Mas... vale?

       

Por: Izidio em 14/02/11 23:59 | 2 comentários / 3,997 visitas

Olá, pretendia fazer esta postagem à duas semanas, mas acabei ficando sem tempo por conta do trabalho... Enfim, hoje falarei um pouco da legalidade dos cards alterados em campeonatos, sobre o que as regras dizem e principalmente contando o que me aconteceu nos campeonatos em que joguei com cards alterados.

O que a Wizards fala?

Uma boa forma de começar é mostrando a posição da empresa que produz e vende Magic. Em 2009, a Wizards publicou um artigo sobre o assunto: http://www.wizards.com/magic/magazine/
article.aspx?x=judge/article/20090414a A Practical Approach to Handling Altered Cards, está aí o link caso queiram conferir a matéria na integra. Usarei como base alguns dos pontos citados neste artigo, o primeiro é:

O que dizem as regras?

Existem duas regras relevantes neste ponto que são:

UTR 28:

'Cards used in a tournament may not have writing on their faces other than signatures or artistic modifications. Modifications may not obscure the artwork so as to make the card unrecognizable. If modifications to a card are deemed by the Head Judge to constitute outside notes or unsporting conduct, the player using such cards will be subject to the appropriate provisions of the DCI Penalty Guidelines.'

UTR 32:

'The Head Judge is the final authority regarding card interpretations. See the DCI Floor Rules for the appropriate game for more detailed rules regarding how cards should be interpreted. If the Head Judge determines that a player is using non-English–language cards and/or misprints to create an advantage by using misleading text or artwork, that player will be subject to the appropriate provisions of the DCI Penalty Guidelines.'

Ambas as regras são evasivas e deixam tudo para ser decido pelo Juiz Mor do campeonato. A primeira fala que o card deve continuar reconhecível.



Fiz estes dois Colosso de Aço Negro para o Scarface, a ideia foi dele e como sou fã do Spider-man gostei da sugestão, mas vendo por este lado, não sei se o card poderia ser utilizado em um campeonato.

A segunda regra diz que o card alterado não pode dar vantagem ao jogador, como por exemplo: na alteração ter um texto explicando como sidear contra algum deck.

O primeiro passo para avaliar o card é verificar se ele não é uma falsificação. Já me perguntaram uma vez se eu poderia fazer um Vorme de Yavimaya virar um Primeval Titan, se tratava de uma brincadeira pelo tom de voz dele, e claro, recusei prontamente. Seria uma obra prima que me orgulharia muito se conseguisse chegar perto da imagem original, mas não posso fazer isto. Esse exemplo é meio irreal, creio que não conseguiria enganar ninguém rsrsrs. As proxies que já vi foram feitas sobre cards de deck de campeão, e isso é fácil de ver observando as costas dos cards.

Outro ponto que deve ser avaliado, é se o card não é ofensivo a nenhum outro jogador do evento. Não tenha cunho racista, sexista ou mostre algum preconceito. É importante lembrar que nem todos tem ou entendem um mesmo humor.



Esta alteração por exemplo, se (por mais que eu achei improvável) esta garota venha a algum dia jogar Magic, e esteja em um mesmo campeonato que eu, não poderei utilizar o card.

O que eu já vi verem

Por morar no ABC, sempre que posso vou nos campeonatos grandes que tem em São Paulo (não que isso seja fácil, moro num fim de mundo esquecido...), assim acabei conhecendo alguns dos juízes famosos na Liga: Alma, Potira, Chineis, Fuzzy e Indie.

Acho que a primeira coisa que todos olharam foi justamente as costas do card para ver se não eram de CE, deck de campeão etc. Depois Observam se o card não fica destacado entre os outros, acho que foi o Fuzzy em um regional Legacy, que pediu pra ver o deck todo e embaralhar, olhando se as cartas alteradas ficavam marcadas.

O Potira me disse que outro ponto que observam no card, é que um juiz mais puritano poderia barrar o Pasmar acima pelo 'puta', mas conhecendo a cabeça de quem joga Magic, creio que isto é tão improvável quanto a fã de Restart jogar Legacy.

Alterações mais sensuais também devem ser tratadas com cuidado,
http://alexviana.deviantart.com/art
/Forest-Elf-197462468 (link em duas partes) alteração o Other não me deixou postar na liga, por isso postei no Deviant com aviso, para não ter problemas aqui. Joguei com esse terreno em um FNM e o Chineis me disse que se fosse um campeonato maior talvez não deixaria.

Para encerrar, mais uma curiosidade sobre este card. O dono atual dele me pediu para fazer outros, até aí tudo bem, mas alguns dias depois ele me procura nervoso perguntando se eu já tinha começado as alterações, digo que não e ele parece mais aliviado. Diz que deu briga com a namorada e pede pra fazer outra coisa no card, qualquer coisa, menos mulher. rsrsrs






Leia também

Pokefusions by izidio 12 comentários / 3,715 visitas
Pintando a força 15 comentários / 8,158 visitas
Force of willard 11 comentários / 1,665 visitas
Commander + pauper = scout 11 comentários / 4,054 visitas
Assinando em baixo 1 comentários / 2,059 visitas

Favoritos

Somos WPN Premium

Por: XPlace - 1 comentários / 280 visitas

Entregas XPlace

Por: XPlace - 0 comentários / 520 visitas

Página de obrigado

Por: XPlace - 0 comentários / 964 visitas

Página de obrigado

Por: XPlace - 0 comentários / 8 visitas

Reabertura da loja física

Por: XPlace - 0 comentários / 213 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 15/02/2011 07:26
pow...
a alteração mais legal q eu ja vi, era de um cancel (akele q tem o cara mostrando o mao fechada) ai esticaram o dedo do kra..
mt top, pena q nao acho mais akela carta =///
(Quote)
- 15/02/2011 03:56
nao tinha visto essa alteração do puta falta de sacanagem ainda, achei genial, vai mais uma pra lista do que quero alterado hehehe