MONTANDO SEU COMMANDER - Parte 1

       

Por: MatSegalla em 19/01/13 11:26 | 18 comentários / 2,965 visitas


FONTE: MagicJau.BlogSpot.com


CMD_MIntrodução
Montar um deck foi, e sempre será, uma arte. O chamado deck building pode estar um pouco deixado de lado nos formatos mais competitivos do Magic (Standard, Legacy etc) mas é sempre visto com bons olhos em formatos mais novos, como Modern e Pauper, justamente por ter um ambiente muito mais variável.

Em formatos informais, caso de Commander, o deck building é quase uma necessidade. Justamente por não ser competitivo os jogadores permitem-se experimentar mais no desenvolvimento de decks.

Se você é daqueles adeptos ao netdeck e montou/montará o seu commander assim, nem perca tempo lendo o restante do texto. Abra algum site, escolha sua lista e boa sorte!!

Agora se você é daqueles que acha que o "caminho" é tão importante quanto a "conquista" e está louco para se aventurar nas milhares de cartas e combinações que o Magic te oferece mas nunca soube por onde começar, esse texto é para você!!

A idéia é fazer um texto interativo, onde todos podem opinar e o resultado final será um conjunto das opiniões e do gosto do grupo. Até porque um deck de Commander não é (pelo menos, não deve ser) um modelo pre-fabricado, uma coisa que deva ser feita em série. Ele deve captar o "estilo" do jogador, deve utilizar cartas e combinações que sejam do agrado de quem o desenvolveu.


CMD_MNasce o formato
Segundo dizem, o Commander nasceu sendo jogado por juízes e organizadores nos grandes eventos onde procuravam ocupar o tempo livre e também exercitar o seu lado jogador. A possibilidade de infinitas combinações, muitas vezes não permitidas nos formatos cheios de exclusão de blocos, cartas banidas ou restritas, era um atrativo a mais para esses grupos e logo mais e mais pessoas foram aderindo ao formato.

Muitos lugares + muitas pessoas diferentes + um formato sem os "estribos" da Wizards/DCI = Muitas regras diferentes !!

Justamente para tentar unificar um pouco o universo do Commander foi desenvolvido um site para agrupar as regras básicas e lista de cartas banidas. Vale lembrar que cada lugar pode ter "a regra da casa". Isso é até desejado porque, através dessas experimentações, pode-se perceber mais facilmente necessidades de mudanças no formato.

A própria Wizards, quando decidiu comercializar o formato, manteve site como referência.

No Saloon não temos nenhuma regra da casa e procuramos adotar a mesma lista de banimento oficial.


CMD_MA estrutura do Commander
O deck é formado exatamente com 100 cartas (1 Comandante + 99 cartas) e todas as cartas devem preservar a identidade de cor de seu Comandante.

Por identidade de cor devemos entender todas as cores do custo e das habilidades do card. Por exemplo, um Commander com Memnarca como comandante só permite que você utilize cards incolores e/ou azuis no seu deck enquanto Legião de Fractius permite que cards incolores e/ou de qualquer cor sejam usados no deck.

Ainda falando de cores, os terrenos do deck não podem gerar nominalmente cores que não estejam na identidade de cor. Por exemplo, uma Cripta de Sangue gera nominalmente PRETO e VERMELHO e não pode estar em decks que não tenham as 2 cores em sua identidade. Já Lagoa Espelhada, embora possa gerar todas as cores, não fala nominalmente de nenhuma, podendo ser usada em qualquer deck. Caso um terreno que você controle (ou uma habilidade, ou um efeito) fosse gerar uma cor fora da sua identidade de cor, ele passa a gerar uma mana incolor.

Excluindo-se os terrenos básicos, todas as cartas do deck não podem ter repetições.

Embora permitido nas regras opcionais de Commander, a maioria dos grupos não utiliza sideboard nos decks. Aqui no Saloon não utilizamos side.


CMD_MEscolhendo seu Comandante e as cores do seu Deck
Aqui começamos a parte interativa do nosso texto... Vamos a primeira escolha!!

Para não limitar a discussão dos cards na montagem do deck, resolvi que no nosso projeto iremos utilizar um Comandante de 5 cores.

Já de cara me permito excluir os 3 Fractius (Legião de Fractius, Senhor dos Fractius e Fractius Rainha) e Horda de Noções, pois já temos decks com esses comandantes/tribo no grupo e acabaríamos caindo em comparações.

Bom, nossas opções são: Atogatogue, Rebento de Alara, Cromat, Karona, Falso Deus, Progenitus, Rei Ceifador e Herdeiro do Ur-Dragão.

O Comandante pode ser usado apenas para "dar cor" ao seu deck, pode ter uma baixa/média interação com os cards ou pode ser a grande peça do deck.

Eu procuro escolher cards que se encaixem em baixa/média interação pois depender exclusivamente do comandante pode ser um grande risco... Assim como utilizar um comandante apenas por causa da sua identidade de cor faz com que você desperdice uma parte importante do deck, pois ele é o único card dos 100 que sempre estará na sua mão inicial (na verdade, na zona de comando).



E aí, qual das nossas opções pode ser um bom comandante?

Algum deles tem como carregar o deck nas costas?

Algum deles serve só para dar cor?

Quais interações podemos fazer com esses cards?



As opiniões e comentários podem ser postadas no post do Blog ou na página do Facebook...



Aguardo a sua sugestão para iniciarmos o nosso projeto!!


