Banner LigaMagic
Vendo o Magic por Outros Olhos!
Olá a todos! Esse artigo meu trata de um tema bem original, e não sei como vai ser a aceitação dele. Para que ele tenha uma utilidade um pouco maior, vou aproveitar e colocar algumas dicas de como ajudar o juiz do campeonato que você joga. Apesar de a maioria me conhecer, vou me apresenta..
Por
10/04/2007 11:57 - 8.758 visualizações - 52 comentários
 Banner LigaMagic
Olá a todos!

Esse artigo meu trata de um tema bem original, e não sei como vai ser a aceitação dele. Para que ele tenha uma utilidade um pouco maior, vou aproveitar e colocar algumas dicas de como ajudar o juiz do campeonato que você joga.

Apesar de a maioria me conhecer, vou me apresentar. Meu nome é Cauê, mas todos me chamam de Chinês. Eu sou o juiz da loja COMICS de são Caetano do Sul, e estou acostumado a apitar os torneios de lá, mas nunca havia apitado nenhum torneio "maior". Geralmente eu costumava JOGÁ-LOS, e o Fox (André) quem apitava os torneios de maior porte. Porém, com o passar do tempo, Fox parou de jogar e comercializar cartas, logo, a loja perdeu seu juiz para torneios de maior porte, e eu fui o escolhido para substituto.
Como era meu 1º torneio, o Fox disse que iria lá também pra me auxiliar.

Ser juiz é muito mais legal do que aparenta ser. Embora muitas pessoas imaginem "que chato, ficar respondendo dúvidas de token", ser juiz é muito mais legal. É ter o reconhecimento dos jogadores, é sentir-se útil por não deixar que alguns jogadores roubem os outros, é explicar cada jogada para fazer com que os erros não se repitam, e até mesmo saber que vai ser odiado por metade dos competidores que tiveram seus planos de roubos frustrados por você. Se algum dia você pretender ser juiz, existem alguns requisitos básicos:

- ter personalidade. Muitos jogadores tentam ganhar do juiz "no grito", outros tentam até apelar para a amizade para que você "apite errado", em alguns casos críticos podem chegar até a te ameaçar, mas é só papo pra ver se na hora você cai e acaba "pendendo pra um lado";

- gostar de apitar. Em 80% das vezes que te chamarem, serão dúvidas que muitos desacreditariam, dúvida de coisas muito básicas. Você está aqui principalmente para esses casos, e deve tanto gostar de apitar, como gostar de explicar detalhadamente, para que esses jogadores aprendam e assim evoluam;

- não ligar para responder a mesma dúvida várias vezes. Principalmente em pré-releazes, onde poucas pessoas conhecem as cartas.

Fora isso, existem alguma outras coisa, como saber reconhecer as pessoas que querem tapetar e etc. Isso tem altíssima necessidade, porquê em campeonatos como pré-releaze’s e torneios "simples" de fim de semana NÃO se deve agir como em um PTQ. Nesses tipos de torneio é aceitável que esqueçam um ou outro efeito, confundam algumas coisas e por aí vai.

Agora, e você que não quer ser juiz nem nada do tipo. Leu o artigo a toa? Bom, seria isso, mas vou deixar algumas dicas que vão ajudar TANTO VOCÊ como os juízes dos torneios que vocês jogam.

- Sempre que chamar o juiz, erga sua mão. Isso ajuda e muito o juiz a te localizar, e quanto antes ele te achar, antes ele vai solucionar sua dúvida. Isso significa mais tempo para jogar e logo menos chance de empatar;

- Nunca seja hipotético. Não fale "se uma criatura com iniciativa...", ao invés disso, mostre as cartas da dúvida em questão e explique detalhadamente;

- Em caso de jogadas como "o que acontece", façam as jogadas denovo na frente dele. Desvirem as manas, voltem os ataques, bloqueios e tudo, e então refaçam a jogada explicando tudo pra ele. Isso evita desentendimentos que podem fazer com que o juiz tome uma decisão errada;

- Mesmo que o juiz seja seu amigo de infância, NÃO faça brincadeiras indevidas com ele. Os outros jogadores provavelmente não sabem disso, e podem "perder o respeito", isso é muito ruim para o juiz, e para evitar isso ele provavelmente terá que puni-lo.

