Camadas

       

Por: tunicoberno em 13/01/15 12:19 | 31 comentários / 7,720 visitas

(Nota: os documentos de regras de Magic estão em constante atualização, então talvez este documento esteja desatualizado, última atualização: 08/01/2015)

Escrito por Jota Ribeiro e Antonio Zanutto

Olá pessoal, hoje trago a vocês, do famoso mundo de Magic the Gathering: Camadas!

Vocês devem estar se perguntando de que raios (não o de 3 de dano) eu estou falando. Para o terror de muitos Juizes e a alegria de outros, Magic possui um sistema de camadas que diz como efeitos contínuos interagem, esse sistema dita, por exemplo, o que acontece com uma criatura com vários marcadores e que foi alvo de Ovinizar ou o que acontece quando Clone copia uma Caverna Mutável ‘ativada’.

Eu vou começar copiando e colando o texto de regras sobre as camadas (não são camadas de cebola, então não precisam chorar quando eu começar a descasca-las), mencionar algumas cartas aonde cada camada é relevante e depois vou dar alguns (spoiler alert!) humildes exemplos de interações de multiplas cartas aonde podemos ver a interação entre efeitos acontecendo em diferentes camadas.

1) Efeitos de copiar são aplicados (Clone)
2) Efeitos de mudança-de-controle são aplicados (Ato de Traição)
3) Efeitos de mudança-de-texto são aplicados (Contraverter a Mente)
4) Efeitos de mudança-de-tipo são aplicados. Isso inclui efeitos que mudam o tipo de card, subtipo e/ou supertipo de um objeto. (Morfolóide Amebóide)
5) Efeitos de mudança-de-cor são aplicados (Chave Rúnica Azorius)
6) Efeitos que adicionam habilidades, efeitos que removem habilidades e efeitos que dizem que um objeto não pode ter determinada habilidade são aplicados (Saltar)
7) Efeitos que mudam o poder e/ou resistência são aplicados.
7a) Efeitos de habilidades definidoras de características são aplicados (O Lhurgoyf mais famoso de Magic - Cognivore)
7b) Efeitos que definem o poder e/ou resistência a um número ou valor específico são aplicados. Efeitos que referem-se ao poder e/ou resistência base de uma criatura são aplicados nesta camada (Ovinizar)
7c) Efeitos que alteram o poder e/ou resistência (mas não definem o poder e/ou resistência a um número ou valor específico) são aplicados (Antífona Gloriosa)
7d) Alterações de poder e/ou resistência devido a marcadores são aplicadas (Ascendência Abzan)
7e) Efeitos que permutam o poder e a resistência de uma criatura são aplicados. Tais efeitos pegam o valor do poder e aplicam-no à resistência da criatura e pegam o valor da resistência e aplicam-no ao poder da criatura (Imagem Distorcida)

Agora vou exemplificar algumas interações entre as camadas, para que fique mais claro para todo mundo como cada efeito interage com os outros.





Vou começar citando um favorito da criançada, o Clone. Ainda me lembro dos bons tempos em que se copiava um Progenitus usando o clone e ambos os jogadores ficavam sem Progenitus… mas isso é historia para outra ocasião. A jogadora Nina controla um Leão da Juba Lanosa, que não é monstruoso. Sua oponente Alice conjura Evolução Artificial dando alvo no Leão e escolhendo mudar seu tipo de criatura de Leão para Unicornio. Depois de Evolução artificial resolver, Alice conjura um clone, copiando o leão e em resposta a Nina o torna monstruoso, quais são as caracteristicas do Clone quando ele resolve?

Bom, neste exemplo temos varias interações de camada. o efeito de cópia do Clone se aplica na primeira camada, a mudança de tipo de criatura de Evolução Artificial entra na Terceira Camada, Resistência a Magia e Indestrutível pertencem a sexta camada, o Marcador de +1/+1 se encaixa na camada 7d. Pelo fato da primeira camada vir primeiro em relação as demais nosso Clone será uma criatura 3/3 do tipo leão, que não é mosntruosa e não possui o marcador de +1/+1, ou seja, a cópia não vê as mudanças que foram feitas nas camadas superiores.





Outro bom exemplo é a interação entre Transformar em Sapo + Espadas, nesse caso pode existir um uma Timestamp que altera o resultado final, mas vamos ao exemplo que eu explico. André controla um Cruzado Mirraniano, e uma Espada de Luz e Sombra que não está equipada, o seu oponente, Nicolau, conjura um Transformar em Sapo tendo o Cruzado Mirraniano como alvo, depois que a magica resolve André equipa a Espada de Luz e Sombra em seu Cruzado Mirraniano, como fica a criatura do André depois que a espada é equipada?

Bem, o Transformar em Sapo afeta as camadas 5, 6 e 7b, mudando a cor e definindo o poder e resistencia para um valor especificado e removendo todas as habilidades que estão na camada 6. A Espada de Luz e Sombra afeta as camadas 6 e 7c, atribuindo habilidades na camada 6 (no caso as duas proteções) e altera o poder e resistencia da criatura (dando +2/+2). Portanto, após equipar a espada o Cruzado Mirraniano será uma criatura 3/3, azul, do tipo sapo, com proteção contra o preto e o branco. isso ocorre pois a espada foi equipada após a resolução do Turn to Frog, portanto, seu Timestamp é mais recente e assim a criatura recebe as alterações da camada 6.

