Meu Commander Cube Draft

       

Por: atalho em 12/08/13 22:58 | 0 comentários / 1,259 visitas

Semana passada joguei pela primeira vez um Cube Draft Legacy de um amigo nosso e achei fenomenal. No final do campeonato, dei carona pra esse colega e conversa vai, conversa vem, disse que montar um cube era uma coisa que eu queria fazer a muito tempo e tinha até começado a fazer um Cube Draft só com cards de Return to Ravnica, mas o projeto estava parado já fazia um tempinho. Esse meu amigo me falou que o Cube dele tava legal, mas se tivesse as cartas que eu tinha (mox diamond, sinkhole, chain lightning, dark confidant, tarmogoyf entre outras staples legacy) o cube seria muito mais divertido. Daí veio um estalo na minha cabeça: "Ele tem razão, eu tenho muitas cartas bacanas que dá pra fazer um Cube bem power!"
Chegando em casa comecei a separar os cards em montinhos das cores e quando vi já estava com oito montes de uns 15 centímetros de altura! Pensei: "É muita carta! Vai dar um trabalho do cão!"
Já estava me desanimando quando olhei pras minhas deck box dos decks Commander e tive outro estalo: "Já que tem tanta carta, porque não fazer um Cube Draft pra montar decks Commander? Vai ser um Cube que, além de montar decks Commander de 100 cards dá muito bem pra draft Legacy! Meu sorriso foi de orelha a orelha, e comecei a criar meu monstro.

Como montar um Cube pra Commander:
Primeiramente decidi que o Cube deveria ser voltado para no máximo 8 jogadores. pesquisando alguns Cubes na Net, vi que a média de cards por cor era em volta de 60 cartas, então decidi que cada cor teria o dobro de cartas, sendo 120 cards para cada cor (branco, azul, preto, vermelho, verde, multicor, artefatos e terrenos não básicos).

Outro fator, foi ter separado todas as cartas de criaturas lendárias multicoloridas que eu tinha, e fiz um minicube separado, para draftar o General dos decks. Até o momento consegui 109 lendas douradas, mas minha meta é chegar ao total de 120 lendas também.

Como jogar Draft para montar decks Commander:
Embaralhamos todos os cards lendários e fazemos oito decks com oito lendas para draftar o general do deck. Fazendo isso, cada jogador terá 8 possibilidades de general pro seu deck, além de reforçar seu deck com outras criaturas lendárias que compartilhem a identidade de cor do general escolhido (por exemplo: draftando as lendas, fiquei com a seguinte pool: Lord of Tresserhorn; Sedris, the Traitor King; Dralnu, Lich Lord; Vela the Night-Clad; Wrexial, the Risen Deep; Niv-Mizzet, the Firemind; Emmara Tandris e Jor Kadeen, the Prevailer. Decidi usar o Lord of Tresserhorn como general e colocar o Dralnu, o Sedris e o Wrexial no deck, pois todos os três tinha sinergia com cemitério o que me fez chegar conclusão que o foco do meu deck seria algo no estilo Reanimator, voltando criaturas e mágicas do cemitério).

Após draftar o General, embaralhamos o grande cube e montamos 64 boosters (8 para cada jogador) e faz o draft normalmente.

O interessante de se draftar visando montar um deck Commander, é que você olha os cards procurando por peças que ajudem na estratégia do seu deck, muitas vezes passando uma bomba que, ou não é das cores do seu deck ou não tem sinergia com a estratégia do seu deck.

Após reunir sua pool, cada jogador monta seu deck e complementa com terrenos básicos (esse possui 350 terrenos básicos, sendo 70 de cada tipo). Separamos os jogadores em duas mesas com 4 jogadores através de sorteio e está pronta a diversão.

Caso você ache muito demorado draftar um Commander Cube (são 8 boosters e meio), há a possibildade de se fazer no modo deck selado, mas aí exclui-se a estratégia do deck pois você dependerá somente dos cards que tirar nesse modo.

A lista do meu Commander Cube:
Informação sobre o Cube:

- Tamanho do Cubo: 1069 Cartas
- Breakdown: 120 Monocoloridas de cada cor, 120 Multicoloridas, 120 Artefatos, 120 Terrenos, 109 Criaturas Lendárias Multicoloridas
- Tema: Commander
- Terrenos Nevados: Não

SELEÇÃO
- Proxies: Não
- Powered: Não
- Portal: Não
- "Un" Cards: Não
- Reprints Funcionais: Sim

DESIGN
- Multiplayer: Sim
- Sideboards: Sim
- Balanceamento de Cores: Sim
- Balanceamento de Douradas: Sim
- Cartas Híbridas/Split/Com Reforçar como Douradas: Sim
- Habilidades Desencadeadas baseadas em cor como Douradas: Sim
- Perfeito Balanceamento de Custo de Mana Convertido: Não

A lista não está perfeita, mas aos poucos vou melhorando o Cube conforme for conseguindo cards melhores.

Nos links abaixo estão listados o Minicube de lendas e o Commander Cube.

General Cube Draft

Commander Cube Draft

Agradecimentos:
Ao DAGOSTO pelo seu tópico sobre Commander Cube Draft que me ajudou bastante.
Ao ToM_cHaPoLa por ter informado o link do site onde o Cube está cadastrado e que tem opções leagais como visualizar seu cube e simular drafts e decks selados.






Leia também

Como jogar magic com uma criança de 4 anos. 30 comentários / 4,328 visitas
Relato de um cobrador de impostos orzhov em.. 6 comentários / 1,422 visitas

Favoritos

Sala de Comando - Deck do leitor

Por: sadysaneto - 13 comentários / 10,031 visitas

Os 3 pilares do Pauper Legacy (IRL)

Por: sirfabius - 12 comentários / 8,456 visitas

Mudanças nas regras do Commander

Por: Ruda - 28 comentários / 8,956 visitas

O dia que Nekusar saiu para brincar

Por: sadysaneto - 10 comentários / 5,232 visitas

Lore - Biografias

Por: sadysaneto - 4 comentários / 744 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.