Load or Cast
Guia de Draft: Innistrad: Caçada à Meia-Noite
Escrito por Danilo Ramos Modesto com a colaboração de Juliano Gennari
01/10/2021 10:05 - 15.818 visualizações - 10 comentários
Load or Cast

Bom dia, 

 

Hoje (01/10), irá lançar o Draft Rápido de Innistrad: Caçada à Meia-Noite no MTG Arena e como de costume trazemos para vocês o Guia de Draft da coleção.

 

Esperamos que este guia possa ajudar vocês no "farm" das novas cartas. Como sempre costumamos dizer: a melhor maneira de conseguir as cartas no MTGArena, sem ter que investir dinheiro, é draftando! Vou deixar a seguir para vocês outros Guias de Draft que temos publicados aqui no site:

 
Guia de Draft: Adventures in the Forgotten Realms
Guia de Draft: Strixhaven
Guia de Draft: Kaldheim
Guia de Draft: Renascer de Zendikar
Guia de Draft: Core Set 2021
Guia de Draft: Ikoria: Terra de Colossos

 

Innistrad: Caçada à Meia-Noite trouxe quatro habilidades novas (Decomposto, Perturbar, Conventículo e Diurno/Noturno) e uma bem antiga (Recapitular) que está dando as caras novamente. Apesar de existirem outras habilidades presentes na edição (como Salvaguarda por exemplo), estas 5 formam a base inteira de Innistrad.

 

Vamos começar por Decomposto! Uma criatura com esta habilidade não pode bloquear. Quando ela atacar, sacrifique-a no final do combate. Muitas cartas na edição colocam fichas de criatura Zumbi preta 2/2 com decomposto e isto basicamente compõe uma porção importantíssima do Draft da edição. Se formos fazer uma análise rasa da habilidade pode parecer que a ficha só serve para dar 1 ataque e pronto, mas na prática o que acontece é imensamente maior do que isso. A melhor maneira de abusar dessa habilidade é dar uma finalidade as fichas de criatura e poder gerar algum tipo de vantagem com isso ao invés de simplesmente atacar e perder a ficha. Cartas como Zumbi da Despensa, Domadora de Skaabs e Zumbi de Cerco são ótimas criaturas para que se possa utilizar as fichas antes de encontrar o ataque que levará estas ao sacrifício. Outras maneira de usar as fichas de Zumbi com Decomposto é sacrificando-as para pagar custos adicionais ou para ativar habilidades, como no caso de Comido Vivo e Despertador Extatico

 

A partir do momento que você consiga dar uma finalidade maior para as fichas, além de só atacar, é que elas realmente vão mostrar todo seu potencial no Draft. Isso não significa que você não pode adotar uma postura agressiva em algumas situações e forçar dano com as fichas, só é importante entender que é justamente a versatilidade das fichas que as tornam tão boas no formato. 

 

Além dessas finalidades práticas, temos também a pressão psicológica (que existe sim!) que uma grande quantidade de fichas causam. É extremamente desconfortável jogar um jogo onde o outro lado da mesa está completamente cheio de fichas, já que nestas situações é necessário fazer contas a todo instante e a procurar linhas de jogo pontuais para não morrer do nada ou se encontrar em situação irreversível. Muitas vezes só o fato de ter algumas dessas fichas na mesa faz com que o outro lado fique desencorajado a atacar e deixe criaturas para bloquear e absorver uma parte do dano. Ou seja: mesmo sem a ficha poder bloquear, ela pode salvar alguns preciosos pontos de vida em situações que se definam em uma race. Mais adiante vamos entender perfeitamente como funciona um arquétipo que tem como base estas fichas e assim a compreensão da habilidade vai aumentar. 

 

Agora vamos falar da habilidade de Pertubar. Uma criatura com esta habilidade pode ser jogada do cemitério, pelo seu custo de pertubar, com uma face diferente de sua original. A habilidade por si só já é muito boa, uma vez que trata na prática de um conceito muito importante no limitado: a vantagem de carta. Se você consegue usar a face original da criatura para trocar em outra criatura ou remoção e depois de joga-lá do cemitério consegue trocar por outra criatura, então já conseguimos o famoso 2 pra 1. Trocando uma carta por duas várias vezes durante o jogo é possível gerar vantagem o suficiente para ganhar de baralhos melhores do que o nosso, já que em algum momento podemos simplesmente ter mais criaturas que o oponente. 

 

Mas a habilidade de Perturbar vai MUITO além disso. A edição trouxe diversas maneiras de colocar estas criaturas no cemitério sem ter que passar pelo campo de batalha antes. Cartas como Vasculhador de Naufragios, Colecionador de Orgaos e até Carruagem Fantasma conseguem fazer este trabalho diretamente, enquanto geram algum tipo de vantagem. 

 

Outra coisa muito importante acerca desta habilidade é que TODAS as criaturas com pertubar também possuem a habilidade de Voar quando são jogadas do cemitério. Como a maioria de vocês já deve saber Evasão é muito importante no Draft, permitindo que você cause dano diretamente no oponente em situações onde o campo de batalha está congestionado no "chão". Em situações de race a evasão também é muito importante, já que na prática você pode simplesmente jogar algumas criaturas sua na frente das maiores criaturas que estão de atacando e nem sempre o oponente também tem essa possibilidade. Mais a frente faremos uma análise completa de um arquétipo baseada nessa habilidade. 

