Voltamos com mais um artigo do Pioneer e a melhor escolha para o formato. Mas claro que vamos começar falando do metagame.
O Pioneer vem com um domínio que considero “saudável”. Para qualquer um que você perguntar qual o melhor deck do formato a resposta é simples, Izzet Phoenix. O deck é consistente e ainda foge bem dos hates, ele chegou ao ponto de ter versões só focadas na mirror, o que é um sintoma de que talvez seja hora de arrumar algo. Mas com Thalia, Guardia de Thraben entrando no metagame, o BW Humans apareceu para controlar a estratégia, colocando mais diversidade no menu e alguns panos quentes em um possível banimento (Cruzeiro do Tesouro? Talvez.). Outros decks que cresceram muito foram Burn e Winota, o primeiro obviamente cresce na sombra do Izzet, já que Eidolon da Grande Festanca e várias criaturas que ignoram o bounce global de Coisa no Gelo são ações muito boas contra o Fênix; já o Winota pune quem só quer ser rápido, apesar de ser um deck que sofre contra Coisa no Gelo. Esse é o Pioneer atualmente, todos contra os pássaros e a palavra de ordem é atacar.
Voto Carmesim teve um impacto interessante no formato. Eu já falei de Thalia e como ela levou os decks tribais de humanos a outro patamar (seja o Orzhov, com Lurrus da Toca Onirica, seja o Selesnya, com Companhia Agrupada), mas também ajudou muito o vampiros, que com Sorin, o Infeliz e Edgar, Noivo Encantado atualizou bem a lista, colocando novos drops 4 onde só tinha Kalitas, Traidor de Ghet. Para efeito de ilustrar seguem as listas desses decks:
Falei sobre as listas com novas cartas e o tema do artigo de hoje também usa uma novidade. Porteiro do Sepulcrario. Desde os spoilers eu gostei muito da carta e me perguntei muito como avaliá-la. Eu queria um segundo Eidolon? Claro. É a carta que mais pune em diversas matchs e chama remoção bem fácil. O Porteiro do Sepulcrario não é um Eidolon da Grande Festanca, mas é bem próximo a um, próximo o suficiente para eu avaliar suas outras qualidades e analisar se elas compensam. Dois de poder e iniciativa nos dão uma criatura boa em combate, especialmente pensando que em um deck com muitos burns essa carta fica bem mais complicada de bater em combate. Outra habilidade é ligada ao cemitério, zona do jogo que está bem movimentada no Pioneer (obrigado, fênix) e é garantia de que algo relevante sempre estará lá, dando mais certeza de que no começo do jogo o Porteiro do Sepulcrario será efetivo. Então temos uma criatura relativamente pior na função Eidolon da Grande Festanca, mas que consegue ter algum jogo, o que já me basta.
Acho importante na hora de analisar uma carta como essa entender o que eu quero que ela faça, no caso o melhor drop 2 é o Eidolon da Grande Festanca. enquanto eu usar menos que 4 cópias eu vou querer apenas aumentar a quantidade dele, mas tendo essas 4, eu quero algo próximo ao ótimo e é nesta janela que entra o Porteiro do Sepulcrario, é a carta mais próximo a 8 cópias de Eidolon que eu posso ter.
Chonky Red foi um dos grandes baralhos do começo do formato. Até o Regional Players Tour e a ascensão dos combos, esta era uma das principais estratégias, baseado em Torbran, Tano de Lapa Vermelha, Goblin Lanca-correntes e Portador da Gloria. O formato mudou, muita coisa se passou e o deck voltou! Agora temos o Porteiro do Sepulcrario como novo drop 2 e algumas listas também usam Chandra, Vestida para Matar, que é perfeita para quem usa Portador da Gloria, além de dar um suporte muito bom para um jogo mais midrange. A lista de hoje é mais agressiva e foi usada pelo user coly2 para vencer um Pioneer Challenge no Magic Online, mas jogar maior também é uma opção super válida.
O Chonky é um "aggro grande", ele não explode, mas é constante em seu jogo, tendo alcance com seus burns. Contra aggros menores ele consegue gerar uma postura midrange, fazendo dos seus burns um kit de remoções e gerando card advntage com Chandra, Chama da Rebeldia, Goblin Lanca-correntes e Gigante Esmaga-ossos // Pisar. Uma das melhores cartas do baralho é Torbran, Tano de Lapa Vermelha, que te permite um power spike que te dá até um turno de vantagem além de fazer todos os seus burns ficarem completamente fora da curva.
