Quer ver uns decks diferentes!? Veio ao lugar certo. O formato moderno continua maluco! Jogar com árvores ou 15 de dano na cara. Vale tudo aqui no Real Rogues!
Fala galera! Hoje o Real Rogues retorna ao formato Moderno! São muitos os formatos jogados no MTG nosso de cada dia. É um desafio acompanhar todos. Vamos hoje explorar o Modern, que recebeu bastante suporte em coleções recentes e sempre vive mudanças em seu metagame.
Observei listas e o Metagame nos espaços selvagens da internet e vi que o flavour rogue está forte por lá. Muitas listas diferentes circulando. Não é lá muito surpreendente, pois a pool de cards é imensa! É um dos formatos mais fáceis para se construir os decks no estilo rogue e assustar os oponentes.
Minha proposta é trazer para vocês 5 das listas que encontrei, que parecem bem únicas em gameplay e deckbuilding. Assim, podem montar decks exóticos no formato ou até mesmo usá-los de inspiração para fazer novos decks.
Bora fazer um mergulho dinâmico panorâmico analítico e anárquico nessas listas!
Warning! Warning! Warning!
O ministério do Magic the Gathering adverte: estes são decks rogues, decida por você mesmo se jogam ou não jogam, ao persistirem os sintomas monte um novo deck!
Este é um deck DOENTE! Repito: do ent! Tem a tutora Anunciadora Ent que já arruma nosso jogo no primeiro turno. Depois é só paulada no oponente. É lenha, Boi Gigante e Carneirada. Este é um deck que se renovou ao longo do tempo. Seu estilo é muito único. As criaturas passam a bater com a resistência ao invés do poder. Pense nisso profundamente e notará que há várias implicações. A primeira e óbvia é que a resistência acaba sendo muito mais alta do que o poder naquele valor de mana típico. Assim, conjurado por 2 manas, o Boi Gigante bate 6! Um jeito fácil de finalizar os jogos.
No entanto, observe um pouco mais a lista. Como ela enfrenta o metagame? Imagine que existam outros aggro decks no formato, que batem com o poder de ataque. Eles vão se deparar com uma grande muralha no caminho. Assim, este deck é anti-aggro tradicional e faz as vezes de aggro também. O custo disso é a necessidade de cards com a habilidade de Doran, a Torre de Cerco. No entanto, com o lançamento de novos cards essa necessidade se torna cada vez menos um problema. São 14 cards capazes de habilitar o dano com a resistência aqui. Ainda temos Capitao de Catapulta com uma habilidade assustadora, que pode fechar jogos antes do esperado. O Guia Goblin não curtiu esse deck.
Já conhece os decks de Morte Vivida?! Para alguns, essa estratégia pode soar totalmente nova. Para outros, apenas modificada e atualizada. Esse é um rogue para quem gosta de usar Forca da Negacao. É para você que quer fazer jogadas de impacto, mas não abre mão de conjurar uns cards grátis! Para você que se sente anulante.
O deck tem uma proposta bem insana. Primeiramente enviamos as criaturas para nosso próprio cemitério, criaturas fortinhas como uma Cascavel-do-rio Listrada. Depois, com uma cascata oportuna de Agente Sem Fragmentos poderemos conjurar Morte Vivida. Desse modo resolvemos os problemas vigentes no campo de batalha e colocamos todas as bombas em campo de uma só vez. Ao meu ver, o que vem ficando mais forte nessa lista são as habilidades das criaturas. Caloteiro Descarado // Pequeno Furto e Tartaruga podem atrasar o oponente enquanto preparam nosso setup. Despertador de Ondas manipula o topo. Essas habilidades combinadas com o poder das anulações fazem a lista parecer super injusta com os oponentes.
Talvez você seja uma pessoa mais direta e simples. Quer um deck linear com um exército de criaturas! O Real Rogues também trouxe uma lista para você hoje. Torens, Punho dos Anjos e Monumento de Oketra são os criadores de legiões. Com eles você pode fazer um crescimento super saudável de fichas em seu campo de batalha. Forca da Virtude faz aquela surpresinha para o oponente e terminar de embalar o game.