 

Conventículo será a próxima habilidade analisada. Basicamente se você controlar pelo menos 3 criaturas com poderes diferentes umas das outras você consegue melhorar suas cartas. A habilidade vai desde dar evasão para criaturas (como é o caso de Bruxa do Bosque das Velas), passando por aumentar o corpo das mesmas (Guardias Cervo da Aurora e Ritual da Esperanca), até gerar vantagem de carta (Poder dos Costumes Antigos). O ideal é abusar dessa habilidade em baralhos agressivos, fazendo com você consiga conectar a maior quantidade de dano e o mais cedo possível. 

 

O único problema que Conventículo traz é que você pode ser muito punido se falhar em conseguir reunir os 3 poderes diferentes ou se seu oponente conseguir remover uma criatura no momento correto, impedindo que você possa colher os frutos da habilidade. Novamente: mais adiante veremos um arquétipo completamente voltado para essa habilidade e conseguiremos fazer uma análise mais profunda. 

 

Diurno/Noturno pode soar familiar para quem jogou na época de Huntmaster of the Fells, mas é extremamente importante saber que são habilidades diferentes! Primeiramente porque existe, agora, estados do jogo definidos como Dia/Noite. Por exemplo: criaturas com a habilidade Noturno já entram em jogo "flipadas" se estiver de noite. Isso tem um impacto muito grande na preparação de alguns turnos específicos dentro do jogo. Outra diferença gigantesca é que o Dia e a Noite só são alterados com as mágicas jogadas ou não pelo Jogador Ativo (dono do turno). Ou seja: se você está jogando o seu turno durante o Dia e você quer que fique de noite, então você tem toda tranquilidade do mundo de saber que se você não jogar nenhuma mágica a Noite vai surgir ainda que seu oponente jogue alguma mágica no seu turno. Da mesma maneira é importante entender que se for Noite no turno do oponente e você quiser que ela se mantenha para o seu turno, não há nenhum problema em jogar duas ou mais mágicas durante o turno do oponente, uma vez que você não é o Jogador Ativo e não tem controle sobre isso durante o turno que não seja o seu. 

 

Por último, mas não menos importante, vamos dar um Flashback na habilidade de Recapitular (me perdoem, eu precisava fazer isso). Para os mais antigos no jogo certamente Recapitular traz o sentimento de nostalgia e saudades. É uma habilidade que marcou época em vários momentos diferentes do jogo e que mais uma vez temos o prazer em utilizar. Para os mais novos no jogo foi fazer uma breve introdução de como funciona a habilidade e o que faz com que ela seja tão boa. Uma carta com tal habilidade pode ser conjurada do cemitério por seu custo de Recapitular e, em seguida, removendo-a de jogo. Aqui é possível explorar o tema de Vantagem de Cartas novamente, assim como em Perturbar. Se você consegue matar uma criatura do seu oponente no começo do jogo com Fogo Sagrado e mais adiante, pagando seu custo de Recapitular, outra criatura do oponente, então conseguimos gerar uma vantagem. 

 

Outra possibilidade é quando conseguimos fazer com que uma carta com Recapitular vá para o cemitério sem que tenhamos que conjurar da mão antes. Um exemplo de como isso funciona bem na prática é com Fazendeira Excentrica, que muitas vezes pode entrar em jogo triturando do topo uma carta com Recapitular e, depois de devolvermos um terreno pra mão, ainda podemos conjurar uma outra mágica do cemitério. Entendemos, então, que esse tipo de carta funciona muito bem em baralhos que triturem cartas do topo ou que possam descartas cartas da mão (Revelacao Eletrica) e mandar cartas para o cemitério sem ter que efetivamente conjurar tais cartas.

 

Antes de analisarmos os arquétipos, vamos entender um pouco como o formato, de fato, funciona. Isso será muito importante a título de contextualização para melhor entendimento dos baralhos e da importância que as mêcanicas têm em cada um destes. 

 

O Draft de Innistrad: Caçada à Meia-Noite exige que ambos os jogadores comecem a se mexer desde muito cedo. Isto não significa que ambos os jogadores têm a obrigação de agredir ou de propor jogo, mas que pelo menos busquem desenvolvimento rápido ou reajam às primeiras ameaças do outro lado da mesa. As maneiras mais eficazes de fazer isso geralmente ficam entre colocar criaturas de custo 2 e 3 na mesa ou jogar remoções de custo baixo, como Emboscada a Meia-noite de Olivia ou Pira Catartica. É extremamente importante que não se fique pra trás tão rápido no jogo, uma vez que isso pode ser fatal para o resultado final. Na maioria das vezes ficar pra trás nesse início não necessariamente vai significar que o jogo vai acabar rápido, mas sim que você pode acabar passando todo tempo tentando sobreviver reagindo tardiamente e falhar nessa missão.

