O que esperar dos PPTQs

       

Por: VIP STAFF tunicoberno em 04/11/14 16:33 | 29 comentários / 4,051 visitas

Primeiro Artigo/Tradução

Agora é a hora que os lojistas e organizadores de torneio tem para marcarem os PPTQs em suas lojas. Jogadores, Juizes e Lojistas estão ansiosos por estes torneios que permitirão ao vencedor avançar para a próxima etapa em busca ao Pro Tour. Esses eventos serão ótimos para todo mundo se tudo for bem planejado.
Neste artigo nós vamos explorar este evento de diferentes perspectivas e dar sugestões para cada grupo.

A perspectiva do Lojista
Em um tempo muito distante em uma galaxia longíngua... ops, filme errado. Em um passado não tão distante assim, os PTQs eram abertos ao público geral (todo mundo podia participar), aconteciam com pouca frequência, e o ganhador de cada um desses torneios levava para casa um bilhetinho para o Pro Tour. Agora, enquanto ainda teremos este PTQ, foi adicionado um passo anterior a isso, o PPTQ. Isso permitirá que lojas possam sediar seu próprio PPTQ e com isso ajudar a trazer novos jogadores das vizinhanças para conhecer a loja. Obviamente esta é uma enorme oportunidade para que a loja faça um evento 5 estrelas e crescer o número de clientes. Lojistas, não se esqueçam que é a sua escolha entre Standard, Modern e Sealed. Aqui estão algumas coisas que vocês devem considerar quando planejarem um PPTQ:

Contratar Juizes
Organizadores de torneio PRECISAM ter um Juiz nivel 2 trabalhando no evento como Juiz-Mor e também devem considerar ter 2 ou 3 outros juizes para ajudar no torneio (claro, tudo baseado em quantas pessoas são esperadas). Isso significa que é uma boa ideia conversar com o Juiz Mor, ANTES DE MARCAR O EVENTO, e definir com ele um dia e compensação para os juizes para o evento. O melhor conselho que eu posso dar é, não chame poucos juizes. Juizes farão que o evento seja bem organizado e aconteça tranquilamente e os jogadores vão gostar muito e falar bem disso
Além do mais, maior o número de juizes, menor o trabalho para o lojista e os funcionários da loja na preparação e organização do torneio, o que permite um maior foco em ajudar os clientes e na venda de produtos. como essa será a primeira leva de eventos desse tipo, vai ser bem dificil prever o número de jogadores e antecipar qual o melhor número de juizes na equipe. Portanto, eu recomendo que você chame seu Juiz-Mor e pelo menos outro juiz e tenha 2 ou 3 juizes de emergência; diga a eles para virem preparados para o torneio, se eles forem chamados, bem, senão, de a eles entrada de graça no torneio.

Escolhendo um dia
Várias lojas vão agendar seus eventos em um espaço curto de tempo o que significa que muitos torneios vão ter datas coincidentes. Converse com outros lojistas na sua região e elaborem JUNTOS (sim, lojistas não competem, eles se ajudam :D) uma boa data para todos os torneios. Lembre-se que os jogadores querem jogar em todos os torneios possíveis, então é uma boa ideia você dar aos jogadores uma oportunidade para que eles joguem na sua loja! Não esqueçam também dos juizes, alguns não vão poder trabalhar todos os fins de semana, então converse com alguns e veja quais estão disponiveis para o seu torneio.

Localização, Localização, Localização
Isso deveria ser algo manjado por todos, mas melhor dizer o obvio do que remediar. Se a sua loja não está preparada para um número gigante de pessoas, é melhor você anunciar que existe um número máximo de jogadores inscritos. MUITOS jogadores vão querer participar nestes torneios (afinal, o ganhador vai jogar um torneio e ganhará uma promo mais valiosa que três gramas de ouro), então se você tiver 30 lugares e 60 jogadores aparecerem, isso vai causar atraso e clientes vão ficar tristes
A chave para estes eventos é o planejamento e as lojas que conseguirem fazer isso bem feito vão ver seu número de clientes e jogadores crescer bastante no futuro. Considere sua localização, quantidade habitual de jogadores e promova para que as pessoas se registrem antes do dia do evento.

Dinheiro, Fama, Glória
Ou simplesmente boosters. Os jogadores gostam de saber qual vai ser a premiação de um evento antes de irem jogar. Você não precisa ser xiita em relação a isso e definir a premiação com 100% de precisão antes do torneio, mas seja transparente em como será a distribuição da premiação e como a quantidade de premios será definida. É muito melhor você anunciar "Serão 3 boosters por jogador na premiação" do que você anunciar "A premiação será baseada no número de jogadores".

