Banner LigaMagic
Qual o Futuro de Nova Phyrexia?
O Retorno dos primeiros grandes inimigos de Urza e seus aliados está próximo. Conheça um pouco do passado, presente e futuro dos Phyrexianos
13/11/2021 10:05 - 8.204 visualizações - 22 comentários
 Banner LigaMagic

Nascido como Argentum e rebatizado como Mirrodin, o plano atualmente conhecido como Nova Phyrexia foi visto pela última vez durante o ano de 2011. Nesses 10 anos, muitas coisas mudaram dentro da realidade dos jogadores e dos amantes da história de Magic: The Gathering. Commander se tornou um dos carros chefes dos produtos do jogo e recebeu diversas coleções próprias. Foram criados cerca de dez planos novos, oito planos antigos foram revisitados, e quinze cartas da Chandra foram feitas. 


Contudo, um fato que não se alterou foi a pouca (ou quase nenhuma) participação de Nova Phyrexia dentro da lore do jogo. O plano permaneceu esquecido durante os anos, possuindo apenas algumas pequenas menções após o lançamento da coleção de mesmo nome. Porém, com o lançamento de Kaldheim e de uma nova carta do pretor verde, Vorinclex, Salteador Monstruoso, reacenderam a pergunta: qual o futuro de Nova Phyrexia?

 

 

Quem são os Phyrexianos?

 

Antes de começar a falar sobre o futuro de Nova Phyrexia, acho importante explicar um pouco do seu passado, visto que muitas pessoas conheceram Magic depois de 2011 e que muito dessa lore ainda não é tão conhecido por todos. 


O plano que se tornaria Phyrexia foi criado por um planinauta desconhecido, sendo um plano não muito diferente do de Mirrodin original – assim como este, era um mundo biomecânico com natureza e evolução próprias. Pouco depois da morte de seu criador, esse plano foi visitado por Yawgmoth e Dyfed, uma planinauta que Yawgmoth enganou para conseguir um local a fim de dar início a seu plano de dominação. 


O médico de Thran levou os thranianos infectados pela radiação das Pedra de Energias, que passaram por um processo conhecido como Phrelise, em que suas partes mortais eram moldadas e misturadas a partes mecânicas, o que criou a raça dos phyrexianos, os quais, por sua vez, batizaram seu lar de Phyrexia.


Os planos de dominação de Yawgmoth foram interrompidos quando o portal conectando Phyrexia a Dominária foi fechado por Rebecca. Durante séculos, Phyrexia se desenvolveu e cresceu, até que, durante a Guerra dos Irmãos, sua conexão com Dominária foi recuperada. Então, começaram a invasão e a tentativa de conquista phyrexianas do plano de Dominária. Após os sacrifícios de Urza e de Gerrard Capasheno, o Legado foi ativado, e isso, por fim, causou a morte de Yawgmoth e de Phyrexia


Entretanto, o recém-planinauta Karn inconscientemente começou o que seria uma nova vida para Phyrexia. Ao criar Argentum, o Golem de prata, sem saber, deixou vazar de seu coração óleo phyrexiano, um líquido criado para transformar criaturas normais em phyrexianos, o qual entrou em contato com o plano – e esse fato o corrompeu. 


Após os eventos do primeiro bloco de Mirrodin e a derrota de Memnarca, o primeiro ser corrompido pelo óleo e que rebatizou de Mirrodin o plano criado por Karn, a substância secretamente corrompia suas formas de vida, que possuíam uma predisposição para implementar naturalmente partes metálicas a seus corpos. Consequentemente, os phyrexianos ressurgiram, e após um combate contra os mirranianos, dominaram o plano, rebatizando-o novamente como Nova Phyrexia.


Os Phyrexianos são aberrações que misturam corpos orgânicos e sintéticos e apresentam características fenotípicas, como a falta de olhos e a presença de óleos e de gases sendo expelidos de seus corpos, os quais tornam sua natureza nociva e corrosiva. 


Sempre que explico sobre como os phyrexianos agem, eu gosto de fazer uma comparação com a biologia do mundo real. Em muitos aspectos, eles se assemelham a vírus. Como estes, são seres não-vivos que agem invadindo outros planos, crescendo em seu interior sutilmente e causando perturbações sutis, até o momento em que eles se tornam tão presentes e dominantes, e já não se pode fazer mais nada, senão sucumbir às suas ações. Não é à toa que Phyrexia lembra “pirexia”, cuja origem é grega e significa “febre”. Além disso, as duas mecânicas do jogo relacionadas aos phyrexianos têm nomes que remetem a essa ideia de contaminação viral: infectar e proliferar


A crença dos phyrexianos é a de que o corpo mortal é fraco e que todos devem ser “aperfeiçoados”, através da modificação corporal por via de máquinas e mutações, tornando-os aberrações mecânicas e biológicas.


