Load or Cast
Real Rogues – Lista de Comprinhas Rogue
No clima do fim de ano, uma lista liberal de compras de cartinhas rogue e budget. Divirta-se relembrando os lançamentos passados de MTG e pensando em possibilidades originais de deckbuilding.
02/12/2021 10:05 - 7.303 visualizações - 4 comentários
Faraway - Jogos e Desafios
Olá pessoas, tudo bem? 
 
Dezembro chegou. Incrível né? Chegou aggro, logo no turno 12.  No mundo do MTG tivemos inúmeras adições, edições, Secret Lairs,  reprints, mêcanicas novas, uma grande intensidade de lançamentos de produtos, listas de cards de colecionadores e muito mais! 2021 foi um ano notável para o Magic.
 
 
Nesse começo de fim de ano eu quero trazer algo diferente pra vocês. Hoje teremos uma temática mais livre, que vai reavivar em nossas mentes as edições dos últimos 2 anos. SIM. 2 ANOS!  Eu estava em um Redemoinho de Pensamentos sobre MTG colecionável e me ocorreu uma ideia engraçada de que vivemos tempos de Ragavan! Ragavan, Afanador Agil, uma carta bastante valiosa. 
 
O mercado de paper MTG é complexo, mas ele marca uma tendência considerável de refletir a demanda pelas cartas. Existem cartas desejadas por todos, que são muito famosas e também consideradas muito fortes. Inevitavelmente, elas possuem preços maiores e impulsionam as comunidades e mercados do jogo. Moldam parte de nossa experiência.
 
No entanto, vocês já sabem: jogar Rogue é jogar diferente, fora das cartas mais desejadas e mais famosas. Jogamos com as OUTRAS cartas!  Há muitos formatos em atividade atualmente. Standard, Commander, Modern, Pioneer e Histórico são alguns deles. É possível jogar com cartas distintas em cada formato. Assim, decidi trazer para vocês uma lista que elaborei para ajudar a compor seus decks.
 
São cartas que curto, são budget e rogue. Veja bem, minha intenção não é de desequilibrar o mercado, históricamente falando, os artigos exercem pouca influência sobre o preço das cartas.  Você é livre para adquirir ou não. Minha dica é pegar apenas cartas de que gosta, que deseja usar ou colecionar. Então... Sem loucuras por favor hehe!
 
A lista de 68 cartas que vou apresentar tem o intuito de instigar deckbuidlers rogue em diferentes formatos! Conheço pessoas na comunidade que gostam de inventar, gostam de mudar, apreciam novas estratégias e usar cartas pouco vistas no metagame. Tenho consciência de que mesmo em um “pequeno intervalo” de 2 anos (MTG tem quase 30 anos!) milhares de cartas distintas aparecem nas edições. e..... Nem todo mundo tem tanta familiaridade para relembrar-se delas.
 
Pense na lista como um bolo (ou pizza) de cartas interessante rogues. Apresentadas de forma livre e breve, dando um insight de usos para que você possa se divertir como preferir. Pagando apenas uma micro fração de um Ragavan. Além disso, para aqueles que costumam acompanhar todas as cartas, servirá como um jogo da memória. Consegue lembrar de todas!? Não vale mentir. Preparados?! A lista de comprinhas rogue começa agora:
 
 
 
 

Liliana, Majestade da Morte - Deck de zumbis ou simplesmente advantage com uso de cemitérios. Liliana nunca perde a majestade.

 

Regente da Necropole - Uma vampira incrível para decks tribais com fichas e campos de batalha cheios. É possível rampar a vampira e abusar do grande número de marcadores.

 

Inundacao de Lagrimas - Uma carta de propósito duplo. Serve tanto para controlar todos os oponentes quanto para combar com alguma permanente gigante que você possui.
 
Mecanotita Verdejante - Um titã! Valor de mana 5 para uma criatura 8/8 com atropelar. Pode figurar em decks combados ou num monogreen ramp for fun.
 
 
 
 
Etali, Tormenta Primordial - Eu sei que você gosta de dinossauros! Quanto mais oponentes maior é o efeito.
 
Cerco a Cidadela - Encantamento sub-utilizado. Dá buff relevante e te protege muito bem no x1.
 
Quedas Estrondosas - Que tal um terreno-criatura muito difícil de remover? Pode interagir com marcadores.
 