Agora imagine o caso do cavaleiro equipado com a Espada e Nicolau conjura Transformar em Sapo, quais são as características?

Na camada 5, Transformar em Sapo vai alterar o tipo de criatura do Cruzado Mirraniano para sapo, na camada 6 as habilidades serão removidas, na camada 7b o poder e a resistência se tornarão 1/1. A Espada de Luz e Sombra atua nas camadas 6 e 7c, na camada 6 ela daria Proteção mas como as habilidades que foram dadas a criatura possuem uma Timestamp mais antiga (porque a criatura já estava equipada) então elas são removidas pela mágica, na camada 7c a Espada da +2/+2 e isso faz com que a criatura seja um 3/3.
Resumindo, neste caso o Cruzado seria um sapo azul 3/3 sem habilidaes (não se esqueçam, a habilidade de ganho de vida e devolver uma criatura do cemitério para sua mão é uma habilidade desencadeada da Espada de Luz e Sombra).





Agora vamos falar de um favorito dos juizes quando o assunto é camadas, a carta Humildade. Quem ja jogou Commander já deve ter encarado um oponente com esta carta, que torna todas as criatura 1/1 e sem habilidades. Acho que o grande desafio é entender a interação entre a carta Humildade e a carta Opalescencia, bom, para a sorte de vocês, não vamos falar sobre esta interação. Vamos falar sobre Humidade x Metamorfoses, aproveitando que as metamorfoses voltaram (gee, thanks wizards).
O jogador ativo, que vamos chamar de Alvus, controla uma recem conjurada Humildade e nenhuma criatura, sua oponente, a Ninfadora controla um Vampiro de Sengir (porque um clássico é um clássico), um Nyktos, Santuário de Nyx e um Demonio Sorridente (lol) com a face voltada para baixo, Ninfadora decide utilizar a habilidade de metamorfose de seu Demonio Sorridente para poder gerar mais manas ao acionar seu Niktos, ele anuncia que vai ativar a habilidade de sua Metamorfose, revela o Demonio Sorridente, paga as quatro manas e o coloca com a face voltada para cima, Alvus chama o juiz e diz que essa jogada foi ilegal, ele esta certo ou errado?

Bem, Alvus está certo, e não é dificil entender o porque, para desmorfar uma criatura com metamorfose você deve revelar a carta e pagar o custo da metamorfose, entretanto, quando Ninfadora revela sua criatura ela é um Demonio Sorridente 1/1, sem habilidades, e portanto não pode ter sua face voltada para cima. isso ocorre porque Humildade se aplica nas camadas 6 e 7b, removendo habilidades e alterando poder e resistencia para um valor definido, respectivamente. Metamorfose é uma habilidade estatica, e voltar a face de uma carta com Metamorfose para cima é uma habilidade e portanto é removida devido ao efeito aplicado na sexta camada por Humildade.





Outra interação interessante com Humildade é com o Planeswalker Gideon Jura, uma jogada que vi ocorrer recentemente em uma partida de Commander. Adinostroso controlava um Gideon Jura e tinha na Command Zone o Emblema (sim, emblemas ficam na command zone) do Planeswalker Teferi, Temporal Archmage, alem de sua comandante Trigemeas Sen (que não é relevante para o caso abordado. Nivaldivia, a outra jogadora, tinha em jogo 5 fichas de Kor 1/1 e sua commandante Nahiri, the Litomancer. O turno era da Nivaldivia, na fase principal o Adinostroso ativou a terceira habilidade de seu Gideon Jura, o tornando uma criatura 6/6 com todas as caracteristicas apresentadas na habilidade (Soldado, branco, ainda um planeswalker, etc, etc…) após a habilidade de Gideon resolver a Nivaldivia conjurou uma Humildade, quando ela resolveu os jogadores, confusos com relação a interação entre as duas cartas chamaram o juiz da loja, este que vos escreve (Jota), por sinal, e perguntaram quais as caracteristicas do Gideon Jura.

Bom, primeiramente, ativar o Gideon no turno do oponente só foi possivel por conta do emblema do planeswalker Teferi, em segundo lugar, esta é uma das poucas situações em que o Timestamp da terceira habilidade de Gideon NÃO É mais recente que o da carta Humildade, tendo isso em consideração, vamos ao efeitos. Como ja disse humildade afeta as camadas 6 e 7b, a terceira habilidade de Gideon afeta as camadas 4 e 7b, alterando seu tipo e definindo um valor fixo para seu poder e resistencia, devido ao timestamp de Humildade ser mais recente que o da ativação da habilidade de Gideon as caracteristicas do Planeswalker são: ele é uma criatura planeswalker 1/1 (camada 7b, timestamp da carta Humildade é mais recente) do tipo Humano Soldado (camada 4). Adinostroso me pergunta em seguida se ele possui a habilidade que previne todo o dano que seria causado a Gideon Jura no turno, e a resposta é sim e não, ele sim perde todas as habilidades que ele possui (inclusive as habilidades de lealdade até o final do turno), no entanto, o efeito de prevenção de dano não é uma habilidade dada ao Gideon, mas sim um efeito de substituição criado pela resolução da habilidade de lealdade.





