[TIP] Como deixar seu Bazar de Bagdá mais charmoso!

       

Por: tiagoblauth em 30/07/14 15:58 | 14 comentários / 2,164 visitas

Bom, o primeiro assunto que eu gostaria de tratar é acerca do nosso famoso Bazar de Bagdá.

Vejo muitas pessoas aqui na Ligamagic tentando chamar a atenção de compradores, vendedores, picaretas, dealers e escambistas de diversas formas, mas às vezes esquecem o essencial.

Vou dar algumas dicas que podem ajudar a alavancar a velocidade de negócio de seus produtos.





1 Listas de WANT/HAVE estruturadas

Na minha humilde opinião, este é o pontapé inicial. Vejo várias listas coloridas, com fontes, símbolos e diversas maneiras criativas e ilustrativas de organizar o que se deseja comprar ou vender. Bom... não adianta nada (se a lista não for estruturada). Na hora que um ser humano procurar uma carta no sistema de busca do site, a lista deste indivíduo, por mais colorida que seja, não vai aparecer em lugar nenhum. A estruturação evita nomes errados, faz com que o resultado apareça com o nome da carta em inglês ou em português e ainda faz com que seu bazar apareça nos resultados da busca que tem no canto superior direita da liga. Quando estou interessado em fazer negócios, além de procurar na busca, preciso ficar clicando em vários bazares pois tem gente que não se preocupa com isso.


2 Produtos principais nas listas

Outra coisa são aquelas listas que parecem livros bíblicos. Não há muito motivo para colocar diversas cartas de R$ 0,08 nas listas para poluir a visão do interessado. Pense sempre se vale a pena vender cartas muito baratas considerando o custo do frete. O segundo motivo para não fazer listas muito extensas, é que provavelmente elas não estarão atualizadas, quando alguém for perguntar pelas cartas, elas já não estarão mais disponíveis. Esses fatos vão se disseminando e o Bazar de Bagdá começa a ter fama de ser "muito complicado e ineficiente".


3 Título do Bazar

É interessante que o usuário que queira fazer negócios tenha em mente que um jogador de T2 não vai querer um Show and Tell, a não ser que seja colecionador. Definir o título pelo formato (legacy, T2, vintage, pauper, etc) é uma maneira interessante de segmentar seu público-alvo. Existem outras maniras, e a maioria delas é melhor que por exemplo BAZAR DO GARRINCHA.


4 Seja educado e tenha bom senso

Quando receberes uma proposta ou fizeres alguma, seja educado. Tem gente que já coloca na descrição algo como "Procuro Underground Sea, mas SEM FACADAS". Quando vejo essas coisas eu só penso o seguinte... Como esse cara pretende comprar uma carta dessas sem levar pelo menos uma facadinha? O que seria um preço justo? Será que esse tipo de negociante considera justo o que ele pensa sobre a vida, sem considerar preços de mercado? Bom, se tu tens uma lista de HAVE e WANT, prepare-se para propostas. Algumas serão melhores que outras, outras nem tanto. O importante é respeitar o que o cidadão está propondo, ouvir o que ele tem a dizer e então fazer uma contra-proposta. Ninguém é obrigado a aceitar nada, mas também não é necessário que o interessado fique sem uma resposta ou pior... com uma pmsg com insultos e bobagens.

5 Dê um UP no seu Bazar

Depois de atualizar sua lista, deixar tudo bonitinho para os interessados, dê um UP nela, assim ela vai "pras cabeças" e todo mundo poderá conferir seus itens.





6 Seja um usuário VIP na Liga

Galera... Não é caro ser VIP aqui. Por R$ 3,33/mês tu já consegues adquirir um plano bacana. Além de ganhar um bonequinho maneiro ao lado do nome, existem inúmeras vantagens. Abaixo segue um quadro com algumas delas:





A Ligamagic faz tanto por nós, acho que todo mundo aqui teria condições de desembolsar um picolé por mês para auxiliar e manter essa comunidade. Ser um VI_UVIP te torna um usuário de maior credibilidade, confiança e respeito, além de possibilitar vantagens incríveis no Bazar, como UPs automáticos.

Bom, assim como disse muitas coisas a respeito de tela poluída, também não pretendo me enrolar muito aqui, pois hoje em dia ninguém tem tanto tempo livre pra ficar desperdiçando. Acho que essas dicas já ajudam e se eu escrevi todo esse texto, foi pensando no bem das nossas negociações. O Bazar é uma baita ferramenta pra quem quer fugir de lojistas e vejo que não está sendo bem explorada.

Pensem nisso!

NAMÁRIË






Leia também

[legacy] jogo de grixis delver, meu deck se.. 1 comentários / 308 visitas
[legacy] #legacyrs - primeira etapa/2016 0 comentários / 1,237 visitas
[legacy] os eldrazi vão invadir o legacy? 14 comentários / 2,835 visitas
[legacy] será que o tampo vai rodar? 18 comentários / 2,739 visitas
[tt] mtg e a política - um texto com e sem.. 2 comentários / 1,428 visitas

Favoritos

Report de Torneio

Por: CaosNyce - 14 comentários / 4,661 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 03/08/2014 17:56

Ah sim, agora entendi o que quis dizer. Creio que para fazer uma plataforma da maneira que estás querendo, deve ser necessário muita tecnologia. De qualquer forma, tem cartas que jogam diversos formatos e isso pode atrapalhar às vezes.

