Empatar, conceder e dividir premiação: O que é permitido?

       

Por: vquaiato em 17/01/14 10:46 | 33 comentários / 7,387 visitas

Olá jogadores, tudo bem?

Quem nunca viu alguém empatando na final de um torneio e ficou de certa forma bravo e/ou chateado com isso?
Quem nunca viu alguém dividindo a premiação com outras pessoas ao final de um torneio?

Muitos de vocês perguntam: É permitido empatar/conceder e dividir a premiação em um torneio de Magic?

A resposta simples é: Sim. É permitido que os jogadores empatem intencionalmente uma partida ou concedam uma partida. E sim, é permitido que um jogador divida sua premiação.

Porém... É proibido oferecer qualquer incentivo em troca de um resultado. Quando isso acontece (oferecer um incentivo) é considerado Suborno (Bribery) e a punição para isso é DQ (Desqualificação), sejam torneios com REL Regular (FNM, pre-releases, etc) ou torneios com REL Competitivo.

Vocês devem estar se perguntando então "Se isso é suborno por que todo mundo faz?".
1.) Nem todas as lojas/torneios possuem juízes olhando isso;
2.) Nem todos os jogadores que presenciam isso denunciam esse comportamento para o juiz ou para o organizador do campeonato;
3.) Existem formas de fazer isso sem que seja configurado Suborno (Bribery).

Por que os jogadores fazem isso?
É normal em um torneio suíço os dois melhores jogadores, se enfrentando na última partida, decidirem por um empate, garantindo assim as duas primeiras colocações. Eles ganharam suas outras partidas, foram bem no restante do torneio, e não querem arriscar sua premiação.

Como realizar um empate intencional (ID ou Intentional Draw)?
A forma correta de realizar um empate intencional, através do diálogo, é não mencionar nenhum tipo de premiação ou vantagem. O diálogo precisa ser simples e direto:

Se você quiser explicar essa situação para alguém com menos experiência

Reparem que nestes casos nenhum incentivo foi oferecido em troca de um resultado, então até aí está tudo bem.

Como dividir a premiação?
O split (divisão) da premiação também pode ser realizado entre os jogadores. Assim como o resultado não pode estar ligado a premiação a premiação não pode estar ligada ao resultado.

Ou ainda na mesma conversa sobre o ID

Reparem que nestes diálogo não existe nenhum incentivo em troca do empate. Ambos os jogadores concordam em empatar e depois concordam em como vão receber sua premiação.

O que deve ser evitado?!
Evite a todo custo vincular o resultado a alguma premiação. Por mais que você não tenha intenção de oferecer um suborno, você o estará fazendo, e isso é proibido. Não existe forma de diminuir esta penalidade e alegar que você desconhece as regras, ou que 'todo mundo faz isso', não retirará a penalidade.

Evitem diálogos do tipo

A frase acima está claramente condicionando ou relacionando o resultado da partida com uma divisão de premiação e isso é considerado Suborno (Bribery).

Embora a inscrição não seja algo físico que Adão esteja oferecendo, nem algo que será dado naquele momento, ele ofereceu um incentivo em troca de um resultado e isso é Suborno (Bribery).

Ainda que seja uma brincadeira ingênua

Por mais 'bobo' que isso possa parecer é um incentivo em troca de um resultado, o que configura Suborno (Bribery).

O que fazer em caso de Suborno (Bribery)?
Se um jogador oferecer para você um suborno, por mais 'bobo' que possa parecer, procure imediatamente o juiz responsável ou o organizador do evento e relate o que aconteceu. Explique corretamente a proposta que você recebeu.

Se você presenciar outros jogadores de um torneio em um situação de suborno procure imediatamente o juiz ou o organizador do torneio. Relate o que você viu e ouviu.

Em ambos os casos deixem que o juiz/organizador tome suas conclusões, e faça suas investigações.

Lembre-se que se vocês não colaborarem para acabar com o suborno ele nunca deixará de existir. Então se queremos uma comunidade mais saudável e justa precisamos ter a atitude de denunciar e coibir este comportamento. Os juízes e organizadores tem a obrigação de punir estes comportamentos, e caso não o façam tente conversar com eles ou simplesmente deixe de frequentar seus torneios, e procure um local mais saudável e honesto.

Sabemos que este é um assunto polêmico, comentem e tentaremos ajudá-los.

Post original: Empatar, conceder e dividir premiação: O que é permitido?