- Preencha sua decklist com letra legível. Por incrível que pareça, os jogadores parecem não se preocupar com isso. =/

- Respeite a decisão do juiz. Por mais que ele pareça errado (e as vezes esteja) ele ainda tem a voz suprema do jogo, e não aceitar a decisão dele só vai te prejudicar mais ainda. Ao invés disso, jogue com calma e depois vá conversar com ele calmamente, quem sabe isso não abre os olhos dele ao menos para as outras partidas (ou abre seus olhos para seu erro). Vale lembrar que não desacatar o juiz TE PERMITE explicar o PORQUE de ser como você fala, mas caso ele discorde de você, você terá que aceitar.

Espero que tenham gostado do artigo, e saibam que minha 1ª experiência como juiz (de torneios grandes) foi muito boa, espero continuar apitando lá na comics!


Flws
( chineis)
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 10/04/2007 11:57:18
bcara grande artigo /b
(Quote)
- 15/01/2006 12:44:14
Chines bl e o David do antigo Hangar de Guarulhos
Primeiro um abraco para a galera de Sao Caetano que sempre me rescebeu bem la eles sao muita boa gente.
Esse e o meu primeiro post sempre q posso leio mas nao escrevo mas descedi trocar umas ideias jogo a muito tempo muita gente sabe que sou meio sem calma com os juizes mas tenho resao as vezes por ex um juiz nao importa o quanto ele intenda e seja importante no magic ele nunca em um momento de descisao de uma jogada sorrir para um jogador e e dar a rasao para ela sabe vc se sente meio roubado vc olha e diz pocha eles sao amigos oq eles estao sorrindo e estranho dizer isso mas ja vi isso acontecer e o juiz estava errado e por mais que eu possa estar errado vc nao concorda que ate o juiz mor deve pedir uma opiniao para outro juiz quando um jogador nao aceita sua descisao por isso pode mudar um torneio nao so a partida.
E quanto aquele fato de deixar passar batido muita coisa em pequenos torneios eu acho errado ( volto a dizer e a minha opiniao e respeito a sua ) vou te dizer pq eu estou em Londres parei de jogar a uns 7 meses e estou tentando voltar e logico que vc esquece muita coisa boba um efeito uma carta desvirada aqui eles nao deixão barato bobiou dancou isso e bom por que vc não acostuma com errinhos e comeca a prestar mais a atencão em suas jogadas e do oponente.
Acredito que hoje não temos mais representantes aqui fora pelo fato que muita coisa passa batida e pelo falto de concimento da galera Brasileira encluve eu sem duvida temos grandes jogadores aqui fora nos somos reconomhecidos mas não como deveriamos quando leio coisas como dizendo para vc se dar bem em um draft vc deve saber quantas criaturas , lands ,instantes , draw e etc boas ou mas ele quer dizer vc deve saber tudo que tem aqui como vc deve se aprofundar se quizer ser um bom juiz pega o ex do Fox o melhor juiz que ja teve ai no Brasil segue os passos dele vc vai ir muito bem.
Bom ja enchi muito de linguica um abraco atodos os jogadores dai do brasil da liga e se qualquer um vier para k me da um toque bl falow
(Quote)
- 26/06/2005 13:32:05
Sempre acho que ser um bom juiz é ser como um professor explicar o que o "aluno" não sabe até mesmo da base.
Um bom juiz não "puxar o saco" do outro, a dignidade é a espinha dorsal para ser um bom juiz,tambem o juiz deve ter experiencia no tecnico e em pratica.
Acima de tudo, deve saber ser autoritario e saber olvir as contestações, pois o juiz não é o dono da verdade, muitas vezes o juiz pode aprender com o jogador, quando a contestação do jogador está errado, ele não pode falar que é assim e pronto, deve explicar 2 perguntas, Porque e Como isso aconteceu.
Paciencia é fudamental
Seguindo isso o juiz será um bom "Professor".

