Load or Cast
Bem-vindo ao Duelo
Kari Zev, Skyship Raider
20/10/2021 10:05 - 5.404 visualizações - 16 comentários
Load or Cast

Nesse artigo abordarei um dos decks mais populares e, portanto, uma das bases do metagame de Duel Commander, o Red Deck Wins comandado por Kari Zev, Skyship Raider. Cotado no último mês com 5% do metagame pelo site https://mtgtop8.com/ este deck é considerado uma porta de entrada padrão para o formato. Isso se deve ao baixo custo e a facilidade para pilotar o deck e conquistar as primeiras vitórias, gastando menos dinheiro que outros competidores. 


Se você gosta de velocidade, de um bom custo benefício e de um deck mais simples de pilotar, este comandante é perfeito para você. Se você prefere decks mais elaborados mas quer começar a jogar o formato com baixo custo e conhecer melhor o metagame antes de fazer um investimento maior, esse deck também é uma ótima opção para você.


Todos a bordo do Sorriso de Dragão já sabem, Kari segue apenas suas próprias regras. Sejam cuidadosos e respeitem as normas da comandante mais longeva para o tradicional arquétipo Red Deck Wins, Kari Zev, Skyship Raider.


As regras para o Duel Commander estabelecem vinte pontos de vida iniciais o que possibilita uma boa representatividade a arquétipos agressivos tradicionais como o Red Deck Wins, White Winnie ou RG Monsters.


Por se tratar de um dos melhores custos benefícios do formato é uma ótima escolha para quem quer se aventurar sem gastar muito dinheiro. Minha lista atual conta com alguns cards muito valorizados como Ragavan, Nimble Pilferer, Seasoned Pyromancer e Urza's Saga, mesmo assim a cotação do deck na https://ligamagic.com.br/ está entre R$ 1.500,00 e R$ 2.200,00, isso significa que com apenas três alterações no deck podemos chegar a um valor inicial de R$ 800,00. Foram levados em conta as cotações de Menor Preço e Preço Médio para esta análise de custos.


Need for Speed – Pilotando a Nau Sorriso de Dragão

 

  


Se você gosta de disputar suas partidas rapidamente e ter tempo de sobra para trocar cards, tomar um refrigerante e jogar conversa fora entre as rodadas, pode contar com a capitã Kari. Não é incomum acabar partidas em quatro turnos com este arquétipo no Duel Commander, praticamente tudo no deck está lá para a mesma finalidade, agredir o mais rápido possível.


Para que o deck consiga imprimir esse ritmo é necessário manter sempre a curva de mana baixa e utilizar a maior quantidade possível de cards de dano direto com curva de mana um e dois que causem três pontos de dano ao oponente, valendo assim o investimento em cards como Fire Ambush, que custa mais caro do que outros cards similares, mas aumenta a quantidade de spells que causam três de dano por duas manas. Outros cards que causam dano direto a vida de seus oponentes com custo de mana mais alto como Exquisite Firecraft, Brimstone Volley, Fiery Confluence também ajudam a acelerar a contagem. Em um nível mais alto de velocidade o deck também conta com Pyrokinesis e Fireblast para conjurar sem pagar mana causando quatro pontos de dano, você sempre vai ficar feliz ao ver uma dessas duas cartas em sua mão inicial, tente disfarçar o sorriso, ao menos tente.


Um início de partida ideal pode variar de acordo com o arquétipo enfrentado, mas iniciar a partida com uma boa criatura de custo um como Goblin Guide, Ragavan, Nimble Pilferer, Stromkirk Noble ou ainda Zurgo Bellstriker com certeza é o que você almejará na maioria das partidas. Também por esse motivo Zurgo e Ragavan foram banidos como comandantes em Duel Commander.


As mais recentes e importantes aquisições para o Deck são Ragavan, Nimble Pilferer e Dragon's Rage Channeler, por ampliar o número de criaturas de custo um de alto desempenho para o deck. Ragavan dispensa comentários, mas vamos lá, uma criatura de custo um com dois pontos de ataque e a habilidade de criar tesouros ao causar dano em seus oponentes já fazem dele o melhor drop um do formato, mas ele vai além e ainda lhe permite conjurar um card do topo do deck de seu oponente a cada fase de combate bem sucedida, tais predicados levaram o Red Deck Wins de 5% para 12% de representatividade do metagame antes do banimento de Ragavan como comandante. Dragon's Rage Channeler não goza dos exageros de Ragavan, poucos cards podem competir a esse nível, mas sua habilidade de surveil a cada mágica, não de criatura, conjurada ajuda a corrigir o topo do deck procurando lands ou evitando lands em excesso.


