A Contagem Argiviana (Atualizado em 30/07/2015)

       

Por: SilverGreen em 19/07/12 19:10 | 181 comentários / 61,566 visitas

Em 2005, um belga maluco resolveu criar uma compilação com todos os acontecimentos históricos do Multiverso conhecidos até então (na época, o bloco original de Mirrodin acabava de chegar às lojas). Foi um trabalho excelente, mas que aparentemente não foi muito reconhecido, e que acabou se perdendo no tempo. Em 2006 eu encontrei o post desse louco em um fórum belga de RPG, traduzi e postei AQUI. Seis anos depois (9 anos agora, esta postagem no blog já é de 2012), esse tópico também corre o risco de se perder no tempo, e como nós hoje temos esta incrível ferramenta que é o blog da Ligamagic, acho justo reproduzí-lo aqui. Atualizei e expandi a compilação com algumas informações mais recentes. Espero que vocês gostem, tanto quanto eu gosto.
 

-A referência cronológica em Dominária é a Contagem Argiviana (Argivian Reckoning - AR)

-Agradecimentos ao DonnieDarko e ao Arconte, por sua contribuição com alguns dos itens na compilação.

 



***

 

 


~ -20000 AR - A guerra dos Dragões Ancestrais, onde os dragões e vormes ancestrais duelam. Os Dragões Ancestrais vencem e ascendem.

~ -19000 AR - Os dragões e vormes comuns são criados. Os cinco Primordiais ocupam o poder em Dominária, escravizando e tiranizando todos os mortais.

~ -16000 - Ocorre o primeiro duelo de planinautas no plano de Dominária. Nicol Bolas e um demônio-leviatã travam uma luta que dura um mês. Bolas vence, e passa um ano alimentando-se da carne e dos poderes do derrotado. Os restos mortais do leviatã ficam no local, que passa a ser conhecido como os Portões Unguais. É criada a primeira fenda temporal (Madara), em uma Dominária ainda jovem.

~ -16000 - Nicol bolas mata a rainha-deusa do império madaran e torna-se rei-deus de Madara por milênios.

Data desconhecida - É criado o plano artifical de Phyrexia por um planinauta em forma de dragão.

Data desconhecida - Morte do planinauta criador de Phyrexia. O plano é abandonado.

Data desconhecida - Os Primordiais são derrotados pelos magos Numena.

Data desconhecida - Averru aprisiona os outros Numena.

Data desconhecida - Nascimento de Serra.

 

 

 

 

 

 


Data desconhecida - Serra cria Serra's Realm.

~ -5400 AR - Os dez Paruns de Ravnica - Azor, Cisarzim, Mat'Selesnya, Niv-Mizzet, Obzedat, Rakdos, Razia, Simic, Svogthir e Szadek - assinam o Pacto das Guildas.

~ -5000 AR - Nascimento de Yawgmoth.

~ -5000 AR - O renegado Gix lidera a primeira rebelião da Caverna dos Condenados.

~ -5000 AR - A planinauta Dyfed revela o plano artificial de Phyrexia a Yawgmoth. Dyfed cria um portal ligando Phyrexia a Dominária.

~ -5000 AR - Gix lidera a segunda rebelião da Caverna dos Condenados.

~ -5000 AR - Yawgmoth mata Dyfed e assume o controle de Phyrexia. Yawgmoth leva os refugiados da Caverna dos Condenados para Phyrexia e começa a transformá-los nos phyrexianos. Destruição do Império Thran.

~ -1800 AR - Nascimento de Sorin Markov. Seu tio, Edgar Markov, cria os primeiros vampiros de Innistrad. Sorin Markov torna-se um vampiro e ascende.

~ -1500 AR - Ascensão de Taysir. Taysir derrota Nailah, mas é banido de Rabiah.
 

~ -1400- Sorin Markov, o dragão planinauta Ugin e a litomante Nahiri selam os Eldrazi em Zendikar.

 

 

 

 


Data desconhecida - Nahiri cria uma câmara protegida e entra em animação suspensa, para proteger Zendikar caso os Eldrazi voltassem a despertar.

Data desconhecida - Nascimento de Ravi.

Data desconhecida - Fundação de Vodalia.

Data desconhecida - Fundação de Zhalfir.

Data desconhecida - Kradak funda Keld.

Data desconhecida - Colapso do Império Sheoltun.

 

 

 

 

 

 

 


Data desconhecida - Conquista de Wrenna por um mago maligno.

Data desconhecida - Sivitri Scarzam assola Corondor com seus dragões. Os habitantes do continente descobrem uma forma de destruir os dragões. Sivitri Scarzam foge de Dominária.

Data desconhecida - Torsteon Von Ursus deixa os Cavaleiros de Jenges e viaja a Hurloon para estudar com os minotauros.

Data desconhecida - Torsteon Von Ursus funda Benália.

Data desconhecida - Dakkon faz um pacto com a planinauta Geyadrone Dihada e cria a Blackblade.

 

 

 

 

 

 

 


Data desconhecida - Geyadrone Dihada corrompe o elemental da natureza de Khone, criando Sol'Kanar. Geyadrone entrega a Sol'Kanar a Blackblade. Sol'Kanar conquista Corondor. Com os cadáveres dos inimigos, cria a Cidadela Profana.

Data desconhecida - Fundação de Etlan Shiis, chamada Atlantis pelos mercadores da região.

 

 

 

 

 

 

 


Data desconhecida - Sol'Kanar invoca os Dragões Scarzam, mas não consegue manter o controle sobre eles.

Data desconhecida – Sorim Markov cria o arcanjo Avacyn, para ajudar a preservar os humanos do plano de Innistrad.

Data desconhecida - Eskil, o Branco conjura o anjo de Serra Rahel para lutar contra o anjo corrompido Trine. Rahel mata Trine. Eskil ascende durante a batalha.

Data desconhecida - Gwendlyn Di Corci chega ao poder em Urborg.

Data desconhecida - O arquinecromante lich Nevinyrral escreve o Manual do Necromante.

Data desconhecida - Urborg e Bogardan entram em guerra.

Data desconhecida - As forças de Bogardan criam um vulcão sob a Cidade de Urborg. Encurralado, Nevinyrral ativa seu Disco, destruindo a cidade e os invasores, e morrendo no processo.

Data desconhecida - Nascimento de Sengir.

0 - Nascimento de Urza. Nascimento de Mishra.

10 AR - Urza e Mishra tormam-se tutelados de Tocasia.

25 AR - Escavando nas cavernas de Koilos, Urza e Mishra encontram uma Pedra de Energia. Disputando a pedra, partem-na em duas, abrindo o portal para Phyrexia. Início da Guerra dos Irmãos.

25-63 AR - Urza se casa com a princesa Kayla bin Kroog e torna-se artífice-mor de Yotia. Tawnos torna-se aprendiz de Urza. Mishra e Ashnod viajam para Phyrexia. A Fraternidade de Gix faz contato com o demônio phyrexiano. Harbin descobre acidentalmente o continente de Argoth durante um voo experimental. Nasce Jarsyl, neto de Urza. Drafna e Hurkyl fundam a Escola de Lat-Nam e restabelecem o estudo da magia, abandonada desde o tempo dos Thran. Feldon encontra o Sílex Golgotiano na Geleira Ronom e o leva para Loran, na Escola de Lat-Nam.

64 AR - Drafna, Hurkyl, Feldon e os magos das Torres de Marfim opõem-se tanto a Urza quanto a Mishra. Lat-Nam é atacada pelas tropas de Mishra lideradas por Ashnod. Hurkyl é morta no ataque. Ashnod entrega o Sílex para Tawnos e é morta por Gix. Urza detona o Sílex em Argoth. Argoth é obliterada. Urborg submerge, tornando-se uma região pantanosa. Ascensão de Urza. O dragão mecânico Ramos usa portais phyrexianos para transportar sobreviventes de Argoth até Mercádia. Começa lentamente o inverno nuclear que mais tarde irá dar origem à Era da Escuridão e à Era Glacial. É criada a segunda fenda temporal de Dominária (Yavimaya).

 

 

 

 

 

 

 


~100 AR - Ocorre o evento planar conhecido como Fragmentos dos Doze Mundos, que isola no Multiverso doze planos interconectados, entre eles Dominária. Planinautas não conseguem atravessar para dentro ou para fora dos planos envolvidos no fenômeno.

170 AR - Fundação da Igreja de Tal em Teresiare.

170 AR - Em Sarpadia, as cidades dos anões são derrotadas pelos goblins e orcs. Homáridas capturam a Antiga Vodalia. A Imperatriz Vodaliana Galina atravessa um portal com os magos reais, indo parar 4000 anos no futuro. Oliver Farrel corta relações com Icatia. Tymolin Loneglade é morta em combate entre os sacerdotes Farrelitas e a Ordem da Mão de Ébano. Tev Loneglade torna-se Tevesh Szat e jura acabar com a vida em Dominária após a morte de sua irmã. Thallids destroem o império élfico em Havenwood. Thrulls rebelam-se contra a Ordem da Mão de Ébano. A Mão de Ébano inicia a Contra-Insurgência. Necrites assassinam Jherena Rure. A Contra-Insurgência é derrotada. Goblins e orcs destrem Trokair e outras cidades Icatianas. O Império Icatiano entra em colapso. Somente cidades fortificadas e isoladas permanecem.

300 AR - Começa a Era da Escuridão. Toda a magia é oficialmente banida de Terisiare. A Igreja de Tal inicia uma implacável inquisição, executando ou prendendo todos os magos e artífices do continente. Fundado em segredo ao oeste de Terisiare o Conclave dos Magos. Mairsil, o Embusteiro, usurpa o poder no Conclave dos Magos e aprisiona o alto arcanista Ith.

310 AR - Tivadar dos Chifres começa uma cruzada para destruir os goblins.

413 AR - Nascimento de Jodah.

435 AR - Jodah torna-se discípulo de Voska.

440 AR - Jodah se esconde em uma antiga fonte, e os poderes mágicos do artefato fazem com que ele passe a envelhecer muito lentamente. Voska é executado pela Igreja de Tal. Jodah chega à Cidade das Sombras e torna-se discípulo de Sima.

450 AR - Começa a Era Glacial ao norte de Dominaria.

460 AR - Jodah liberta o arcanista Ith de sua prisão. Ith mata Mairsil, mas o Embusteiro consegue salvar seu espírito, confinando-o em seu anel.

460 AR - O Conclave dos Magos é destruído pela Igreja de Tal. Os magos remanescentes se refugiam na Cidade das Sombras, que passa a ser conhecida como Escola dos Ocultos.