 

O formato é muito sobre TEMPO! Cartas como Vinganca dos Afogados e Onda de Geist têm o potencial de fazer estragos gigantescos em algumas situações justamente pelo Tempo de vantagem que essas cartas conseguem gerar. Jogadas que necessitam de muitas manas para serem efetivas também podem ser punidas com extrema facilidade no formato, já que os counters (Dissipar, Acionar o Interruptor) são jogáveis no formato. Se o seu turno precisava de 5 ou 6 manas para ser realmente efetivo, existe a possibilidade de cartas de 2 ou 3 manas quebarem completamente sua estratégia. 

 

Na prática isso influencia diretamente até na tomada de decisões de quando usar cartas como Duelo pelo Dominio e Tiro Certeiro. Quanto mais margem você abrir parar ser punido por bounces (efeito que devolve permanente pra mão) ou anulações, mais tempo você vai passar tentando se recuperar destes estragos. O formato acaba beneficiando muito os jogadores que escolhem corretamente em volta de quais cartas jogar e pune muito os jogadores mais negligentes e impacientes.

 

Em algumas situações basta uma trick de combate jogada na hora errada pro jogo ruir completamente. Como já dito anteriormente, não necessariamente o jogo vai acabar em poucos turnos depois do fato, mas pode abrir um caminho quase sem volta, que os próximo turnos podem ser apenas formalidade para cumprir tabela, uma vez que o resultado do jogo pode ter sido definido. 

 

Com isso eu mente os meus principais conselhos para abordar diretamente o plano de jogo são:

 

1° - Tente evitar o máximo que puder ser punido por jogadas de Tempo, como bounces, remoções e até anulações. Evite turnos que só serão bons quando tudo der certo de o outro lado está com várias manas disponíveis e várias cartas na mão. 

 

2° - Tente criar situações que você coloque o outro lado em posições onde possa ser punido por jogadas de Tempo vindas de você. Por exemplo: usar bloqueios duplo de maneira a provocar uma trick de combate por parte do oponente é uma ótimo maneira de punir com uma remoção ou bounce bem encaixado. 

 

Estes conselhos servem para qualquer formato limitado, mas, especialmente em Innistrad, a punição é MUITO maior que o normal. Certamente, depois de ler este guia, assim que acontecer situações que vocês identifiquem as punições vão se lembrar desses conselhos. 

 

Agora é a hora de finalmente entedermos os arquétipos da edição e identificar suas principais estratégias e cartas específicas. As listas apresentadas a seguir são meramente exemplos de como o arquétipo analisado deveria ser, usando apenas as principais cartas comuns e incomuns de cada estratégia, já que na maioria das vezes não teremos as melhores raras a dispocição, né?

 

Nada melhor do que começar diretamente com o Dimir Zumbis, considerado por muitos como o melhor arquétipo da coleção, mas que tem ficado cada vez mais disputado durante os drafts e explorados durante os jogos.

UB Zombies
10596 visualizações
30/09/2021
R$ 6,92
R$ 17,08
R$ 48,24
10596 visualizações
30/09/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (15)
1  Despertador Extático 0,10
1  Zumbi da Despensa 0,14
1  Domadora de Skaabs  0,14
1  Skaab das Lâminas Suturadas  0,25
2  Zumbi de Cerco  0,14
2  Abominação Aquilina  0,12
1  Oportunista Mórbida  0,24
1  Zumbi Manco  0,14
2  Colecionador de Órgãos  0,14
2  Horda do Cemitério do Terror  0,14
1  Sabujo do Pavor   0,20
Mágicas (8)
1  Comido Vivo 0,18
1  Rastejar do Porão 0,14
1  Alarmar  0,14
1  Defenestrar  0,14
1  Garras Infernais  3,59
1  Trapaça  0,20
1  Acionar o Interruptor  0,11
1  Vingança dos Afogados  0,13
Terrenos (17)
8  Ilha0,00
9  Pântano0,00
40 cards total

A estratégia do baralho é bem clara e bem fácil de ser colocada em prática. A ideia é buscar desenvolvimento com cartas que acrescentem fichas de Zumbi com decomposto a sua mesa. Abominacao Aquilina e Horda do Cemiterio do Terror fazem isso da melhor maneira possível. A medida que você vai desenvolvendo, passando um pouco de dano e colecionando fichas de criatura, é muito interessante que dê utilidade a estas fichas antes que elas encontrem seu fim no ataque.

 

Como dito anteriormente Zumbi de Cerco e Domadora de Skaabs fazem isso de maneira muito efetiva. Esta última, inclusive, é uma das melhores incomuns de toda edição, já que dificulta o ataque E o bloqueio, simultaneamente, apenas usando as fichas como ferramenta. Muito importante lembrar que além de manter as fichas em jogo pra dar uma finalidade para as mesmas, Comido Vivo e Despertador Extatico também se beneficiam da presença destas fichas em jogo para converter a presença delas em sacrifício. 

 

Além de toda estratégia por meio das fichas com Decomposto, o Dimir Zumbis também explora MUITO bem as jogadas que dão margem para ser punidas por jogadas de Tempo, já que tem acesso as cores com Anulações, retorno de permanente para mão e remoções. É extremamente comum este deck abrir uma mão curvada, punir uma jogada específica do oponente e depois disso apenas fazer a manutenção da vitória, acrescentando um pouco de vantagem em cada um dos turnos até a conversão dessas vantagens em, de fato, uma vitória. Este fato, algumas vezes, faz o baralho até parecer um deck muito agressivo, já que você consegue identificar desde os primeiros turnos qual o caminho da vitória, mesmo que essa vitória possa levar vários turnos para acontecer de verdade. Entender, também, como se comportar quando estiver jogando COM e CONTRA esse baralho pode te garantir muitas vitórias no Draft, já que é de longe o baralho mais popular entre os jogadores. 

