Load or Cast
Deck Tech: Ad Nauseam
Conheça mais sobre esse combo modern.
07/01/2016 08:00 - 30.364 visualizações - 42 comentários
Load or Cast

Olá amiguinhos!

 

Meu nome é Yadabadabadu, ou Gustavo, que é mais fácil! Sou novo aqui, jogava Magic quando tinha uns 10, 12 anos (época do Mirrodin) e parei até praticamente ano passado! Na metade de 2015 descobri que ainda existia esse jogo, e que havia duas lojas aqui na cidade onde moro! Então, por que não comprar um deckzinho pronto e começar a jogar? Aqui estamos, tentando ir para um GP, um mundial e tudo mais haha .

 

Vou tentar trazer nessa coluna alguns deck techs e artigos relacionados ao meu formato favorito, o Modern!

 

E como quem manda por aqui são vocês, sintam-se livres para pedir artigos ou mesmo criticar os já publicados!

 

Enfim, qualquer coisa só me mandar um PMSG!


 

Para começar aqui, separei um deck tech de um baralho que joguei por uns 5 meses, ou 6, ou 7 (minha memória é horrível). Um deck que tenho um carinho especial, que me garantiu uns FNM’s da vida, uma vaga no top8 do CLM aqui na minha cidade e muitos boosters!

 


Ad Nauseam é um deck combo das cores WBU, baseado na carta que compõe o nome do deck (Ad Nauseam ) + Angel's Grace / Phyrexian Unlife. A combinação do Ad Nauseam com qualquer uma das outras duas cartas possibilita que você compre seu deck inteiro, sendo que a finalização mais utilizada atualmente é exilando 3 Simian Spirit Guide para conjurar a carta Lightning Storm, e mantendo a prioridade, descartando terrenos de sua mão para um dano letal. É importante que o Ad Nauseam é dos poucos decks “combo puro” do Modern, ele vêm aos poucos se introduzindo em campeonatos grandes  sempre oscilando entre o Tier 2 ou o “competitivo”, podendo matar no turno 3 e provavelmente no 4.


 

Vantagens do Ad Nauseam:

 

-É um combo de velocidade instantânea, a possibilidade de combar na passagem de turno, com seu oponente virando seus terrenos para, digamos, uma Vendilion Clique ou uma Sphinx's Revelation é no mínimo empolgante!

 

-Em um meta cheio de grave hate (graças ao Grixis, Living End e Griselbrands da vida), Ad Nauseam ri na cara de Grafdigger's Cage, Scavenging Ooze, Rest in Peace e afins.

 

-Não se utiliza de nenhuma criatura (tirando os macacões vermelhos, mas até aí eles só entram no campo de batalha em um momento em que não restam outras alternativas), então no game 1 haverá cartas “inúteis” para o oponente, como Path to Exile, Damnation e etc...

 

- Apesar de não haver muita interação durante os jogos, Ad Nauseam vem a ser bem excitante pelo fato de você poder “perder” a qualquer hora, e “sobreviver” através de mágicas como Angel's Grace e Phyrexian Unlife.


 

Desvantagens do Ad Nauseam:

 

-Como em qualquer outro deck combo, mágicas e habilidades de descarte podem ser mais que apenas um atraso no seu jogo, mas também uma impossibilidade de ganhá-lo.

 

-Normalmente o deck roda com apenas uma win condition (pelo menos no game 1), sendo que se ela falhar (através de descarte ou cartas como Slaughter Games), não haverá uma segunda alternativa de jogo para você. (Ex: TwinExarch possui além do famoso combo Deceiver Exarch/Pestermite + Splinter Twin, a opção de vencer o jogo através de mágicas de burn ou mesmo atacando com Tarmogoyf (ou outras criaturas)

 

-Não gera dano infinito como no já mencionado Twin. O dano causado por Lightning Storm é diretamente relacionado ao número de terrenos que você possuir em seu deck/mão. Ou seja, vida infinita pode ser um problema. Não apenas infinita, apenas uma grande quantidade de vida a mais pode dificultar seu jogo.

