Banner LigaMagic
Erros no top 8 do Worlds 2004
Ha ha ha. How ironico. O bertu está escrevendo um artigo sobre erros em top 8. Podem rir a vontade. A verdade é que meu passado me classifica acima de qualquer outro para escrever esse texto. Afinal de contas, quem melhor para falar sobre erros crassos em partidas imp..
03/02/2005 05:20 - 8.458 visualizações - 76 comentários
 Banner LigaMagic
Ha ha ha.

How ironico.

O bertu está escrevendo um artigo sobre erros em top 8. Podem rir a vontade. A verdade é que meu passado me classifica acima de qualquer outro para escrever esse texto. Afinal de contas, quem melhor para falar sobre erros crassos em partidas importantes do que o cara que ficou fora do Mundial por virar land errado na hora de jogar uma spell? Se tem uma coisa da qual entendo, é cometer erros!

Existem vários fatores por trás de um erro. Distração, nervosismo, fadiga. Em uma partida de alto nível como, digamos, a final do campeonato mais importante do ano, é fácil verificar que os jogadores tem a perícia adequada para pilotar decentemente um baralho. Mas os erros acontecem mesmo assim. A maioria dos erros são imperceptíveis ou irrelevantes para o andamento da partida, posto que uma land virada errada, uma oportunidade em branco de realizar um blefe e um mulligan podem ser considerados erros. Enfim, toda a jogada que não é a jogada absolutamente perfeita é um erro. Gabriel Nassif, o ganhador da Player of the Year Race de 2003-2004 disse que ele comete, em média, de quatro a cinco erros por match. Se ele erra tanto assim, porque nós, mortais, seríamos diferentes?

É aceitável cometer um errinho bobo de vez em quando, mas quando ele ocorre em maior escala e isso custa ao jogador milhares de doláres... bem, daí é outra história. Eu separei cinco lances que ocorreram durante o top8 do Mundial 2004 exemplificando erros claros, mostrando o impacto deles na partida e a influência que eles tiveram na definição do campeonato. Quem sabe lendo sobre esses lances você não terá um pouco menos de remorso na próxima vez em que errar também?

(DICA IMPORTANTE: para saber o que cada carta faz, use o editor de decks do apprentice. É só copiar/colar o nome da carta lá. Muito Simples. Eu até poderia ter colocado hyperlinks em todas as cartas do texto... mas, nah, todos sabemos que sou vagabundo demais para fazer isso)

Erro 1: Game 2 das Quartas-de-final entre Gabriel Nassif (UW Control) e Aeo Paquette (Affinity).

Situação do jogo: O affinity de Paquette começa explosivo, com Mox, múltiplas criaturas e uma Cranial Plating. No turno 4, Paquette ataca com todas as criaturas e deixa Nassif com 1 ponto de vida e depois abaixa um Frogmite. Nassif compra a carta do turno e concede a partida.

Onde ocorreu o erro: Obviamente, se Paquette descesse o Frogmite antes do ataque, a criatura equipada pela Plating daria 1 de dano a mais e Nassif teria um turno a menos para comprar uma resposta.

Moral da história: Nassif acabou não comprando nada de relevante no turno dele, então esse erro não trouxe maiores prejuízos para o canadense. Mas, acreditem, não é nada bom dar um turno de vida a mais para o melhor jogador da atualidade em um top 8 de Worlds. Sabe-se lá o que o cara apronta com uma oportunidade dessas. O match terminou em 3-2 para Paquette, o que indica o tamanho dos riscos envolvidos nesse erro.

Aeo Paquette
Main Deck (60 cards)
4 Seat of the Synod
4 Vault of Whispers
4 Great Furnace
3 Blinkmoth Nexus
3 Glimmervoid
4 Ornithopter
4 Arcbound Ravager
4 Arcbound Worker
4 Disciple of the Vault
2 Somber Hoverguard
4 Frogmite
4 Chrome Mox
4 Thoughtcast
4 Welding Jar
4 Shrapnel Blast
4 Cranial Plating
Sideboard
4 Furnace Dragon
4 Seething Song
3 Serum Visions
4 Annul

Gabriel Nassif
Main Deck (60 cards)
3 Temple of the False God
4 Flooded Strand
4 Cloudpost
7 Island
7 Plains
3 Exalted Angel
2 Eternal Dragon
3 Wayfarer`s Bauble
2 Akroma`s Vengeance
4 Mana Leak
3 Annul
3 Condescend
3 Rewind
4 Wrath of God
4 Decree of Justice
4 Thirst for Knowledge
Sideboard
4 Purge
3 Pacifism
3 Scrabbling Claws
3 Stifle
2 Relic Barrier


Erro 2: Game 3 da Semifinal entre Ryo Ogura (goblins MonoR) e Julien Nuitjen (GW Slide).