 

Agora vamos entender um pouco do Azorius Perturbar:


UW Disturb
10577 visualizações
30/09/2021
R$ 15,45
R$ 30,62
R$ 65,25
10577 visualizações
30/09/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (15)
1  Capelão das Esmolas 0,20
1  Veterano Lunarca 0,15
1  Mendigo Adorado  0,20
1  Náufrago Ganancioso  0,20
2  Pescador do Anzol  0,10
3  Vasculhadores de Naufrágios  0,14
1  Zelador de Cemitério Devotado  0,20
1  Arquivista Sobrecarregado  0,16
2  Patrulha Tumular  0,14
1  Errante do Vendaval  0,09
1  Carruagem Fantasma   0,10
Mágicas (6)
1  Considerar 4,00
1  Esperança Evanescente 0,35
1  Cura pela Fé  8,09
1  Onda de Geist  0,14
1  Dissipar   0,14
1  Vingança dos Afogados  0,13
Encantamentos (2)
1  Poleiro Agourento  0,20
1  Tempo Extra  0,20
Terrenos (17)
10  Ilha0,00
7  Planície0,00
40 cards total

Assim como o Dimir Zumbis este baralho também tem a possibilidade de fazer jogadas de Tempo. Na prática é justamente a cor Azul que permite isso ao deck, com as mesmas cartas de bounces principalmente. Com o passar dos dias eu confesso que este se tornou o meu arquétipo favorito da coleção. Ele tem acesso as mesmas cartas azuis que permitem que o Dimir Zumbis puna os oponentes por jogadas erradas, mas consegue construir presença de mesa mais efetiva, com criaturas que podem (e vão) bloquear desde cedo. Vasculhador de Naufragios, Pescador do Anzol e Patrulha Tumular são criaturas que incomodam baralhos mais agressivos, justamente porque conseguem bloquear bem nos primeiros turnos. A habilidade de Pertubar ainda entrega uma resiliência única ao baralho, já que você pode jogar um pouco mais solto sabendo que, futuramente, poderá conjurar suas criaturas do cemitério novamente. 

 

Outra característica muito particular do Azorius é que ele se comporta muito bem em situações de corrida de vida, já que conta com diversas criaturas com evasão e acaba, na prática, bloqueando muito bem, já que suas criaturas podem retornar depois de trocar em outra criatura na primeira vez que foi conjurada. Aqui também é possível conseguir algumas cartas incomuns tarde durante o draft, já que funcionariam bem particularmente aqui, como Cura pela Fe, Poleiro Agourento e Zelador de Cemiterio Devotado

 

Acredito que, hoje, o que me faz gostar mais de Azorius do que de Dimir neste draft é que tenho a impressão que a maioria das pessoas já entram no draft querendo montar Dimir, enquanto o Azorius acaba sobrando um pouco mais. Nós já chegamos, inclusive, num ponto onde as pessoas estão forçando algumas estratégias mais agressivas com o intuito de agressivar o Dimir desde muito cedo e nessa linha o Azorius se defende muito bem pelos motivos já apresentados e justificados anteriormente. 

 

E por falar em estratégias viáveis para agressivar e punir o Dimir e outros baralhos que tentam fazer jogadas de Tempo, temos a ascensão cada vez maior do Selesnya Conventículo:

GW Coven
10608 visualizações
30/09/2021
R$ 3,96
R$ 10,86
R$ 37,13
10608 visualizações
30/09/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (16)
2  Trupe Contorcionista  0,20
3  Bruxa do Bosque das Velas  0,13
1  Lavradora Ambiciosa  0,30
3  Sentinela do Festival da Colheita  0,14
1  Guardiã da Aurora de Gavony   0,37
2  Guardiãs Cervo da Aurora   0,15
1  Mentora Cervo da Aurora  0,19
2  Prateiro de Gavony  0,10
1  Treinador de Duelismo  0,18
Mágicas (7)
1  Coragem Campestre 0,14
2  Duelo pelo Domínio  0,14
1  Poder dos Costumes Antigos  0,14
1  Ritual da Esperança  0,20
1  Tiro Certeiro  0,05
1  Defender o Celestus   0,20
Encantamentos (1)
1  Tempo Extra  0,20
Terrenos (16)
8  Floresta0,00
8  Planície0,00
40 cards total

A principal ideia aqui é acrescentar várias criaturas na mesa, desde muito cedo e de preferência com possível evasão, para dificultar a vida dos decks que não bloqueiam tão bem. Como dito anteriormente, Sentinela do Festival da Colheita e Bruxa do Bosque das Velas são criaturas fundamentais para essa estratégia, já que com o auxílio de algum drop 1, como Armadilheiro de Gavony ou Lobo Rosnador, é possível que o ataque do 3° turno já seja com a habilidade de Conventículo alcançada. É como se já existisse um metagame no formato e esse arquétipo fosse uma resposta viável contra o mais popular (Dimir).