500 AR - Nascimento de Freyalise.

520 AR - Freyalise torna-se maga real na corte do rei Miko de Storgard.

526 AR - Tevesh Szat manipula o rei Miko de Storgard, que determina uma luta entre os amigos Jason Carthalion e Freyalise. Freyalise é mortalmente ferida durante a luta. Ascensão de Freyalise.

526 AR - Com o consentimento do rei Miko, Oriel Kjeld, Jason Carthalion e diversos membros dos 5 clãs de magia abandonam Storgard.

535 AR - A Era Glacial se intensifica ao norte de Terisiare. Ruína do Reino do Gelo de Storgard.

600 AR - Os descendentes de Oriel Kjeld fundam as três cidades do reino de Kjeldor: Krov, Kjeld, e Soldev.

700 AR - Morte do General Jarkeld, a Raposa do Ártico, durante uma expedição às Regiões Agrestes de Adarkar.

850 AR - Nascimento de Barrinalo, que posteriormente tornaria-se Barrin.

1200 AR - Kristina das Matas torna-se pupila de Taysir. Taysir apaixona-se perdidamente por Kristina, mas não é correspondido.

1650 AR - Urza conhece Xantcha.

1750 AR - Urza ataca Phyrexia e é derrotado. Urza foge para Serra's Realm.

2000 AR - Serra's Realm é invadida por Phyrexia. Os phyrexianos são repelidos pelas tropas angelicais lideradas pelo arcanjo Radiante. Serra's Realm é contaminada com a mana preta de Phyrexia e começa a entrar em colapso. Serra decide evacuar e abandonar o plano. Com a partida de Serra, eclode uma grande guerra civil, e Radiante assume o poder.

2000 AR - O anjo de Serra Selenia é tomado como prisioneiro de guerra pelas forças phyrexianas que atacam Serra's Realm, e é levado para Phyrexia.

2280 AR - Dois grupos de planinautas, os Tolgath e os Antigos, entram em guerra em Ulgrotha. A Tolgath Ravi põe fim à guerra, fazendo soar um antigo e poderoso artefato conhecido como O Carrilhão do Apocalipse, devastando toda a mana do plano e eliminando quase todas as suas formas de vida. Ao tentar se proteger da Grande Destruição, Ravi fica acidentalmente confinada em um sarcófago.

ATUALIZADO 2280 AR - A devastação do Carrilhão em Ulgrotha tem reflexos por grande parte do multiverso. Ela fragmenta a fenda planar de Madara em Dominaria, e causa o rompimento do véu entre o Kakuryo, o mundo mortal, e o Utsukyo, o mundo espiritual, no adjacente plano de Kamigawa. Um portal planar é aberto entre Ulgrotha e um plano desconhecido.

 

 

 

 

 

 

 


~2280 AR - Com o intuito de reconstruir todo o plano de Kamigawa a seu modo, o Kami da Lua Crescente convence Takeshi Konda a sequestrar o espírito conhecido como O Que Foi Tomado, pois isso lhe concederia imortalidade e mais poder. O grande espírito O-Kagashi declara guerra ao mundo dos mortais. Início da Gerra dos Kami.

~2290 AR - Michiko Konda e Toshiro Umezawa derrotam o Kami da Lua Crescente e devolvem O Que Foi Tomado aos kami. Fim da Guerra dos Kami. Myojin do Alcance Noturno bane Toshiro Umezawa de Kamigawa. Este funda em Dominária o Clã Umezawa.

~2500 AR - Utilizando um portal planar estável, uma colônia de anões começa a explorar minérios nas montanhas de Ulgrotha, logo estabelecendo uma cidade subterrânea. Os anões iniciam a construção de um castelo no topo da montanha, como posto avançado e tributo a seu sucesso. Um rico veio de mana irradia do portal dos anões, tornando menos inóspita a paisagem ao redor de seu castelo. Diversos agrupamentos de nômades, descendentes dos poucos remanescentes da Grande Destruição do plano, começam a se estabelecer na região.

~2600 AR - Dois planinautas duelam nos pântanos salgados de Ulgrotha, aos pés do castelo dos anões. Quando seu mestre é banido, o vampiro ancestral Barão Sengir é abandonado.

~2600 AR - Os anões de Ulgrotha constroem navios e partem em exploração pelo plano, fazendo os primeiros contatos com outros povos. Ao retornarem, encontram a maior parte de seu povo assassinada ou transformada em mortos-vivos pelo Barão Sengir. Os anões declaram guerra ao Barão, mas são facilmente derrotados. As tropas de Sengir perseguem os anões até as profundezas de suas minas. Durante uma dessas incursões, Sengir captura Irini, a filha do rei anão, e a transforma em uma vampira. Derrotados e desmoralizados, os anões sobreviventes partem para longe, fazendo um juramento de vingança eterna contra o Barão.

~2600 AR - Sengir encontra e liberta a enlouquecida Ravi, passando a chamá-la ironicamente pelo apelido Avó Sengir. Sengir começa a estudar os tomos e feitiços de Ravi, e a aumentar seu poder.

~2600 AR - Serra chega a Ulgrotha. Encorajando a aliança entre as tribos nômades das planícies e a criação da cidade-estado de Aysen, ela torna-se protetora do plano e objeto de culto.

~2620 AR - Com o intuito de manter vivo seu juramento de vingança contra Sengir, os anões de Ulgrotha iniciam uma grande empreitada para resgatar e remontar a história do plano, esquecida por seus habitantes após dezenas de gerações.

~2700 AR - O Barão Sengir comanda diversas incursões contra as cidades de Aysen, mas sem a intenção de conquistá-las, mas sim de espalhar o medo e derrubar sua moral.

2728 AR - Nascimento de Jaya Ballard.

2730 AR - Gerda Äagesdotter torna-se arquimaga da Escola dos Ocultos. Ela reúne na biblioteca da escola os tomos da antiga Escola de Lat-Nam.

2730 AR - Em Soldev, o artífice Arcum Dagson lidera um grupo conhecido como Os Maquinistas, com o propósito de estudar as antigas máquinas phyrexianas utilizadas durante a Guerra dos Irmãos. Os maquinistas são fortemente opostos por um grupo conhecido como Os Hereges, liderados pela clériga Sorine Relicbane. A despeito da oposição dos Hereges, os Maquinistas soldevianos iniciam diversas escavações para desenterrar os restos de grandes máquinas phyrexianas.

2735 AR - Ao desertar de seu pelotão e fugir de um grupo de goblins, o soldado kjeldorano Lim-Dûl chega às ruínas do antigo Conclave dos Magos, onde encontra o anel de Mairsil, o Embusteiro. Lim-Dûl adquire grandes poderes de necromancia, e sobrevive aos goblins e ao frio. Lim-dûl retorna a seu acampamento e assassina o general Marton Stromgald e sua tropa, transformando os mortos nos primeiros mortos-vivos de seu exército.

2740 AR - Lim-Dûl associa-se a Tevesh Szat e Leshrac. Sobre as ruínas do Conclave dos Magos, ele constrói a fortaleza de Tresserhorn.

2740 AR - Jaya Ballard é capturada por Jodah durante uma tentativa de furto. Jodah a leva para estudar na Escola dos Ocultos.

2742 AR - O planinauta Feroz (lê-se "Féroz") chega a Ulgrotha e encontra Serra e Sandruu, um minotauro prestes a se tornar planinauta. Sentindo a presença dos planinautas, o Barão Sengir torna-se recluso, a fim de evitar uma eventual interferência nos seus planos.

2745 AR - No adjascente plano de Azoria, o planinauta Faralyn descobre que, em meio ao Fragmento dos Doze mundos, o plano vagante de Shandalar iria se aproximar de Dominária. Faralyn convoca para uma conferência os demais planinautas aprisionados no Fragmento. A reunião ocorre na lua artificial de Dominária, e fica conhecida como a Conferência da Lua Nula. Além de Faralyn, comparecem à conferência os planinautas Freyalise, Taysir de Rabiah, Kristina das Matas, Leshrac, Tevesh Szat, o dragão ancestral Chromium Rhuell, além de um protegido de Faralyn, Ravidel, um mortal com sua centelha adormecida nativo de Azoria.

2745 AR - A Conferência da Lua Nula revela-se uma conspiração entre Faralyn, Leshrac e Tevesh Szat para assassinar os demais planinautas, e usar suas centelhas para escapar para o rico plano de Shandalar. Leshrac e Tevesh Szat matam Chromium Rhuell e Ravidel. Com a energia liberada, Faralyn e Leshrac conseguem escapar para Shandalar. Freyalise confronta Tvesh Szat, e transporta ambos para Azoria. Ravidel ascende e também parte de Dominária, jurando vingança contra todos os presentes.

2745 AR - Freyalise e Tvesh Szat duelam em Azoria, um pequeno plano composto por um oceano repleto de cadeias de arquipélagos. Freyalise destrói as ilhas do plano, para privar Tvesh Szat de fontes de mana azul, mas o planinauta se aproveita da abundante mana preta gerada pelas milhares de mortes dos seres vivos das ilhas, e derrota sua oponente, ferindo-a gravemente e banindo-a do plano.

2745 AR - Assim que chega a Shandalar, Faralyn é morto pelo protetor do plano, Kenan Sahrmal.

2745 AR - Tendo derrotado Freyalise, Tevesh Szat põe em prática seus planos para intensificar a Era Glacial e eliminar todas as formas de vida em Dominária. Lim-Dûl lança uma grande investida contra Balduvia e Kjeldor, mas é derrotado por Zaraya e os cavaleiros de Kjeldor. Como punição pela derrota, Lim-Dûl é aprisionado por Tevesh Szat em um bloco de gelo.

2745 AR - Freyalise inicia sua contra-estratégia para simultaneamente derrotar Tevesh Szat, e encerrar a Era Glacial. Em Kjeldor, ela recruta a maior dos cavaleiros de Kjeldor, Zaraya, e o pior entre eles, Jaeuhl Carthalion. Jaeuhl é um descendente de Jason Carthalion, e recebe de Freyalise um arsenal de armas, artefatos e encantamentos, sendo incumbido de enfrentar o planinauta Tevesh Szat e impedir seus planos de intensificar o frio glacial. Localizando o artefato conhecido como Amuleto de Quoz, Jaeuhl Carthalion consegue banir Tevesh Szat de Dominaria.