Situação do jogo: Turno 3 de Julien. O japônes tem um Goblin Warchief na mesa. Julien tem Wing Shards e Astral Slide na mão. No game passado, Julien jogou um Slide no terceiro turno e removeu um Warchief adversario do jogo por vários e vários turnos, mas dessa vez ele passa o turno sem fazer nada, deixando a mana aberta. O oponente tem Mountain, Siege-gang Commander, Clickslither, Goblin Sledder e Goblin Warchief na mão. Após pensar muito, Ogura fica com medo da Wrath of God e planeja o jogo longo, baixando o segundo Warchief e o Sledder e atacando com eles mais o Warchief que já estava em jogo. O plano dele era forçar a Wrath nessas cartas e depois contra-atacar com os outros dois montros que ele guardou na mão. O problema é que ele teve a mesa varrida durante o ataque pela Wing Shards. Quando ele finalmente conseguiu baixar o Siege e o Click, Julien jah tem o Astral ativo na mesa para controlar o jogo por alguns turnos, matando os tokens de goblin e impedindo o Clickslither de causar dano até os cyclers o acharem uma Wrath of God e Eternal Witness.

Onde ocorreu o erro? Vamos analisar por partes. Primeiramente, se Julien jogasse o Astral Slide de turno 3, ele certamente perderia o jogo. Não só foi importante o estrago que a Wing Shards causou no turno seguinte como o fato dele ter segurado o Astral fez o oponente pensar que ele não tivesse essa carta na mão, o levando ao erro. Se o japônes soubesse do Slide segurado por Julien, ele não teria planejado o jogo longo, indo direto para a garganta com o Siege-Gang. Observem que se ele tivesse feito essa jogada no turno 4 ao invés de ter jogado e atacado com os dois goblins, ele poderia ter sacrificado dois tokens para a Wing Shards e não daria tempo para Julien estabilizar a mesa com o Astral Slide. Me pareceu claro que esse foi o erro. É obvio que ele não teria como saber que Julien tinha Wing Shards na mão, mas prevendo todos os cenários fica claro qual era a jogada correta no quarto turno:

- Primeira possibilidade: Julien tem apenas Wrath na mão. Neste cenário, independente do que Ogura fizer no quarto turno, ele ganha o game, posto que mesmo se Julien varrer o Siege-Gang, ele ainda vai ter Clickslither + 2 goblins na mão ao qual Ogura não tem defesa por um turno. Mesmo se Julien tiver 2 Wrath of God e mais nada, Ogura provalvemente ganha.

- Segunda possibilidade: Julien tem Wing Shards e Wrath na mão. Se Ogura joga Warchief + Sledder, ele ainda possui boas chances de ganhar, mas Julien tem mais alguns turnos para achar outra resposta. Se ele joga Siege-gang, ele eventualmente pode ter a mesa varrida, mas consegue causar bastante dano antes disso acontecer.

- Terceira possibilidade: Julien tem Wing Shards e Astral Slide na mão. Se ogura joga Warchief + Sledder, ele provavelmente perde, uma vez que o holândes terá muita tempo para achar outra resposta. Se ele joga Siege-gang, ele consegue pressionar Julien mais fortemente, diminuindo o número de turnos que ele tem para achar uma Wrath ou Vengeance.

Analisando assim, fica claro que Wrath of God não era a carta mais perigosa que poderia estar na mão de Julien. Vale acrescentar que esse game ocorreu pos-sideboard, o que significa que Julien tem Circle of Protection: Red no deck. Era óbivo que o Circle não estava na mão de Julien (ele passou o turno 2 sem fazer nada), mas o fato dessa carta existir no deck pune qualquer jogada que vise o jogo longo, já que não há muito o que o deck de Goblins possa fazer quando o oponente tem várias manas abertas com o CoP na mesa. O melhor cenário possível para Julien será sempre o de ter Slide ativo ou CoP na mesa para forçar Ogura a se estender demais na Wrath ou Vengeance.