 

Outro motivo que faz com que o Selesnya Conventículo seja especialmente bom contra os decks que buscam punir baralhos gananciosos, é que aqui dificilmente você vai precisar jogar uma trick de combate ou um Duelo pelo Dominio antes de seu oponente se mover. Geralmente você usa esse tipo de carta justamente pra reagir a alguma ação do oponente e não o contrário. 

 

Ainda dentro das opções mais agressivas que o formato possui, vamos entender um pouco do Boros Aggro:

RW Aggro
10568 visualizações
30/09/2021
R$ 4,40
R$ 13,29
R$ 45,74
10568 visualizações
30/09/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (15)
1  Ferroadora Voldaren 0,14
1  Astrônomo Obsessivo  0,20
1  Bruxa do Bosque das Velas  0,13
1  Comando Cátaro  0,15
1  Devastador de Lambholt  0,14
2  Estraga-festival  0,14
2  Amazona da Aurora   0,20
1  Guardiã da Aurora de Gavony   0,37
1  Pintora das Runas Mágicas  0,20
1  Capitão do Grupo de Busca  0,14
2  Prateiro de Gavony  0,10
1  Treinador de Duelismo  0,18
Mágicas (9)
2  Coragem Campestre 0,14
1  Frenesi Lunar  0,20
1  Abandonar o Posto  0,12
1  Chama da Fé  0,14
1  Fogo Sagrado  0,37
1  Pira Catártica  0,48
1  Laceração do Raivoso Lunar  0,14
1  Queimar os Amaldiçoados  0,14
Terrenos (16)
8  Montanha0,00
8  Planície0,00
40 cards total

Como o próprio nome já diz, além das raízes que essa combinação tem, a ideia aqui é ser o mais agressivo possível a todo instante. Basicamente o baralho se comporta como qualquer outra estratégia agressiva, desenvolvendo os primeiros turnos a medida que vão passando dano no oponente. Apesar de não ter tanta evasão em suas criaturas, o arquétipo faz com que a vida de quem esteja bloqueando seja sempre muito complicada. 

 

Além dos burns que o vermelho proporciona para tirar bloqueadores da frente (Laceracao do Raivoso Lunar, Queimar os Amaldicoados, Pira Catartica), existem outras maneiras viáveis para que suas criaturas não sejam bloqueadas. Seja aumentando o poder delas (Coragem Campestre, Prateiro de Gavony, Frenesi Lunar), até de fato impedindo que criaturas possam bloquear em combate (Devastador de Lambholt e Abandonar o Posto)

 

Eu acredito que o Boros seja uma opção menos efetiva do que o Selesnya para punir os baralhos que jogam reativamente, mas ainda sim uma opção decente. Diferente do Selesnya, eventualmente o Boros pode precisar conjurar mágicas antes de atacar e, então, ter algumas pequenas janelas onde o mesmo pode ser punido.

 

Agora vamos a outro "queridinho" da comunidade: Orzhov Sacrifício.

BW Sacrifice
10637 visualizações
30/09/2021
R$ 4,34
R$ 11,90
R$ 38,80
10637 visualizações
30/09/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (18)
1  Despertador Extático 0,10
1  Veterano Lunarca 0,15
1  Estrangulador Vingativo  0,21
1  Mendigo Adorado  0,20
1  Ocultista Novata  0,14
2  Pega-carne  0,40
2  Turba Incontrolável  0,06
1  Oportunista Mórbida  0,24
1  Patrulha Tumular  0,14
1  Sobrevivente Enlutada  0,25
1  Cátaros da Trombeta  0,14
2  Vanguardeiro de Odric  0,15
1  Behemoth do Morkrut  0,14
1  Horda do Cemitério do Terror  0,14
1  Sabujo do Pavor   0,20
Mágicas (4)
2  Comido Vivo 0,18
1  Defenestrar  0,14
1  Rito do Oblívio  0,37
Encantamentos (1)
1  Tempo Extra  0,20
Terrenos (17)
8  Pântano0,00
9  Planície0,00
40 cards total

Orzhov também é um baralho que as pessoas têm gostado muito de draftar em Innistrad. E não é difícil entender o por quê. Este arquétipo é baseado em muitas cartas comuns de fácil acesso, como Turba Incontrolavel, Comido Vivo e Ocultista Novata. Além disso, com exceção da Oportunista Morbida e Sabujo do Pavor (que são incomuns disputadas) Pega-carneRito do Oblivio e Vanguardeiro de Odric são incomuns que podem aparecer tarde no Draft e você pode acabar conseguindo mais de 1 cópia de alguma dessas. Criaturas com Perturbar também são boas por aqui, já que a ideia é utilizar criaturas em forma de sacrifício para ganhar vantagens com isso, seja aumentando o poder das criaturas ou pagando custos adicionas e/ou alternativos para algumas mágicas. 