Retorno do Falabravo - Velocidade instantânea faz toda a diferença! Compra de cartas ou uma surpresa no combate.
 
 
 
 
Vingadora Sagrada - Golpe duplo é bom, mas sabia que existem auras +10+10 e +20 +20?
 
Empreitada Selvagem - Quase todo número que conseguir nos dados vai te deixar muito feliz.
 
Classe: Bardo - Pode baixar múltiplas lendas no mesmo turno, sem pagar nada! RG é uma boa combinação de cores.
 
Disco de Nevinyrral -A carta é vista com certa frequência. Caso você não esteja usando ainda, pense em todas as maldades que pode fazer com esse disco.
 
 
 
Dragao Atemporal - Arte bonita, card advantage, eternizar te oferece uma ficha de dragão. Fichas podem ser copiadas múltiplas vezes dependendo de sua build.
 
Dermotaxi - Alvo em todos os cemitérios. Conhece uma lenda que se chama Phage?
 
Aeve, Lodo Progenitor - Uma criatura com rajada, na cor clássica de ramps, que coisa louca.
 
Crescimento Exponencial - Um finalizador excelente para usar em criaturas indestrutíveis ou com resistência à magia.
 
 
 
 
Tanazir Quandrix - Efeito ao entrar no campo de batalha que pode transformar uma fase de combate completamente.
 
Territorio dos Necrofagos - Primo de Bojuka.
 
Duplicante - Uma remoção de exílio que pode ser utilizada em qualquer cor de deck. Comba com estratégias de Flicker e cópias.
 
Anciao Esquecido - Fica grande Birl. Tribal fisioculturista.
 
 
 
Corpo de Pesquisa - Quanto maior melhor? Há algumas formas de usar todo esse poder mesmo fora do combate.
 
Hidra Devoradora de Mana - A mesma coisa com mais cabeças.
 
Heranca de Duelista - Uma carta para fazer política, uma aura que não vai para o cemitério junto com sua criatura.
 
Esquelemental Relampejante - Tribal descartes aggro. Melhor em decks de 60 cartas. Jogar sem cartas na mão é mais difícil.
 
 
 
 
Apagar o Ceu - Uma carta especial contra jogos multiplayer.
 
Zona de Paradoxo - Que tal jogar na marcha automática? Baixe o encantamento e deixe que ele jogue por você.
 
Charix, Ilha da Furia - Exótico. Pode ser utilizado em voltron. Há cartas que invertem poder e resistência ou causam dano com a resistência.
 
Garra-de-foice - Alguns oponentes gostam de ganhar muitos pontos de vida. Arma viva é demais.
 
 
 
 
Maestria Verdejante - Ramp eficiente. Dar terrenos ao oponente pode ser um facilitador para travessias de terreno.
 
Maestria Devastadora - Os custos alternativos assustam um pouco. Supostamente trazem vantagem ao oponente. Ter cartas devolvidas para a mão não é uma super vantagem.
 
Godo, Bandido Senhor da Guerra - Kaldra existe. Equipamentos muito fortes, combadores e armas vivas também.
 
Tita de Resgate - Melhor em decks de 60 cards. Estrela Cromática, Terrarion, artefatos de custo 0.
 
 
 
Kaervek, o Impiedoso - Também chamado de carta da maldade. Você vai ser focado se utilizar. Fique esperto.
 
Petroglifos de Muraganda - Tanto para decks de 60 cartas quanto para decks de 99. Fichas e alguns ursos por aí adoram essa carta.
 
Nodos de Porfiro - Gosta de causar problemas? Está é sua carta. Combine com criação de fichas de poder 0.
 
Estacao da Colheita - Conhece os mana dorks? Use muitas criaturas de custo 1 que adicionam mana para gerar insanidade.
 
 
 
 
Reiterar - Parece uma carta de cópias, mas é uma wincon disfarçada. Utilize junto com feitiços de mana para ir ao infinito e além.
 
Pioneiros do Arrasamento Final - Arrasamento final, uma versão budget de umas cartas aí, que também finaliza a partida. Flicker e cópias de criatura ajudam.
 
Vontade de Sakashima - Valor de mana 4 é bem baixo para o efeito. A discórdia rola solta.
 
Angel of the Dire Hour - Uma remoção massiva em velocidade instantânea. Carta para virar jogos.
 