É meio que um pesadelo contra certos tipos de controle midrange. O Leao de Juba Branca salva suas criaturas e dá mais fichas. Thalia, Guardia de Thraben não deve ser subestimada e Falcao do Esquadrao muda o equilíbrio de recursos drasticamente. Resumindo, mesmo remoções globais sofrem contra este deck.
Vamos falar agora de exploits de game design! Nessa lista, cartas que foram lançadas em décadas diferentes no MTG tornam-se quebradas juntas. Cabe a você reuní-las no mesmo deck e fazer seu oponente repensar a própria vida haha. Quando Conduto de Energia foi lançado, sagas ainda não existiam. Com esse artefato é possível repetir os efeitos das sagas um número indefinido de vezes. No caso de Saga de Urza isso significa um exército de constructos. No caso de A Guerra Acrosana poderá ganhar o controle de criaturas até se cansar. O deck ainda conta com interações de comida repetitivas, ganha vida, causa dano e utiliza descartes de turno 1. Uma bela receita de bolo para um rogue poderoso. É o caso emblemático em que abusar de uma mecânica não é considerado cheating. Quase lá em...
Esse deck é para quem gosta de loucura. Para os rogueiros do CAOS. Explosao Calibrada causa dano igual ao valor de mana do card revelado. Até aí tudo bem. No entanto, há cartinhas com valor de mana 15! Como é o caso do nosso querido Vorme Autoctone. Além disso, o formato moderno é conhecido pelas fetch lands e shock lands que acabam reduzindo os pontos de vida e facilitando um letal com o vorme. Sinceramente, vejo várias formas como essa lista pode fracassar em um match. No entanto, quantas vezes na vida você poderá ganhar jogos revelando um vorme de custo 15? Essa lista rogue tem como principal ponto forte esta experiência. Sabemos que de vez em quando ela irá funcionar, quando isso acontecer...será épico! Repare que a base de terrenos pode ajudar a ganhar a partida. Talvez modificando um pouco aumente o percentual de vitórias.
Curtiu os decks!? Hoje foi o dia para os rogueiros do moderno. Com qual delas você jogaria se tivesse que escolher? O que me impressiona bastante é como MTG tem estilos diferentes de jogo em cada lista. Quando vemos estes decks, um pequeno exemplo dos rogues no formato, são como um mundo novo e distinto dos top 1 do meta. Em cada nova estratégia uma nova aventura!
É um estrategista deck builder com nível de captura 999 e Conhecimento Acumulado sobre vários decks! Escreve sobre For Fun, rogues, competitivos e spoilers. Gosta de utilizar as sugestões de cards dos leitores para construir decks “novos para o mundo”. Joga e estuda Magic desde que dragões voavam com ímpeto e gatos ígneos metamorfoseavam.
É galera, realmente eu entendo o ponto de vista de vocês e realmente o Edu poderia sim não ter incluído o Living End no seu texto ou poderia? Enfim esse não é o ponto que eu gostaria de abordar nesse momento. O Edu é um dos nossos melhores e mais antigos escritores da LigaMagic, sempre escreve textos muito legais e divertidos, e sabe quanto tempo tem que não aparecem 18 comentários para elogiar ele? Não importa o quão bom seja o conteúdo, a impressão que passa é que as pessoas sentem uma satisfação muito maior em falar mal do que falar bem. Eu mesmo tenho textos publicados no site com 30 mil visualizações e 5 comentários, porque? Provavelmente o texto está perfeito, mas se tivesse algo errado....Eu entendo o ponto de vista de vocês, independente de concordar ou não, eu entendo.Vocês conseguem entender o meu?
Falou tudo.Parabéns Edu pelo artigo, vou atualizar meu deck do Doran. Grande abraço.