Moral da história: Julien levou o match por 3 games a 2 e avançou a final. Esse erro provavelmente tirou de Ogura o trófeu de campeão, uma vez que a versão dele levaria vantagem contra o affinity de Aeo Paquette na final.

Ryo Ogura
Main Deck (60 cards)
19 Mountain
4 Blinkmoth Nexus
4 Sparksmith
4 Skirk Prospector
4 Goblin Sledder
4 Goblin Piledriver
4 Goblin Warchief
4 Goblin Sharpshooter
4 Clickslither
3 Siege-Gang Commander
2 Gempalm Incinerator
4 Electrostatic Bolt
Sideboard
4 Relic Barrier
3 Sulfuric Vortex
2 Gempalm Incinerator
2 Arc-Slogger
2 Sword of Fire and Ice
2 Goblin Charbelcher

Julien Nuijten
Main Deck (60 cards)
4 Secluded Steppe
4 Tranquil Thicket
4 Windswept Heath
6 Plains
7 Forest
4 Viridian Shaman
4 Eternal Witness
4 Eternal Dragon
4 Wrath of God
4 Renewed Faith
4 Astral Slide
2 Akroma`s Vengeance
2 Decree of Justice
1 Plow Under
2 Wing Shards
4 Rampant Growth
Sideboard
4 Oxidize
2 Rude Awakening
3 Scrabbling Claws
3 Circle of Protection: Red
3 Plow Under


Erro 3: Game 3 da Final por Equipes entre Vicente Lemoine (Belgica, jogando de GW) e Torben Twiefel (Alemanha, também de GW). A disputa estava empata em 1 match a 1 para cada seleção.

Situação do jogo: O belga Vincent Lemoine começa muito forte e tem na mesa Horned Helm equipando um Loxodon Punisher (que estava, portanto, 5/5), dois tokens 1/1 de Raise the Alarm e um Viridian Acolyte encarando um Loxodon Anchorite no lado alemão da área de feature match. Lemoine tem 20 de vida, contra 12 de Twiefel. Lemoine ataca com todas as criaturas e Twiefel bloqueia um dos tokens com o Anchorite. Antes do dano ir para o stack, Lemoine move o equipamente para o token bloqueado e joga Stand Firm, forçando o Anchorite a tapar para previnir o dano nele mesmo. Torben Twiefel vai a 8 de vida. Lemoine consegue deixar o placar em 20-1 em pontos de vida antes de Twiefel estabilizar a mesa com múltiplas criaturas. A partir desse ponto, Lemoine começa a comprar land atrás de land enquanto Twiefel baixa Living Hive e define a partida em poucos turnos.

Onde aconteceu o erro? Lemoine deixou de causar um ponto de dano a mais no ataque descrito. Se ele espera o dano ir para o stack para depois mover o equipamento, o Loxodon Punisher teria causado 3 pontos de dano a mais. Nesse cenário o Anchorite do alemão não iria precisar previnir o dano nele mesmo, mas ele só iria previnir 2 dos 3 pontos de dano a mais que seriam causados.

Moral da história: Se Lemoine tivesse causado o ponto de dano a mais, Twiefel teria morrido antes de estabilizar a mesa. Esse erro custou o game, o match, o título por equipes e alguns milhares de doláres para a equipe belga.

Vincent Lemoine
Main Deck (40 cards)
6 Forest
10 Plains
1 Leonin Skyhunter
1 Loxodon Punisher
1 Skyhunter Cub
1 Clockwork Dragon
1 Clockwork Vorrac
1 Leonin Battlemage
1 Drill-Skimmer
1 Razor Golem
1 Viridian Acolyte
1 Leonin Squire
1 Skyhunter Prowler
1 Battered Golem
1 Sylvok Explorer
1 Raise the Alarm
1 Chromatic Sphere
1 Leonin Scimitar
1 Unforge
1 Leonin Bola
1 Stand Together
1 Stand Firm
1 Stasis Cocoon
2 Horned Helm
1 Ferocious Charge

Torben Twiefel
Main Deck (40 cards)
7 Forest
2 Mountain
7 Plains
1 Auriok Transfixer
1 Living Hive
1 Tel-Jilad Chosen
1 Viridian Joiner
1 Iron Myr
1 Emissary of Hope
1 Loxodon Mystic
1 Pteron Ghost
1 Tangle Spider
1 Tangle Golem
1 Loxodon Anchorite
1 Skyhunter Prowler
1 Sylvok Explorer
1 Tyrranax
1 Arrest
1 Grab the Reins
1 Creeping Mold
1 Purge
1 Barbed Lightning
1 Unforge
1 Healer`s Headdress
1 Infused Arrows
1 Opaline Bracers
1 Dawn`s Reflection


Erro 4: Game1 da final entre Julien Nuijten (GW Slide) e Aeo Paquette (Affinity).