 
 
 
Aureola Runica -  Essa carta já custou R$150,00. Pode ser utilizada com outras cartas de efeito similar para trancar todas as ações relevantes do oponente.
 
Ultimato Emergente - Rotacionou, despencou de preço. Busque por 3 cartas de turnos extra em seu deck e deixe o oponente escolher uma.
 
Toca do Lobo de Kessig - Esse terreno vence jogos. Em partidas disputadas, poucas criaturas restam na mesa, ou na situação oposta, são tantas criaturas que ninguém pode atacar. O terreno quebra a simetria.
 
Arrasta-sonhos - Um ótimo pet para seu deck controle. Ganha jogos.
 
 
 
 
 
Nahiri, a Anunciadora - A remoção mais elegante que você vai encontrar nos decks Boros.
 
Pastor de Pesadelos - Design exótico. Cabe perfeitamente em decks Midrange de criaturas.
 
Estilhacar o Ceu - Remoções globais são sempre bem-vindas.
 
Kenrith, o Rei Regresso - Esse rei já teve muita hype. Agora... alguém se lembra dele? Bem, quem foi rei nunca perde a majestade. Cards que desviram seus terrenos em múltiplas fases e multiplicadores de mana.
 
 
 
 
Rei Trol Glutao - Falando em reis. O trol roda melhor em decks aggros combadores com livro de receitas. É muito legal!
 
Facanha de Rochaferro - Procure por cartas de valor de mana 7 vermelhas e incolores. Você será surpreendido positivamente com um grande número de cartas muuuito legais. Já fiz decks baseados em jogar criaturas de custo 7 no segundo turno uma vez.
 
Fogos da Invencao - Card exótico. Permite fazer deck bastante únicos, já causou muito no passado. Altera o modo de jogar MTG.
 
Fadina dos Desejos // Concedido - É inacreditável como essa carta pode ser tão esquecida no deckbuilding. É um terror em formatos que usam sideboard.
 
 
 
 
 
Sorin, Senhor Vampiro Vingativo - O que me chama atenção aqui é o +2. Planeswalkers com lealdade +2 sobem muito rápido. Usualmente perfeito para decks agressivos.
 
Fileiras Crescentes - Uma boa opção para quem quer jogar com fichas. Nos formatos de 60 cards é possível jogar com essa carta no núcleo da estratégia.
 
Squee, Nabobo Goblin - Descartável sim, imprestável nunca. Utilize com mecânicas de descarte para todos os jogadores. Sem custo algum, sua mão não ficará vazia.
 
Anoitecer // Alvorecer - Gosta de White Winnies? Essa carta roda incrivelmente em decks agressivos.
 
 
 
 
Sarkhan, Sem Mestre - Dependendo do número de dragões que você controlar, Sarkhan será uma barreira intransponível. No pior dos casos, uma fábrica de dragões.
 
Emboscador da Matilha Noturna - Lobisomens e Flash, uma combinação explosiva. O valor de mana é um pouquinho alto, mas o efeito é forte.
 
Adivinho das Almas - Você sabia que existe um grande número de terrenos que geram marcadores facilmente. Este zumbi deixa comprar cartas todos os turnos no deck correto.
 
Neheb, Capitao da Horda Medonha - Invente maneiras de jogar este card no primeiro e segundo turno. Quando não há bloqueadores, a habilidade de Neheb é super forte.,
 
 
 
 
Comandar a Horda Medonha - Perder vida não é um custo relevante para todos. Há estratégias que ganham vida o tempo todo. A carta permite dar alvo em qualquer cemitério.
 
Parelio II - A carta da zueira. Usualmente não dá para usá-la bem. Porém...é uma fábrica de anjos que entram atacando no campo. Caso o leitor deckbuilder procure opções, verá que tripular essa carta não é tão complicado.
 
Kavu Territorial - Triomas existem. Uma carta que encaixa melhor nos decks de 60 cartas.
 
 
E agora... os cavaleiros do apocalipse da lista:
 
 
 
 
Cavaleiro da Aurora - Uma remoção útil a todo momento. Corpo bom e card advantage.
 
Cavaleiro da Chama - Esse cavaleiro com mana disponível é o fim do mundo, para os oponentes.
 
Cavaleiro Noturno - Olha essa arte! A carta não é ruim não.
 
Cavaleiro dos Espinhos - Já foi uma potência do standard, muita vantagem em uma única carta. Hoje anda esquecido. Lembrava dele?
 