 Em sua primeira aparição no jogo, os phyrexianos eram retratados por cards incolores ou pretos, porém, a partir de Cicatrizes de Mirrodin, os phyrexianos demonstram sua capacidade de corrupção dentro das outras cores do Magic e inauguraram uma nova horda de aberrações lideradas por cinco pretores e suas respectivas facções: Elesh-Norn representa a mana branca organizando seus súditos em crentes numa religião autoritária; Jin-Gitaxias representa o azul reunindo cientistas macabros que realizam experimentos para modificar a vida como um todo; Sheoldred representa o preto escravizando todas as formas de vida do multiverso para os propósitos de Phyrexia; Vorinclex representa o verde, seleccionando apenas os seres mais fortes e destroçando os mais fracos. A mais misteriosa entre as facções phyrexianas é a vermelha, liderada por Urabrask, pois, por possuir um apreço pela individualidade e um certo grau de empatia, permitiram a vida dos mirranianos refugiados depois da dominação do plano. 

 

 

Os Misteriosos presente e futuro de Nova Phyrexia

 

No decorrer dos últimos 10 anos, poucas informações sobre Nova Phyrexia foram lançadas, sendo as mais relevantes apresentadas durante as coleções anuais de Commander. Em Commander 2015, descobrimos que Ezuri, um líder da rebelião mirraniana, foi capturado e transformado em um campeão Phyrexiano por Jin-Gitaxias. Em Commander 2016, conhecemos Atraxa, um anjo mirraniano que, durante o avanço das tropas phyrexianas, foi capturado após proteger sozinha um grupo de rebeldes. Como recompensa por sua coragem, Elesh Norn, Cenobita-Mor, Jin-Gitaxias, Augure Principal, Sheoldred, o Sussurrador e Vorinclex, Voice of Hunger o transformaram no arauto da corrupção de Nova Phyrexia


Essas informações pouco nos ajudam a vislumbrar o futuro de Nova Phyrexia, contudo, mais recentemente, algumas novas aparições dos phyrexianos deixam aberturas para especularmos sobre o que pode acontecer com o plano e o que podemos esperar dele. Em Commander 2018, fomos apresentados a Brudiclad, Engenheiro Telchoriano, um phyrexiano que veio de um futuro alternativo para a Dominária do presente através de uma fenda temporal durante os eventos de Espiral Temporal. O mais interessante de Brudiclad é que sua aparência remete à dos myr. Isso indica que existe Nova Phyrexia na sua linha do tempo e que pode haver um possível futuro ataque à Dominária. Já em Commander Legends, podemos ver que cada uma das facções está desenvolvendo seus próprios projetos, como a criação de golens por Vorinclex e Ich-Tekik. Vorinclex também apareceu em Kaldheim, infectou o planinauta Tibalt e usou de sua tendência de causar o caos para criar um grande confronto, o qual foi usado para encobrir invasão do phyrexiano ao santuário de Esika, Deusa da Arvore de Kaldhein. Lá tomou à força uma amostra do material usado para criar o elixir dos deuses de Kaldheim, que os proporciona suas habilidades divinas, retarda seu envelhecimento e os torna imortais.

 

 

Outro fato importante para se considerar é a aliança de Nova Phyrexia com certos planinautas. Tezzeret já se aliou anteriormente aos Phyrexianos, e, embora seu plano inicial fosse tomar o lugar de pai das máquinas, é muito provável que, agora sem Nicol Bolas, Planeswalker de Esper busque voltar a Nova Phyrexia. É muito provável também que tal retorno já tenha ocorrido, visto que Vorinclex não poderia viajar a Kaldheim sem a Ponte Planar, a qual estava com Tezzeret


Tibalt também trabalhou com os phyrexianos, mas, conhecendo-o bem, não podemos descartar que ele se aliará novamente aos Phyrexianos com o objetivo de causar o caos pelo multiverso.


Por fim, temos um planinauta que não chegou a conhecer de fato os phyrexianos, mas já demonstrou interesse neles, o mestre dos pesadelos Ashiok. Após vislumbrar os pesadelos de Elspeth, que veio de um mundo dominado por phyrexianos, Ashiok se sentiu atraído pelas figuras horrendas que habitavam as memórias da planinauta, querendo encontrá-los para conhecer mais de sua natureza vil.


Ainda que Nova Phyrexia tenha muitos aliados, não podemos ignorar seus principais opositores. Para começar, a resistência mirraniana continua viva, e, embora bem reduzida, eles possuem, como uns de seus líderes, a humana Melira, que nasceu com a capacidade de curar e ser imune a corrupção phyrexiana; e Koth, um poderoso planinauta geomago. Karn já começou a planejar um ataque ao plano metálico, utilizando-se do devastador Sylex Golgotiano e contando com a ajuda de dois dos membros mais fortes das Sentinelas, Ajani e Teferi. Outra antiga combatente contra Nova Phyrexia e que pode ajudar nessa luta é a própria Elspeth, que acaba de retornar dos mundos dos mortos.