Leia também

Respostas para as perguntas mais frequentes.. 15 comentários / 7,180 visitas
Infestação de zumbis 15 comentários / 2,512 visitas
Deck/decklist problem 5 comentários / 2,453 visitas
Cuidados em torneios 6 comentários / 3,974 visitas
Pre-lançamento dtk: história de um juiz j.. 11 comentários / 3,176 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 02/03/2020 22:59
Regra horrível
(Quote)
- 07/11/2014 07:20
Aproveitando que o tópico ta bombando e a dúvida é pertinente ao assunto...

Os jogadores podem pedir à loja que esta organizando o evento para ver as posições do ranking a qualquer momento?

Existe alguma regra específica nesse sentido?
(Quote)
- 06/11/2014 23:10
PELO CONTRÁRIO, a situação nova dá um novo nível de estratégia no consagrado ID + Split, pois justamente como o exemplo dado logo acima de Adão e Nóe, na situação nova pedir o ID é uma vantagem para o primeiro colocado, e desvantagem/neutro para o segundo, afinal, o split é uma incógnita.

E assim como blefes no Magic, se o primeiro lugar nega o split, ele cria uma situação aonde seus pedidos de ID também serão negados!

A pressão fica toda no segundo lugar, afinal, ele que decide se vale a pena se conformar com o premio de segundo lugar, ou se vale a pena arriscar a segunda colocação e partir pra batalha.

Sério, não vi como algo negativo, achei legal porque a disputa é mental, e não uma negociação.
(Quote)
- 06/11/2014 18:57


Essa situação é mto semelhante ao que eu postei antes, nesse caso o Adão se ficou em segundo tem q ficar com 6 boosters e ficar de boa.

(Quote)
- 06/11/2014 18:55
aqui ja aconteceu um caso de os 2 darem ID e depois um propos split e outro nao topou.
Resultado, o que propos o ID ficou em 2o. saiu com menos boosters e ficou pianinho pq se ele criasse caso ou então falasse "entao vamos jogar" ficaria configurado o Bribery
(Quote)
- 06/11/2014 18:16
Adão: Noé vamos empatar?
Noé: Sim, vamos.
Adão: Vamos dividir a premiação?
Noé: Não. Eu fico com 10 booster e você com 6.

E aí, o que acontece? já era pro Adão? Salsi fufu?
(Quote)
- 06/11/2014 18:12
quaiato, e se for proposto o split ANTES de discutirem ID? Não acho que faça diferença, mas vai saber, né?

Aliás, e se antes da final os dois resolverem splitar a premiação, e jogarem mesmo assim. Rola?
(Quote)
- 06/11/2014 17:27
não concordo com essa prática em hipótese nenhuma.

é bem simples a conta....se o cara tá em primeiro por que diabos ele vai querer empatar com quem está abaixo dele sem nem jogar?
pode acontecer do cara que está em segundo lugar se perdesse seria ultrapassado por quem estivesse em 3/4 no standing..e ai? o cara simplesmente vai ganhar uma posição pelo fato do primeiro colocado ter "medo" de perder e ficar em 2 ou 3? isso não existe.

o segundo lugar tem muito mais a perder jogando que o primeiro, não tem motivos cabíveis para o primeiro lugar se sujeitar a empatar assim.

minha opinião.
(Quote)
- 06/11/2014 16:57
Sinceramente nunca vi ninguém ser punido devido a isso e também nenhum lojista se importando... já que não se acanha ao anotar o draw da partida após 5 minutos que saiu a rodada.
(Quote)
- 21/01/2014 12:58
aqui na loja geralmente os torneios se estendem até bem tarde da noite, e é comum os dois finalistas empatarem e dividirem a premiação... sem suborno e concordancia de ambos os lados.
(Quote)
- 18/01/2014 23:47

Você não deve propor o resultado oferecendo premiação, isso é ilegal.

Empatar e dividir a premiação é permitido. O que não é permitido é o incentivo em troca do empate.

(Quote)
- 18/01/2014 23:46

Impossível. ID e share/split são permitidos nas regras.

(Quote)
- 18/01/2014 23:45

Se o torneio já foi encerrado, não dá. O que pode ser feito ainda assim é um report por parte dos juízes para a Wizards relatando o ocorrido. O torneio não vai voltar, as premiações não serão retiradas (normalmente o que já foi entregue permanece com os jogadores mesmo), mas a Wizards será avisada e futuramente outros juízes poderão usar essa informação.