2745 AR - Freyalise, Zaraya, os cavaleiros de Kjeldor e a Ordem do Zimbro chegam à floresta de Kelsinko, no ponto mais ao norte de Keld, onde se encontra o Caldeirão de Gelo, um antigo artefato que acumula uma grande quantidade de mana, além da predestinada Kaysa, a filha dos altos druidas de Kelsinko, uma jovem determinada e de coração puro que nasceu com a marca de uma profecia. Usando Kaysa como um conduto vivo, toda a mana do Caldeirão de gelo e da adoração das centenas de presentes, e o repentino auxílio de Kristina das Matas, Freyalise consegue reunir quantidades descomunais de mana, e conjura sua grande Mágica Global, pondo imediatamente um fim à Era Glacial.

2747 AR - Encerra-se o fenômeno do Fragmento dos Doze Mundos. A travessia para dentro e para fora de Dominária é restabelecida. Inicia-se em Terisiare o período conhecido como O Degelo.

2747 AR - Lim-Dûl é libertado de sua prisão glacial, e inicia a maior de suas investidas contras as Civilizações do Gelo.

 

 

 

 

 

 

 


2747 AR - Jaeuhl Carthalion torna-se um druida da Ordem do Zimbro. Jaeuhl e Kaysa se casam.

2747 AR - Gerda Äagesdotter dopa Jodah e o entrega a Lim-Dûl. Jodah é resgatado por Jaya Ballard e Freyalise.

2747 AR - Com o fim do Fragmento dos Doze Mundos, as bestas phyrexianas em Soldev são reativadas. Soldev é dizimada. A Escola dos Ocultos é completamente destruída.

2747 AR - Jodah consegue promover a aliança dos inimigos Kjeldor e Balduvia na luta contra Lim-Dûl. Lim-Dûl é derrotado, e é levado para Shandalar por Leshrac.

2747 AR - Oficiais da Ordem de Stromgald liderados por Avram Garrisson não aceitam a aliança de Kjeld com Balduvia, e iniciam uma conspiração para derrubar o rei Darien. Influenciada pelos conspiradores, General Varchild rebela-se contra o rei, e lidera suas tropas rebeldes contra a coroa. Darien lança uma enérgica contra-insurgência, e Varchild é derrotada. Darien passa a ser conhecido como Darien I, o Grande.

2750 AR - Com a mediação de Jodah, Lovisa Coldeyes e Darien I casam seus filhos, unificando os reinos de Kjeldor e Balduvia, e fundando Nova Argivia.

2750 AR - O Degelo começa a provocar grandes inundações em Terisiare. A floresta de Fyndhorn é inundada. Jaya Ballard, Jaeuhl Carthalion e Kaysa guiam os refugiados de Fyndhorn até Yavimaya.

 

 

 

 

 

 

 


2750 AR - Jaya Ballard é possuída pela essência de Mairsil e captura Jodah, no intento de usar seu sangue para restaurar as bestas phyrexianas. Jodah atinge Jaya com seu espelho, encantado por Freyalise. Jaya Ballard ascende. A essência de Mairsil é destruída no processo.

2750 AR - O mago da guilda conhecida como Vento-gélido Heidar localiza antigas inscrições phyrexianas que estavam ocultas em uma grande geleira. Heidar tenta utilizar os feitiços phyrexianos para reverter a Mágica Global de Freyalise e reinstaurar a Era Glacial, mas é derrotado pelas forças de Nova Argivia.

2747 AR - Morte de Lovisa Coldeyes.

~2750 AR - As grandes inundações provocadas pelo Degelo passam a causar desalojamentos, doenças e fome no continente de Terisiare. As décadas que seguem testemunham o colapso das grandes Civilizações do Gelo do continente.

2751 AR - Jaeuhl Carthalion e Kaysa dão à luz Jared Carthalion.

2750 AR - Em Ulgrotha, Feroz funda a Escola de Magos na Ilha Flutuante. Na cidade de Onella, em Aysen, é construída a Abadia de Aysen.

2760 AR - Ravidel leva Taysir a descobrir sobre o romance de Kristina e Sandruu. Taysir chega a Ulgrotha, e após perseguir Sandruu, bane-o do plano. Feroz e Taysir duelam, e Taysir é banido.

2760 AR - Feroz e Serra constroem seu lar. Feroz cria a barreira conhecida como A Maldição de Feroz, para evitar que outros planinautas ou criaturas invocadas pelo Éter entrem novamente em Ulgrotha.

2800 AR - Com a ajuda dos tomos sombrios do Barão Sengir, um Mago Sábio corrompido das Ilhas Flutuantes transforma o ladrão Eron em um imortal.

~2800 AR - Após o fim da Era Glacial, os Homáridas fogem para as fendas mais frias dos oceanos.

2940 AR - O paladino Ihsan é transformado em sombra pelo Barão Sengir. O Barão estrategicamente suspende os ataques contra Aysen. Sem um inimigo comum, os povos de Aysen começam a voltar-se uns contra os outros.

2954 AR - Urza parte de seu exílio em Equilor e retorna a Dominária com Xantcha.

2960 AR - Feroz morre acidentalmente em seu laboratório, durante um experimento com um elemental do fogo. Desolada, Serra abandona Ulgrotha e passa a vagar sem rumo pelos planos. Sem a presença dos dois, e sem que Serra soubesse, a Maldição de Feroz começa lentamente a se dissipar.

2960 AR - Lim-Dûl confronta Kenan Sahmal em Shandalar e o derrota. As legiões de mortos-vivos de Lim-Dûl conquistam a maior parte do plano. A cidade de Ardestan resiste, e Lim-dûl inicia um grande cerco. Azaar, um dos discípulos de Kenan Sahrmal, confronta Lim-Dúl e consegue aprisionar o espírito do necromante em seu próprio corpo. As essências de Lim-Dûl e de Azaar passam a lutar pelo controle do corpo do aprendiz. Kenan Sahrmal e seu outro aprendiz (que trata-se, na verdade, do jogador do jogo de computador Magic: the Gathering - Shandalar, editado em 1997 pela companhia americana Microprose) enterram Azaar ainda vivo, para manter aprisionado o espírito de Lim-Dûl.

 

 

 

 

 

 

 


Data desconhecida - Em um plano desconhecido, o general e feiticeiro Ob Nixilis invoca antigas forças demoníacas, que aniquilam todos os seres sencientes do plano. Ascensão de Ob Nixilis.

Data desconhecida - O planinauta Ob Nixilis encontra o artefato conhecido como o Véu Metálico. O Véu é um antigo item criado pelos Onakke, uma extinta raça de ogros feiticeiros de Shandalar. O Véu aumenta enormemente os poderes de seu portador, enquanto o corrompe e o domina.

Data desconhecida - Ob Nixilis é escravizado e totalmente corrompido pelo poder do Véu Metálico, e torna-se ele próprio um demônio.

 

 

 

 

 

 

 


2960 AR - Xantcha emprega Ratepe para passar-se por Mishra.

2962 AR - Urza mata Gix. Xantcha e Ratepe morrem.

2964 AR - Kenan Sahmal conclui o treinamento de seu aprendiz, e transfere a ele sua imortalidade e o título de guardião de Shandalar. Sahmal desaparece. O novo guardião de Shandalar estabelece as cinco Guildas de Magia do plano, responsáveis pelos ensinamentos de cada uma das cinco cores da magia. Os mestres de cada guida começam a tecer uma barreira mágica para proteger o plano contra novas invasões de planinautas.

2970 AR - O espírito de Azaar é derrotado pelo espírito de Lim-Dûl, que assume o controle do corpo do aprendiz. Os cinco Mestres de Guilda de Shandalar conjuram a Mágica do Domínio, criando a Grande Barreira, dissipando a essência de Lim-Dûl e assumindo definitivamente o controle do plano.

~2980 AR - Em Dominária, Serra é desafiada para um duelo por um ladrão planinauta que cobiça seu anel de casamento, tomando-o por algum tipo de item mágico poderoso. Cansada e sem motivação, Serra não tenta se defender. Mortalmente ferida, é levada para Epityr pelo clérigo Irmão Angus. Após a notícia de sua morte, é erigida em sua homenagem a Catedral de Serra.

~2990 AR - Johan tenta conquistar Bryce. Começa o Projeto Ancestralidade de Urza.

~3000 AR - Com o enfraquecimento da barreira gerada pela Maldição de Feroz em Ulgrotha, Barão Sengir começa a enviar tropas de vampiros através do portal planar na antiga fortaleza dos anões sob seu castelo, com destino a um plano desconhecido, mas nenhum dos asseclas jamais retorna.

~3000 AR - Nicol Bolas derrota o dragão planinauta Ugin no plano de Tarkir. Sarkhan Vol consegue viajar no tempo até o momento do duelo, e salvar Ugin no último momento. Ugin entra em um estado de animação suspensa e Sarkhan é enviado de volta à sua própria linha temporal, agora modificada pelo ato.

 

 

 

 

 

 

 


~3000 AR - Vampiros destroem um edro em Zendikar e erguem um templo sobre uma das linhas de força que formam a prisão dos Eldrazi. A agitação dos Eldrazi aprisionados desperta Nahiri de seu estado de hibernação. Nahiri destrói os vampiros e as crias de eldrazi que começavam a atacar o plano, e restaura a prisão das entidades, que voltam a adormecer.

~3000 AR - Nahiri derrota o demônio Ob Nixilis, encrustando em sua testa um edro que limita seus poderes, e aprisionando-o na rocha de uma montanha.

3010 AR - Johan é morto por Jedit Ojanen. Bryce e as ilhas próximas gozam de prosperidade.

3015 AR - Argenti e Kusho são derrotados pelo Império Madaran. Tetsuo Umezawa tenta reconciliar as ilhas, mas é traído por Ramses Overdark.

3017 AR - Marhault Elsdragon lidera a maior das campanhas contra Argenti e Kusho. Ambas as ilhas são devastadas. Ramses mata Marhault e sobe ao poder. Tetsuo Umezawa é exilado como traidor.

3020 AR - Tetsuo Umezawa ludibria Nicol Bolas e destrói seu corpo físico enquanto o corpo astral está em seu plano de meditação, deixando o planinauta aprisionado.

3107 AR - Urza funda a Academia Tolariana. Barrin assume como reitor.

3290 AR - Nascimento de Teferi.

3305 AR - Criação de Karn. Urza coloca nele a pedra-coração de Xantcha.

3305 AR – Urza coloca Karn sob a tutela de Teferi. Percebendo a maneira irresponsável com que o rapaz realiza a tarefa, Jhoira assume a tutela do golem. Karn e Jhoira tornam-se muito próximos.

3310 AR - Ocorre o desastre com a experiência do portal do tempo em Tolaria. Teferi fica preso em uma bolha de tempo retardado. K'rrik é aprisionado em uma bolha de tempo acelerado. Surge a terceira fenda temporal em Dominária, a fenda de Tolaria.