Teorizando sobre os atuais planos dos phyrexianos, creio que Kaldhein nos proporcionou diversas pistas a serem analisadas. Creio que o grande objetivo de Vorinclex no plano viking foi conseguir uma maneiro de se utilizar a Ponte Planar sem riscos. A principal condição para utilizar a Ponte Planar é a de que apenas matéria não-orgânica ou morta podem atravessá-la, e quando o pretor verde chegou a Kaldhein, sua matéria orgânica estava deteriorada, podendo evidenciar sua passagem pela Ponte. Nesse caso, o provável interesse de Nova Phyrexia no elixir dos deuses seria para usá-lo como forma de fortalecer a parte orgânica de seus corpos, permitindo a invasão de outros planos sem terem seus corpos danificados.

 

 

Outro ponto que pode conduzir a uma invasão de phyrexia a outros mundos são os agentes adormecidos. Durante a era de Yawgmoth, os phyrexianos possuíam a estratégia de criar phyrexianos adormecidos, seres que tinham a aparência de um ser-vivo normal, mas que eram phyrexianos. Esses seres eram colocados em outros planos, vivendo eu suas sociedades, transmitindo informações aos seus líderes e preparando o lugar para a invasão. É muito provável que esses seres ainda existam em outros planos, pois Elspeth é muito nova para ter tido seu plano invadido por phyrexianos da época de Yawgmoth, mas também não tem como os invasores de seu plano serem de Nova Phyrexia, visto que estes ainda estavam sem a tecnologia para sair do plano. Dessa forma, é muito provável que seu plano tenha sido dominado por um grupo de agentes adormecidos, e que estes ainda estejam em outros planos. Além disso, outros planos podem ter sido contaminados pelo óleo phyrexiano que vazava de Karn enquanto esse viajava pelo multiverso após criar Argentum, criando um processo similar ao de Nova Phyrexia (embora reduzido, pois Argentum possui uma estrutura mecânica nas criaturas que facilitou a infecção), que também já pode estar ocorrendo em Kaldhein, após a visita de Vorinclex.


Nós ainda podemos especular pouco, mas acredito que duas das coleções que sairão no ano de 2022 podem ajudar a termos mais informações sobre os movimentos de Phyrexia, e são elas Dominária Unida (que sairá por volta de setembro de 2022), que mostrará a Dominária do presente, e Guerra dos Irmãos (prevista para novembro de 2022), que pode conter mais informações sobre o passado dos phyrexianos.


Por enquanto é só, e estamos mesmo nos aproximando cada vez mais de uma volta dos phyrexianos como vilões centrais das histórias de Magic, e, quando novas informações saírem, estaremos aqui para comentar, discutir e teorizar sobre essa parte da lore. 

 

Notas do Dingo 

 

- Aos interessados em ler um pouco mais a fundo sobre as aparições mais recentes dos Phyrexianos dentro da Lore de Magic, recomendo dar uma olhada nos materiais informativos de Commander 2015, Commander 2016, Commander 2018 e Commander Legends.


- Também é interessante ler a História de Kaldhein, disponível também em inglês, clicando aqui.


- Infelizmente, boa parte da Lore de Phyrexia e Nova Phyrexia é antiga e bem difícil de achar, por não estar disponível virtualmente. Contudo, aqui na LigaMagic muitas informações preciosas podem ser encontradas.


Por enquanto é isso pessoal. deixem seus comentários, opiniões, dúvidas, e teorias para que possamos entender um pouco mais sobre esse multiverso. Um abraço caloroso e até a nossa próxima conversa.

Bruno de Montenegro Trujillo ( DinoDille)
Bruno Trujillo, conhecido também como Dingo, é jogador de Magic: The Gathering desde 2018 e de jogos de carta desde 2015. Apaixonado por cardgames e por mundos fantásticos, produz conteúdos escritos sobre eles desde 2017, sendo estudante nas horas vagas e pesquisador de Lore em tempo Integral, também tem como Hobby Boardgames e RPGs. Se for para explorar um novo mundo, ou desvendar suas historias perdidas, este Hobbit estará pronto!
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 20/11/2021 08:28:15
queria mais uma edição de Phyrexia
(Quote)
- 18/11/2021 11:53:51
pra quem ainda ta com um gostinho de quero mais, o canal "card bazaar" fez uma leitura de alguns livros dessa parte da historia do magic(em ingles). Pessoalmente amei a leitura do "the thran" que conta a historia da origem do yawgmoth e da ascensão dele
(Quote)
- 17/11/2021 16:59:15

"Com o set da Guerra dos Irmãos vindo o pessoal que começou a jogar por agora vai conseguir entender como e porque Phyrexia é tão importante na Lore do jogo [...]."