 

Seguindo adiante temos o famoso Rakdos Vampiros:


BR Vamps
10663 visualizações
30/09/2021
R$ 8,09
R$ 18,46
R$ 51,23
10663 visualizações
30/09/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (15)
2  Ferroadora Voldaren 0,14
2  Perfuradora Falkenrath  0,14
2  Socialite Vampira  0,64
2  Vampiro Intruso  0,05
1  Emboscador Voldaren  0,20
2  Fora da Lei Arrogante  0,14
1  Ladra de Sangue de Stromkirk  0,24
2  Encantadora de Morcegos  0,14
1  Forrageadores Famintos  0,14
Mágicas (9)
1  Arrasar a Efígie 0,13
1  Defenestrar  0,14
1  Garras Infernais  3,59
1  Querendo Mais  0,46
1  Vitalidade Roubada  0,14
2  Arrebatamento da Neófita  0,14
1  Cavaleiro do Pavor Montado  0,13
1  Queimar os Amaldiçoados  0,14
Terrenos (16)
8  Montanha0,00
8  Pântano0,00
40 cards total

Os Vampiros são certamente uma das tribos mais famosas do Magic. E é justamente por esse motivo que eu não drafto Rakdos Vamps com frequência nessa coleação. Este arquétipo é muito dependente de algumas incomuns: Socialite Vampira, Emboscador VoldarenLadra de Sangue de Stromkirk e Querendo Mais são cartas que melhoram MUITO o baralho. O problema é que se você estiver draftando este arquétipo e outra pessoa estiver fazendo o mesmo, é possível que ambas terminarão o draft com um baralho mediano. E o problema é que isso acaba acontecendo mais vezes do que se deveria, justamente pela popularidade da tribo. Algumas pessoas enxergam no draft, acima da competitividade e aumento da coleção, uma forma única de diversão. E o que mais divertido do que draftar sua tribo favorita? 

 

Em contrapartida, se você identificar que o arquétipo está aberto e que pode ser que nenhuma outra pessoa esteja draftando-o, é uma grande oportunidade para se jogar de cabeça e monopolizar todas as incomuns premiuns do arquétipo e, quem sabe, uma ou outra rara também!

 

E por falar em tribos famosas, não podemos esquecer a que dá a cara de Innistrad: Caçada à Meia-Noite

RG Lobisomens
10609 visualizações
30/09/2021
R$ 3,95
R$ 13,61
R$ 42,30
10609 visualizações
30/09/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (15)
1  Lobo Rosnador 0,14
1  Devastador de Lambholt  0,14
1  Libertadora Forasteira  0,20
2  Naturalista de Kessig  0,45
1  Admiradora de Pássaros  0,13
1  Domador de Sabujos  0,20
1  Infiltrador do Festival da Colheita  0,10
2  Lobo Saltador  0,10
1  Bandida Presalâmina  0,14
2  Rufiã da Taverna  0,10
1  Carregador Incansável  0,14
1  Quebradora Corpulenta   0,20
Mágicas (7)
1  Frenesi Lunar  0,20
1  Abandonar o Posto  0,12
1  Duelo pelo Domínio  0,14
1  Nascer da Lua Antinatural  0,37
1  Laceração do Raivoso Lunar  0,14
1  Tiro Certeiro  0,05
1  Queimar os Amaldiçoados  0,14
Artefatos (1)
1  Virote de Prata 0,10
Terrenos (17)
9  Floresta0,00
8  Montanha0,00
40 cards total

Gruul Lobisomens era, provavelmente, o arquétipo mais hypado para o começo dos Drafts de Innistrad. Todo mundo queria draftar Lobisomens no começo da coleção e tentar abusar do Dia e da Noite. Todos estavam ansiosos para sentir como era manipular esses fatores e passar os jogos flipando suas criaturas. Infelizmente acabou sendo uma decepção. Não me entendam errado, eu não quero dizer que é um arquétipo injogável. Mas, de fato, é muito menos do que se esperava. Pra ser sincero é o arquétipo que eu menos gosto e não indicaria para as pessoas tentar draftar isto a menos que abram alguma bomba do tipo Arlinn, a Esperanca da Matilha, Tovolar, Soberano Medonho, Buscadora de Tempestades Temeraria ou alguma coisa nesse estilo. O maior problema do baralho é que ele sofre MUITO por algumas vezes deixar de jogar mágicas em seu turno para que se possa transformar suas criaturas.

 

Como já analisamos antes, alguns baralhos conseguem punir facilmente com jogadas de Tempo. Imagina você passar um turno sem fazer nada para que seus 2 ou 3 lobisomens se transformem. Nesse sentido, imagine ainda que seu oponente devolva um para sua mão no fim de seu turno e remova o outro antes de atacar. Trites, né? Indo além, imagine que ao invés de fazer isso seu oponente "apenas" jogue duas mágicas em seu próprio turno e que todo seu esforço para que o dia se tornasse noite tenha sido em vão. Mais triste ainda! 

 

Em resumo: quase todos os outros arquétipos do formato consegue punir o Gruul Lobisomens no momento em que este decida passar o turno para que suas criaturas se transformem. Por isso a importância de usar cartas como Lobo Saltador e Virote de Prata. Não são cartas fantásticas, mas fazem com que você seja menos punido quando decidir passar o turno sem jogar mágicas, já que de alguma forma suas manas poderiam ser usadas no turno do oponente. 

 

Neste sentido, ainda, Nascer da Lua Antinatural também ajuda muito para que você controle de maneira mais efetiva o Dia e Noite dentro do jogo, garantindo pelo menos 2 turnos que suas criaturas entraram no seu ataque transformadas e, consequentemente, melhores do que suas faces originais. 