Adorei suas dicas e isso sirva de lição para aqueles juizes que parencem "donos da verdade" e até ofendem como:

_Presta atenção!
_Aff, iniciante é foda!
_REGRAS SÃO REGRAS!!!
(Quote)
- 03/02/2005 19:03:30
isso ajuda mto bem na hora d pensar nessas coisas... e ser juiz naum eh p/ qlqr uma pessoa qlqr, tem q ter mta responsabilidade nesse sentido d q tem q avaliar td isso...

(Quote)
- 03/02/2005 15:21:01
Paranéns...
...ser juiz não é nada facil e ao mesmo tempo nem muito difícil, tem ter responsabilidade e conhecimento.

five star for you
Últimos artigos de
Analizando o (new)Quick`n`Toast
Tudo que você queria saber sobre o (new)Quick`n`Toast [b]1. Introdução[/b] O Quick`n`Toast, ou QnT (como será chamado nesse artigo) é um baralho de 5 cores que tece ..
9.033 views
Analizando o (new)Quick`n`Toast
Tudo que você queria saber sobre o (new)Quick`n`Toast [b]1. Introdução[/b] O Quick`n`Toast, ou QnT (como será chamado nesse artigo) é um baralho de 5 cores que tece ..
9.033 views
24/03/2012 03:23 — Por Cauê Paulo Hattori
MtGO Pauper - The PerFeFect Storm
[center]Welcome to Pauper![/center] Saudações a todos! Hoje venho apresentar a todos um artigo (espero que o primeiro de muitos) sobre o PauperMOL. ..
10.827 views
MtGO Pauper - The PerFeFect Storm
[center]Welcome to Pauper![/center] Saudações a todos! Hoje venho apresentar a todos um artigo (espero que o primeiro de muitos) sobre o PauperMOL. ..
10.827 views
29/06/2011 13:18 — Por Cauê Paulo Hattori
O Mundo do Magic
Esse artigo é voltado para um público iniciante, que está tendo o primeiro contato com o jogo. Caso você não se enquadre no público alvo, existe uma grande chance de voc..
8.554 views
O Mundo do Magic
Esse artigo é voltado para um público iniciante, que está tendo o primeiro contato com o jogo. Caso você não se enquadre no público alvo, existe uma grande chance de voc..
8.554 views
18/12/2008 01:03 — Por Cauê Paulo Hattori
Os Artefatos no Novo T2
Olá a todos! Aqui estou novamente com um artigo falando agora de um assunto que ainda não pode ter afirmações. O novo ambiente T2. Após o banimento de ..
8.899 views
Os Artefatos no Novo T2
Olá a todos! Aqui estou novamente com um artigo falando agora de um assunto que ainda não pode ter afirmações. O novo ambiente T2. Após o banimento de ..
8.899 views
22/07/2005 22:24 — Por Cauê Paulo Hattori
Explicando o Stack (e outros)
[center]Explicando Nomenclaturas[/center] Olá a todos! Esse artigo visa principalmente os iniciantes, explicando muitos conceitos do magic, como stack entre outras coisas. [b]Parte 1: Palavras Geralmente Usadas[/b] Aqui abordo a questão de palavras usadas em textos sobre magic ou até conversas normais. Playtests: São jogos destinados não a vitória, mas sim a você entender o deck, tanto os lados bons contra os maus, e com isso descobrir o que ele precisa melhorar ou saber se ele está pronto para jogos em campeonatos. Side: abreviação de sideboard, as cartas usadas de “reserva” que você pode por..
12.669 views
Explicando o Stack (e outros)
[center]Explicando Nomenclaturas[/center] Olá a todos! Esse artigo visa principalmente os iniciantes, explicando muitos conceitos do magic, como stack entre outras coisas. [b]Parte 1: Palavras Geralmente Usadas[/b] Aqui abordo a questão de palavras usadas em textos sobre magic ou até conversas normais. Playtests: São jogos destinados não a vitória, mas sim a você entender o deck, tanto os lados bons contra os maus, e com isso descobrir o que ele precisa melhorar ou saber se ele está pronto para jogos em campeonatos. Side: abreviação de sideboard, as cartas usadas de “reserva” que você pode por..
12.669 views
26/03/2005 23:26 — Por Cauê Paulo Hattori