Faraway - Jogos e Desafios
Nas Ruas do Modern
Análise do impacto de Streets of New Capenna no formato Modern
18/05/2022 10:05 - 3.179 visualizações - 6 comentários
Faraway - Jogos e Desafios
Neste artigo vou fazer uma pequena introdução sobre a coleção Streets of New Capenna, falarei sobre como está o formato Modern agora, sobre quais cartas de Streets of New Capenna estavam presentes nos torneios que aconteceram neste final de semana e, por fim, falarei sobre as cartas que tem potencial de impactar o nosso querido Modern.
 
 
Introdução
 
 
Streets of New Capenna já chegou às prateleiras e aos torneios de Magic. Cheia de criaturas lendárias, com muito flavor e focada em três cores, a coleção está sendo um prato cheio para os Comandeiros e Comandeiras. As criaturas lendárias da coleção oferecem muitas mecânicas interessantes que podem servir de base para construção de muitos decks Commander e as pessoas estão animadas para testar os novos brinquedos.
 
Mas esse artigo não é sobre Commander, é sobre Modern. Existem cartas em New Capenna para os moderneiros? Ou vamos ter que nos contentar com o que Kamigawa nos deu e esperamos o lançamento de novas coleções? Essas perguntas são realmente válidas, afinal, olhando apenas na superfície, New Capenna não oferece tanto poder quanto Kamigawa ofereceu, além disso, sendo uma coleção centrada em três cores, suas cartas são muito mais específicas e encaixam em muito menos decks se comparado com sets com temática mono cor ou com duas cores.
 
 
ESTADO DO MODERN
 
 
No primeiro final de semana houveram 4 torneios Modern que servem como referência para o formato; 2 torneios presenciais durante SCG Con, que aconteceram em Pittsburgh com 5k dólares de premiação e 2 challenges do Magic Online. Cada um desses torneios contou com a presença de mais de 150 jogadores, o que significa que os decks que ficaram no Top 8 ganharam um bom número de rodadas. Aí vão os resultados:
 
 
SCG Con Sexta: 3x 4c Elementals, Goblins, Jund, Temur Control, Living End, Mono R Prision
 
 
SCG Con Domingo: 4x 4c Elementals, 2x UR Murktide-Ragavan, UW Control, Amulet Titan
 
 
Challenge Sábado: 2x 4c Elementals, Amulet Titan, Temur Rhinos, UR Murktide-Ragavan, 2x Hammer, Living End
 
 
Challenge Domingo: 2x 4c Elementals, BR Mid, 2x BG Yawgmoth, Living End, Calibrated Blast, Tron
 
 
Não vou fazer rodeios, o Modern está dominado por Elementais. De um total de 32 decks no Top 8, mais de um terço (11 deles) são 4c Elementals. A capacidade do deck de gerar valor e não perder por falta de mana é incomparável. Se você tiver muitas mágicas e poucos terrenos, você pode exilar suas mágicas para conjurá-las, se você tiver muitos terrenos e poucas mágicas, você pode conjurar suas mágicas com seus terrenos e gerar card advantage porque todas suas mágicas são de alto impacto.
 
 
Mas esse não é um artigo para falar bem ou mal ou pedir o banimento do 4c Elementals, esse é um artigo para falar do impacto de Streets of New Capenna no Modern. Olhando o que está acontecendo no Modern e o que foi jogado no final de semana, dá para perceber que o impacto não está sendo alto. Capenna apenas adiciona Triomas ao deck de elementais. Apesar dos Charms novos serem todos conjuráveis pelo 4c, nenhum deles parece ser bom o suficiente para valer um slot no deck.
 
 
CARTAS USADAS NO PRIMEIRO FINAL DE SEMANA
 

    
 
 
Procurei no mar, terra e céu por cartas de Cartas de New Capenna usadas neste final de semana e o que eu encontrei foi isso: Triomas (Elementals), Riveteers Charm (Jund), Tainted Indulgence (Esper Control).
 
