MagicArte: Goblins - Conceitos e Vocabulário

       

Por: Magic_Sharingan em 21/08/14 22:33 | 9 comentários / 1,812 visitas

Prazer LigaMagic, pra quem não me conhece, meu nome é Higor e sou um fanático por goblins. Hoje estarei dando inicio ao meu Blog e espero que vocês curtam!

Estarei postando os capítulos diariamente, já que o conteúdo é bem grande. São 11 anos de vicio dos quais 4 anos são jogando competitivamente, com três tops 8 em LQs (duas finais) e Campeão Invicto 1 vez em torneio de REL Competitivo. Sou também Ruler Advisor pela segunda vez. Espero ajudar as pessoas que se interessam em jogar de goblins e mais ainda, pretendo abordar alguns temas de forma dinâmica sobre tudo que acontece durante uma partida de magic.

Mas antes de começar o card by card, gostaria de apresentar alguns termos e conceitos corriqueiros, dos quais farei uso posteriormente:



Conceitos:

Existem 4 grandes conceitos que regem o jogo:

Card Advantage: trocar uma carta sua por duas ou mais. Existem varias maneiras de se conseguir Card Advantage. Danação é um bom exemplo de Card Advantage, com uma carta você troca por varias cartas em jogo. Um ringleader também te da card advantage, podendo buscar de uma a quatro novas cartas. Ele é uma criatura (2/2 ímpeto) que fica em jogo e traz mais recursos pra você. Quanto mais recursos você tiver, mais resposta você poderá dar e por isso é um conceito muito importante.

Drawback: é uma falha no efeito produzido, na tentativa de balancear a carta. O Drawback basicamente existe para não deixar o time advantage ou card advantage dominar o jogo. Um exemplo clássico é o Dark Confidant, já que até quantos pontos de vida você estaria disposto a gastar para obter vantagem de jogo?? Então cabe aos jogadores explorar cada Drawback do oponente e puni-los por isso.

Tempo: é um efeito negativo de forma a atrasar seu adversário. Basicamente é tentar segurar a mesa da mesma forma em que está e ganhar turnos com isso. Toda vez em que se pode segurar o oponente de conjurar algo grande no devido turno, está tendo um ganho de tempo.

Time Advantage: assim como Tempo, é um efeito causado por uma carta que desequilibra o estado de jogo, mas de alguma forma positiva pra você. A ideia de time advantage está ligada eficiência das Jogadas. "Está carta deveria estar em jogo nesse turno?" ou "Como vou responder essa jogada nessas condições de jogo?", são sensações para o oponente de que algum Time Advantage foi criado.

* Tempo e Time Advantage são a mesma coisa, mas eu gosto de separar em dois conceitos diferentes, pois ajuda a ter uma visão melhor do que eu pretendo discutir mais pra frente.

Clock: é o estado de manter pressão. Gosto de falar que quem cria Time Advantage está no Clock. Você pode ter 5 pontos de vida e seu oponente 15, mas se seu oponente é incapaz de fazer algo efetivo contra o seu jogo, é por que você é quem está no Clock. O goblins por ser um deck que trabalha baseado em Tempo, não tanto em agredir (em pontos de vida), geralmente começa sem o clock, já que o custo elevado das cartas não permitem isso. Uma grande sacada de jogar com o goblins é que são raros os bichos com Impeto no Legacy e por isso o jogador de goblins tem uma vantagem absurda de sempre poder pegar o clock de volta, numa troca de estrategias, passando de Tempo pra Time Advantage sempre de uma forma formidável.



Vocabulário:

Como jogador de MMO e MOBA (Modos de Jogos Online), usarei alguns temos para ilustrar o cenário, então pra ninguém ficar perdido vamos as definições:

Acerto Critico ou Momento Critico: é momento exatamente perfeito para aquele tipo de jogada. Falarei muito desses momentos criticos, conforme for citando os cards. Ex. de cartas: Rishadan Port, Aether Vial, Siege-Gang Commander, Sharpshooter.

Decisão: é a capacidade de cada jogador de analisar o estado de jogo e fazer uma escolha. Isso é porque as pessoas não são iguais, e cada um tem um ponto de vista diferente. Uma decisão errada, pode acabar o jogo.

Estado de jogo: é o momento em que a mesa (campo de batalha, cartas da mão, cemitério, etc.) se encontra. Reparar no estado de jogo é identificar os problemas, brechas para adquirir algum tipo de vantagem. Não confundir com SBA (em português significa Ações Baseadas em Estado).

Fase de Jogo: é um determinado momento do jogo. O jogo é divido em três fazes: Early Game, Mid Game e Late Game.