(Quote)
- 18/01/2014 23:24
Sério que isto não é legal? Toda final de pré-release eu splito com meu oponente para não arriscar a derrota, sempre ambos já estão predispostos a isso...

Então não devo mais propor/topar isso e sempre disputar a final!?
(Quote)
- 18/01/2014 21:00
Na verdade a ordem não importa...
Jogador A: Vamos dividir a premiação?


Jogador A: vamos dar ID?


O jogador B pode responder sim ou não para qualquer uma das duas perguntas e não haverá suborno. O que não pode é condicionar uma coisa a outra.

E neste momento não importa nossa opinião as regras são da Wizards e cabe a nós apenas segui-las e no máximo sugerir mudanças...
(Quote)
- 18/01/2014 18:53
Sou da opinião que a pratica deve ser COMBATIDA em finais de torneio!
Como?
DQ os dois que derem ID. Se ficarem no 1x1 e "molengarem" para manter o resultado "Warning" e depois DQ.
(Quote)
- 18/01/2014 17:26
Bem interessante isso. O que dá pra perceber é que splitar premiação e subornar são coisas separadas por uma linha bem fina; até a ordem em que o jogador fala faz diferença. Fica bem difícil do juiz analisar corretamente, principalmente quando ele não presencia a situação. Fica óbvio quando um dos lados sai prejudicado, mas nem sempre é o caso.
Caso algo assim aconteça; o jogador deu o id em troca de booster/dinheiro, mas por isso ficou fora do top8, mas só foi descoberto depois do torneio. Ainda dá pra fazer alguma coisa, tipo anular os resultados?
(Quote)
- 17/01/2014 21:22

Até porque esse artigo está indo para a nossa pagina do Facebook, até mesmo para deixar as informações de regras e dúvidas centralizadas em um so lugar.

Quem tiver alguma duvida de regras, ou quiser ler mais conteúdo basta acessar o link do artigo que o Quaiato escreveu, temos um "índice" com todos os links pros artigos da pagina e um canal de respostas (que são respondidos por um "bot" bem rapidamente :-p).

Parabéns pro Vinicius, que ta fazendo um excelente trabalho na educação de regras aos jogadores!

(Quote)
- 17/01/2014 20:38

n! equipes boas jogam em equipe e a pratica é recoreira! ele vai conceder pq essa é a estrategia do grupo para aumentar a chance de vencer, e n pq ele, no ato da concessão, vinculou a partilha da premiação à essa ação... inclusive, se o vencedor decidir n compartilhar a premiação ele pode, embora ele provavelmente vá ser expulso da equipe.

(Quote)
- 17/01/2014 19:36

n! equipes boas jogam em equipe e a pratica é recoreira! ele vai conceder pq essa é a estrategia do grupo para aumentar a chance de vencer, e n pq ele, no ato da concessão, vinculou a partilha da premiação à essa ação... inclusive, se o vencedor decidir n compartilhar a premiação ele pode, embora ele provavelmente vá ser expulso da equipe.

(Quote)
- 17/01/2014 16:28
Parabéns amigo, ótimo artigo.

A questão dos clãs ou grupos, existe algo sobre combinar resultados como uma forma de bribery ou outra violação as regras? Por exemplo, supondo que o grupo tenha uma coleção unificada e a premiação vá para o grupo, se em qualquer partida antes da ultima o jogador a conceder a um companheiro de grupo porque sabe que o deck dele tem vantagem sobre os possíveis matchs da próxima partida, os jogadores estão sujeitos a alguma punição, se sim, qual jogador é punido?
(Quote)
- 17/01/2014 14:20
uma info importante q foi passada mas q talvez n tenha sido percebida é q a punição n pode ser abrandada! ou seja, se um juiz nivel 5 presenciar o suborno, nem q ele queira ele pode dar menos q DQ... então galerinha, vamos ser mais honestos pq essa pratica é muito prejudicial ao jogo e se vc acha q n tem nada demais, espera ate o cara tirar tua vaga com bribery!
(Quote)
- 17/01/2014 14:19

Sim com ctz. O meu ponto nesse caso foi que a situação não vai mudar pela regra. Vão continuar fazendo a msm coisa mas só dizendo de acordo com as regras.

(Quote)
- 17/01/2014 13:59

Se o juiz presenciar ou alguém denunciar o ocorrido, não importa o que digam depois, o Bribery/Suborno está configurado, cabe ao juiz do torneio punir.