3346 AR - Urza descobre o Círculo de Mana Thran em Shiv. Urza faz amizade com os Viashinos e goblins de Shiv. Urza é capturado por Multani em Yavimaya.

3350 AR - Urza escapa e destrói K'rrik. Urza alia-se a Yavimaya.

3350 AR - Urza cria a nau voadora Bons Ventos.

 

 

 

 

 

 

 


3350 AR - Urza volta a Serra's Realm, onde é hostilizado por Radiante. Serra's Realm entra em colapso e é destruída.

3350 AR - Urza utiliza a energia captada de Serra's Realm para fazer funcionar o motor planar do Bons Ventos. Jhoira dos Ghitu torna-se sua primeira capitã. Ascensão de Teferi.

3370 AR - Os refugiados de Serra's Realm são assentados em Benália. Barrin casa-se com Rayne. Gatha é expulso de Tolaria. Ele muda-se para Keld e assume o poder. Nascimento de Jolrael. Teferi torna-se um mago da corte Zhalfiriana. Teferi estabelece as cinco Guildas de Magia em Zhalfir. Teferi deixa Dominária.

3500 AR - Fundação de Femeref. Suq'Ata coloniza o noroeste de Jamuraa.

3600 AR - Começam as contendas internas entre Zhalfir, Femeref e Suq'Ata.

3700 AR - Teferi volta a Dominária e leva a Rainha Yormeba ao trono de Zhalfir.

3700 AR - Teferi muda-se para as Ilhas Chaza para começar pesquisas privadas.

3750 AR - A Ilha de Teferi sai de fase.

~3800 AR - Os phyrexianos criam o plano artificial de Rath. Davvol torna-se seu primeiro Evincar.

3805 AR - Mangara faz a paz entre Zhalfir, Femeref, e Suq'Ata.

3820 AR - A Ilha de Teferi retorna. Mangara, Jolrael, e Kaervek investigam a ilha. Kaervek e Jolrael aprisionam Mangara em uma prisão de âmbar.

3835 AR - Jhoira é a última remanescente do desastre de Tolaria. Urza, Barrin e Karn retornam à ilha e iniciam a construção de uma segunda Academia Tolariana.

4000 AR - Os Phyrexianos iniciam incursões em Keld. Croag lidera a invasão a Keld.

4050 AR - Virot Maglan funda a Cabala Otariana e torna-se seu primeiro Patriarca.

4012 AR - Morte de Kreig. Phyrexia é repelida.

4020 AR - Phyrexia inicia incursões às torres Capashenas em Benália.

4150 AR - Galina conquista Etlan Schiis, que passa a se chamar Nova Vodalia.

4150 AR - Nascimento de Rashida Squamácida.

4180 AR - Nascimento de Gerrard Capasheno.

4185 - Nascimento de Mirri.

4190 AR - Kaervek engana Jolrael, e os dois aprisionam Mangara em uma prisão de âmbar. Início da Guerra da Miragem.

4192 AR - Teferi retorna a Dominária, e consegue convencer Jolrael das intenções maléficas de Kaervek. Mangara é libertado. Kaervek é aprisionado na prisão de âmbar. Fim da Guerra da Miragem.

4197 AR - Sidar Kondo envia Gerrard Capasheno a Yavimaya, para que este seja educado por Multani. Gerrard conhece Hanna, Sisay, Rofellos, Crovax e Mirri, outros membros de linhagens genéticas experimentais do Projeto Ancestralidade de Urza, e forma com eles a nova tripulação da nau voadora Bons Ventos.

4200 AR - Ruel, o irmão de criação de Gerrard, assume a identidade de Volrath e torna-se Evincar de Rath.

4200 AR - Volrath envia os horrores de Rath Gallowbraid e Morinfen até Urborg, para atacar a família de Crovax e atrair a tripulação do Bons Ventos. Os pais de Crovax e Rofellos são mortos durante o ataque. Gallowbraid e Morinfen são destruídos por Selenia.

4200 AR - Gerrard e Crovax abandonam a tripulação do Bons Ventos após o incidente em Urborg. A capitã Sisay recruta novos tripulantes, entre eles o imediato Tahngarth e o grumete Squee.

4200 AR - Astor torna-se um senhor da guerra Keldoniano.

4204 AR - Sisay conhece Starke il-Vec em Rath. Volrath sequestra a filha de Starke, Takara en-Dal, para forçá-lo a lhe ajudar em seu plano para destruir Gerrard. Starke trai Sisay e ajuda o evincar a capturá-la. Gerrard Capasheno é novamente recrutado pela tripulação do Bons Ventos, para liderar a missão de resgate à Capitã Sisay. Os Keldonianos iniciam incursões ao nordeste de Jamuraa.

4205 AR - Starke mata Maraxus de Keld, e conquista a confiança de Gerrard. Starke e o mago graduado Ertai são recrutados para a tripulação do Bons Ventos, e Crovax é reconvocado. Gerrard e a tripulação chegam a Rath. Na chegada ao plano, são atacados pelo comandante Greven il-Vec e sua nau capitânia Predador. Peças do Legado de Urza, incluindo Karn, são roubadas do Bons Ventos.

4205 AR - Crovax mata Selenia e torna-se um vampiro. Karn recupera as peças roubadas do Legado. Ertai e Lyna abrem o Portal Errático. A tripulação do Bons Ventos foge com a Capitã Sisay de Rath para Mercádia. Morte de Mirri.

 

 

 

 

 

 

 


4205 AR - Ertai é capturado por Greven il-Vec e feito prisioneiro na Fortaleza de Volrath. Volrath mata Starke em Mercádia e retorna para Rath. Avila, filha de Eladamri, é morta e transformada em Belbe, a phyrexiana que escolheria o próximo Evincar de Rath. Ertai é alterado por tecnologia phyrexiana.

4205 AR - Volrath é derrotado por Crovax. Crovax torna-se Evincar de Rath. Crovax mata Volrath.

4205 AR - Eladamri mata Belbe. Eladamri, Lin Sivvi e Takara en-Dal fogem de Rath para Verdura, em Dominária.

4205 AR - Barrin e Rayne auxiliam Teferi na Guerra da Profecia contra Keld. Os Keldonianos são derrotados ao sudeste de Jamuraa. Greel mata Rayne.

4205 AR - Começa a Invasão phyrexiana. Os phyrexianos bombardeiam Benália sob a liderança de Tsabo Tavoc. O Bons Ventos retorna a Dominária. Benália é destruída.

4205 AR - Eladamri chega a Llanowar.

4205 AR - Os phyrexianos bombardeiam Llanowar. Takara morre durante o bombardeio.

4205 AR - Os Phyrexianos atacam o restante de Dominária.

4205 AR - Teferi se recusa a aderir à coalizão de Urza, e tira de fase grande parte de Jamuraa, juntamente com toda Shiv. Jhoira segue com ele. Criam-se a quarta fenda temporal (Shiv) e a quinta fenda temporal (Zhalfir).

4205 AR - O senhor lich Lorde Dralnu une-se à Coalisão.

4205 AR - Urza reúne os Nove Titãs para pilotar as armaduras-titãs.

4205 AR - Orim desenvolve uma vacina contra a Phthisis. Hanna morre, infectada pela praga phyrexiana.

4205 AR - Barrin destrói Tolaria e suicida-se.

4205 AR - Começa a Batalha de Koilos. Thaddeus morre. Tsabo Tavoc retorna a Phyrexia. Termina o primeiro estágio da Guerra Phyrexiana.

4205 AR - Começa o segundo estágio da Guerra Phyrexiana. Rath se sobrepõe sobre Dominária. Criação da sexta fenda temporal (Urborg) e da sétima fenda temporal (Skyshroud).

4205 AR - O Bons Ventos derrota os Phyrexianos em Hurloon.

4205 AR - Urza lidera os Nove Titãs no ataque a Phyrexia.

4205 AR - Tevesh Szat mata Kristina das Matas e Daria.

4205 AR - Gerrard e Squee são capturados por Crovax.

4205 AR - Darigaaz desperta Os Primordiais e rebela-se contra eles. Darigaaz se mata para acabar com a invencibilidade d'Os Primordiais. Crosis é destruído pelo Bons Ventos. Rith é aprisionada por Nemata. Dromar e Treva são destruídos pelas forças draconianas da Coalisão.

4205 AR - Urza mata Tevesh Szat.

 

 

 

 

 

 

 


4205 AR - Urza passa para o lado de Yawgmoth. Urza mata Taysir.

4205 AR - Gerrard passa para o lado de Yawgmoth. Gerrard combate Urza na Nona Esfera de Phyrexia.

4205 AR - Freyalise, Lord Windgrace, Bo Levar, e Commodore Guff bombardeiam Phyrexia. Phyrexia fica em ruínas.

4205 AR – Karn decifra a mágica do Tomo dos Thran, e adquire todo o conhecimento daquela civilização. O Bons Ventos ganha vida própria.

4205 AR - Gerrard decapita Urza e escapa da Nona Esfera.

4205 AR - Crovax é morto por Gerrard. Gerrard escapa da Fortaleza de Rath com a cabeça decepada de Urza.

4205 AR - Começa o terceiro estágio da Guerra Phyrexiana. Yawgmoth chega a Dominária. Bilhões são mortos. Bo Levar e Commodore Guff morrem.

4205 AR - A Lua Nula é destruída.

4205 AR - Eladamri e Lin-Sivvi se matam antes que a nuvem negra de Yawgmoth os alcance.

4205 AR - O Bons Ventos, Karn, Gerrard, e a cabeça de Urza unem-se às peças do Legado para formar A Arma do Legado. Yawgmoth é destruído. O Bons Ventos e o Legado são destruídos, Urza e Gerrard são mortos. Karn absorve as memórias e experiências de Urza e de Gerrard. A centelha de Glacian, contida nas pedras de energia de Urza Planinauta, é passada para Karn. Karn ascende.

4206 AR - Ocorrem os funerais em Urborg. É erigido o Monumento aos Heróis.

4250 AR - Karn cria Argentum, um plano artificial matematicamente perfeito. Karn cria o Mirari e o envia a Dominária. Karn parte de Argentum e começa a viajar pelos planos. Inadvertidamente, também começa a espalhar por onde passa o óleo negro contido em seu coração phyrexiano.

4250 AR - Mercádia é reconquistada pelos goblins Kyren.

~4300 AR - Nascimento de Liliana Vess.