A principal dica que eu daria para quem fosse jogar com esse deck (que tem boa parte da base dele em um dos pré-montados), é de entender que seu deck sempre está colocando pressão. Então você não precisa necessariamente curvar para vencer uma partida, um Ferocidonte Enfurecido, por exemplo, causa quantidades absurdas de dano sozinho, você pode tranquilamente ter soltado dois burns para controlar o oponente e começar só no turno 3 a atacar, ainda sim, seu jogo pode deslanchar facilmente e em poucos turnos o oponente já estar no alcance de outro burn, Torbran, Tano de Lapa Vermelha, Eidolon da Grande Festança e Chandra, Chama da Rebeldia te dão esse suporte.
Um breve Guia de Side contra os principais decks do formato:
● vs Izzet Fênix
Contra o deck mais popular do formato nós temos uma partida muito boa, graças ao Eidolon e o Porteiro, de resto é colocar pressão e só parar quando a vida do oponente zerar. A única criatura problemática é Coisa no Gelo, mas ela bloqueia pouco no G1, com medo de tomar um burn para completar o dano e pós side temos Helice de Lava.
O deck é uma versão do Mono Black Vampiros, que era bem popular, e tem feito ótimos resultados. Ele é basicamente um midrange, o que nos incomodaria pouco, não fosse Sorin, Senhor Vampiro Imperioso, que pode ganhar quantidades absurdas de vida. Então temos que pressionar e rápido. Pós side arrumamos as remoções e colocamos Vortice Turbilhonante.
Um tipo de falsa mirror aqui, nesse caso precisamos ter mais controle e eles serão os agressores, então nosso plano é mais sobre matar coisas e preservar pontos de vida, para só depois atacar.
Outro deck relativamente novo, que joga muito com a Adversaria Sanguinaria. A pior carta para nós é o Kalitas, Traidor de Ghet, se resolvermos ele, o jogo segue normalmente, mas se a essa criatura desvirar, pode recolher o deck.
Outra partida onde Kalitas, Traidor de Ghet pode nos complicar, mas só a partir do G2, onde recomendo guardar algo para lidar com ele rápido, caso o jogador de Dimir suba muitas cópias, recomendo subir alguma quantidade de Helice de Lava. Sem Kalitas na mesa é sobre empurrar dano na mesa e depois fechar com o alcance dos burns.
No último guia de side contra o Lotus combo, não é:Side in: 4 Vortice Turbilhonante, 1 Ferocidonte EnfurecidoSide out: 4 Goblin Lanca-correntes., 1 Chandra, Chama da Rebeldia???????
Bom dia, realmente foi invertido obg pelo comentario!
[quote=monesstos=quote]No último guia de side contra o Lotus combo, não é:Side in: 4 Vortice Turbilhonante, 1 Ferocidonte EnfurecidoSide out: 4 Goblin Lanca-correntes., 1 Chandra, Chama da Rebeldia???????[/quote]Bom dia, realmente foi invertido obg pelo comentario!
No último guia de side contra o Lotus combo, não é:
Side in: 4 Vortice Turbilhonante, 1 Ferocidonte Enfurecido Side out: 4 Goblin Lanca-correntes., 1 Chandra, Chama da Rebeldia
???????
No último guia de side contra o Lotus combo, não é:Side in: 4 Vortice Turbilhonante, 1 Ferocidonte EnfurecidoSide out: 4 Goblin Lanca-correntes., 1 Chandra, Chama da Rebeldia???????
Sempre bom ter mais artigos sobre o Pioneer aqui, porém eu discordo de algumas coisas. Na verdade, é sobre o suposto posto de melhor deck do formato ser o fênix de forma objetiva. Acho que as pessoas confundem muito o fato de um deck ter maior representação no meta com ele ser de fato o melhor.
Talvez você quem confundiu isso, pois o artigo diz que Fênix é o mais popular, e não o melhor. Inclusive, bem no começo, fala que se você perguntar pra muitas pessoas, elas vão dizer que é o melhor, o que indica popularidade.
Diz sim"Para qualquer um que você perguntar qual o melhor deck do formato a resposta é simples, Izzet Phoenix."Ou seja, pressupõe que haja um consenso sobre qual o melhor deck (o que é diferente de deck mais popular).
É uma questão de interpretação de texto pra mim... o artigo está propondo qual é o melhor deck na opinião do escritor, quando diz:
"Voltamos com mais um artigo do Pioneer e a melhor escolha para o formato. Mas claro que vamos começar falando do metagame."