A perspectiva dos Juizes
Como um juiz, deixe-me dizer isso a você: agora a coisa vai ficar interessante! Eu já fui contatado por várias lojas que me pediram ajuda para organizar os eventos deles. Estas são lojas que eu considero estar um passo a frente de tudo e que são muito bem preparadas. Muitas lojas vão pedir ajuda, e está tudo bem em dizer não. Você não vai conseguir trabalhar em todos os torneios e nem é esperado que o faça. Eu recomendo que vocês ajudem as lojas que precisem de ajuda em organizar um grande evento e guia-las com sua experiência, mas lembre-se que você será compensado para ser um juiz, não um organizador de torneio. Os papeis de cada um estão descritos no MTR, sessão 1.
Se esforçe para fazer o melhor no que você faz, mas permita também que outros tenhas suas responsabilidades ou eles não vão aprender. Não assuma a responsabilidade sozinho, porque não seria justo com você, com os jogadores ou com a loja. Acumular várias tarefas só em você vai fazer você parecer despreparado e irá transparecer mal para a loja e para os jogadores. Negocie uma compensação justa e não trabalhe por menos simplesmente para ajudar alguém, porque isso pode causar problemas para outros juizes que trabalharão para aquela loja no futuro. Esteja preparado para o torneio e se esforçe ao máximo. Uma boa equipe de juizes vai ser sempre querida para TODOS os torneios. Ser um juiz procurado para trabalhar em todos os lugares não só faz você se sentir bem como indica que você está fazendo a coisa correta para a comunidade de Magic

A perspectiva dos Jogadores
Essa vai ser uma ótima oportunidade para ser um jogador, com vários torneios acontecendo toda semana. Não se esqueça de conversar com o seu lojista e dizer
para ele organizar um PPTQ também. Lembre-se de planejar uma agenda com todos os torneios para que você tenha uma boa ideia de quais eventos você vai participar nos dias futuros. Acima de tudo, divirta-se e seja paciente com os lojistas e juizes, porque, para muitos deles, é a primeira vez e leva um pouco de tempo para ser um mestre poke... para se aperfeiçoar.
Dê boas sugestões as lojas do que elas podem melhorar, todos vão se beneficiar de criticas construtivas!
Se possível, de também uma garrafinha de água aos juizes, as vezes nós esquecemos de ter sede (só não esquecemos de respirar porque é involuntário)! Como juiz, eu sempre incentivo meus companheiros de trabalho a tomarem água, faça isso você também
E, por último mas não menos importante, JOGUE OS TORNEIOS. Muitos jogadores reclamam da falta de torneios competitivos no Brasil, agora não tem desculpa, vai ter muitos torneios, e eu quero ver TODOS vocês, jogadores lindos que fazem a comunidade de Magic existir, em TODOS os eventos que eu for.
Não faz a menor ideia do que seja um PPTQ? Ainda da tempo de se informar melhor e organizar, apitar ou jogar em um!

Até mais e obrigado pelos peixes!
Tradução adaptada por Antonio Zanutto, texto original de Brandon Borowicz
Fonte: http://blogs.magicjudges.org/articles/2014/10/29/pptqs-what-to-expect/
MTG Cards





Leia também

Interagindo com mulheres no ambiente do mag.. 1 comentários / 1,609 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

STANDARD Hookton (17/12/2014 12:04:17)

Aqui no ES eu marquei na minha loja num sabado e o lojista de guarapari marcou no domingo, assim a gente paga 1 passagem e 1 hospedagem para o juiz. >< A outra cidade fica a 40km de distancia, entao é trankilo ; )

STANDARD dial0g (16/12/2014 13:02:25)

Sim.

MarkAngel (15/12/2014 16:27:34)

Seria interessante a Hasbro/Wizards/Devir/SeiLaQuem fazer parceria com uma empresa aérea...

Reduzir custos de transporte para os juízes L2+ ajudaria um pouco no custo de um PPTQ para uma loja que não esteja no eixo RJ-SP.

fmpigatto (15/12/2014 15:46:41)

cada loja que organiza um PPTQ, classificara apenas um jogador para o PTQ?

VIP STAFF tunicoberno (06/11/2014 09:37:56)

Verdade Rafael, obrigado pela correção.

STANDARD dial0g (06/11/2014 08:35:17)

Ainda vai ter Pro Tour Dragons of Tarkir no modelo antigo: http://tinyurl.com/mkmr5us

VIP STAFF tunicoberno (06/11/2014 08:23:01)

http://locator.wizards.com/

Use o filtro para buscar apenas eventos PPTQ
O Pro Tour Dragons of Tarkir usará este classificatório, ou seja, formato novo.