Esses dias estava procurando blood moon e me deparei com uma lista que o cara fez como tu disse, e na parte do "legacy" não tinha blood moon. Passou um tempo e olhei de novo a lista e blood moon estava no modern. Acabei fazendo negócio com ele, mas quase que não deu certo. Se ele tivesse a lista estruturada provavelmente conseguiria fechar antes, pois teria achado na busca e eu teria procurado nos cards vermelhos.

(Quote)
- 03/08/2014 09:57

Vc não entendeu.

Sempre usei minha lista da seguintes forma:

- Cards T2/Standard -

Bla blah blah
...

- Cards T1 -

Blah blah blah
...

Minhas Want:

- Prioridades:

Blah blah blah
...

- Menos prioridade:

Blah blah blah
...

Mas entendo que não se torna como queremos !
Paciência

Só digo que: Acho que ela deveria ter opções de personalização, não só algo padrão como atualmente é

(Quote)
- 01/08/2014 12:46

Obrigado!

Cara, tu quer dizer por exemplo:

4 Karakas?

Se é isso, basta colocar o número antes do @ e do nome da carta.

Exemplo:

4 @Karakas

Aí fica

4 Karakas

Não sei se foi isso que tu quis dizer.

(Quote)
- 01/08/2014 12:20
Muito bom o artigo, amigo! Eu tenho uma duvida e n sabia onde perguntar, então vou tentar por aqui mesmo... Como eu faço pra botar a quantidade de cartas na lista estruturada sem dar erro? Tentei de diversas formas e acabei não conseguindo sozinho.

(Quote)
- 31/07/2014 19:44
Galerinha, coloquei mais alguns pontos no tópico, espero que sejam úteis.
(Quote)
- 31/07/2014 11:11

Valeu amigão! Tudo para melhorar nossa comunidade "mégiquiana", hehe. Às vezes a falta de vontade nos faz ter mais trabalho que teríamos caso tivéssemos feito certo da primeira vez em que fôssemos fazer.

Bah... olhando essa frase agora vi que ficou profundo. Dava pra ir até pro "pensadores" do uol, kkk

(Quote)
- 31/07/2014 10:29

nada funciona em windows phone kkkkkkk

(Quote)
- 31/07/2014 10:12
não sei se foi o caso dele pato, mas uma vez fui atualizar o bazar pelo windows phone e e deu um erro e apagou minha lista, mas como tinha ficado salvo no cache recuperei rapidinho! ae parei de atualizar o bazar pelo celular... mas isso faz tempo e n sei se o erro foi meu ou do site!
de qq forma, o menu da liga não funciona adequadamente no WP... =/
(Quote)
- 31/07/2014 09:14

Que erro que ocorreu ? Pois não nos foi relatado o problema e por isso ele pode estar ocorrendo ainda :(

(Quote)
- 31/07/2014 09:09
A melhor coisa que fizeram com as listas foi estrutura-las, fica muito mais facil achar as cartas.

Gostei das dicas, parabéns pelo artigo!

Oque mais falta para algumas pessoas é a parte 4.. quer comprar uma fetch por starcity*0,5 e ainda acha que está com razão..
(Quote)
- 31/07/2014 08:22

Exatamente. E depois que ela está estruturada, é muito fácil editá-la. Na minha opinião, só deveria ter esta opção no Bazar.

Eu peço a todos contribuição. Se tiverem mais dicas pra melhorar nossos bazares, postem aqui que edito o tópico e faço os incrementos.

(Quote)
- 31/07/2014 08:07

Só uma coisa, ela apaga a lista antiga mas se tu volta pra não estruturada ta tudo lá. Só é você copiar e jogar na estruturada e ele avisa se tem algum nome errado.

Eu concordo 100% em estruturar a lista, evita nomes errados, faz com que o resultado apareça com o nome da carta em inglês ou em português e ainda faz com que seu bazar apareça nos resultados da busca que tem no canto superior direita da liga.

(Quote)
- 30/07/2014 23:29

Amigo, não entendi uma coisa... Tu disse que não concorda com o ponto 1, onde digo pra estruturar. Mas o "estruturamento" nada tem a ver com a separação por formato.

Quando eu falo do formato, me refiro ao ponto 3, o título do Bazar.

Creio que não entendi bem teu ponto de vista.

(Quote)
- 30/07/2014 18:13
Concordo !

Só não com o ponto 1
Motivos:

Não separa as cartas por formato (Modern, T2 etc.)
Algumas estão muito bugadas ainda
E tentei atualizar a minha pra estruturada e "deu erro". Resultado: Apagou minha lista inteirinha !!!
Mais quase 2 horas pra preencher de novo ...