Então ele coloca uma percepção de que Izzet é o melhor se você perguntar por aí e estabelece que é o mais popular, mas jamais assume ou argumenta que, de maneira "objetiva" (como você colocou), seja o melhor deck.
[quote=razorkaos=quote][quote=LeoKula=quote][quote=razorkaos=quote]Sempre bom ter mais artigos sobre o Pioneer aqui, porém eu discordo de algumas coisas. Na verdade, é sobre o suposto posto de melhor deck do formato ser o fênix de forma objetiva. Acho que as pessoas confundem muito o fato de um deck ter maior representação no meta com ele ser de fato o melhor.[/quote]Talvez você quem confundiu isso, pois o artigo diz que Fênix é o mais popular, e não o melhor. Inclusive, bem no começo, fala que se você perguntar pra muitas pessoas, elas vão dizer que é o melhor, o que indica popularidade.[/quote]Diz sim"Para qualquer um que você perguntar qual o melhor deck do formato a resposta é simples, Izzet Phoenix."Ou seja, pressupõe que haja um consenso sobre qual o melhor deck (o que é diferente de deck mais popular).[/quote]É uma questão de interpretação de texto pra mim... o artigo está propondo qual é o melhor deck na opinião do escritor, quando diz:"Voltamos com mais um artigo do Pioneer e a melhor escolha para o formato. Mas claro que vamos começar falando do metagame."Então ele coloca uma percepção de que Izzet é o melhor se você perguntar por aí e estabelece que é o mais popular, mas jamais assume ou argumenta que, de maneira "objetiva" (como você colocou), seja o melhor deck.
Sempre bom ter mais artigos sobre o Pioneer aqui, porém eu discordo de algumas coisas. Na verdade, é sobre o suposto posto de melhor deck do formato ser o fênix de forma objetiva. Acho que as pessoas confundem muito o fato de um deck ter maior representação no meta com ele ser de fato o melhor. Especialmente hoje, em que existe uma carta específica que entra facilmente em qualquer deck como um hate universal (pega fênix, Winota e Company ao mesmo tempo), a Grafdigger's Cage, nenhum desses decks consegue ser de fato tão dominante quanto parecem. Até o Lotus Combo voltou a ter resultados. Acho que a representação maior do fênix se deve puramente ao fato de que o deck tem um jogo que agrada a muita gente, e ainda traz de volta ao público que jogava com ela no Modern uma segunda chance de jogar com o deck que perderam pro ban do Faithless Looting.
Concordo totalmente, O Fenix esta longe de ser dominante, o que acontece é uma mistura do deck ser decente, divertido, não muito caro; e muita gente estava usando. Dai quando muita gente ia escolher o deck ia pelo mais popular, um efeito manada. Se fosse pra chutar o melhor eu colocaria o RW Burn, mas tem muito deck muito forte como o winota, o do artigo e BW Vampiros que também estão bem próximos, e mesmo assim o formato está bem divertido e diverso.
[quote=razorkaos=quote]Sempre bom ter mais artigos sobre o Pioneer aqui, porém eu discordo de algumas coisas. Na verdade, é sobre o suposto posto de melhor deck do formato ser o fênix de forma objetiva. Acho que as pessoas confundem muito o fato de um deck ter maior representação no meta com ele ser de fato o melhor. Especialmente hoje, em que existe uma carta específica que entra facilmente em qualquer deck como um hate universal (pega fênix, Winota e Company ao mesmo tempo), a Grafdigger's Cage, nenhum desses decks consegue ser de fato tão dominante quanto parecem. Até o Lotus Combo voltou a ter resultados. Acho que a representação maior do fênix se deve puramente ao fato de que o deck tem um jogo que agrada a muita gente, e ainda traz de volta ao público que jogava com ela no Modern uma segunda chance de jogar com o deck que perderam pro ban do Faithless Looting.[/quote]Concordo totalmente, O Fenix esta longe de ser dominante, o que acontece é uma mistura do deck ser decente, divertido, não muito caro; e muita gente estava usando. Dai quando muita gente ia escolher o deck ia pelo mais popular, um efeito manada. Se fosse pra chutar o melhor eu colocaria o RW Burn, mas tem muito deck muito forte como o winota, o do artigo e BW Vampiros que também estão bem próximos, e mesmo assim o formato está bem divertido e diverso.