Hard Cast: jogar uma carta da mão pagando seu custo de mana convertido. Eu particularmente não considero jogar um goblin custando um a menos pelo Warchief, já que com as mesmas três manas que se paga por uma Matrona, é possivel fazer a Matrona e um Bate-Estacas por exemplo.

Free Win: são jogos onde não são enfrentados perigos para o deck. É uma certeza de vitoria. Um bom deck competitivo, sempre vai ter free win contra qualquer Não-Tier do formato. É o que mostra se seu deck está bom ou não para competir.

Jogada: é a execução do seu plano de jogo. Fazer um Krenko pelo Aether Vial e um Chieftain na mana e colocar as tokens (2/2, Ímpeto) para atacar, é um exemplo de jogada. Geralmente a jogada já esta calculada e pronta pra ser executadas com alguns turnos de antecedência.

Power Level: poder de impacto da carta. Power Level de uma carta é medido em como uma carta atende aos Conceitos citados acima(Capacidade de criar Card Advantage, Drawback, Capacidade de Gerar Tempo ou Time Advantage). É algo relativo, já que existem formatos diferentes. Thragtusk no seu Standard era opressor, já no Legacy seria considerado ruim. Então estaremos olhando para o Power Level nível Legacy, já que as melhores cartas do deck goblins não são permitidas em outros formatos.

Punir: é a capacidade do jogador de conseguir explorar "erros" do oponente. Toda vez que um jogador da uma brecha para ser punido, seja castando algo pesado, ou passando o turno sem fazer nenhuma jogada, ou virando as criaturas a toa ou esperando por um drawback, ele te da brecha para dar um "free hit" que é causar dano sem ser punido.

Recursos: são os meios possíveis de se pagar os custos ou quantidade de respostas. Cartas na mão e manas uteis são exemplos de recursos. Algo só pode ser repospondido, se tiver como pagar os custos e se tiver resposta a altura. O PV defini recurso como sendo Tempo, Vida ou mana.

Recompensa: é a razão do jogo ser jogado. Tudo que é feito durante o jogo é em busca de uma recompensa. Cada decisão tomada é levada em conta qual a recompensa que ela dá. É uma forma interessante de decidir qual caminho fazer durante a partida, qual o tipo de recompensa buscar.

Resolver: é a maneira de tirar um problema do jogo. Quando se tem um problema para resolver, você para de pensar nas suas jogadas principais para resolver o problema. Resolver um problema é o que justifica muitas cartas Main Deck e Side Deck. Não confundir Resolver um problema com Resolver uma Magica.

Top Deck: é a carta do topo do deck. Particularmente os decks aggros não são construídos em cores que ajudam nisso. Por isso depende muito da "sorte" ou top deck. Uma boa build consistente, pode melhorar suas chances durante as partidas. Falar de Top deck é se referir a carta do topo do deck no Late Game, já que decks consistentes se resolvem sozinhos ao decorrer da partida.



Bom galera a primeira parte é essa. Muita gente vai se identificar com os termos, mas quem não se familiarizar, com certeza vai entender conforme for surgindo as situações.

Por hoje é isso... Goblins, bater em retirada.






Leia também

Magicarte: goblins - artefatos 8 comentários / 3,727 visitas
Magicarte: goblins - terrenos (parte 2) 7 comentários / 2,130 visitas
Magicarte: goblins - terrenos (parte 1) 7 comentários / 2,767 visitas
Magicarte: goblins - mão inicial e etapas .. 7 comentários / 1,693 visitas
Magicarte: goblins - perfil de jogador aggro 6 comentários / 1,545 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 24/08/2014 22:58
Sou um player de goblins Legacy, e estou querendo aprimorar muito meu jogo!
Espero o próximo texto! =)
(Quote)
- 24/08/2014 02:35
Ganhou meu raro like ;)
(Quote)
- 24/08/2014 02:09
bacana, curto mto deck goblin e aggros em geral, hj em dia tenho jogado modern de bw tokens, nao consigo largar o modo aggro por nada..

acompanharei o blog
(Quote)
- 23/08/2014 22:54
No aguardo aí velho!
(Quote)
- 22/08/2014 13:01
faltou no sobre top deck, *sou nada sem ele, o cara bão de top deck viu
(Quote)
- 22/08/2014 08:05
Legal.
Continue.
(Quote)
- 22/08/2014 00:04
Muito bom cara!!!!
Texto show de bola, parabéns !!!
(Quote)
- 21/08/2014 23:14
Acompanhando
(Quote)
- 21/08/2014 23:02
Bom texto,

Aguardo a continuação.

;)