 

-Revela seu deck inteiro para o seu oponente. Sendo este uma das condições do Ad Nauseam, seu oponente terá acesso a suas cartas, assim como ter uma noção para o que esperar nos próximos jogos, cabendo ao SideBoard manter o elemento surpresa.


 

O deck:

 

Ad Nauseam
28170 visualizações
07/01/2016
R$ 1.426,54
R$ 2.286,60
R$ 5.407,73
28170 visualizações
07/01/2016
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (4)
4  Espírito-Guia Símio  5,00
Mágicas (24)
3  Pacto de Negação 139,90
3  Despojos da Câmara 1,00
4  Graça do Anjo 58,41
4  Truque de Mãos 2,20
4  Visões do Soro 4,00
2  Tempestade Relampejante   0,90
4  Até Enjoar   34,90
Artefatos (8)
4  Desabrochar do Lótus14,95
4  Pentaprisma 0,25
Encantamentos (3)
3  Morte-Vida Phyrexiana  9,30
Terrenos (21)
4  Costa do Mar de Cromo23,00
4  Litorais de Mancha Negra29,00
4  Mina de Pedras Preciosas20,00
2  Planície0,00
2  Recifes da Nau-Terror0,29
1  Templo da Iluminação2,00
4  Templo do Engano1,00
60 cards total

Sideboard (15)
2  Boseiju, O Que Tudo Protege65,90
1  Pacto de Massacre 5,00
3  Bruma Etérea 1,35
1  Coagir 0,03
1  Silêncio 11,99
1  Verdade Reverberante  0,70
1  Maníaco do Laboratório  6,80
1  Desprezo de Compatrício  0,35
4  Linha de Força da Santidade   10,00

 

Existe um padrão de lista para o Ad Nauseam, eu separo as cartas da seguinte maneira:

 

O combo:

 

4x Ad Nauseam

4x Angel's Grace

3x Phyrexian Unlife

 

Cantrips e Tutor:

 

4x Serum Visions – a melhor cantrip do modern, após o banimento de Preordain e Ponder

4x Sleight of Hand

3x Spoils of the Vault – podendo ser usado como última alternativa, tome cuidado para não exilar Lightning Storm ou mais de 2 Simian Spirit Guide .

 

Ramp:

 

4x Lotus Bloom – se exilada no primeiro turno, ela volta ao campo no quarto turno, mantendo assim a “regra do turno 4”, ou seja, terminar o jogo sempre no turno 4.

4x Pentad Prism – Além de ser um ótimo ramp para o deck, possibilita uma vitória no turno 3.

 

Proteção:

 

3x Pact of Negation

1x Slaughter Pact

1x Boseiju, Who Shelters All

 

Nota: Você pode conjurar um Angel's Grace durante sua manutenção para não ter que pagar pelo custo dos pactos (não perderá o jogo), ou mesmo combar antes de ter que pagar o custo de manutenção. Ex: Oponente te ataca com um Monastery Swiftspear pumpado letal, você o destrói com o Slaughter Pact, na sua manutenção, você comba ou utiliza um Angel's Grace. Em ambos os casos você não precisará pagar pelo custo da carta.

 

Terrenos:

 

O deck normalmente roda com 20 -22 terrenos, sendo que há versões que utilizam Fetch Lands e outras não. A versão com fetch lands, apesar de ser mais consistente no quesito da curva de mana, diminui o total de dano causado pelo Lightning Storm.

 

São bastante utilizadas também Fastlands e ScryLands (já que não há mágicas que te forcem a embaralhar seu deck, excluindo fetch lands, possibilitando um “controle” de deck muito resiliente), além de Gemstone Mine para as 4 cores quando necessárias.

 

Sideboard:

 

4x Leyline of Sanctity – o básico contra burn e descarte

1x Pact of Negation – contra counterspells

1x Gigadrowse – serve para virar os terrenos do oponente, não possibilitando mana disponível no seu turno do combo

1x Silence – contra counterspells

1x Echoing Truth

1x Repeal

1x Patrician's Scorn – contra Leyline of Sanctity

1x Laboratory Maniacc – segunda win condition

2x Hurkyl's Recall – Affinity você encontra em qualquer canto, logo é bom estar preparado!