Turr (06/11/2014 07:57:20)

Para os Pro Tours Fate Reforged e Dragons of Tarkir o formato ainda será o antigo certo?

Tem algum lugar que eu consiga buscar data e locais desses PPTQ? Eu sei que a Bazar de Bagda já agendou 1, mas uma página com as informações todas consolidades seria util.

VIP STAFF Ruda (05/11/2014 18:19:23)

Até ai antes era raridade juiz level 1 e isso não impediu o interior de ter vários regionais. O que falta mesmo é as regiões estimularem mais os jogadores a se tornarem juízes.

brandini (05/11/2014 18:07:11)

Eles acham que juiz dá em árvore. Kkkkk
Cidades do interior nem juiz nível 1 tem. Com essa mentalidade só as capitais vão participar.

VIP OURO Braddock_AP (05/11/2014 17:09:01)

Precisa não, aqui onde a gente joga ainda não tem bem uma loja. Estamos organizando ainda as coisas (apesar de jogarmos junto a uns 12anos kkkk). Eu digo é por causa de Belém mesmo, tem bons champs por lá, não sei se vai rolar esse PPTQ por lá.

NoGue (05/11/2014 17:01:26)

Aproveitar o tópico para tentar ajudar as lojas e fazer isso aí dar certo. Sou Juiz L2 de São Paulo se precisarem conversar, marcar as data, ajuda com staff, juizes próximos ou eu mesmo para os PPTQs, mandem uma mensagem no face que a gente conversa.

facebook.com/nogue2k

VIP STAFF tunicoberno (05/11/2014 16:48:47)

Braddock, existem 6 Juizes na Região Nordeste e também há alguns na Colombia, Venezuela. Se você for lojista, tente conversar com eles?
Quer que eu te passe os nomes?

pezao (05/11/2014 16:45:14)

busquei pelo evento e encontrei mais de 60 campeonatos marcados por todo o Brasil.


na torcida e na correria pra acerta o maior numero deles.

VIP OURO Braddock_AP (05/11/2014 16:42:02)

Na região norte não tem nenhum. O vida...

Marcosalepassos (05/11/2014 12:24:20)

Qual a diferença entre Wizard e Devir?
Uma faz e a outra revende?
Só que uma esta presente no país, sabe onde o calo aperta e a outra não...
Pq a Devir não tem nenhuma responsabilidade com a comunidade de Magic a ponto de estar isenta de ajudar essa comunidade criando programas de formação e incentivo aos juizes? Se é dessa mesma comunidade que ela se "alimenta".

memnarch (05/11/2014 11:56:15)


Verdade seja dita. Isso não tem nada a ver com a Devir. Isso é questão da Wizards of the Coast.

/ontopic
O problema começa quando algumas lojas, não vou dizer todas, mas algumas, sequer têm juíz nos campeonatos, não porque não há, mas porque não querem remunerá-lo, e acho que com isso diminui a possibilidade da comunidade de juízes crescer e, então, ter mais L2 no Brasil.
Posso estar errado, mas é isso que eu penso.

Marcosalepassos (05/11/2014 10:13:55)

Mas a Devir ganha com a loja em geral, certo?
Nada mais justo que uma ajuda as lojas, ajuda-las a criar juízes, criar programas de incentivos, mostrar interesse a seu público final seria muito interessante e saudável para o mercado, tanto no nível dos jogadores, quanto nos níveis das lojas.

bizenrick (05/11/2014 10:02:05)

Por favor, algum juiz level 2 do estado de são paulo com vontade de viajar para o interior me mande pmsg.

VIP STAFF tunicoberno (05/11/2014 09:59:28)

Marcos, concordo no ponto que talvez seja dificil para as lojas encontrarem um Juiz L2, no entanto a Devir não vai ganhar mais por causa dessa mudança.

Fernando, converse com o seu lojista, diga a ele para procurar um L2. Ou se você for lojista, procure um L2 :D

Natanael, pois é, agora ficou mais fácil né? :D

VIP OURO ArKHaN (05/11/2014 09:37:49)

olha só... nao sabia q o marcelo tinha virado lvl 2 =P

fmpigatto (05/11/2014 09:36:37)

acredito que foi um tiro no pe essa exigencia de juizes nivel 2 nos PPTQ, muita loja que cogitava fazer, não irão
não acredito que o PTQ passe de 40 players

VIP STAFF tunicoberno (05/11/2014 09:33:09)

Natanael, existem dois juizes L2+ perto de você, o Marcello Klingelfus e o Rafael Dei Svaldi. Converse com eles, se nenhum deles estiver disponível em nenhuma data, fale com algum juiz de outra localidade, eu tenho certeza que você vai conseguir combinar um dia bom com algum juiz :)

Marcosalepassos (05/11/2014 09:28:57)

As lojas agora vao ter que se virar para formar juizes lvl 2...
Ta muito facil pra Devir mesmo, só sentar e esperar os cofres encherem e as lojas se virando pra correr atras de tudo.