 

Vamos sair um pouco do tema de criaturas e falar um pouco sobre mágicas instantânea e feitiços agora?

UR Spells
10582 visualizações
30/09/2021
R$ 7,70
R$ 22,67
R$ 56,63
10582 visualizações
30/09/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (9)
1  Canalizadora da Chama  0,40
2  Estraga-festival  0,14
2  Termoalquimista  0,10
1  Pintora das Runas Mágicas  0,20
1  Elementalista Ardente  0,15
1  Sábia do Firmamento  0,14
1  Skreelix da Tempestade   0,18
Mágicas (14)
1  Considerar 4,00
1  Frenesi Lunar  0,20
1  Olhar do Outro Mundo 0,14
1  Segredos da Chave 0,14
1  Infusão Arcana  0,14
1  Onda de Geist  0,14
1  Pira Catártica  0,48
1  Arrebatamento da Neófita  0,14
2  Laceração do Raivoso Lunar  0,14
1  Revelação Elétrica  0,14
1  Abafamento Malicioso   0,05
1  Vingança dos Afogados  0,13
1  Apreender a Tempestade  0,17
Terrenos (17)
8  Ilha0,00
9  Montanha0,00
40 cards total

O Izzet Mágicas é um arquétipo para quem não faz questão de tanta agressividade, apesar de às vezes conseguir ganhar jogos muito rápidos. O arquétipo tenta desenvolver uma estratégia onde é relevante você conjurar várias mágicas instantânea e feitiços no mesmo turno. Cartas como Estraga-festival, Termoalquimista e Skreelix da Tempestade se beneficiam muito de turnos onde você consegue jogar várias cartas. Isso se torna possível muitas vezes por cartas de custo baixo (Considerar, Segredos da Chave, Infusao Arcana) e no late game abusando da habilidade de Recapitular para que o gás do baralho não se esgote. Revelacao Eletrica e até Olhar do Outro Mundo ajudam muito para que você mantenha a qualidade de compra a medida que também consiga desencadear as habilidades quando joga uma instantânea/feitiço. 

 

Já que começamos a falar sobre utilizar o cemitério com recurso, deixei os dois arquétipos que mais abusam disso para o final.

UG GraveMatters
10568 visualizações
30/09/2021
R$ 7,80
R$ 19,19
R$ 52,10
10568 visualizações
30/09/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (10)
1  Broto Necrocapelo 0,42
2  Pescador do Anzol  0,10
1  Trepadeira Raizespiral  0,40
3  Fazendeira Excêntrica  0,14
2  Colecionador de Órgãos  0,14
1  Carruagem Fantasma   0,10
Mágicas (9)
1  Considerar 4,00
1  Segredos da Chave 0,14
1  Bênção do Espinho Invernal  0,10
1  Dissipar   0,14
1  Revitalização da Dríade  0,19
2  Avistamento da Fera Sombria  0,14
2  Ascensão das Formigas   0,20
Encantamentos (4)
2  Trancado no Cemitério  0,14
2  Poleiro Agourento  0,20
Terrenos (17)
8  Floresta0,00
8  Ilha0,00
1  Terras em Desenvolvimento0,05
40 cards total

Começando com o Simic Cemitério já podemos entender a importância de cartas como Fazendeira Excentrica e Colecionador de Orgaos. Enquanto o segundo está desde o começo da edição sendo disputado nos Drafts, a primeira ainda é bastante negligenciada e ignorada. E isso é excelente para quem consegue identificar este fato com rapidez. A Fazendeira faz tudo que você quer em drop 3: entrega uma resistência adequada para bloquear cedo, garante que você vai jogar terrenos nos próximos turnos e ainda alimentar seu cemitério enquanto tritura cartas do topo.

 

Como o arquétipo é muito baseado em cartas com Recapitular como Ascensao das Formigas e Avistamento da Fera Sombria e até com algumas criaturas com Perturbar como Pescador do Anzol, o efeito de triturar cartas deixa de ser uma desvatangem para se tornar, efetivamente, uma vantagem. Algumas pessoas demoraram muito pra entender isso e outras não entenderam até hoje. Dificilmente um baralho consegue bater de frente com esse Simic no quesito Vantagem de Cartas, fazendo com que a melhor maneira de se ganhar desse baralho seja propondo muito jogo e agredindo desde cedo.

 

E é justamente por isso que o Simic precisa se preocupar muito com a sua curva de mana, frequentemente usando muitas criaturas de custo 2 apenas para tentar frear um pouco a agressividade do outro lado. Vasculhadores de Naufragios e até Libertadora Forasteira ou Lobo Pestilento podem completar sua curva na intenção de realizar trocas no começo do jogo e depois buscar gerar vantagens de cartas. Lembre-se que seu baralho já gera uma quantidade enorme de vantagem de cartas e, com isso em mente, tente evitar linhas muito gananciosas dentro do jogo, já que naturalmente as vantagens irão aparecer.