Um pouco menos óbvio pode ser a utilização de Urza's Saga neste tipo de deck, mas sua capacidade de tutorar Skullclamp não pode ser ignorada. Em jogos um pouco mais longos este equipamento de custo um pode lhe garantir as compras de carta necessárias para zerar os pontos de vida do oponente. Não vamos tentar prolongar os jogos com esse deck, mas o oponente fará o maior esforço possível para prorrogar o fim e Skullclamp é uma ótima arma para enfrentar um game mais lento e frustrar os planos de seu oponente.


Commander Swap


 


Infelizmente o Swap deste arquétipo não se compara com a versatilidade do White Winnie, até mesmo por ter mais cards banidos como comandantes que o concorrente mencionado. Na lista apresentada neste artigo contamos apenas com Laelia, the Blade Reforged e Hazoret the Fervent para as trocas de comandantes após as primeiras partidas. Laelia pode ajudar contra Midranges fornecendo uma “compra” de carta extra por ataque da comandante e Hazoret pode ser útil enfrentando controles baseados em remoções como Queen Marchesa por se tratar de uma criatura indestrutível.


Outras possibilidades para ampliar o número de opções para swap comumente encontradas nas listas são Zo-Zu the Punisher, Torbran, Thane of Red Fell, Grenzo, Havoc Raiser e Anax, Hardened in the Forge, a importância da utilização destes cards no deck varia muito de acordo com o metagame estabelecido em sua região. Anax e Grenzo podem ser importantes se você enfrenta muitos controles baseados em remoção de criaturas como Kroxa, Titan of Death's Hunger ou Queen Marchesa, em minha lista Hazoret the Fervent assumiu essa condição. Zo-zu pode garantir vitórias contra turbolands como The Gitrog Monster e Titania, Protector of Argoth, arquétipos que não encontro em todos os eventos atualmente. Já Torbran é uma opção de quatro manas para fechar o combate contra decks que não tem muita remoção disponível, na lista apresentada ele ficou de fora apenas pelo custo de mana mais alto.


A maior diferença entre o Swap para o Sideboard tradicional é de que no Swap o seu sideboard faz parte do seu deck inicial e poderá ser comprado no primeiro game de cada rodada. Por isso, apesar de ser vantajoso ter opções que se encaixem bem contra decks específicos, é sempre bom balancear a necessidade de ter esse card no seu maindeck de maneira geral, comprar um Zo-zu contra outro Red Deck ou contra um White Winnie certamente não será tão interessante quanto comprar um dano direto de duas ou três manas.

 


