta (muita carta mesmo) se tudo estiver correndo bem, 3 draws no mínimo e muitas vezes faltava mana para conjurar e acaba que eu tinha que descartas cartas boas.
posta a sua lista depois aki manuh
https://www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=2757790Essa é a lista que vai funcionar melhor no mesão que eu jogo!! tenho bastante proteção para criaturas e ramps
[quote=J0HN_HS=quote][quote=Kfour9=quote][quote=J0HN_HS=quote]Montei um commander dele no MOL no dia 17 e passei o fds testando ele, o deck roda bem com o Tovolar, tenho dois pontos principais que quero mencionar aqui.. um é o que todo mundo sabe!! "proteger as criaturas", principalmente o Tovolar, pois é nitido que o deck não roda sem ele.. outro ponto é Ramp vou até mudar minha lista do liga pois o tovolar faz vc comprar muita carta (muita carta mesmo) se tudo estiver correndo bem, 3 draws no mínimo e muitas vezes faltava mana para conjurar e acaba que eu tinha que descartas cartas boas.[/quote]posta a sua lista depois aki manuh[/quote]https://www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=2757790Essa é a lista que vai funcionar melhor no mesão que eu jogo!! tenho bastante proteção para criaturas e ramps [/quote]Demorou mas chegou!!https://www.ligamagic.com.br/?view=colecao/colecao&id=100396&orderBy=12&modoExibicao=2&pgA=90&pgB=130&pgC=1132.79&pgD=1822.52&pgE=2798.67&pgF=236.62&pgG=558.50&pgH=738.70&page=1
Montei um commander dele no MOL no dia 17 e passei o fds testando ele, o deck roda bem com o Tovolar, tenho dois pontos principais que quero mencionar aqui.. um é o que todo mundo sabe!! "proteger as criaturas", principalmente o Tovolar, pois é nitido que o deck não roda sem ele.. outro ponto é Ramp vou até mudar minha lista do liga pois o tovolar faz vc comprar muita carta (muita carta mesmo) se tudo estiver correndo bem, 3 draws no mínimo e muitas vezes faltava mana para conjurar e acaba que eu tinha que descartas cartas boas.
posta a sua lista depois aki manuh
https://www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=2757790Essa é a lista que vai funcionar melhor no mesão que eu jogo!! tenho bastante proteção para criaturas e ramps
ficou top manuh, o meu eu ja fechei se der tempo eu posto tbm
[quote=J0HN_HS=quote][quote=Kfour9=quote][quote=J0HN_HS=quote]Montei um commander dele no MOL no dia 17 e passei o fds testando ele, o deck roda bem com o Tovolar, tenho dois pontos principais que quero mencionar aqui.. um é o que todo mundo sabe!! "proteger as criaturas", principalmente o Tovolar, pois é nitido que o deck não roda sem ele.. outro ponto é Ramp vou até mudar minha lista do liga pois o tovolar faz vc comprar muita carta (muita carta mesmo) se tudo estiver correndo bem, 3 draws no mínimo e muitas vezes faltava mana para conjurar e acaba que eu tinha que descartas cartas boas.[/quote]posta a sua lista depois aki manuh[/quote]https://www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=2757790Essa é a lista que vai funcionar melhor no mesão que eu jogo!! tenho bastante proteção para criaturas e ramps [/quote]ficou top manuh, o meu eu ja fechei se der tempo eu posto tbm
Montei um commander dele no MOL no dia 17 e passei o fds testando ele, o deck roda bem com o Tovolar, tenho dois pontos principais que quero mencionar aqui.. um é o que todo mundo sabe!! "proteger as criaturas", principalmente o Tovolar, pois é nitido que o deck não roda sem ele.. outro ponto é Ramp vou até mudar minha lista do liga pois o tovolar faz vc comprar muita carta (muita carta mesmo) se tudo estiver correndo bem, 3 draws no mínimo e muitas vezes faltava mana para conjurar e acaba que eu tinha que descartas cartas boas.
posta a sua lista depois aki manuh
https://www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=2757790 Essa é a lista que vai funcionar melhor no mesão que eu jogo!! tenho bastante proteção para criaturas e ramps
[quote=Kfour9=quote][quote=J0HN_HS=quote]Montei um commander dele no MOL no dia 17 e passei o fds testando ele, o deck roda bem com o Tovolar, tenho dois pontos principais que quero mencionar aqui.. um é o que todo mundo sabe!! "proteger as criaturas", principalmente o Tovolar, pois é nitido que o deck não roda sem ele.. outro ponto é Ramp vou até mudar minha lista do liga pois o tovolar faz vc comprar muita carta (muita carta mesmo) se tudo estiver correndo bem, 3 draws no mínimo e muitas vezes faltava mana para conjurar e acaba que eu tinha que descartas cartas boas.[/quote]posta a sua lista depois aki manuh[/quote]https://www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=2757790Essa é a lista que vai funcionar melhor no mesão que eu jogo!! tenho bastante proteção para criaturas e ramps