4300 AR - Chainer encontra o Mirari.

4300 AR - O Mirari é entregue a Kirtar pelo Patriarca da Cabala.

4300 AR - Kirtar usa o Mirari para destruir Pianna. Kirtar morre. A Ordem do Norte mergulha no caos.

4300 AR - a Imperatriz Aboshan adquire o Mirari. Otaria é inundada. Aboshan morre.

4300 AR - Braids traz o Mirari de volta à Cidade da Cabala.

4300 AR - Chainer assume o poder na Cabala e exila o Patriarca.

4300 AR - Kamahl mata Chainer. A Cidade da Cabala é destruída.

4300 AR - Kamahl leva o Mirari para as Montanhas Párdicas.

4300 AR - Kamahl usa o Mirari. Sua irmã Jeska é gravemente ferida. Kamahl e Balthor levam o Mirari para a Floresta Krosana.

4300 AR - Balthor torna-se um morto-vivo. Kamahl mata Balthor. Kamahl mata Laquatus.

4301 AR - Kamahl torna-se um druida e confia o Mirari aos cuidados de Krosa.

4303 AR - Jeska torna-se Phage e se torna membro da Cabala.

4303 AR - O Grande Coliseu é construído.

4303 AR - Ixidor funda Locus. Ixidor cria Akroma.

4303 AR - Akroma ataca Phage.

4303 AR - Kamahl e Phage começam uma guerra contra Ixidor e Akroma. Phage cria os Vermes da Morte. Ixidor é devorado. Kamahl vai para o exílio.

4305 AR - Akroma sobe ao poder em Locus. Zagorka descobre a cidade de Averru e a coloniza.

4305 AR - O Patriarca da Cabala e Phage concebem um filho.

4306 AR - Phage dá à luz Kuberr.

4306 AR - Akroma e Phage confrontam-se em Averru. Kamahl usa o Mirari e destrói Akroma, Phage, e Zagorka. De sua fusão, é criada Karona, um avatar que é a manifestação viva de toda a mana de Dominária. A ativação do Mirari e a criação de Karona desequilibram a mana de Dominária. É criada a última e maior das fendas temporais em Otaria.

4306 AR - Os Otarianos curvam-se em adoração a Karona. Eles iniciam várias guerras, a fim de ganhar seu favor. Karona estabelece residência em Eroshia.

4306 AR - Kamahl recupera o Mirari.

4306 AR - Kamahl liberta Ixidor. Ixidor revela-se a reencarnação de Lowallyn, um dos Numena.

4306 AR - Kamahl e Lowallyn convertem Kuberr. O Grande Coliseu é destruído por Karona.

4306 AR - Kamahl, Lowallyn, Kuberr e Averru enfrentam Karona na Cidade de Averru. Karona parte de Dominária em auto-exílio. Com sua partida, Dominária fica totalmente desprovida de mana e de qualquer mágica.

4306 AR - Karona começa a vagar pelos planos. Eventualmente, passa por um plano desconhecido de mana branca, onde uma voz incorpórea lhe diz que ela não poderia permanecer ali. Chegando a Argentum, conhece Karn, que a convence a voltar a Dominária.

4309 AR - Karona destrói Aphetto e ataca Averru. Lowallyn e Kuberr são mortos. Karona é morta por seus servos Sash e Waistcoat, utilizando a espada de Kamahl com o Mirari. Ascensão de Jeska. Karn leva a recém-ascendida Jeska de volta a Argentum. Karn transforma o Mirari no golem Memnarca. Karn e Jeska partem de Argentum, deixando o plano sob a guarda de Memnarca.

~4318 AR - A curandeira Liliana Vess tenta curar seu irmão, Josu, de uma grave doença utilizando técnicas de necromancia. Josu Vess é transformado em um lich, e ataca Liliana. Ascensão de Liliana.

Data desconhecida - O tempo em Argentum passa de uma maneira diferente da maior parte dos planos do Multiverso. Memnarca começa a transformar Argentum em Mirrodin. O golem povoa o plano artificial com espécies trazidas de outros planos, que gradualmente se adaptam ao seu ambiente metálico. Memnarca cria uma barreira que impede a entrada de planinautas no plano, e inicia seu plano para tornar-se ele próprio um planinauta.

Data desconhedida - Mais de um milênio se passa em Mirrodin desde a partida de Karn. Surge o 5º Sol de Mirrodin. Slobad absorve a centelha de Glissa Sunseeker e ascende. O goblin derrota Memnarca, e consome sua centelha para restaurar Mirrodin e a vida de Glissa. Com a derrota de Memnarca, Karn consegue voltar a Mirrodin, e transforma novamente o golem no Mirari. Glissa é mantida em animação suspensa no núcleo de Mirrodin, onde futuramente virá a ser infectada pelo óleo phyrexiano.

 

 
4475 AR - Nascimento de Venser de Urborg.

4480 AR - Nascimento de Radha de Keld.

4500 AR - Shiv e Zhalfir começam a voltar de fase. Teferi e Jhoira retornam para Dominária. Teferi percebe a diferença nas centelhas de Radha e de Venser. Teferi sela a primeira fenda temporal (Shiv) e perde sua centelha. O continente de Shiv retorna em segurança a Dominária.

 

 

 

 

 


4500 AR - Jodah se alia a Teferi, Jhoira e Venser. Teferi pede ajuda a Freyalise e Lord Windgrace, mas Freylise recusa, se radicando de volta em Skyshroud.

4500 AR - Freyalise tenta controlar os fractius de Skyshroud, para lutar contra as tropas phyrexianas de uma realidade temporal alternativa, onde a Era Glacial jamais havia terminado, e onde Phyrexia havia vencido a Invasão. O Weaver King, utilizando Venser como escudo, chega à floresta e assume telepaticamente o controle de todos os fractius e todos os phyrexianos, utilizando-os para destruir Skyshroud. Em um último acesso de fúria, Freyalize atende ao pedido de Teferi, e se sacrifica para selar a fenda temporal sobre as cinzas de Skyshroud. Lord Windgrace faz o mesmo com a fenda temporal sobre Urborg, pondo fim à realidade alternativa da Era Glacial perene. O Weaver King é derrotado por Venser.

4500 AR - Teferi, Jhoira e Venser pedem ajuda a Karn para selar as fendas temporais.

4500 AR - Com auxílio de Teferi e Venser, Karn viaja séculos para o passado, para selar a fenda temporal sobre Tolaria no momento em que Barrin oblitera a ilha. Enfraquecido após realizar a tarefa, Karn começa a ser dominado pelo óleo phyrexiano em seu coração. Ele envia um aviso a Venser, faz inúmeras travessias entre os planos para não ser seguido, e se exila no núcleo de Mirrodin.

4500 AR - Jeska chega a Dominária em busca de Karn. Teferi e Jhoira tentam ajudar Multani, preso na fenda temporal de Yavimaya.

4500 AR – Valendo-se de um disfarce, a essência de Nicol Bolas consegue enganar e atrair Venser até os Portões Unguais. Bolas utiliza a centelha mutada de Venser para escapar de sua prisão milenar no plano de meditação, e volta a assumir forma física. Teferi desafia Bolas para um duelo, mas é facilmente derrotado. Porém, ao ter acesso à mente de Teferi, Nicol Bolas toma conhecimento da ameaça das fendas temporais. O dragão se compromete a fechar a fenda sobre Madara e libera o grupo, para que possam fechar as demais fendas. Em seguida, parte para Kamigawa, para vingar-se do clã Umezawa e todos os seus aliados.

 

 

 

 

 


4500 AR - Sob influência de Leshrac, Jeska utiliza a centelha mutada de Radha para fechar a fenda temporal de Yavimaya. Multani desaparece no processo.

4500 AR - Jeska esgota a centelha de Radha para fechar a fenda temporal de Zhalfir. Zhalfir, no entanto, não retorna a Dominária, perdendo-se para sempre nas Eternidades Cegas.

4500 AR - Leshrac aprisiona Jeska e absorve o poder de Phage dormente nela. Leshrac então desafia Nicol Bolas, contando com os poderes de Jeska e da máscara do Myojin do Alcance Noturno para derrotá-lo. Nicol Bolas usa a verdadeira máscara para aprisionar Leshrac, e utiliza ambos para fechar a fenda temporal de Madara. Nicol Bolas então parte de Dominária.

4500 AR - Com o auxílio de Venser e Radha, Jeska se sacrifica para selar a grande fenda sobre Otaria, gerando uma reação em cadeia que se espalha por todo o Multiverso. A Emenda é concluída. As linhas de mana voltam a fluir por Dominária. As centelhas dos planinautas e toda a essência da travessia de planos são profundamente modificadas.

4500 AR – Teferi, agora mortal, parte em peregrinação por Dominária.

 

 

 

 

 


NOVO ~4500 AR - Após a Emenda, Liliana Vess começa a envelhecer, e seus poderes começam a diminuir, o que a leva a fazer um pacto com quatro demônios, entre eles Kothophed e Griselbrand. Eles tomam posse de sua alma mortal em troca de juventude eterna e a ampliação dos seus poderes de necromancia.

4550 AR - Agrus Kos captura o parum Szadek, rompendo o Pacto das Guildas em Ravnica.

4560 AR - Nascimento de Tezzeret.

4568 AR – Nascimento de Anax de Akros.
 
4570 AR - Nascimento de Garruk Falabravo.

4580 AR – O pai de Garruk é morto pela tropa do xerife de sua cidade natal. Garruk foge para a mata, onde passa a viver junto a uma família de baloths.

4576 AR - Nascimento de Ajani Juba d'Ouro.

4578 AR – Nascimento de Nissa Revane.

4580 AR - Nascimento de Elspeth Tirel.

4581 AR - Nascimento de Kytheon Iora.

4582 AR - Nascimento de Jace Beleren

4586 AR - Nascimento de Chandra Nalaar.
 
4587 AR – Já como um planinauta, Garruk retorna à sua cidade natal, onde confronta o xerife que matou seu pai. Garruk conjura um vorme, que devora o xerife. Tomando o elmo do inimigo como troféu, Garruk parte do plano.

4590 AR – Nicol Bolas cria em Ravnica o Consórcio do Infinito, uma organização de inteligência e manipulação destinada a dar suporte às suas ações no Multiverso. Bolas delega o comando da organização a Tezzeret.

4592 AR – Em seu plano natal, dominado e devastado por phyrexianos, Elspeth Tirel é levada de sua prisão para divertir um monitor phyrexiano. O trauma provoca a ignição de sua centelha. Ascensão de Elspeth.

4592 AR - Após ter sua mãe morta pelo deus Atreos, Daxos de Meletis, um dos mais poderosos oráculos de Theros, é salvo pela deusa Carametra e levado à Floresta Nessiana. Daxos consagra-se a Heliode, o deus do Sol.