Cavaleiro dos Vendavais - Todo mundo gosta de Tempestade Cerebral. Manipulação de topo e card advantage. Pode até ser uma wincon para decks controle de 60 cartas.
 
 
Se você lembrava de todas as cartas e de suas habilidades: Parabéns! Passou no teste de memória nível intermediário! Procurei trazer cartas bem budget e rogue. Na verdade, não somei os valores, mas será que o preço de todas elas juntas chegam em 1 Ragavan!? É tão interessante ver como as coisas acontecem. Cartas famosas que se tornam esquecidas e algumas vezes ressurgem no gameplay. 
 
Assim, completamos aqui o ano de Real Rogues com essa lista para refrescar a mente e ativar o deckbuilding. Curtiu, teve ideias? Eu confesso que tenho mais cartas para falar, mas...68 é um número quase perfeito. Às vezes eu me pergunto como é louco conhecer e relembrar de dezenas de milhares de cartas.
 
 
Que venha 2022! Com um upkeep cheio de mana e avanços para todos nós!
 
Chandler
Edu Godoy ( chandler)
É um estrategista deck builder com nível de captura 999 e Conhecimento Acumulado sobre vários decks! Escreve sobre For Fun, rogues, competitivos e spoilers. Gosta de utilizar as sugestões de cards dos leitores para construir decks “novos para o mundo”. Joga e estuda Magic desde que dragões voavam com ímpeto e gatos ígneos metamorfoseavam.
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 03/12/2021 11:03
alguns links de cards falhando, pode rever por favor?
(Quote)
- 02/12/2021 18:34

muito obrigado amigos! feliz natal ho ho ho é que tem muita coisa modern rogue no meio, são cartas que podem ser usadas pra fazer listas loucas hehe

(Quote)
- 02/12/2021 17:46
Excelente artigo, mas sugeriria explicar no começo que a maior parte das dicas era para Commander.
(Quote)
- 02/12/2021 16:28
Excelente artigo! Parabéns.
Últimos artigos de Edu Godoy
Real Rogues – Commander Yuriko
Vem nesse Commander antes que os ninjas cheguem! Minha lista secreta de Yuriko para se antecipar à chegada de Kamigawa.
8.681 views
Real Rogues – Commander Yuriko
Vem nesse Commander antes que os ninjas cheguem! Minha lista secreta de Yuriko para se antecipar à chegada de Kamigawa.
8.681 views
Há 7 dias — Por Edu Godoy
Real Rogues – Commander Winota
Um deck para vencer todo o mesão em 2 fases de combate! Vejamos a lendária Winota que saiu do formato Standard e vai causar no Commander.
8.102 views
Real Rogues – Commander Winota
Um deck para vencer todo o mesão em 2 fases de combate! Vejamos a lendária Winota que saiu do formato Standard e vai causar no Commander.
8.102 views
10/11/2021 10:05 — Por Edu Godoy
Real Rogues – E os Zumbis!?
Oi Zumbis sumidos, onde estão vocês em Innistrad?!
8.403 views
Real Rogues – E os Zumbis!?
Oi Zumbis sumidos, onde estão vocês em Innistrad?!
8.403 views
06/10/2021 10:05 — Por Edu Godoy
Real Rogues – Diferentões do Standard
Real Rogues mostra 3 listas nada comuns dentro do formato padrão. Veja as 5 cores do MTG nessas listas exóticas e escolha a sua combinação favorita para se divertir.
3.906 views
Real Rogues – Diferentões do Standard
Real Rogues mostra 3 listas nada comuns dentro do formato padrão. Veja as 5 cores do MTG nessas listas exóticas e escolha a sua combinação favorita para se divertir.
3.906 views
03/09/2021 10:05 — Por Edu Godoy
Real Rogues – Goblins do Covil do Bugurso
Goblins são clássicos do Magic. A tribo volta com um flavor especial em Adventures in the Forgotten Realms e pode fazer peripécias no formato padrão. Veja as listas de gob..
7.120 views
Real Rogues – Goblins do Covil do Bugurso
Goblins são clássicos do Magic. A tribo volta com um flavor especial em Adventures in the Forgotten Realms e pode fazer peripécias no formato padrão. Veja as listas de gob..
7.120 views
05/08/2021 10:05 — Por Edu Godoy