(Quote)
- 17/01/2014 13:57

Os juízes recebem treinamentos sobre como investigar situações assim. Além disso a comunidade de juízes está constantemente trocando experiências sobre situações assim para entenderem como lidar com elas.

Uma coisa importante: não é necessário existirem provas para que o juiz aplique a punição. Basta que ele esteja convencido de que houve algo errado e então ele pode aplicar a punição e mandar para a Wizards.

Ainda que tudo tenha sido combinado antes, se um juiz acreditar que houve troca de incentivos por resultados (e acreditem temos meios de saber essas coisas) a punição pode ser dada.

(Quote)
- 17/01/2014 13:39

Para esse tipo de situação (jogador A diz X e jogador B chama o juiz e então o jogador A diz q nao disse nada disso) os juízes já tem um procedimento de investigação. Não que seja O procedimento perfeito, mas já existe.

(Quote)
- 17/01/2014 12:58
E no seguinte caso?

"Adão: Noé, você está em primeiro, se quiser eu dou concede e você me da um booster da premiação? Pode ser?"

"Noé: Juiz! Adão da cometendo bribery oferecendo derrota por booster!"

Adão seria desqualificado, mas poderia alegar que isso é uma manobra do Noé pra ele ganhar o jogo sem jogar a partida.

É meio complicado isso, tem muito jogador que joga em "Equipe" e vai pro FNM ou torneio com tudo ja combinado entre 2 ou 3 jogadores, afinal a premiação vai toda para os 3 caso manipulem seus resultados.

(Quote)
- 17/01/2014 11:23
"Noé, concede pra mim, te dou um abraço!"
PUNIDO SAFADO!
lol, foi hilário isso
(Quote)
- 17/01/2014 11:18

Na verdade, é impossível proibir isso rs

Basta imaginar dois jogadores fingindo estarem jogando. Um jogo onde ninguém se ataca, ninguém responde, somente draw go....e de forma lerda. Até dar 5 turnos e ficar empatado.

Melhor empatar logo, certo? :p

(Quote)
- 17/01/2014 11:16
Belo artigo. Apesar do alma ja ter feito um artigo excelente sobre o assunto o ano passado, não faz mal reforçar a questão pra quem ainda não viu ou não se lembra.

O maior problema que eu acho disso é que embora existam regras que podem classificar a situação como ilegal, é possível ter o mesmo resultado (garantir os primeiro e segundo lugar e obter a premiação dividida) dentro da legalidade. Fica bem complexo chegar num torneio que vc ouviu alguem falando "ID e split" e exigir que eles sejam punidos pois é possível respostas do tipo "ta bom então. Ei fulano, vamos dar iD? Ok ciclano. E agora vamos dar split fulano? Ok ciclano".

Isso pode começar a ocorrer de modo que sempre que te perguntarem "vc quer ID?" vc já vai supor q o seguinte será "vamos splitar" de maneira que split fique "inconscientemente" vinculado ao resultado do ID.

Acho que a melhor maneira de evitar essa "inconsciência" é começar a burlar isso: jogando todas as matchs e não aceitando IDs ou aceitar IDs e não aceitar o split. Fazendo isso as pessoas vao ficar bem mais receosas em oferecer o ID pois correm o risco do oponente não aceitar o split e acabarem perdendo a chance de ganhar em primeiro lugar.

Outra maneira foi aquela que já sugeriram em outros tópicos que seria premiar por vitória obtida.

Mas eu incentivo essas maneiras de evitar por simplesmente achar que isso é chato. Não vou discordar do argumento "as pessoas que fazem isso ganharam e agora merecem fazer isso" pois realmente, elas tiveram um desempenho melhor e, como as regras permitem, não tem nada de errado. Eu só acho chato... simplesmente isso rs.

PS: Eu procurei o artigo do alma pra postar o link aqui mas não encontrei... alguem sabe aonde está?
(Quote)
- 17/01/2014 10:08

ID e conceder é permitido pelas regras. Uma loja que esteja organizando um torneio sancionado de Magic não pode proibir isto.

(Quote)
- 17/01/2014 10:06
Bom post sobre um assunto sério...
eu não acho legal a prática disso mesmo que já tenha presenciado, mas o fato é que cada um tem que fazer a sua parte pra valorizar o anbiente e respeitar as pessoas que jogam...
(Quote)
- 17/01/2014 09:54
sobre o ID, uma loja pode proibir esse ato?