4592 AR - Elspeth Tirel se encontra com Daxos de Meletis em Theros. O deus do Sol, Heliode, e o deus da forja, Púrforo, enfrentam-se em um duelo no Nix. Derrotado, Púrforo perde sua espada. Sua luta causa sérios danos ao tecido do Nix, causando a destruição ou a fuga de diversos seres nixnatos, como a monstruosa hidra Polukranos. Heliode e Niléia aprisionam Polukranos em uma caverna. Elspeth encontra a espada de Púrforo. Assustada com a repentina aparição de Heliode perante Daxos, ela foge de Theros.

4594 AR - Seguindo uma visão, Nissa Revane chega às montanhas de Akroum, onde descobre a presença do eldrazi Emrakul. Ascensão de Nissa. Nissa chega a Lorwyn, onde aprende a maneira e a magia dos elfos de Folha-Seca.

 

 

 

 

 


4595 AR – Elspeth chega a Bant e inicia seu treinamento como escudeira em Valeron.

4595 AR - No plano de Vryn, o jovem Jace Beleren inicia seus treinamentos com uma poderosa esfinge telepata, o alto árbitro Alhammarret.

4596 AR - Em Naya, o leonino Ajani Juba d'Ouro encontra sua aldeia devastada e seu irmão misteriosamente morto. Ascensão de Ajani. Ele atravessa para Jund, onde recebe orientação do xamã planinauta Sarkhan Vol. Ajani retorna para Naya, decidido a vingar a morte de seu irmão.

4596 AR – Durante uma luta contra o nacatl Tenoch, rival de seu irmão Jazal, Ajani Juba d’Ouro cai de um precipício. Gravemente ferido, ele atravessa de Naya para Bant. Lá, ele recebe os cuidados de Elspeth Tirel.

4597 AR AR - Os pais de Chandra Nalaar são mortos no plano de Kaladesh. Ascensão de Chandra.

 

 

 

 

 


4597 AR – Elspeth Tirel recebe sua ordem de cavalaria em Bant.

4597 AR - Ao descobrir que está sendo usado como marionete por Alhammarret, Jace Beleren entra em confronto com seu mentor. Ambos duelam, e Jace destrói a mente de Alhammarret e grande parte das próprias memórias durante a batalha. Ascensão de Jace. Jace chega a Ravnica, onde se instala após fazer amizade com a elfa Emmara Tandris.

4598 AR - Ao cumprir uma provação do deus do sol Heliode, Kytheon Iora tem seus amigos mortos pelo deus do submundo, Erebos. Ascensão de Kytheon.

4598 AR - Kytheon Iora chega a Bant, e adapta seu nome para Gideon Jura.

4599 AR – Jace Beleren começa a trabalhar para o Consórcio do Infinito. Tezzeret trai Nicol Bolas e assume o controle da organização.

~4600 AR - Avacyn e Griselbrand ficam presos na Câmara Infernal. Tem início a Ascensão das Trevas em Innistrad.

~4601 AR - Após anos viajando por inúmeros planos, o sátiro planinauta Xenagos retorna a Theros, tornando-se em pouco tempo o rei do Vale de Skola. Com o conhecimento sobre a existência de outros mundos, Xenagos passa a cultivar um ódio destrutivo sobre os deuses de Theros, que considera falsos, vaidosos e manipuladores. Xenagos inicia um plano para desacreditar ou destruir Nyx e os deuses, entregando Theros aos mortais.

4602 AR - Os cinco Fragmentos de Alara convergem. Ajani Juba d'Ouro derrota Nicol Bolas no Maelstrom, usando parte da energia do fenômeno e criando um simulacro ligado à própria essência do dragão. Nicol Bolas e seu simulacro desaparecem enquanto lutam. Alara torna-se novamente um plano único, com todas as cinco cores de mana.

4602 AR - Entendendo que seria apenas uma questão de tempo até que a pureza de Bant fosse contaminada pela malícia de Grixis, Elspeth Tirel parte de Alara.

 

 

 

 

 


4603 AR – Após abandonar o Consórcio do Infinito, Jace é perseguido por Tezzeret. Os dois planinautas duelam no plano de Kamigawa. Jace destrói a mente de seu oponente. Após o incidente, Nicol Bolas reconstrói o corpo e a mente de Tezzeret, implantando nele uma forma de controlar seu sistema nervoso. Nicol Bolas envia Tezzeret para acompanhar a evolução phyrexiana em Mirrodin.

4604 AR - O demônio Kothophed envia Liliana Vess ao plano de Shandalar, para recuperar o antigo Véu Metálico. Durante a busca, ela se depara com o planinauta Garruk Wildspeaker. Liliana mata uma das bestas de Garruk, e os dois se enfrentam. Ela é perseguida por Garruk até as Catacumbas de Onakke, onde encontra o artefato e o utiliza para vencer seu oponente, lançando sobre ele uma maldição e abandonando-o no plano. Percebendo o poder do véu, Liliana decide utilizá-lo para eliminar os demônios que têm a posse de sua alma.

4604 AR - Liliana Vess usa o poder do Véu Metálico e destrói Kothophed.

4604 AR - Ajani encontra Elspeth em Dominária, lutando nas arenas de Urborg. Elspeth se recusa a voltar com ele para Bant. Ajani parte de Dominária, após entregar a Elspeth a espada e a armadura que ela havia abandonado em Alara.

4604 AR - Koth do Martelo pede ajuda a Elspeth, e força Venser a seguir com eles para Mirrodin, que está sendo infectado e dominado por phyrexianos.

4604 AR - Koth, Elspeth e Venser entram no núcleo infectado de Mirrodin em busca de Karn. Glissa, Geth e Tezzeret revelam a existência de um novo Pai das Máquinas.

4604 AR - Koth, Elspeth e Venser resgatam Melira e são perseguidos pelas forças phyrexianas de Glissa. Na fuga, os phyrexianos sob as ordens de Tezzeret entram em confronto com as tropas de Glissa. Koth, Elspeth, Venser e Melira escapam e encontram Karn, quase totalmente transformado pelo óleo phyrexiano. Melira cura seu corpo, mas é incapaz de curar seu coração. Venser, já manifestando os efeitos da phyresis, se sacrifica ao transferir seu coração e sua centelha para o golem. Karn recobra sua lucidez e parte para combater os phyrexianos em Mirrodin.

4604 AR - Derrota dos mirrans pelos phyrexianos. Mirrodin torna-se Nova Phyrexia. Elspeth parte de Mirrodin. Os paradeiros de Karn e de Koth são desconhecidos.

 

 

 

 

 


4605 AR – Chandra Nalaar rouba o Pergaminho do Dragão e destrói o Santuário das Estrelas em Kephalai. Chandra é perseguida por Gideon Jura.

4605 AR – Nicol Bolas envia Sarkham Vol para Zendikar, com ordens de guardar o Olho de Ugin. Paralelamente, Bolas cria pistas falsas que atraem Chandra Nalaar e Jace Beleren para o local. A presença dos três planinautas quebra o selo da prisão que mantinha adormecidos os três titãs Eldrazi, Kozilek, Ulamog e Emrakul. O despertar dos titãs faz ressurgir no plano um número incontável de crias de Eldrazi, que passam a assolar Zendikar.

4605 AR – Sentindo as agitações no Olho de Ugin, Sorin Markov chega a Zendikar, mas não encontra lá os outros planinautas responsáveis pelo aprisionamento dos Eldrazi. Sorin se alia a Nissa Revane, e eles partem rumo à prisão nas montanhas de Akom. Contrariando as orientações de Sorin, Nissa destrói o Olho de Ugin, acreditando que os Eldrazi definitivamente libertos deixariam o plano-prisão, o que acaba se mostrando um terrível engano. Culpando Nissa, Sorin parte de Zendikar, abandonando o plano à sua própria sorte.

4605 AR – Sorin Markov volta a Innistrad, onde é surpreendido pelo ápice da Ascensão das Trevas. Sorin inicia uma busca pelo arcanjo Avacyn.

 

 

 

 

 


4605 AR – Seguindo a trilha de Chandra Nalaar, Gideon Jura chega a Zendikar. Pouco tempo depois, Gideon derrota uma horda de crias de Eldrazi que atacavam o assentamento de Fort Keff, mas se defronta com Emrakul. Impotente contra o titã, ele resolve ir em busca da ajuda de uma liga de planinautas de que havia ouvido falar (o Consórcio do Infinito, em Ravnica), e parte do plano.

4605-6 AR – Jace Beleren retorna a seu plano adotivo, Ravnica. Durante sua ausência, o Consórcio do Infinito é desfeito. Jace começa a perceber e se interessar por antigos sinais espalhados pelo maior dos distritos do plano. Jace inicia um obsessivo estudo dos sinais e seus significados, e descobre que os Izzet vêm fazendo os mesmos estudos.

 

 

 

 

 


4606 AR - Gideon Jura chega a Ravnica em meio às crescentes revoltas dos Sem-Guilda, e não é capaz de localizar o Consórcio do Infinito. Em meio ao conflito crescente, resolve se aliar aos Boros, julgando que uma guerra civil em Ravnica causaria mais baixas que toda a população de Zendikar. Ao constatar a crescente agressividade e violência nos métodos da líder de guilda Aurelia, Gideon começa a reconsiderar sua aliança.

4606 AR – Garruk Falabravo chega a Ravnica, buscando informações sobre o paradeiro de Liliana Vess. Ele passa algum tempo trabalhando no submundo para uma górgona. Garruk consegue uma pista que leva até Jace Beleren. Garruk interroga Jace, e fica sabendo da intenção de Liliana de ir a Innistrad.

 

 

 

 

 


4606 AR – Garruk chega a Innistrad, onde é temporariamente aprisionado pelo oficial cathar Odric.

4606 AR - Garruk encontra Liliana em Innistrad, e os dois se enfrentam nos pântanos de Nefália. Garruk perde o controle e enlouquece devido à maldição do véu. Liliana ataca Garruk com uma horda de zumbis enquanto escapa novamente.

 

 

 

 

 


4606 AR – Liliana Vess manipula Thalia de Thraben, fazendo com que a cathar liberte Avacyn e Griselbrand da Câmara Infernal. Liliana usa o Véu Metálico para destruir Griselbrand.

4606 AR – Avacyn conjura uma poderosa mágica restauradora, restabelecendo o equilíbrio de forças em Innistrad, e pondo fim à Ascensão das Trevas. A mágica de Avacyn faz com que Garruk recobre a consciência.

