Commander + Pauper = Scout

       

Por: Izidio em 16/03/13 10:39 | 11 comentários / 3,942 visitas

Olá povo, quero mostrar pra vocês uma variação do commander que usa apenas cartas que já tenham saído comum. Um amigo me apresentou a ideia, não sei se ele inventou ou se tirou de algum lugar, mas eu e alguns outros manolos daqui do ABC gostamos e assim como no cmd, uma vez que você é mordido pelo formato começa a imaginar listas e mais listas.

Oque é Scout?

Como disse, basicamente é uma intersecção entre o commander e o pauper, usando as regras do commander mas apenas permitindo cartas que já foram impressas comum ao menos uma vez, e algumas outras adaptações.

Qualquer criatura pode ser usada como comandante, ou melhor scout, não é obrigatório que seja lendária, e o restante do deck deve seguir a color identity dela.
A regra de pagar duas manas incolores a mais também se aplica a criaturas com custo alternativo, ou seja, se você usar um Mulldrifter como scout, para cada vez que quiser evocá-lo terá que pagar 2 a mais do que pagou na última vez que tentou tirá-lo da zona de comando.

Lista de Banidas

Nenhum card é banido. Já que o 'formato' é uma intersecção do commander com o pauper, a lista de banidas também é, o que resulta em nada. Como só é permitido uma cópia das cartas que desbalanceiam o pauper, apenas um Cranial Plating, Grapeshot ou Invigorate não será um problema que os oponentes não tenham as mesmas chances de contornar.

Por onde começar?

Creio que assim como no Commander, o deck deve ser construído em volta do comandante, e existem criaturas comuns que possibilitam quase todas as combinações de cores que o commander permite.
Eu não lembro de nenhuma criatura comum que tenha as 5 cores, mas o ciclo de guildmages de Miragem (Armorer Guildmage, Civic Guildmage, Granger Guildmage, Shadow Guildmage e Shaper Guildmage) e o ciclo de discípulos de Invasão (Ana Disciple, Ceta Disciple, Dega Disciple, Necra Disciple e Raka Disciple) são um bom ponto de partida para combinações de 3 cores, e agora temos todas as 10 guildas de Ravnica de volta ao T2, além do antigo bloco da Cidade das Guildas, Lorwyn e Alara terem muita coisa para decks multicoloridos.

Bom, é isso, e vocês? Já conheceram ou pensaram em algo nesse estilo?
Qualquer coisa, só comentar.

abraço






Leia também

Pokefusions by izidio 12 comentários / 3,362 visitas
Pintando a força 15 comentários / 8,098 visitas
Force of willard 11 comentários / 1,651 visitas
Assinando em baixo 1 comentários / 2,056 visitas
Alteração? que alteração? 6 comentários / 3,738 visitas

Favoritos

Player of the Year

Por: XPlace - 2 comentários / 242 visitas

• Clube XP de Vantagens•

Por: XPlace - 0 comentários / 553 visitas

Perguntas Frequentes

Por: XPlace - 2 comentários / 939 visitas

XP Invitational #2

Por: XPlace - 0 comentários / 70 visitas

Entrega Expressa

Por: XPlace - 0 comentários / 318 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 19/03/2013 10:48

Eu tbm gosto desse cmd 'sério', tanto que Death Cloud é um dos cards que mais gosto xD
Mas tudo tem o momento, no scout pelo fato dos lands serem mais lerdos, e ter menos opções de remoção em massa e counters, o jogo fica mais leve.

Eu tbm ia lá, conheço o Roger a bastante tempo, ele e alguns amigos que iam lá, 'migraram' pra Magic Cards perto da divisa com Diadema. Se for mais perto pra vc, tem a CHQ em Santo André, desde que a loja mudou de endereço eu ainda não fui lá, mas parece que tá sempre lotada, e nas 5° tem cmd o dia todo.

Eu não citei o nome pq não me pareceu necessário, o texto é só pra divulgar a ideia e ver se alguém já conhecia algo parecido. Mostrei a postagem pro Lucas e ele não viu problema algum.

Velho, pode tentar, se não gostar não terá gasto quase nada, eu acho pior vc ir ver um filme 3D e sair com aquela sensação de dinheiro jogado fora kkkk

BLACKSTAR, no sábado eu vou na Magic Cards, vê se pensa num deck até lá, eu levarei uns 2 ou 3 pra brincar com o pessoal.