 
Não é novidade ver que os Triomas estão sendo usados. Na verdade, é muito legal que o ciclo de Triomas esteja completo, agora todos os decks podem ter sua base de mana injusta e perfeita. Os Triomas vão acabar sendo mais usados do que agora, conforme novas possibilidades vão aparecendo no formato. Conseguir jogar com quaisquer combinações de 3 cores com mana perfeita é muito bom, e os Triomas permitem que isso aconteça, afinal, você geralmente só precisa de um em jogo para corrigir sua mana e ele é buscável com qualquer fetchland que você tenha no deck.
 
 
Fiquei muito feliz de ver Riveteers Charm sendo usado no Jund. O Jund é um deck que adora fazer 1 para 1 e ganhar o jogo com cartas de custo baixo e alto impacto. Riveteers Charm permite um graveyard hate de main deck, que é excelente em Match Ups que o Jund tem dificuldade (como Living End e Dredge), permite uma maravilhosa remoção contra decks como UR e, na minha opinião o melhor modo, comprar 3 cartas!
 
 
E aquele hype absurdo em torno do Planeswalker de 3 manas? Ao que tudo indica, como acontece em 90% dos casos, é muito latido e pouca mordida. Aparecendo em apenas duas listas que ficaram no Top 32 do MTGO Challenge, dá para ver que Ob Nixilis, o Adversario não atende às expectativas do hype.
 
 
Mas ainda falta tempo, não dá para dispensar uma carta com apenas um final de semana de torneios. Ob Nixilis oferece um verdadeiro pacote completo: se protege, gera card advantage e ainda apresenta um excelente clock. Talvez o problema seja a maneira como as pessoas estão querendo usar ele: baixar uma criatura com poder alto e sacrificar ela para fazer uma cópia com muita lealdade. Crianças, se você tem uma criatura com poder alto, use ela para ganhar o jogo, e não para ficar brincando com a comida. As criaturas de poder alto no formato Modern são Murktide Regent e Death's Shadow, nenhuma das quais você quer sacrificar para Casualty.
 
 
CARTAS COM POTENCIAL
 
 
    
 
 
Beleza, Capenna não é uma coleção muito poderosa, mas alguma coisa ela deve oferecer. Fui buscar informação com um amigo que manja de Magic, o Rubens d’ Avila, mais conhecido como Ruda da LigaMagic. Ele me disse uma lista de cartas com potencial em New Capenna: Void Rend, Endless Detour, Charms, Triomes, Raffine's Informant, Unlucky Witness, Sticky Fingers, Ob Nixilis, Tainted Indulgence.
 
 
Como já visto acima, os Triomas são bem claros que serão usados, isso não é surpresa para ninguém. Os Charms são bastante versáteis e interessantes, mas três deles se destacam, Riveteers Charm (card advantage, removal, graveyard hate), Brokers Charm (Card advantage, Removal, enchantment hate), Obscura Charm (Counterspell, Removal, Reanimate). Todos esses três charms têm chances de ver jogo no Modern por sua grande versatilidade e por serem sempre úteis, em qualquer partida, resta saber aonde eles vão se encaixar melhor. 
 
 
Já falei sobre nosso amigo Ob Nixilis, eu acho que ele ainda não achou uma casa boa, está isolado, desabrigado, mas uma hora ele se encontra. Em relação a Void Rend e Endless Detour, são duas cartas de remoção. Void Rend tem a vantagem de não ser anulável, o que a torna importante em Mirrors de controle aonde você precisa lidar com um PW resolvido já Endless Detour tem uma porrada de texto, o fato de você conseguir lidar com uma mágica na pilha ou uma carta no cemitério não podem ser ignorados, é muita versatilidade e uma boa resposta para qualquer que seja o plano de jogo do seu oponente.
 
 
Uma carta multicor que apareceu por aí é Tainted Indulgence. Na minha opinião a carta é uma tentativa frustrada de ser Expressive Iteration, afinal, no formato Modern você precisa fazer um esforço tremendo para conseguir ter 5 CMCs diferentes (0, 1, 2 e 3 são números fáceis, mas, todos os outros números são muito mais difíceis de conseguir colocar no cemitério). A carta ainda tem um potencial em listas de Esper Control, decks de controle costumam ter uma curva de mana mais variada e seleção de cartas é bastante importante, afinal, na maioria dos casos, o deck de controle vai ter uma land a mais para poder descartar.
 