1x Rest in Peace – contra decks como Melira Collected e Grisholbrand, além doas habituais Grixis.

1x Grave Titan – usado contra mirror matches.


 

Segunda Wincon:

 

 

Laboratory Maniac + Angel’s Grace / Phyrexian Unlife + Spoils of the Vault

Com o Laboratory Maniac no campo de batalha, conjurando Angel's Grace (ou estando Phyrexian Unlife na mesa) e Spoils of the Vault (nomeando uma carta que você não possui no deck, como por exemplo Vizzerdrix), você exila seu deck inteiro, ganhando ao comprar uma carta.

Isso pode ser feito durante sua manutenção antes da fase de compra, ou mesmo após e utilizando alguma cantrip qualquer.


 

Vitória no turno 3!

 

Apesar de não ocorrer com frequência, é possível combar no turno 3 dependendo de sua mão ou do seu draw.

 

Para que isso ocorra é necessário se ter a disposição as seguintes cartas:

 

-1 Simian Spirit Guide 

-1 Pentad Prism 

-1 land qualquer

-2 lands que entrem de pé

-O combo em si (Angel's Grace  e Ad Nauseam)

 

Assim segue a rotina:

 

Turno 1 – land qualquer

Turno 2 – land de pé, Pentad Prism com dois marcadores

Turno 3, land de pé, retira os marcadores do Prisma, paga mais 3 manas, exila o Símio (totalizando 6 manas) e assim faça o Angel's Grace e Ad Nauseam.


 

MatchUps:

 

Favorável - Entre nas matchs favoráveis ao Ad Nauseam podemos citar Scapeshift, Tron e Storm pelo fato de nosso combo ser mais rápido que o deles (no caso contra Storm, você pode “quebrar” a linha do oponente com um Angel’s Grace), podemos citar aqui também o Burn (apesar de ser um deck agressivo e rápido, Phyrexian Unlife consegue te segurar uns turnos a mais) e demais decks aggros.

 

Não-Favorável – Junds/Junks e outros decks que possuam algum tipo de descarte. Descartando as peças do seu combo ou cantrips, dará ao seu oponente mais tempo e garantia de vitória contra o deck.

 

Hardcore deathmatch ultra hard – Não conheço outra expressão para definir essa categoria. Matchups contra Infect ou 8Rack são extremamente difíceis. Game 1 praticamente impossível de vencer, e game 2 fácil de se perder. No caso do Infect, pelo fato de ambos os decks estarem no modo “solitaire”, vence o mais rápido. 90% das vezes sendo o Infect. (a não ser que você tenha um Slaughter Pact bem colocado para te dar um pouquinho a mais de tempo). Já contra 8Rack não tem segredo, usar as Serum Visions para deixar as peças que você precise no topo do seu grimório, e ter sempre uma carta extra para descartar no caso de uma Liliana of the Veil.


 

Algumas dicas:

 

- Se você tiver uma quantidade boa de vida e dois Ad Nauseams na mão, não tenha medo de fazer um deles no final do turno do oponente para talvez conseguir fechar o combo ou possuir uma certa proteção no próximo turno;

 

- Dê preferência por scry lands no turno 1, para “controlar” seu próximo draw, e também pelo fato de poder utilizar no próximo turno uma land que entre em pé;

 

- Em dúvida entre Serum Visions e Sleight of Hand  no começo do jogo, utilize a Serum Visions, para conseguir “modelar” seu próximo draw. Use a Sleight of Hand antes de Serum Visions quando precisar de uma determinada carta mais urgentemente;

 

- Lembre-se sempre que é necessário no mínimo 2 manas vermelhas para conjurar Lightning Storm, por isso, tenha sempre em mente quantos Simian Spirit Guide irá usar no decorrer do jogo e se possuirá mana para conjurar o finisher (através dos artefatos);

 