4606 AR - O planinauta Vronos inicia uma caçada por Garruk em Innistrad. Gravemente ferido por Garruk, Vronos foge do plano, mas é facilmente perseguido e morto pelo caçador.

4606 AR - Garruk Wildspeaker é totalmente corrompido pelo poder do Véu Metálico, e entra em um frenesi assassino. Garruk começa a vagar pelos planos à caça de outros planinautas, por considerá-los a maior presa do multiverso.

4606 AR – Nissa Revane torna-se líder da sua tribo de elfos Joraga, e alia-se aos elfos Tajuru. Nissa parte de Zendikar, jurando trazer Sorin de volta para o plano, para auxiliá-los na luta contra os Eldrazi.

4606 AR – Jace Beleren restabelece o mágico Pacto das Guildas de Azor, após fazer com que todos os Corredores do Labirinto completassem a corrida pelo Labirinto Implícito. Jace torna-se a personificação do Pacto, e o supremo mediador das guildas.

4607 AR – Ao peregrinar até o templo do deus Heliode, Elspeth é escolhida pelo deus como sua campeã. Heliode recria a espada Godsend à imagem de sua própria lança.

4607 AR - Xenagos visita o deus Púrforo em sua forja, e sequestra o principal artífice do deus. Percebendo que a hidra Polukranos havia sido despertada de seu sono, a deusa Niléia segue sua pista, e se depara com estranhas clareiras de destruição na Floresta Nessiana, causadas por orgias ritualísticas. Niléia descobre as intenções de Xenagos e fere-o mortalmente, porém Xenagos revela seu conhecimento sobre a verdadeira natureza dos deuses: eles obtêm seu poder da adoração dos mortais, e não podem eles mesmos matá-los, ou realizar qualquer interferência direta em suas vidas. Os deuses Heliode, Púrforo, Tassa e Keranos iniciam uma batalha que poderia destruir todas as civilizações em Theros. Ignorando o alerta de Niléia sobre os planos de Xenagos, o mais antigo dos deuses, Crufix, decreta o seu Grande Silêncio, removendo todos os deuses para os confins do Nix, cessando assim todos os vínculos entre deuses e mortais.

4607 AR – Nas proximidades de Meletis, Elspeth se reencontra com Daxos. No mesmo momento, a hidra Polukranos se aproxima da entrada da cidade, mas é destruída pela dupla.

4607 AR - Seguindo a trilha de Elspeth, Ajani Juba d'Ouro chega a Theros. Ajani viaja a Oreskos, em busca de informações e da ajuda de seu velho conhecido Brimaz.

4607 AR – Devido ao Grande Silêncio de Crufix, as legiões de minotauros devotos do deus Mogis saem das montanhas de Kragma para atacar a cidade de Akros. Uma grande batalha ocorre nos portões da cidade. O rei Anax consegue derrotar o campeão dos minotauros em um combate singular, mas é mortalmente ferido. Ao receber o reforço dos leoninos de Oreskos, liderados por Brimaz e Ajani, as forças de Akros conseguem derrotar os minotauros.

4607 AR – Uma grande comemoração se segue à batalha de Akros. Em meio aos banquetes, danças e festas, Xenagos manipula Elspeth e faz com que ela assassine Daxos. Xenagos se utiliza das emoções e energia desprendidas pelos mortais durante a festança para concluir o ritual que o transforma em um deus, e ascende ao Nyx.

4607 AR - Com o auxílio de uma lendária navegadora theran, que posteriormente revelaria ser Kiora disfarçada, Elspeth Tirel e Ajani Juba d'Ouro encontram a entrada para o Nyx e chegam à morada dos deuses de Theros. Eles confrontam e derrotam o planinauta-deus Xenagos. Elspeth é morta pelo deus do sol Heliode, que temia a sua natureza como planinauta. Ajani leva o corpo de Elspeth de volta ao mundo dos mortais, para que ele pudesse ser reclamado pelo deus dos mortos Erebos.

 

 

 

 

 

4607 AR - Ajani começa uma peregrinação por Theros, narrando a história de Elspeth e a traição de Heliode por onde passa, e pregando o fim da devoção aos deuses. Agrupamentos de opositores aos deuses começam a ser formados nas polis.

4607 AR AR - Tentando controlar o kraken Arixmethes e usá-lo para enfrentar os Eldrazi em Zendikar, Kiora enfrenta Tassa em Theros. Kiora é derrotada, mas consegue roubar o bidente da deusa e fugir do plano com a arma.

4607 AR - As matanças de Garruk chegam ao conhecimento de Jace Beleren em Ravnica. O mediador supremo das guildas contata outros planinautas, e organiza uma busca pelo caçador a fim de conter seu ímpeto assassino.

4607 AR - Garruk derrota e mata todos os planinautas enviados por Jace para capturá-lo. Sua maldição começa a se espalhar além de seu próprio corpo, contaminando a tudo e todos que entram em contato com o planinauta. Jace e um planinauta desconhecido (que, na verdade, trata-se do próprio jogador do jogo Duels of the Planeswalkers 2015) descobrem que, caso não fosse contida, a maldição de Garruk poderia se espalhar por todos os planos por onde ele passasse.

4607 AR - Em Zendikar, o demônio Ob Nixilis ensina ao planinauta desconhecido (novamente o jogador de DotP 2015) sobre o poder do edro implantado em sua testa, que seria capaz de conter maldições, já sabendo que o poderoso porém inexperiente mago iria reclamar o artefato para auxiliá-lo em sua busca. Ob Nixilis ataca para poder simular um duelo, e o planinauta o derrota facilmente, extirpando do demônio o seu edro-prisão.

 

 

 

 

 


4607 AR - Garruk chega a Zendikar e ataca o planinauta desconhecido. Garruk chega perto de matá-lo, mas o jovem planinauta consegue implantar em seu oponente o edro de Ob Nixilis, fazendo com que a maldição do véu enfraqueça e receda.

4607 AR - Liliana Vess começa a ser atormentada por vozes ecoando em sua mente, que sussurram palavras de servitude e destruição. Liliana retorna às catacumbas de Onakke em Shandalar, em busca de conhecimento sobre o Véu Metálico e sua maldição. Após destruir o anjo que guardava a entrada para as ruínas e adentrar a construção, Liliana é assombrada pelo espírito de um antigo ogre Onakke, que se refere a ela apenas como "receptáculo", demonstra ter conhecimento sobre toda a sua história, e faz previsões sobre os maiores medos da necromante. Liliana tenta abandonar o Véu, mas descobre já ser incapaz de fazê-lo.

4607 AR - Jace segue a pista de Garruk até Shandalar, e ambos duelam. Garruk derrota Jace, mas não tem interesse em matá-lo. Garruk revela a Jace que, com a maldição controlada e sua sanidade de volta, passou a aceitar sua condição, e informa que não voltará a matar outros planinautas, desde que não seja perseguido e provocado por eles. Jace faz uma oferta de ajuda a Garruk, e retorna a Ravnica. Imediatamente após a partida de Jace, Garruk é confrontado por um outro planinauta, enviado por Vronos, mas derrota-o e o mata facilmente.

 

 

 

 

 


4608 AR - Sorin Markov encontra o planinauta Ugin adormecido em Tarkir, e o desperta de seu sono milenar. Após a partida de Sorin, Sarkhan Vol conta a Ugin sobre a outra linha temporal de Tarkir, onde o dragão planinauta havia sido morto por Nicol Bolas e todos os dragões do plano foram extintos.

4608 AR - Em Zendikar, os Eldrazi aniquilam os continentes de Bala Ged e Sejiri, a floresta de Joraga, e a cidade de Sea Gate.

4608 AR - Após a aniquilação das tribos élficas de Joraga, Nissa Revane consegue controlar quantidades gigantescas de mana em Zendikar, como se tivesse sido escolhida pelo próprio plano para lutar contra a devastação dos Eldrazi. Nissa passa a ser conhecida como "Shaya", ou "Despertadora do Mundo" (Worldwaker).

 

 

 

 

 


4608 AR - Gideon Jura e a Legião Boros capturam os goblins Krenko e os irmãos Shattergang, e põem fim a uma guerra entre duas facções criminosas que ameaçava as vidas de milhares de civis em Ravnica.

4608 AR - Em Zendikar, Gideon toma conhecimento sobre uma possível relação entre as linhas de força criadas pela rede de edros do plano, e o despertar dos Eldrazi, e decide buscar ajuda para decifrar o código incrustado nos edros.

4608 AR - Liliana Vess chega a Ravnica, decidida a buscar a ajuda de Jace Belerem para estudar os segredos do Véu Metálico. Liliana e Jace são interrompidos pela chegada de Gideon Jura e as notícias sobre a destruição em Zendikar. Cheia de orgulho e tomada de raiva, Liliana parte do plano.

4608 AR - Em Ravnica, Gideon Jura e Jace Beleren começam os preparativos para o retorno a Zendikar, a fim de decifrar o enigma dos edros e suas linhas de força, e utilizar o conhecimento na luta contra os Eldrazi.

 

 







Leia também

As publicações de magic (livros, ebooks e.. 7 comentários / 6,046 visitas
Uma breve história da mana incolor 57 comentários / 14,014 visitas
[preenchendo as lacunas] a dinastia sombria 6 comentários / 4,627 visitas
Alimentando o atogue: perguntas (quase) di�.. 22 comentários / 5,439 visitas
Fcc e commander, tudo junto e misturado 11 comentários / 5,288 visitas

Favoritos

Report - Campeão Nacional Legacy 2018

Por: Phynderblast - 4 comentários / 461 visitas

Como evoluir seu nível de jogador (casual-co..

Por: Phynderblast - 55 comentários / 11,409 visitas

A Atual Situação de Cada Planeswalker no Mu..

Por: Teddy_Bear_X - 39 comentários / 11,777 visitas

O Submundo do Modern - Heartless Eldrazi

Por: Teddy_Bear_X - 0 comentários / 525 visitas

O Submundo do Modern - Zubera Rally

Por: Teddy_Bear_X - 0 comentários / 580 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 20/06/2019 17:11

Oi Niick, sussa?

Confira o link abaixo com a versão atualizada da TL do MTG. Boas leituras! o/

https://www.ligamagic.com.br/?view=blog/viewPost&fid=8243

(Quote)
- 07/06/2019 14:14
Q top
(Quote)
- 21/05/2019 19:15

Olá Cleber, sussa?