-Se quisesem mesmo entender será que já não teriam lido, pelo menos, o livro "The Brother's War" traduzido pro português?

Eu sou um grande entusiasta das primeiras história do MTG; acontece que, de uns 15 anos pra cá, elas se tornaram rasas; facilmente esquecíveis. Uma coleção que aborde "A Guera dos Irmãos" parece, num primeiro momento, fantástica; o receio é que o público de hoje é MUITO diferente da época dos livros "The Brother's War" e demais, pois antes havia tempo para se construir personagens e narrativas complexas, detalhadas e inteligentes - os jogadores liam livros e conversavam sobre. Os contos lançados nos últimos anos são curtinhos e sem profundidade, não desenvolvem uma boa trama; são descartáveis. Depois da chegada de "Jace e seus Amigos" (Power Rangers), de forma geral, o jogador de MTG de hoje não tem paciência para ler um livro em cada coleção; ele quer um resumo do resumo e que seja recheado de ação. A história de "Retorno a Dominária" é um exemplo de conteúdo fraco, sem qualquer profundidade dada à maior parte dos personagens, desenrolada rápida demais e que fez pouca ou nenhuma diferença para os leitores - MUITO diferentes dos livros pós-revisionist. O triste (e quase certo) será que a WotC investirá muito pouco nesse quesito se essa coleção vier mesmo, pois ela sabe que o jogador de uns 10 anos pra cá não se importa (apesar de dizer que adora a lore do MTG). o/

(Quote)
- 17/11/2021 12:49:01
Espero realmente que as cartas voltem ao estado anterior... mana Phyrexiana.
(Quote)
- 17/11/2021 01:18:11
Os planeswalker não teria paz com um vilão tão poderoso de volta. Trazer Yawgmoth de volta seria o pesadelo de todos os formatos do jogo. Seria complicado equilibrar os níveis das cartas devido ao imponência que o personagem trás consigo. Se a edição vier muito forte a banlist aumentará sem sombras de dúvidas. Se vier cartas fracas a comunidade vai se decepcionar, fato. É um assunto complicado. Como fã do personagem, bem como de Phyrexia, com toda a certeza eu ficaria animado com o retorno até por que falta um deus com devoção aos artefatos e o Pai das Máquinas é o ideal para tal.
Com o set da Guerra dos Irmãos vindo o pessoal que começou a jogar por agora vai conseguir entender como e porque Phyrexia é tão importante na Lore do jogo e essa conexão com o passado do jogo é importante para complementar as lacunas que nos deparamos quando descobrem que Magic já tem mais de 25 anos.
Ver pela primeira vez cartas lendária com nomes como Ashnod, Gix, Mishra e Tocasia trará muita nostalgia :)
No mais, achei o artigo muito bem estruturado e as teorias instigantes, parabéns!
Long Live to Phyrexia!
Últimos artigos de Bruno de Montenegro Trujillo
As Missplays na Lore de Magic
Uma Breve análise do estado atual da Lore do jogo
4.544 views
As Missplays na Lore de Magic
Uma Breve análise do estado atual da Lore do jogo
4.544 views
Há 28 dias — Por Bruno de Montenegro Trujillo
Review de Assassinato na Mansão Karlov
Investigando a qualidade de uma história.
2.638 views
Review de Assassinato na Mansão Karlov
Investigando a qualidade de uma história.
2.638 views
12/02/2024 10:05 — Por Bruno de Montenegro Trujillo
Investigando (Preordenando) Assasinato na Mansão Karlov
Uma tentativa de assassinato aconteceu. E nós iremos investigar os suspeitos.
8.136 views
Investigando (Preordenando) Assasinato na Mansão Karlov
Uma tentativa de assassinato aconteceu. E nós iremos investigar os suspeitos.
8.136 views
04/01/2024 10:05 — Por Bruno de Montenegro Trujillo
Prêmio Vorthos LigaMagic 2023
Conhecendo os destaques de 2023!
4.017 views
Prêmio Vorthos LigaMagic 2023
Conhecendo os destaques de 2023!
4.017 views
13/12/2023 10:05 — Por Bruno de Montenegro Trujillo
Review de As Cavernas Perdidas de Ixalan
“Ao explorar um novo mundo, espere novos mistérios.”
6.627 views
Review de As Cavernas Perdidas de Ixalan
“Ao explorar um novo mundo, espere novos mistérios.”
6.627 views
02/11/2023 10:05 — Por Bruno de Montenegro Trujillo