Banner LigaMagic
Treinos: Uma Ferramente Essencial
Testar, analisar, modificar, testar.
Por
25/05/2016 12:00 - 3.312 visualizações - 8 comentários
 Banner LigaMagic


Olá amigos, magos e feiticeiras. Mais uma vez eu vou virar uuns terreninhos marotos para conjurar um tema muito relevante, qual seja, os treinos para campeonatos, como uma ferramenta essencial para se preparar e fazer os ajustes necessários no seu deck.


Mudando um pouco o foco do que eu venho conversando com vocês nos últimos artigos, entendi que seria muito valoroso compartilhar a experiência que estou tendo ao participar semanalmente de treinos, com foco na participação de campeonatos no formato Pauper Legacy, organizado pelo jogador Punisher (Paulo Fratantonio), colega de Magic, e que tem muita experiência no ambiente pauper.


Falando propriamente do treino, os principais objetivos que eu vislumbro do mesmo são os seguintes: Conhecer melhor o deck que venho utilizando nos campeonatos; verificar contra quais decks o meu deck tem matchs boas e ruins; e testar cartas novas ou novas combinações, para encontrar a sua melhor versão possível. Essa vivência tem me ajudado a conhecer melhor o deck pauper que eu utilizo e quais mudanças são boas ou não são.


Se você pretende tirar melhor proveito de sua participação nos campeonatos eu recomendo montar uma equipe e estruturar um treino semanal, de forma que você possa colher informações relevantes, estruturar tais informações em um gráfico ou algo parecido, para que você e sua equipe possam avaliar o que está dando certo ou errado em suas jogadas, nas matchs e no seu próprio deck.


Importante frisar algo que entendo ser relevante sobre a utilização do treinamento como uma ferramenta de auxílio para melhorar o seu desempenho nos campeonatos: o seu treino deverá ter uma estrutura mais completa ou enxuta dependendo de seus objetivos, ou seja, você pode utilizar o treinamento apenas para melhorar seu desempenho, mesmo que sua ambição não seja se tornar um profissional no Magic ou, realmente, focar seu treinamento para um objetivo mais profissional. Obviamente que, para essa última hipótese, você terá que estruturar o treino de uma forma mais completa, levando-se em consideração o tempo a ser utilizado, o nível de informações que serão extraídas e analisadas, a maior variação da lista dos decks utilizados etc.


Particularmente, o treinamento no qual venho participando visa apenas melhorar o meu desempenho como jogador para os poucos campeonatos que participo, me auxiliando a não cometer os mesmos erros, a buscar uma versão mais competitivo do deck que eu utilizo, além de saber melhor contra quais decks terei uma match boa ou ruim. Apesar desse tempo de treinamento ser pequeno, cerca de duas horas semanais, é perceptível a diferença do meu desempenho.


Ao estruturar o treino em duas horas separei uma hora é dedicada ao maindeck, e a outra hora é dedicado ao sideboard, de forma que se possa analisar qual é o desempenho do deck antes e depois de "sideado". As matchs no treino são apenas contra um único deck, ou seja, aquele deck que representa o maior "perigo"; aquele que tem a pior match contra o deck que eu utilizo.


Ao final do treino, colhemos as seguintes informações: quantas partidas foram jogadas antes e depois do side e qual foi o desempenho do deck (quantidades de vitórias x quantidades de derrotas). Com base nessas informações, para o próximo treino, uma nova versão do deck que está sendo utilizando é testada. Esse é o ciclo:

 

Testar x Analisar (informações) x Modificar (o deck) x Testar

  
Como vocês podem observar, o treino é bem simples e objetivo, mas é muito útil, pois, se você apenas utilizar o seu deck no momento do campeonato, se você não fizer os testes necessários previamente e também não ter ideia sobre quais decks serão seus adversários, com certeza seu desempenho no campeonato será menor do que se você tivesse treinado e se dedicado. Pode apostar!


Conforme venho conversando com vocês nos meus artigos anteriores, o Magic tem um potencial a ser explorado, assim como o seu potencial no Magic também pode (ou deve) ser explorado. Seja você um jogador iniciante, experiente ou até mesmo profissional, quanto melhor você souber jogar, mais divertido e maior será a sua experiência no Magic.


Pelo fato de o Magic ser um jogo desafiador, que envolve raciocínio lógico, a escolha das melhores opções disponíveis e a utilização de recursos limitados, quanto melhor for seu desempenho, maior será o seu nível de jogabilidade e o do seu conhecimento. Pense nisso!

 

 

Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 30/05/2016 23:18:42

É noiz hahahaha. Obrigado pela leitura.
Abs

(Quote)
- 30/05/2016 23:17:46

Opa, obrigado pela ajuda. Vamos nessa!

(Quote)
- 30/05/2016 23:16:43

Muito obrigado. Se tiver como treinar com alguém antes eu aconselho.
Abs

(Quote)
- 29/05/2016 01:32:15
Eu sofro com isso, porque só jogo os mensais de Commader, aí cada mês o cenário está diferente.

Ótimo post, parabéns
(Quote)
- 29/05/2016 01:28:15
Eu sofro com isso, porque só jogo os mensais de Commader, aí cada mês o cenário está diferente.

Ótimo post, parabéns
Últimos artigos de
3.527 views
Aether Revolt e o Pauper Legacy
Impactos no formato.
3.527 views
02/02/2017 15:20 — Por Fábio Ricardo Panzoldo
Antes e depois do Drake
Como era e como ficou o metagame Pauper.
7.023 views
Antes e depois do Drake
Como era e como ficou o metagame Pauper.
7.023 views
31/12/2016 10:00 — Por Fábio Ricardo Panzoldo
Fortalecendo o Pauper no Brasil
O Nacional Pauper Legacy.
4.472 views
Fortalecendo o Pauper no Brasil
O Nacional Pauper Legacy.
4.472 views
28/11/2016 18:00 — Por Fábio Ricardo Panzoldo
Os 3 pilares do Pauper Legacy (IRL)
Terceiro Pilar — Goblin
8.159 views
Os 3 pilares do Pauper Legacy (IRL)
Terceiro Pilar — Goblin
8.159 views
28/10/2016 08:00 — Por Fábio Ricardo Panzoldo
3.976 views
O Segundo Pilar do Pauper Legacy
O Mono Blue!
3.976 views
28/09/2016 12:00 — Por Fábio Ricardo Panzoldo