Situação do jogo: Após um começo lento, Paquette se vê pressionado a definir o jogo de uma vez, antes que Julien Nuijten consiga baixar suas spells mais poderosas. No turno 4 ele tem um Welding Jar, um Arcbound Ravager (com 2 marcadores) e um Arcbound Worker na mesa, contra Astral Slide e duas manas abertas de Julien. Paquette ataca com seus dois bichos mas tem o Ravager removido de jogo por uma Secluded Steppe, levando Julien a 17 de vida. Depois do ataque ele baixa Disciple of The Vault, outro Worker e outro Ravager, esvaziando a mão. Julien desce a Wrath of God e varre a mesa de criaturas. Apesar da partida parecer estar sobre controle desse ponto em diante, Aeo Paquette compra DUAS Shrapnel Blast do topo e chega a deixar Julien com 2 de vida, que mesmo assim ganha o game.

Onde ocorreu o erro? Se Aeo Paquette tivesse baixado a mão antes do ataque ele poderia ter sacrificado múltiplas lands em excesso para o Ravager atacante, dando dano extra por causa do Disciple. Como Julien não tinha 3 manas para Wing Shards, eu achei muito estranho ele não ter feito isso. O único caso negativo da jogada que eu sugeri é se Julien tivesse duas lands com cycling na mão, mas mesmo assim Paquette manteria os marcadores, uma vez que ele teria 4 criaturas com modular na mesa para trabalhar. Já que ele quis colocar a partida em uma situação de Ou Julien tem a Warth ou ele perde, ele certamente deveria ter aproveitado o ataque para causar o máximo de dano possível, abrindo a possibilidade (ainda que baixa) de topdeckar Shrapnel Blasts como plano alternativo caso Julien conseguisse de fato limpar a mesa no turno seguinte. Se ele quisesse ser realmente agressivo, ele poderia ter sacrificado um dos bichos com Modular e o Jarro para deixar Julien com menos 5 de vida após a Wrath, possibilidando o topdeck de uma única Blast para garantir o jogo, mas se expondo mais caso o oponente não tivesse a Wrath of God (ou Akromas Vengeance e uma land na mão), o que parecia extremamente improvável de acontecer àquela altura do jogo.

Moral da história: Como Paquette chegou a topdeckar as Blasts nos turnos subsequentes, esse erro efetivamente custou o game. Se ele tivesse levado esse game, ele teria a possibilidade de decidir o match ganhando apenas um dos próximos dois jogos. Tendo em vista que o deck de Affinity consegue produzir mãos imbatíveis de vez em quando, fica claro que esse erro custou a ele uma excelente oportunidade de ganhar título mundial e corrida de Rookie of the Year, sem falar nos 20 mil doláres envolvidos nisso.


Erro 5: Game 3 da Final entre Aeo Paquette (Affinity) e Julien Nuijten (GW Slide).

Situação do jogo: Julien tem uma mão excelente, retardando muito o desenvolvimente de Paquette. No entanto, Nuijten gastou boa parte de sua remoção nos terrenos de Paquette, que parecia estar voltando aos poucos na partida. Em um momento em que Julien parecia estar perdendo o controle do jogo, o canadense abaixa Frogmite e Welding Jar e depois ataca com seus dois Arcbound Worker e um Ornithopter. O prodígio holândes sorri e pergunta how many spells? antes de jogar a Wing Shards para abater as 3 criaturas atacantes. Os marcadores vão para o Frogmite que morre no próximo turno vítima de um Oxidize e Paquette fica de vez fora do jogo.

Onde ocorreu o erro? Aeo Paquette obviamente deveria ter baixado o Frogmite e Welding Jar depois do ataque, anulando as cópias de storm da Shards. Não havia benefício algum em fazer descer as cartas antes da fase de combate.