Deck-list – Kari Zev, Skyship Raider por Eduardo Tognoli


Kari Zav Black Tie
4101 visualizações
08/09/2021
R$ 1.740,61
R$ 2.462,27
R$ 4.863,47
4101 visualizações
08/09/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Comandante (1)
1  Kari Zev, Incursora das Aeronaus  0,60
Criaturas (25)
1  Canalizadora da Ira do Dragão 24,35
1  Corredor de Lava Ghitu 0,25
1  Devorador de Falkenrath 0,49
1  Golem GlaciodérmicoS0,14
1  Guia Goblin 33,95
1  Lança Veloz do Monastério 5,00
1  Lavamante Implacável 3,24
1  Mago Escarificador de Almas 13,90
1  Mensageiro de Bomat 0,60
1  Nobre Stromkirk 1,00
1  Ragavan, Afanador Ágil 522,00
1  Zurgo Sineiro 2,00
1  Aprendiz Leal  2,80
1  Elemental da Centelha Infernal  0,94
1  Khenra Abala-terra  0,86
1  Ladrão dos Ricos  16,59
1  Piromante Viashino  0,10
1  Zelote das Cinzas  1,99
1  Demolidor da Safra Ahn  0,05
1  Gigante Esmaga-ossos // Pisar  5,75
1  Laelia, a Lâmina Reforjada  18,02
1  Piromante Experiente   229,90
1  Dragão Avérneo Territorial   14,25
1  Hazoret, a Fervorosa  9,48
1  Fúria   206,91
Mágicas (36)
1  Chain Lightning 16,39
1  Choque 0,05
1  Espículo de Lava 8,10
1  Explodir em Raios 0,20
1  Explosão Galvânica 1,49
1  Golpe Ardente 1,00
1  Raio 7,60
1  Raio Bifurcado 0,59
1  Risco do Campo das Agulhas 0,50
1  Talho Selvagem 2,84
1  Corrente de Plasma  0,09
1  Erupção do Turbilhão  0,07
1  Fenda de Chamas  1,12
1  Fire Ambush  49,94
1  Fluxo Incendiário  0,17
1  Golpe Relampejante  0,09
1  Incinerar  0,10
1  Jato de Magma  0,15
1  Lança Cauterizante  0,10
1  Martelo Vulcânico  0,03
1  Quebra-crânio  1,76
1  Trilha de Arco Elétrico  0,09
1  Alfinetada nos Críticos  1,10
1  Carbonizar  0,30
1  Chamas da Mão Ensangüentada  0,46
1  Especialidade de Kari Zev   0,75
1  Excelência em Pirotecnia   3,99
1  Fogo Matador  0,08
1  Força da Fúria   0,69
1  Iluminar o Palco  1,95
1  Raio da Fenda  0,90
1  Salva de Enxofre  0,05
1  Fiery Confluence   7,95
1  Azagaia Ardente   0,25
1  Explosão de Fogo   5,80
1  Pirocinesia   0,28
Artefatos (3)
1  Pétala de Lótus 47,00
1  Magibomba de Pirita 0,09
1  Pinça Craniana 24,50
Encantamentos (3)
1  Saga de Urza310,50
1  Selo do Fogo 0,40
1  Vórtice Sulfúrico   1,00
Terrenos (32)
1  Castelo de Brasoreth1,90
1  Caverna Mutável41,85
1  Cidadela de Aço Negro1,00
1  Covil do Bugurso79,00
1  Deserto Abrasado pelo Sol0,10
1  Fábrica de Mishra0,15
25  Montanha da Neve0,00
1  Ruínas de Ramunap0,94
100 cards total


- Números


São doze criaturas de uma mana, doze cartas de dano direto de custo um ou cards com custo alternativo que podem ser conjuradas no primeiro turno e três artefatos de custo um ou menos que somam vinte e sete opções de jogadas para o primeiro turno da partida.


Com trinta e três terrenos, contando Urza's Saga e trinta e quatro se levarmos em conta Lotus Petal, a tendência é demorar um pouco mais para alcançar a quarta mana, e por esse motivo a decklist conta com apenas três cartas de custo quatro que não podem ser conjuradas de maneira alternativa, Territorial Hellkite, Hazoret the Fervent e Fiery Confluence, todas cartas que entregam ao menos cinco pontos de dano pelo custo de quatro manas.


- Ausências ilustres


Alguns cards tradicionalmente utilizados como Blood Moon, Magus of the Moon, Abrade e Chandra, Torch of Defiance não foram utilizadas de acordo com o metagame local ou deram espaço para cards menos tradicionais para o arquétipo como Lotus Petal, Skullclamp e Pyrite Spellbomb que são importantes para a fluidez de Urza's Saga.


Blood Moon e Magus of the Moon podem garantir algumas vitórias, mas nunca causarão pontos de dano. Em um meta com muitos monocolors ou decks de apenas duas cores a capacidade de atrapalhar os oponentes também fica muito reduzida e por esse motivo não estou utilizando esses cards no momento. Também não queremos atrapalhar nosso diferencial, Urza's Saga, com uma dessas cartas em campo.


Abrade é com certeza uma ótima carta que entrega uma boa variação por um custo de mana baixo, mas novamente não entrega o dano direto na vida do oponente, ficando de fora da lista desta vez.


Chandra, Torch of Defiance, apesar de poder causar 2 de dano ou comprar um outro dano direto tem um custo de mana mais alto e acaba sendo mais lenta do que Hazoret the Fervent, Territorial Hellkite e Fiery Confluence. Além disso, temos Skullclamp para comprar cartas em jogos mais lentos nessa lista.