Como já mencionado abaixo, a Timeline voltou a ser atualizada. Segue o link. Boas leituras!

https://www.ligamagic.com.br/?view=blog/viewPost&fid=8243

(Quote)
- 20/05/2019 11:54

Bah, muito obrigado pela ajuda. A sua explicação e os links ajudaram bastante. Se muitas vezes a lore é complicada pra nós, que jogamos, imagina pra leigos, hehe.

Forte abraço!

(Quote)
- 17/05/2019 11:25
Bom, a contagem argiviana é como a nossa contagem de tempo usando o calendário gregoriano. No caso, o ano 0 é o nascimento de Urza, em Argive.

Não sei se era exatamente essa a sua dúvida. De qualquer forma, há uma versão mais atualizada dessa cronologia nesses dois endereços:

https://www.ligamagic.com.br/?view=blog/viewPost&fid=8243

https://www.mtglore.com.br/p/linha-temporal.html
(Quote)
- 17/05/2019 10:54
Pessoal, estou escrevendo um TCC sobre a importância do storytelling de Magic na decisão de compra do consumidor, logo, esta linha do tempo está sendo de grande ajuda. Mas eu preciso elucidar no meu trabalho o que é a Contagem Argiviana, não sei como explicar isso. Se alguém poder me ajudar, fico muito agradecido.

Aqui está o link da pesquisa que estou utilizando para recolher informações e utilizar no TCC: https://pt.surveymonkey.com/r/CRJMNJ5

Agradeço a todos que me ajudarem, forte abraço!
(Quote)
- 22/02/2019 11:10



POH,NO AGUARDO IRMÃO,VLW

(Quote)
- 21/02/2019 08:47

Olá cleber e Dagostini, sussa?

É verdade que já faz um tempo que essa postagem não é atualizada. Infelizmente esse projeto está parado (espero que temporariamente).

Vamos tentar retomá-lo em algum momento - não posso prometer, mas espero que consigamos.

Um abraço, boas leituras! o/

(Quote)
- 19/02/2019 19:15
Sim,isso aqui faz a lore de magic ter um pouco de sentido!!!
(Quote)
- 18/02/2019 01:47

Sim! Ainda mais que vai lançar a história da próxima edicao, ao que parece, em HQ. Tem muita informação nova pra agregar ao que já tem escrito também.

(Quote)
- 18/02/2019 01:44
Por favor,continue atualizando a contagem!!!
(Quote)
- 27/03/2018 13:12


Boa tarde!

No caso do Bolas (dragão) e do Markov (vampiro), eles já são naturalmente imortais. O que a emenda fez foi cortar seu poder, sendo esse o motivo, por exemplo, do Bolas acelerar o plano em Amonketh (seu primeiro ataque, onde surra os 8 deuses).


Já a Liliana tornou-se imortal devido aos factos (poder e não envelhecimento, basicamente), mas também enfraqueceu após a emenda, tanto que isso é citado pelo Bolas na hora da devastação.

(Quote)
- 27/03/2018 09:42

Sussa Saides?

Sim, Jeska era uma guerreira, irmã de Kahmal.

Ela foi transformada em Phage pela Cabala; tornou-se a deusa Karona; foi morta e renasceu como uma planeswalker; teve Karn como seu mentor pelo Multiverso e por fim foi responsável pela Emenda.

A história completa é contata em dois blocos de livros. Veja abaixo:

Bloco de Odisséia:
https://ligamagic.com.br/?view=forum/mensagem&id=133268

Bloco de Investida:
https://ligamagic.com.br/?view=forum/mensagem&id=133295

Por enquanto não temos seus resumos em português, mas quando o tivermos, faremos contato!

Um abraço, boas leituras! o/

(Quote)
- 27/03/2018 09:32

Bem que eu desconfiei rs!

Antes da Emenda os planeswalkers não envelheciam - não se sabe exatamente o que a Emenda provocou em Bolas, Liliana e Markov, por exemplo.

É esperar pelos próximos capítulos. Até! o/

(Quote)
- 23/03/2018 16:12

Acabei de ler teu texto, Donnie, parabéns pelo compilado! Entretanto, acabei ficando ainda mais confuso no final dele: A citada "Jeska" irmã de Kabhal por acaso
https://ligamagic.com.br/?view=forum/mensagem&id=148144
não seria uma tal de "Sage Intocável"? Qual lore nos conta o q causou essa transformação? Grande abraço e obrigado pela atençâo (a carta "Sage" é outra de minhas preferidas :-)

(Quote)
- 23/03/2018 09:22


Acho que ela está mais velha pq envelheceu.

(Quote)
- 22/03/2018 19:13

Oi Saides, sussa man?

Pelo que tudo indica nesta coleção Jaya está realmente viva. Como isso? Ainda não se sabe - é esperar pelo lore nas próximas semanas.

Até onde se sabia ela estava morta - revelado por Jodah, seu grande amigo, na trilogia de "Time Spiral".

Por que ela é retratada como uma mulher mais velha? Arrisco dizer que foram as mudanças provocadas pela Emenda.

Tem um resuno na sessão Storyline para recapitular esse e outros eventos, caso você se interesse:

https://ligamagic.com.br/?view=forum/mensagem&id=148144

Bora esperar pelo reencontro dela com Jodah...

Abraço e boas leituras!

P.S. Sim, Silver é f*da mano!

(Quote)
- 21/03/2018 15:24
Por uma incrível coincidência (sincronicidade) acabei de ver uma carta spoiler do próximo set "Dominaria", e adivinhem quem é o planeswalker: Jaya.
Na carta ela está representada como uma mulher de idade bastante avançada, e isso me fez me perguntar se ela realmente morreu quando salvou a Keral Keep, ou se ela apenas aparece viva nesse set porque seria uma espécie de flashback de seus anos passados sendo a mentora de Chandra, visto que o universo de Magic voltou para seus primórdios no bloco "Origins"...

Anyway, interessante vermos que o Jace Mind Sculptor retornou recentemente para as mesas, e junto dele aparece a única personagem que facilmente chutava seu traseiro, aliás, a antiga carta "Jaya Ballard" era conhecida pelo menos entre os gringos como a "Jaya, the JTMS killer".
(Quote)
- 21/03/2018 13:20
Antes de mais nada também louvarei a excelente iniciativa do Silver em ter o imenso trabalho não remunerado de fazer essa compilação, nosso mundo precusa de mais seres humanos como ele, que priorizam a cultura do que os malditos cobres.
Mas viu, percebi que ficou um vácuo com relação a uma personagem muito querida minha, a Jaya Ballard. Pelo pouco que eu sei, parece ter sido ela quem treinou uma jovem garota chamada Chandra na fortaleza Keral, e se não estou enganado essa mesma Jaya salvou a todos da Keral Keep em uma combustão expontânea suicida, aliás, achei genial como até mesmo a última habilidade da própria carta reproduz esse desesperado ato de auto-sacrifício! Realmente a WOTC muitas vezes me surpreende!
(Quote)
- 12/01/2018 17:20
Quero deixar uma contribuição aí:

- Academia Tolariana: criada em 3285AR e destruída em 3307AR

(informação extraída do Time Streams)
(Quote)
- 08/01/2018 10:54
Tenho lido os posts daqui. Mas não tenho lido as histórias ultimamente. Vou tentar atualizar tudo antes de lançarem Dominaria.

Porque essa sim eu vou querer acompanhar nos mínimos detalhes!
(Quote)
- 08/01/2018 09:16

Derkarus e Dagostini,

Tudo certo? Espero que sim. Silver agora é pai, pessoal, e ele anda com pouco tempo por enquanto pra se dedicar à atualização desta Timelina.

Eu vou mandar uma mensagem pra ele - ele vai gostar de saber dos elogios e do pedido. Um abraço, boas leituras!

(Quote)
- 21/12/2017 21:08

Muito bem lembrado! Post fenomenal, uma obra de arte, Silvergreen mandou muito.

Abraços.

(Quote)
- 21/12/2017 10:16
Ei maninho, que tal um update? Adoro essa timeline, da pleno sentido para o lore que, as vezes, é meio espalhado.

Abraços!
(Quote)
- 17/09/2016 09:16
Haha! Valeu. Tô com as leituras todas atrasadas, ainda nem consegui ler as histórias do bloco de SOI. Vamos ver se até o final do ano eu consigo atualizar tudo.
(Quote)
- 17/09/2016 00:27

Então nem se aperrei com isso :)
Mas passa p outro atualizar.

Parabéns pela bb,tamo aew p o q precisar.

(Quote)
- 16/09/2016 22:49



Parabéns 1 ano atrasado cara :D

(Quote)
- 16/09/2016 22:02

Agora eu tenho uma bebê que vai fazer um ano, não vou ter tempo de mexer com isso nem tão cedo. :p

(Quote)
- 16/09/2016 15:29

Queria muito que tivesse + informações ou Lore sobre os Fractius.

E já tem como atualizar isso aí,já saiu bastante lores e alguns Blocos.

(Quote)
- 21/07/2016 19:16
Tem mais sobre os fractius???
(Quote)
- 20/07/2016 12:59
porra q maneiro cara!

Sabe onde eu consigo achar os livros pra download ????

Abc!
(Quote)
- 15/07/2016 15:50
porra q maneiro cara!

Sabe onde eu consigo achar os livros pra download ????

Abc!
(Quote)
- 15/07/2016 10:14
porra q maneiro cara!

Sabe onde eu consigo achar os livros pra download ????

Abc!
(Quote)
- 14/07/2016 19:46

Acho que todos têm versão para ebook na Amazon.

(Quote)
- 14/07/2016 16:08
porra q maneiro cara!

Sabe onde eu consigo achar os livros pra download ????

Abc!
(Quote)
- 01/07/2016 18:06


Em primeiro lugar, parabéns cara :D

Segundo, minha dúvida era pela especificidade do nascimento dos planinaltas, e também pra calcular outras coisas.

(Quote)
- 01/07/2016 14:11

Alguns eventos-chave têm datas bem definidas nas histórias (por exemplo, o nascimento de Urza e Mishra marca o ano zero da Contagem Argiviana, e a invasão phyrexiana a Dominária aconteceu 4000 anos depois, conforme é dito nas histórias). Daí é só ir encaixando os demais acontecimentos.

Quando o novo papai aqui tiver tempo sobrando pra ler todas as histórias dos dois últimos blocos inteiros. :p

(Quote)
- 01/07/2016 12:52
queria saber quando sai a atualizacao.
(Quote)
- 19/04/2016 16:20
Aí silver, sabe dizer em que se basearam para essas "datas" dos acontecimentos?
(Quote)
- 19/02/2016 09:22
Sobre a parte de terem alterado o planinauta que ajudou o Garruk. Continua sendo o Jace com a ajuda do planinauta/jogador do DotP2015.