Moral da história: Apesar da partida estar difícil para Paquette, ele sepultou qualquer chance de vira-la com esse erro bobo. Não é o tipo de coisa que se deva fazer na final de um Worlds.


Todos os jogadores citados acima são infinitamente mais sucedidos e talentosos que eu. Não estou mostrando os erros para menospreza-los; faço isso com o simples propósito de exemplificar que Magic é um jogo de detalhes, onde o psicológico pode ter grande influência no andamento de uma partida. Aeo Paquette mostrou uma atitude derrotada antes mesmo de sentar na mesa e embaralhar o deck contra Julien na final. Ele não tinha confiança alguma que poderia ganhar a partida, e isso tirou o foco dele, o fazendo cometer dois erros grotescos e minando suas chances de título. O japonês Ogura parecia tão confiante em sua mão que não se deu conta de analisar todas as possibilidades antes de fazer o ataque. Vincent Lemoine estava visivelmente abalado com toda a pressão em cima de seus ombros e não percebeu a jogada mais eficiente quando a partida lhe estava favorável. São detalhes assim que definem a história dos Mundiais.


- Lucas ertu Berthoud
LigaMagic ( LigaMagic)
Maior site especializado em Magic: The Gathering.
Nossa meta é trazer o máximo de conteúdo para todos os jogadores e aumentar cada vez mais a comunidade de jogadores apaixonados por este jogo.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 03/02/2005 05:20:23
Gostei muito!!! eu ñ sabia q tops cometiam erros tão grotescos,mas oq mais me chamou a atenção foi a do japonês pq custou ñ so a vaga pra final como o Campeonato,pq realmente aquela versão era bem forte contra affinity ,usando fagulheiro,sharpshooter,raio eletrostatico.....c fosse eu q tive-se errado assim ñ iria dormir pensanso do chamo mundial q perdii e mais milhares de dolares ns minha conta.....
(Quote)
- 01/02/2005 20:57:08
comentado apenas pra naum tirar o artigo do top10 =]
(Quote)
- 16/12/2004 17:39:40
Parabens, ótimo artigo Bertu


Ps: @Bertu Ond Passam esses Jogar Ao vivo?

=P


Flw

5 Stars
(Quote)
- 09/12/2004 22:45:57
muito bom o artigo, parabens.
(Quote)
- 19/09/2004 22:33:45
artigo muito top... eu mesmo cometo vários erros(não q eu seja uma entidade do magic, sou apenas um token q joga pra se divertir)
Últimos artigos de LigaMagic
Promoção de Abril no Marketplace - 50 Sorteios
Em Abril ao comprar pelo Marketplace da Liga você concorre a 50 sorteios.
27.102 views
Promoção de Abril no Marketplace - 50 Sorteios
Em Abril ao comprar pelo Marketplace da Liga você concorre a 50 sorteios.
27.102 views
Há 15 dias — Por LigaMagic
Promoção de Março no Marketplace - 40 Sorteios
Em Março ao comprar pelo Marketplace da Liga você concorre a 40 sorteios.
65.765 views
Promoção de Março no Marketplace - 40 Sorteios
Em Março ao comprar pelo Marketplace da Liga você concorre a 40 sorteios.
65.765 views
01/03/2024 07:05 — Por LigaMagic
Promoção de Fevereiro no Marketplace - 40 Sorteios
Em Fevereiro ao comprar pelo Marketplace da Liga você concorre a 40 sorteios.
94.164 views
Promoção de Fevereiro no Marketplace - 40 Sorteios
Em Fevereiro ao comprar pelo Marketplace da Liga você concorre a 40 sorteios.
94.164 views
01/02/2024 07:05 — Por LigaMagic
Promoção de Janeiro no Marketplace - 50 Sorteios
Em Janeiro ao comprar pelo Marketplace da Liga você concorre a 50 sorteios.
64.403 views
Promoção de Janeiro no Marketplace - 50 Sorteios
Em Janeiro ao comprar pelo Marketplace da Liga você concorre a 50 sorteios.
64.403 views
01/01/2024 07:05 — Por LigaMagic
Cartas mais vendidas de 2023
Confira quais foram as cartas mais vendidas do ano!
11.559 views
Cartas mais vendidas de 2023
Confira quais foram as cartas mais vendidas do ano!
11.559 views
29/12/2023 10:05 — Por LigaMagic