- Atualizando o deck com a nova edição (Innistrad: Voto Carmesim)


Com as novas edições quase sempre é possível atualizar um ou dois slots em um commander com estratégia mais tradicional como a do Red Deck Wins, mas com a chegada de Innistrad: Voto Carmesim a alteração pode ser um pouco mais profunda com a troca de comandante de Kari Zev, Skyship Raider para Rem Karolus, Stalwart Slayer.


A nova opção de comandante aumenta em um os pontos de dano causados por mágicas a quaisquer alvos aumentando muito o power level de alguns cards como Forked Bolt, Pyrokinesis, Fiery Confluence, Arc Trail e Staggershock que distribuem o dano aproveitando o bônus uma vez mais para cada alvo, Staggershock passa de quatro pontos de dano, divididos em dois turnos, para seis pontos de dano divididos em dois turnos. A habilidade também amplifica todos os burns de custo um que causam dois de dano para três pontos de dano, transformando um simples Shock em um Lightning Bolt.


Para aproveitar melhor essa habilidade as mudanças no deck precisam ser um pouco mais profundas, diminuindo o número de criaturas, encantamentos e artefatos presentes no deck para aproveitar ao máximo o bônus de dano causado por mágicas. Você também precisará adicionar uma cor ao baralho, mas a identidade do Red Deck Wins não se perderá.


Rem Karolus, Stalwart Slayer ainda apresentar a habilidade de prevenir todo o dano que seria causado por mágicas a você e a outras permanentes que você controla, essa habilidade nos permite utilizar remoções globais que afetam apenas nossos oponentes e suas criaturas como Breath of Darigaaz e Earthquake, danos globais que afetam todos os jogadores e apenas criaturas sem voar, excluindo assim a possibilidade de causar dano ao Rem, a você e a todas suas outras permanentes.


A troca de comandante de Kari-Zev para Rem Karolus se faz ainda mais necessária se levarmos em conta a dificuldade de enfrentar o novo comandante com a lista antiga de Kari-Zev que será obrigada a remover Rem Karolus de campo para conseguir jogar.


