IPG para Jogadores

       

Por: VIP STAFF tunicoberno em 08/08/17 18:48 | 0 comentários / 1,971 visitas

Créditos:

Revisão e Coordenação: Antonio Zanutto e Jessica Rodrigues

Colaboradores: Bruno Volpato, Ruda dos Reis, Bruna Chiochetta, Ramoñ Nogueira, Paulo Penido, Philippe Monlevade, Paulo Jose Meira da Silva, Vittor Matiazo, Naiyan Lima, Marcello Klingelfus, Renan Hallal, Gregory Farias, Jorge Avedaño

 

Introdução

O objetivo deste documento é tratar das infrações, procedimentos de correção, penalidades e filosofias que regem o nível de aplicação de regras competitivo e profissional, por meio de uma abordagem voltada para jogadores. Para tal serão trazidos exemplos e situações que melhor possam ilustrar o conteúdo, de modo que você entenda melhor não só as regras do jogo, mas a importância da atuação de um juiz de Magic.

 

O manual oficial que contém esses procedimentos chama-se IPG (Infraction Procedure Guide) ou, em português, GPI (Guia de Procedimentos de Infrações). O objetivo deste guia é proteger você de uma potencial má conduta e garantir que o torneio que você esteja jogando transcorra de forma íntegra e sem desvios. Torneios cujo nível de aplicação de regra é regular (FNMs, Game Days, GPTs e outros torneios casuais/regulares) são regidos pelo JAR (Judging at Regular REL), que não será abordado neste documento.

 

Filosofia geral

Cada infração indicada no GPI possui uma filosofia por trás, a intenção disso é demonstrar aos juízes quais as considerações levadas em conta para chegar à uma determinada correção, assim como o porquê do grau da penalidade. Existe também uma filosofia geral, que abrange a todos os torneios competitivos.

 

O papel do juiz - Juízes são árbitros neutros cuja função é garantir a integridade dos torneios, seguindo regras e políticas definidas em manuais oficiais. Juízes não criam ou inventam soluções para infrações, seguem o que já foi determinado, no entanto devem intervir em um jogo apenas quando acredita que uma regra está sendo violada ou quando os jogadores solicitam assistência. Juízes não impedem que os erros aconteçam e sim, depois da ocorrência do erro, apresentam aos jogadores a solução do problema, de modo a restaurar o andamento correto do jogo.

 

Jogadores - Podem e devem chamar o(a) juiz(a) do torneio a qualquer momento que tiverem dúvida ou precisarem de ajuda. Você é responsável por atentar ao juiz casos de suborno, aposta, determinação imprópria de vencedor (rodagem de dado, par ou ímpar e etc) e outras discrepâncias encontradas na sua partida e é incentivado a fazer o mesmo ao verificar quaisquer das situações acima em outras partidas em que seja expectador.

 

Infrações - Todas as infrações devem ser tratadas da mesmo forma pelos juízes. Um dos objetivos do GPI e suas filosofias é padronizar a correção das infrações. Seu histórico como jogador pode ser levado em conta para fazer uma investigação, mas se for determinado que o erro não foi intencional, a penalidade e a correção para um determinado erro deve ser igual por mais que os jogadores, o torneio ou o juíz sejam diferentes.

 

Penalidades - As penalidades existem para educar e evitar novas ocorrências de uma mesma infração. O objetivo dos documentos é garantir que você tenha uma diversão justa e equilibrada. Portanto, a proposta da penalidade é ser educativa. Isso é feito junto com um trabalho de instrução do(a) juiz(a), que no momento de apresentar a penalidade deve explicar brevemente o que você fez de errado.

 

Tipos de penalidade - Existem quatro tipos de penalidade previstas no GPI: advertência, perda de jogo, perda de partida e desqualificação. Cada infração tem sua penalidade padrão que pode ser aumentada ou diminuída dependendo da situação apresentada, conforme opções disponibilizadas no GPI. Um exemplo é a infração de Atraso. Se você chegar ao seu lugar com até dez minutos de atraso, a penalidade padrão, perda de jogo, será aplicada. Porém, se você se atrasar mais do que os dez minutos, a penalidade é aumentada para uma perda de partida.

 
Este documento tem três outras partes:
Erros de Jogo
MTG Cards





Leia também

O importante é jogar cartinhas 0 comentários / 217 visitas
Artigo catártico 5 comentários / 4,090 visitas
Conduta antidesportiva 0 comentários / 582 visitas
Erros de torneio 0 comentários / 389 visitas
Erros de jogo 0 comentários / 448 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.