 

Encerraremos a análise dos arquétipos com mais um deck baseado em cemitério:


BG GraveMatters
10611 visualizações
30/09/2021
R$ 7,72
R$ 19,25
R$ 52,74
10611 visualizações
30/09/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (13)
1  Broto Necrocapelo 0,42
1  Despertador Extático 0,10
1  Libertadora Forasteira  0,20
1  Ocultista Novata  0,14
3  Fazendeira Excêntrica  0,14
1  Oportunista Mórbida  0,24
1  Zumbi Manco  0,14
1  Carniçal Pardo   0,20
2  Horda do Cemitério do Terror  0,14
1  Sabujo do Pavor   0,20
Mágicas (10)
1  Comido Vivo 0,18
1  Defenestrar  0,14
1  Emboscada à Meia-noite de Olívia  0,14
1  Garras Infernais  3,59
1  Revitalização da Dríade  0,19
2  Avistamento da Fera Sombria  0,14
1  Renascimento do Cemitério do Terror   0,41
2  Ascensão das Formigas   0,20
Terrenos (17)
8  Floresta0,00
8  Pântano0,00
1  Terras em Desenvolvimento0,05
40 cards total

 

Na prática o Golgari Cemitério é um baralho que se comporta de forma parecida com o Simic, tendo exatamente a mesma base do Verde e tentando agregar remoções do preto. O deck acaba gerando menos vantagem do que o Simic, mas tem mais facilidade em lidar com criaturas do que o mesmo, justamente pelas remoções comuns que o preto te proporciona (Comido Vivo, Emboscada a Meia-noite de Olivia e Defenestrar). 

 

Broto Necrocapelo é uma criatura incrível em ambos baralhos, uma vez que além de sua facilidade para se transformar, ainda existe a possibilidade de ficar crescendo todos os turnos enquanto ainda controla o cemitério do oponente. Renascimento do Cemiterio do Terror e Carnical Pardo são excelentes incomuns que costumam sobrar e que agregam muito ao baralho.

 

Terminando a análise de cada arquétipo, encerraremos o artigo com algo que vocês adoram: Top 5 cartas de cada raridade. É importante deixar claro que aqui, eventualmente, pode ser que alguma preferência pessoal ganhe espaço na lista, mas prometo tentar me manter o mais imparcial possível.

 

Top 5 Comuns:

Colecionador de Orgaos

Vasculhadores de Naufragios

Horda do Cemiterio do Terror

Vinganca dos Afogados

Comido Vivo / Emboscada a Meia-noite de Olivia

 

Top 5 Incomuns:

 

Domadora de Skaabs

Oportunista Morbida

Garras Infernais

Tempo Extra

Ascensao das Formigas

(Menção Honrosa: Frenesi Lunar)


Top 5 Raras:

 

Mestre da Caca de Tovolar

Liesa, Arcanjo Esquecido

Cataro Brutal

Clandestina Suspeita

Dennick, Aprendiz Pio

 

Top 5 Míticas:
 

Wrenn e Sete

Arlinn, a Esperanca da Matilha

Adversario Primal

O Massacre do Gancho de Carne

Suturador de Bonecos

-

 

Chegamos ao final de mais um Guia de Draft, espero que vocês tenham curtido e que possa ajudar vocês a melhorar o seu farm da coleção. 

 

Até a próxima!

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Danilo Ramos Modesto ( Kaies)
Conhecido por muitos como o "Artista do Limited" Danilo sempre teve um desempenho impressionante em torneios nesse formato e espera compartilhar um pouco de seu conhecimento.
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 04/10/2021 21:03
Boa R10 do limitado! Obrigado pelo artigo.
(Quote)
- 03/10/2021 19:21
Excelente artigo! Muito obrigado Kaies!
(Quote)
- 03/10/2021 00:06
Sensacional como sempre. "Drafteiro" nato, explicação técnica igualmente nas lives ( que não perco uma ) e com playlist de qualidade. Sempre uma ajuda e tanto pra comunidade :D
Sucesso maninho =D
(Quote)
- 02/10/2021 18:26

O ponto alto do artigo eh dar as dicas que realmente funcionam. Então precisam fazer um trabalho de campo.

E agora que o draft entrou com preço mais barato. E vai ser muito útil por meses :)

Valeu Kaies

(Quote)
- 02/10/2021 16:29
Parbéns Kaieis. E pra quem escreveu que o artigo chegou tarde, era só ter visto suas lives, por lá já tinhamos essas dicas rs
Últimos artigos de Danilo Ramos Modesto
Guia de Draft: Innistrad: Voto Carmesim
O Guia que você estava esperando!
4.898 views
Guia de Draft: Innistrad: Voto Carmesim
O Guia que você estava esperando!
4.898 views
Há 7 dias — Por Danilo Ramos Modesto
Vice-Campeão do Grand Prix São Paulo
Caminhada de Danilo "Kaies" Modesto ao vice-campeonato do Grand Prix São Paulo
4.393 views
Vice-Campeão do Grand Prix São Paulo
Caminhada de Danilo "Kaies" Modesto ao vice-campeonato do Grand Prix São Paulo
4.393 views
25/11/2019 18:05 — Por Danilo Ramos Modesto
Como você pode melhorar no Draft
Compreendendo princípios e conceitos importantes do draft para melhorar o seu nível de jogo
6.039 views
Como você pode melhorar no Draft
Compreendendo princípios e conceitos importantes do draft para melhorar o seu nível de jogo
6.039 views
17/09/2019 18:05 — Por Danilo Ramos Modesto