Deck-List - Rem Karolus, Stalwart Slayer por Eduardo Tognoli


Rem Karolus, Stalwart Slayer
3561 visualizações
18/10/2021
R$ 3.178,60
R$ 5.104,61
R$ 10.139,26
3561 visualizações
18/10/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Comandante (1)
1  Rem Karolus, Matador Resoluto   2,90
Criaturas (21)
1  Canalizadora da Ira do Dragão 24,35
1  Devorador de Falkenrath 0,49
1  Guia Goblin 33,95
1  Imagem do Destino 2,10
1  Lança Veloz do Monastério 5,00
1  Lavamante Implacável 3,24
1  Lumimante Esperta 1,66
1  Lutadora da Liça Falkenrath 5,58
1  Mago Escarificador de Almas 13,90
1  Mensageiro de Bomat 0,60
1  Ragavan, Afanador Ágil 522,00
1  Sentinela de Esper 126,00
1  Zurgo Sineiro 2,00
1  Abade da Fortaleza Keral  5,70
1  Aprendiz Leal  2,80
1  Arcanista da Horda Medonha  14,00
1  Canalizadora Magmática  5,33
1  Elemental da Centelha Infernal  0,94
1  Gigante Esmaga-ossos // Pisar  5,75
1  Dragão Avérneo Territorial   14,25
1  Incinerador de Chandra  3,90
Mágicas (42)
1  Brincar com Fogo 1,98
1  Chain Lightning 16,39
1  Choque 0,05
1  Dízimo de Mana 0,90
1  Dardo de Lava 0,10
1  Espículo de Lava 8,10
1  Explodir em Raios 0,20
1  Golpe Visceral 3,47
1  Piropiche 0,34
1  Raio 7,60
1  Raio Bifurcado 0,59
1  Raio de Fogo 0,09
1  Risco do Campo das Agulhas 0,50
1  Terremoto  0,89
1  Amuleto Boros  9,75
1  Bafo de Darigaaz  0,10
1  Equilíbrio  3,78
1  Erupção do Turbilhão  0,07
1  Fenda de Chamas  1,12
1  Fender  0,95
1  Golpe Relampejante  0,09
1  Hélice de Raios  1,75
1  Incinerar  0,10
1  Labareda Cauterizante  4,00
1  Lança Cauterizante  0,10
1  Martelo Vulcânico  0,03
1  Quebra-crânio  1,76
1  Sangue Abrasador  0,85
1  Trilha de Arco Elétrico  0,09
1  Alfinetada nos Críticos  1,10
1  Chamas da Mão Ensangüentada  0,46
1  Excelência em Pirotecnia   3,99
1  Fator de Risco  4,19
1  Iluminar o Palco  1,95
1  Manobra Impecável  54,99
1  Raio da Fenda  0,90
1  Tonto-choque  0,14
1  Vazamento de Chamas  0,06
1  Fiery Confluence   7,95
1  Explosão de Fogo   5,80
1  Ira Trovejante   0,47
1  Pirocinesia   0,28
Encantamentos (2)
1  Acorrentado às Rochas 4,90
1  Vórtice Sulfúrico   1,00
Terrenos (34)
1  Castelo de Brasoreth1,90
1  Contraforte Arborizado139,90
1  Desfiladeiro Calcinado pelo Sol120,00
1  Forjaria do Campo de Batalha6,92
1  Fortaleza dos Matadores3,05
1  Fundição Sagrada58,86
1  Lago Alpino Fervente179,99
1  Lamaçal Ensangüentado133,00
1  Liame da Calmafuriosa6,65
1  Meseta Árida103,50
8  Montanha da Neve0,00
1  Planície Pantanosa90,25
2  Planície da Neve0,00
1  Plateau899,90
1  Prado Pedregoso16,90
1  Praia Inundada131,99
1  Retiro da Falésia21,33
1  Ringue dos Bárbaros1,75
1  Ruínas de Ramunap0,94
1  Salão dos Oráculos0,94
1  Templo do Triunfo1,50
1  Torre de Comando1,00
1  Trilha da Orla das Agulhas25,88
1  Urzal Ventoso97,90
1  Vantagem Inspiradora31,19
1  Vista Prismática153,00
100 cards total


Retornaremos em breve com uma avaliação mais profunda deste novo comandante que promete ganhar espaço no variado metagame de Duel Commander.

 

Bom duelo a todos!!!

 

Carlos Eduardo Tognoli (Edu_Tognoli)

Carlos Eduardo Tognoli ( Edu_Tognoli)
Eduardo é especialista em Duel Commander
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 26/10/2021 11:29

Bom dia Fpguio,

Em qual cidade vocês estão praticando o formato?

Abraço

(Quote)
- 26/10/2021 11:28

Bom dia Youkai,

O problema do X1 Mol é justamente a banlist, ótima para o mesão e terrível para o x1.

O Duel Commander realmente é um formato, ainda, pouco praticado no Brasil.

Estamos jogando a alguns anos no interior de São Paulo, Região de Limeira, Araras e também uma galera de Santos.

(Quote)
- 26/10/2021 01:07
Alias a lista X1 no MOL é diferente, vale sol ring, crypt, etc. Uma completa droga.
(Quote)
- 25/10/2021 17:33
Nem no Mol tem interessados.
(Quote)
- 25/10/2021 17:29
Eu acho muito interessante o formato duel x1. Mas infelizmente não vejo movimentação e interesse nenhum em campeonatos nas lojas que frequento.
Últimos artigos de Carlos Eduardo Tognoli
Bem vindo ao Duelo - Kroxa, Titan of Death
Topdeck ou morra. A única escapatória do oponente virá do topo do deck.
3.385 views
Bem vindo ao Duelo - Kroxa, Titan of Death
Topdeck ou morra. A única escapatória do oponente virá do topo do deck.
3.385 views
Há 10 dias — Por Carlos Eduardo Tognoli
Bem-vindo ao Duelo (Duel Commander)
Venha conhecer o DUEL COMMANDER
7.064 views
Bem-vindo ao Duelo (Duel Commander)
Venha conhecer o DUEL COMMANDER
7.064 views
11/09/2021 10:05 — Por Carlos Eduardo Tognoli