VIP STAFF tunicoberno (05/11/2014 09:28:28)

Rafael, estes números que ele postou são os números de Juizes Nivel 2 por região no Brasil. Ainda não sabemos quantos PPTQs haverão.

STANDARD dial0g (05/11/2014 09:24:06)

Como assim? Só vão ter 30 PPTQs no Brasil nesta temporada?

VIP OURO ArKHaN (05/11/2014 09:19:55)

Eu ia fazer aqui na loja, mas dps q vi q precisava de judge lvl 2 .. desisti.
na vdd, SC tem 0 juiz lvl 2

VIP STAFF tunicoberno (05/11/2014 08:50:12)


Bertu, eu imagino que, se for propriamente divulgado, estes eventos tenham em torno de 50 a 60 jogadores.
A WoTC está dando um presente (o PPTQ) a todas as lojas, e elas podem usar isso para fazerem torneios menores, aconchegantes e que agradem os jogadores locais (assim fidelizando a clientela) ou essas mesmas lojas podem alugar locais maiores e se preparar para um grande número de pessoas, atraindo novos clientes de vários lugares.
Tudo depende do objetivo.

Bertu (04/11/2014 21:10:23)

A dica mais importante é a da localização. Acho que os PPTQs vão ter muito mais demanda que o espaço usual da maioria das lojas.

pezao (04/11/2014 17:18:24)



Brigadao


ja mandei msg pra eles

vquaiato (04/11/2014 16:54:00)

Atualmente os Juízes de Nível 2 do Brasil apitam torneios em todo território nacional. Juízes do Nordeste apitam PTQs no Sul, juízes do Sul vão para o Centro-Oeste, etc, etc. Peça para os lojistas que você conhece entrarem em contato conosco. Nosso intuito é sempre o de ajudar as regiões a se desenvolverem.

Estamos muito disponíveis para ajudar e garantir que tudo possa ocorrer bem.

Mas é claro, as lojas precisam se preparar para isso. Entender o modelo e conversar com os juízes e chegarem a um acordo que seja confortável para ambos e principalmente para os jogadores.
Vale ressaltar também que não é toda loja que poderá agendar um PPTQ, sendo assim é esperado que essas lojas Advanced estejam aptas e preparadas para um torneio deste porte.

Mas peça para que entrem em contato conosco e se o evento não ocorrer não será por falta de juiz.

pezao (04/11/2014 16:53:22)



Sim, estava em contato com 6 lojas do interior de São Paulo para resolvermos isso, pena que 3 delas desistiram da ideia por causa dos problemas ja citados, as outras 3 acertaram boas datas para os eventos mas nenhuma consegui juiz ainda.
Infelizmente parece que esse formato nao foi pensado para a realidade que vivemos.

Tamo na correria.

VIP STAFF tunicoberno (04/11/2014 16:45:35)

Temos um total de 35 Juizes L2+ no Brasil, e isso pode trazer sim problemas de faltas de Juizes para as lojas.
Eu acredito que as lojas de São Paulo capital e de todas as cidades que se encontram em um raio de 200Km de São Paulo não terão muitos problemas, as lojas mais afastadas, no entanto, precisarão de uma ajuda extra.
No entanto, é importante ressaltar que a comunicação é essencial na escolha das datas do torneio e que isso seja feito DEPOIS de se escolher um Juiz Mor.
Estou prevendo casos onde duas lojas de uma mesma cidade (ou cidades próximas) resolvam marcar os seus eventos no mesmo final de semana (um no sabado e o outro no domingo) para que isso diminua o número de viagens necessárias para juizes e jogadores.

É um novo desafio, cabe a nós pensarmos em novas soluções!

pezao (04/11/2014 16:25:54)

Muita loja querendo fazer e pouquíssimos juizes de nivel 2 a disposição.

Santa Catarina = 1
Sao paulo = 17 (dos quais 12 estao na capital)
Rio de Janeiro = 3
Minas Gerais = 1
Brasilia = 2
Ceara = 1
Piaui = 3
Rio Grande do norte = 1
Pernambuco = 1


A quantidade e muito pequena, e torna-se menor levando em conta o numero de lojas e o tamanho do pais.
Tenho alguns lojistas correndo atras de juiz e muito nao vao conseguir por causa do calendario de eventos e pelos custos.