- Se estiver em um jogo no qual você sabe que seu oponente terá mais anulas na mão do que você em seu grimório, conjure Angel's Grace e Ad Nauseam com o auxílio de Boseiju, Who Shelters All no final do turno de seu oponente, para comprar todo o seu grimório, assim, em sua manutenção você faz Angel's Grace e utiliza o Boseiju, Who Shelters All novamente para auxiliar o Lightning Storm (já que ele necessita de duas manas vermelhas e uma incolor para ser conjurado), tornando-se a prova de anulas;

 

- Quando necessário, não tenha medo de conjurar o Simian Spirit Guide  para se defender;

 

- Para mulligar, tenha em mente que uma “mão boa” contém pelo menos uma parte do combo, algo para rampar mana, land e cantrips (dependendo da mão, scry lands servem).


 

Por hora é só amiguinhos!

 

Esse é o básico do deck Ad Nauseam, um deck divertido e “barato” para os padrões do Modern. Não deixem de testá-lo no MTGO ou Cockatrice para ver se gostam da estratégia ou estar preparado ao se deparar com ele em um campeonato por aí!

 

Só quero deixar claro que grande parte do conteúdo visto aqui é de opinião minha, então caso discordem, comentem seu ponto de vista. E se você joga com esse deck e possui diferentes cartas no Md ou Sb, poste nos comentários quais são e o por que! Assim podemos ir melhorando ele pouco a pouco!


 

Abraços!

Gustavo Fujisima Yada ( Yadabadabadu)
..
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 04/01/2017 08:03

Não funciona! Revela, mas pelo texto não coloca na mão rs.
Ela é tres manas isso é ruim, pq pelo que vi as manas são contadas.
"Mágica Instantânea, 2B (3)
Procure em seu grimório por um card que não seja um terreno e revele-o. Cada oponente que tiver jogado um card com o mesmo nome daquele card neste turno perde 6 pontos de vida. Depois embaralhe o card revelado de volta em seu grimório.

BB: Devolve Lembrete Sinistro de seu cemitério para sua mão. Use esta habilidade somente durante sua manutenção.

(Quote)
- 31/12/2016 15:48

Como essa carta funcionaria no deck?

(Quote)
- 31/12/2016 08:59

O que acham da carta Grim Reminder?
http://www.ligamagic.com.br/?view=cards%2Fsearch&card=Grim+Reminder

(Quote)
- 28/12/2016 16:06

jogo de bant spirit, inclusive o caleb ganhou na final de um ad nauseam mas acredito que teve um tanto de sorte de ter zicado a mão do oponente. por isso pensei no eidolon of rhetoric

(Quote)
- 28/12/2016 15:31

Depende do deck que você usa, das cores, etc. Eu por exemplo, tô preferindo tentar apostar em Counterflux e Negates do que qualquer outra coisa. No meu caso, é um Jeskai Control. O foda é que esse deck contorna facilmente os counterspells com outros counterspells e Pactos. Por isso o Counterflux é bacana. Boseiju complica até pro Counterflux, no entanto.

Últimos artigos de Gustavo Fujisima Yada
2.951 views
Aprendiz de Coveiro - Parte 4
Listas e Sideboard.
2.951 views
06/06/2017 14:28 — Por Gustavo Fujisima Yada
Aprendiz de Coveiro - pt3
Escolhas e report.
15.259 views
Aprendiz de Coveiro - pt3
Escolhas e report.
15.259 views
21/05/2017 10:00 — Por Gustavo Fujisima Yada
1.779 views
Aprendiz de Coveiro - pt2
Sideboard.
1.779 views
03/04/2017 10:00 — Por Gustavo Fujisima Yada
Aprendiz de Coveiro
Começando no Dredge Modern.
2.857 views
Aprendiz de Coveiro
Começando no Dredge Modern.
2.857 views
13/03/2017 11:27 — Por Gustavo Fujisima Yada
RG Breach Vs Infect
Entenda a pior match do RG.
4.333 views
RG Breach Vs Infect
Entenda a pior match do RG.
4.333 views
13/10/2016 08:00 — Por Gustavo Fujisima Yada