 
Vamos olhar as comunzeras, Raffine's Informant, Unlucky Witness e Sticky Fingers. Raffine Informant nos dá um corpo compatível com a curva e um pouco de seleção de cartas, além do fato de ser um humano, é uma carta boa, mas eu não tenho certeza se é boa o suficiente para ver jogo no Modern. Unlucky Witness é uma cartinha interessante, mas o valor que ele gera não é tão significativo assim, no melhor dos casos, ele acaba sendo um cantrip. Sticky fingers pode acabar sendo uma ameaça real, se você consegue fazer uma criatura no 1 e seguir com Sticky fingers no 2, vai ser dificil do seu oponente conseguir bloquear ela adequadamente, aliado isso a remoções, muito provavelmente você vai ter um bicho imbloqueável pelo resto do jogo, e seus tesourinhos podem fazer alguma diferença.
 
 
Bom pessoal, essa é minha opinião na nova coleção, estou curioso para saber de vocês, quais cartas tem potencial de ver jogo no Modern?
Antonio Zanutto ( tunicoberno)
Juiz de Magic nível 2, participou três vezes do Pro Tour.
Redes Sociais: Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 22/05/2022 20:27
Ragavan no 1 ob no 2 ainda sera a call , mas neh modern e um formato torto pra livinh end ser meta
(Quote)
- 22/05/2022 10:41
Eu ia comentar do ledger mas vc já respondeu o amigo ali em baixo

Acredito que tenha faltado o comentário sobre o veículo hate grave

Unlisenced hearse
(Quote)
- 18/05/2022 14:18

Esse bixinho tem jogado até no DS ! A carta é muito boa, foge do range da blast zone, tem evasão e gera muito valor !

(Quote)
- 18/05/2022 11:46
Excelente artigo!
(Quote)
- 18/05/2022 11:32

Faltou sim, ele passou completamente despercebido.
Não dei muita atenção à carta porque pareceu que sua habilidade desencadeada não seria tão relevante.
No entanto, a capacidade de fugir de bolt rapidamente é algo muito relevante, sem falar que em formatos construidos, você vai conseguir uns dois triggers por jogo do seu oponente conjurando duas mágicas no mesmo turno.
Jesse Robkin escreveu um artigo bem extenso desenvolvendo várias ideias sobre a carta (https://infinite.tcgplayer.com/article/All-Things-Ledger-Shredder/1b4218dc-7934-4694-8f12-3c3ebc9c073b/).

Últimos artigos de Antonio Zanutto
Desaprovando no Modern
A carta desaprovar é muito complexa e sempre desperta muitas dúvidas, chegou a hora de entender de uma vez por todas as interações com essa carta.
5.450 views
Desaprovando no Modern
A carta desaprovar é muito complexa e sempre desperta muitas dúvidas, chegou a hora de entender de uma vez por todas as interações com essa carta.
5.450 views
Há 8 dias — Por Antonio Zanutto
Matemágica
Matemática e Magic tem tudo a ver
3.801 views
Matemágica
Matemática e Magic tem tudo a ver
3.801 views
Há 28 dias — Por Antonio Zanutto
50 escamas mais duras
Continuação de "50 tons de escamas"
4.297 views
50 escamas mais duras
Continuação de "50 tons de escamas"
4.297 views
13/04/2022 10:05 — Por Antonio Zanutto
50 tons de escamas
Detalhes sobre as minhas escolhas e explicações sobre a funcionalidade do deck
7.074 views
50 tons de escamas
Detalhes sobre as minhas escolhas e explicações sobre a funcionalidade do deck
7.074 views
26/03/2022 10:05 — Por Antonio Zanutto
Pioneer Challenger Decks - Orzhov Auras
Jogando e melhorando um dos melhores produtos de entrada no Pioneer
4.574 views
Pioneer Challenger Decks - Orzhov Auras
Jogando e melhorando um dos melhores produtos de entrada no Pioneer
4.574 views
03/03/2022 10:05 — Por Antonio Zanutto