Deck doente muito legal!!! living end de rogue foi meio sem noção.
eu tava pensando aqui...em talvez chamar o murktide de rogue no próximo XD...pra ser rogue de verdade tem que ser um pouco sem noção...apenas possibilidades nesse momento
[quote=JulioCeles=quote][quote=Juliano_Bolts=quote]É galera, realmente eu entendo o ponto de vista de vocês e realmente o Edu poderia sim não ter incluído o Living End no seu texto ou poderia? Enfim esse não é o ponto que eu gostaria de abordar nesse momento. O Edu é um dos nossos melhores e mais antigos escritores da LigaMagic, sempre escreve textos muito legais e divertidos, e sabe quanto tempo tem que não aparecem 18 comentários para elogiar ele? Não importa o quão bom seja o conteúdo, a impressão que passa é que as pessoas sentem uma satisfação muito maior em falar mal do que falar bem. Eu mesmo tenho textos publicados no site com 30 mil visualizações e 5 comentários, porque? Provavelmente o texto está perfeito, mas se tivesse algo errado....Eu entendo o ponto de vista de vocês, independente de concordar ou não, eu entendo.Vocês conseguem entender o meu?[/quote]Falou tudo.Parabéns Edu pelo artigo, vou atualizar meu deck do Doran. Grande abraço. [/quote]vlw julio![quote=heldergattoni=quote]Deck doente muito legal!!! living end de rogue foi meio sem noção.[/quote]eu tava pensando aqui...em talvez chamar o murktide de rogue no próximo XD...pra ser rogue de verdade tem que ser um pouco sem noção...apenas possibilidades nesse momento
gostei bastante do texto, quem reclama, por gentileza fazer melhor para avaliarmos. sempre quis brincar com o Doran no formato, uso ele no commander em um tribal doEnt (gostei do trocadilho), quem sabe não monto essa lista com um power up que merece.
gostei bastante do texto, quem reclama, por gentileza fazer melhor para avaliarmos.sempre quis brincar com o Doran no formato, uso ele no commander em um tribal doEnt (gostei do trocadilho), quem sabe não monto essa lista com um power up que merece.
É galera, realmente eu entendo o ponto de vista de vocês e realmente o Edu poderia sim não ter incluído o Living End no seu texto ou poderia? Enfim esse não é o ponto que eu gostaria de abordar nesse momento. O Edu é um dos nossos melhores e mais antigos escritores da LigaMagic, sempre escreve textos muito legais e divertidos, e sabe quanto tempo tem que não aparecem 18 comentários para elogiar ele? Não importa o quão bom seja o conteúdo, a impressão que passa é que as pessoas sentem uma satisfação muito maior em falar mal do que falar bem. Eu mesmo tenho textos publicados no site com 30 mil visualizações e 5 comentários, porque? Provavelmente o texto está perfeito, mas se tivesse algo errado....Eu entendo o ponto de vista de vocês, independente de concordar ou não, eu entendo.Vocês conseguem entender o meu?
Falou tudo. Parabéns Edu pelo artigo, vou atualizar meu deck do Doran. Grande abraço.
[quote=Juliano_Bolts=quote]É galera, realmente eu entendo o ponto de vista de vocês e realmente o Edu poderia sim não ter incluído o Living End no seu texto ou poderia? Enfim esse não é o ponto que eu gostaria de abordar nesse momento. O Edu é um dos nossos melhores e mais antigos escritores da LigaMagic, sempre escreve textos muito legais e divertidos, e sabe quanto tempo tem que não aparecem 18 comentários para elogiar ele? Não importa o quão bom seja o conteúdo, a impressão que passa é que as pessoas sentem uma satisfação muito maior em falar mal do que falar bem. Eu mesmo tenho textos publicados no site com 30 mil visualizações e 5 comentários, porque? Provavelmente o texto está perfeito, mas se tivesse algo errado....Eu entendo o ponto de vista de vocês, independente de concordar ou não, eu entendo.Vocês conseguem entender o meu?[/quote]Falou tudo.Parabéns Edu pelo artigo, vou atualizar meu deck do Doran. Grande abraço.