(Quote)
- 18/03/2013 21:59


Opa.. MagicCards do lado de casa..rs
Tem bastante gente jogando este formato aí?
Se estiver eu ja monto um esta semana e vou na loja pra jogar com a galera.

(Quote)
- 18/03/2013 19:24


Concordo plenamente... vamos ver se vinga o formato!

(Quote)
- 18/03/2013 14:27
É uma ótima ideia quem inventou isso Foi Lucas Franco aqui de SBC q joga na magiccards, nick do mol lcsfranco mais esclarecimentos falem com ele, acho q ao menos vc deveria ter citado o nome dele na sua postagem pq ele merece esse mérito
(Quote)
- 18/03/2013 12:47
Eu jogava na Excalibur... agora ta paradão =(
(Quote)
- 18/03/2013 08:48
Gostei muito da ideia e sou do ABC também..rs

Nunca fui de jogar commander até que experimentei e acabei gostando, porém o pessoal quer fazer decks no qual já não há mais diversão, isso pq este era para ser o ponto forte do formato.

Joguei com o deck de um amigo e acabou sendo muito sem graça, ninguém fazia basicamente nada pq era counter pra lá e pra cá, e quando la pro 4º ou 5º turno, quem fizesse seu combo milagroso, já era imortal e o jogo acabava alí. Achei isso péssimo e sem graça nenhuma.
Se for para jogar um formato que o intuito é diversão, acho esta ideia perfeita.. (Também acessível à todos).

Vou abordar esta ideia e montar um deck, para me divertir e mostrar aos amigos como a diversão do commander ainda tem volta.. ;)
(Quote)
- 16/03/2013 22:10

Tivemos uma pequena discussão aqui, pq um queria poder usar carta incomum como general, mas acabamos decidindo por padronizar tudo comum mesmo e evitar mimimis futuros.

Tenta ae, eu segui essa linha, peguei a ideia de um deck pauper que eu tinha a bastante tempo (um UWR blink) e completei com coisas similares pra fazer um de Discípulo de Raka e gostei bastante de como o deck ficou.

A questão do preço tbm é um ponto favorável, a última vez que passei na loja pra oq faltava (e faltava bastante coisa, fiquei até com pena do carinha que teve que separar meu pedido xD) pra montar duas listas (o UWR acima e um grixis), ficou uns 50,00, sendo 10,00 era só de uma command tower.

Esse ponto de forçar a criatividade foi oq eu mais curti, lembro de ao menos dois negos que me perguntaram se eu conhecia algum site com listas de scout, e eu respondi "não mano, a ideia não é essa, vc tem que criar".

Por aqui tbm teve gente que não seguiu a ideia, mas se vc encontrar ao menos 1 ou 2 amigos que goste de inovar, garanto que irão se divertir.

(Quote)
- 16/03/2013 12:11
Concordo que o divertido no Commander é a possibilidade de usar as cartas mais obscuras, esquisitas e engraçadas, mas também curti bastante a ideia do Scout. A restrição estimula a criatividade. Eu jogaria umas partidas disso fácil, adoro essa ideia de só usar cartas comuns!
(Quote)
- 16/03/2013 12:10
Legal! Não tenho o MENOR saco pra CMD, já tentei jogar mas não curti.
Por outro lado, Pauper é muito massa e, por mais que eu saiba que eu não vou experimentar essa proposta de Scout, é legal pra ver quem não tem tanto $ pra CMD (que é caro sim senhor - Sol Rings, Lands daóra, Titans e outras staples que são caras) poder entrar num mundo ou no outro!

Vlw!
(Quote)
- 16/03/2013 12:09


Concordo man xD

Mais alguem afim de experimentar?

(Quote)
- 16/03/2013 10:56
Um camarada me falou uma vez de algo parecido sendo que o general poderia ser INCOMUM e inclusive o SHRIEKMAW era banido como general... sei lá mas acho que o que torna o CMD original interessante é o POWER LEVEL dos cards(e que na sua maioria são injogáveis em outros formatos) e com apenas cards comuns acho que seria meio chato nesse sentido, não teria as jogadas épicas e tal...mas sei lá muita gente também fala a mesma coisa do pauper classic(legacy) mas é um formato bem bacana, tanto em diversão quanto em competitividade então eu acho que não custa ao menos experimentar :p