FONTE: MagicJau.BlogSpot.com







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Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 27/01/2013 17:41
Rebento de Alara fácil, não sabem a tensão de jogar contra esse bicho.

Ainda ajudar : Mecânica reanimar e blink.
(Quote)
- 27/01/2013 12:11

Mas qual comandante você escolheria?

(Quote)
- 25/01/2013 09:13

Isso é uma das coisas mais legais do Commander... Montar com o que tem em casa e depois ir melhorando...

Valeu pelo voto!

(Quote)
- 25/01/2013 08:27
estou jogando com o rebento de alara, utilizando esquemas de reanimar, o bicho eh grotesco... e toca o pavou no povo hahahaha.
Montei o deck com o q tinha e fui pegando cartas que achei legais e fui colocando, tem um bom ramp,criaturas boas, cantrips, mt remoção em area, acho legal, mas realmente n pensei em nda ao monta-lo shaushausahu.

Mas tb voto pelo progenitus, acho ele fodão ^^
(Quote)
- 23/01/2013 23:49
De sugestão para um commander 5-color eu já digo: Prismatic Omen. Essa carta é praticamente um staple verde pra cmd de 3 ou mais cores.
(Quote)
- 23/01/2013 09:13

O triste é o Titan verde estar banido...

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- 22/01/2013 10:45
Para fazer o Progenitus é interessante encantamentos que add mana ou dobrem a mana produzida:

Vinhas de Eladamri
Pulsar da Primavera
Fulgor de Mana
Despertar do Mirari
Superabundância
Recursos Malbaratados
Reflexo de Mana

Usando cards assim os bixões são bem vindos, =P
(Quote)
- 22/01/2013 08:47

A melhor parte dele é conseguir baixá-lo mesmo se te faltar uma das cores na mesa... Isso é muito bom...

Mas os scarecrows são muito fracos. Duro conseguir fazer algo de relevante na mesa...

(Quote)
- 22/01/2013 08:46

Curto muito o Scion também... Muito bom!!

Pena que, como os 3 Slivers e o Rei Ceifador, você acabe caindo na questão temática...

Mas, ao contrário dos outros, apenas um dragão pode fazer muita diferença na mesa.

(Quote)
- 21/01/2013 15:36
Poha mano faça o commander do Rei Ceifador muito top esse bixo e vai ser um deck tribal de scarecrow diversão total
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- 21/01/2013 15:19
eu curto Scion of the Ur-Dragon, pra mim o melhor general das 5 cores, ele limita as criaturas a ser usada no deck, no entanto vc pode utilizar todos os tutores e cartas com efeito muito forte e o deck permite varias vertente agroo control sem perder a essência,
Agora falta criaturas lendarias de 4 cores no magic, para que o formato se torne mais interessante.
(Quote)
- 21/01/2013 08:30

Quando pensei em Rebento, a primeira coisa que me veio também foi a questão de reanimar...

(Quote)
- 20/01/2013 10:39

Vi um Child of Alara bem montado que era muito forte no sentido de jogar msm, usava recursos de reanimar, pra a habilidade dele poder ser utilizada, além de cards de tomar controle de permanentes e criaturas: bribery, desertion, abduction... eu não tenho a lista completa, mas eu curti muito o deck.

(Quote)
- 19/01/2013 21:59

Pulha, essa história de focar algumas cores ou não é um dos pontos que estarão na próxima parte. A princípio acho que não existe uma fórmula perfeita, pois muito depende de como voce quer que seu deck jogue.

Quanto ao Rebento, não entendi... Qual o problema do comandante ser forte?
(Ou você quis dizer forte em termos de popularidade?)

(Quote)
- 19/01/2013 21:42


Posso dizer que também fiquei bem tentado em montar um deck de dragões quando vi o Scion na lista.

Também pensei num esquema de reanime com Rebento, fazendo um controle grande de mesa.

O que você gostaria de ver jogando junto com Progenitus?

(Quote)
- 19/01/2013 21:31

Peace, também já montei alguns simplesmente assim.

Aqui na minha comunidade o pessoal acha muito difícil, trabalhoso... Outros acabam partindo do nada e, sem experiência, montam coisas que não tem como funcionar...

Tem um colega que montou um commander com 25 lands + uns 3 artefatos para auxiliar... Resultado? Quase todo jogo ele ficava largado com 2/3 terrenos no canto da mesa. O pessoal nem matava logo pra ele não ficar chateado...

Então a idéia central é reunir algumas dicas básicas e montar um processo de desenvolvimento. A partir disso vai de cada um...

(Quote)
- 19/01/2013 14:24

Eu excluiria tbm o Rebento de Alara pq tbm acho forte, não como o Scion of Ur-Dragon.

Normalmente quando se escolhe um general de 5 cores algumas delas são eleitas como principais. Gostaria de ver a lista com todas as cores tendo função e interação no deck.

Escolheria o Progenitus tbm.

(Quote)
- 19/01/2013 13:56
Bem legal o artigo, mas meu commander nasceu da escolha do comandante. Depois disso, peguei todas as cartas boas da cor(com utilidade pra estrategia do deck) e pronto.
(Quote)
- 19/01/2013 13:41
Scion é um comandante muito popular entre jogadores. Eu excluiria ele. Karona é perigosa, pois pode voltar-se contra você.
Gosto de Cromat, Progenitus e Rebento de Alara.

Eu voto no Progenitus pois quero ver um deck descer ele no braço e que é a lenda mais overpower das sugeridas.