Para concluir, sempre olhe para as camadas da primeira para a última, aplicando os efeitos em ordem, lembre-se, para uma camada anterior, não interessa muito o que acontece nas camadas posteriores. Caso mais de um efeito continuo esteja acontecendo em uma mesma camada, aplique todos se possível, e aplicando primeiro o que tiver a primeira Timestamp e então aplicando os seguintes (ou seja, se algo diz que tira todas as habilidades e depois outro efeito dá habilidades, então as habilidades ficam). Sempre quando tiver problemas em um torneio ou tiver dúvidas de como a interação entre as cartas funcionam, chame um Juiz, ele irá te explicar e te ajudar. Do mais, qualquer pergunta que surgir é só postar por aqui.









Leia também

Respostas para as perguntas mais frequentes.. 15 comentários / 7,079 visitas
Infestação de zumbis 15 comentários / 2,498 visitas
Deck/decklist problem 5 comentários / 2,425 visitas
Cuidados em torneios 6 comentários / 3,959 visitas
Pre-lançamento dtk: história de um juiz j.. 11 comentários / 3,167 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 15/01/2015 13:42
Um dúvida:
Se eu tenho Bob e Caminho dos Descendentes na mesa, qual a ordem de resolução?
(Quote)
- 15/01/2015 10:53
Bom, deixa eu ver se entendi com um exemplo:

eu tenho uma humildade na mesa e encanto um artefato meu com ensoul artifact, que pelo que entendi afeta a camada 7c, meu artefato será 1/1? E mesmo se eu conjurar humildade depois de ensoul artifcat esse artefato tbm será uma criatura 1/1, procede?

Outra coisa: com humildade na mesa e um isamaru do meu lado 1/1. Meu oponente conjura um clone e copia o Isamaru. Ele é 1/1 ou 2/2? Fiquei na dúvida, pois o efeito de copiar é o primeiro das camadas, mas se eu entendi direito ele entra como uma cópia original da carta (2/2), certo?
(Quote)
- 15/01/2015 10:12
A meu amigo, vou ter que jogar com esse papelzinho do lado. Nunca nem tinha ouvido falar disso. Achava que tudo era pela regra da pilha =/
(Quote)
- 14/01/2015 16:15
Tirando as piadinhas sem graça, ótimo post, muito informativo!
(Quote)
- 14/01/2015 15:03

Achei uma resposta menos desaforada que me esclareceu que o que entra é um token do planeswalker com a mesma quantidade de marcadores que o original entraria.

Sim, cara, li o tópico. Foram algumas palavras que utilizaste que me confundiram, mas a dúvida já foi sanada. Bola pra frente.

(Quote)
- 14/01/2015 14:30

Onde você leu que se copia marcadores?
E copias se aplicam a camada 1 e ponto final ou seja Copia o que está descrito no card apenas. Sharkan pode ser um kinder ovo ao ser copiado a copia será o Sarkhan Card.

PS:Você observou bem, Sarkhan é melhor que o Gideon Jura nesse quesito (quando é criatura, não é plasnewalker) então ao receber dano não perderá marcadores de lealdade enquanto for criatura.
FAQ. http://www.mtgsalvation.com/cards/khans-of-tarkir/23360-sarkhan-the-dragonspeaker

Aconselho a ler o tópico primeiro. E sim você está redondamente enganado. :v

(Quote)
- 14/01/2015 13:44

No meu entendimento não se copia marcadores. Além disso o Sarkhan, ao contrário do Gideon, não explicita na habilidade que ele ainda é um planeswalker. O que resultaria disso seria um token de criatura vermelha do tipo Dragão com ímpeto, indestrutível e voar, poder e resistências básicos 4/4, que não vai voltar a ser planeswalker, e sem marcadores de lealdade.

Ou estou redondamente enganado? =S

(Quote)
- 14/01/2015 10:32

Mesmo que eu transforme O Gideon em uma Galinha-Artefato 0/1 defensor ele não perderá os marcadores de lealdade enquanto não sofrer dano, ou deixar o campo de batalha, ou for alvo de algum efeito que retire os marcadores de lealdade.

Humildade ao deixar o campo de batalha, seu efeito cessa e todos os cards afetados voltam às suas condições que estariam caso Humildade não estivesse em jogo.

(Quote)
- 14/01/2015 10:28

Copia igual ao card original, sempre. Copiei o card alvo era Karn, Liberated transformado em encantamento com o nome Carmem Miranda. Minha cópia será Um Karn Liberated com sua lealdade original.

(Quote)
- 14/01/2015 08:45
Caralho, que foda! Massa demais o artigo, eu tenho uma duvida simples.

O Gideon volta a ser PW? Com quantos marcadores?
(Quote)
- 14/01/2015 07:54

Brimaz, King of Schrodinger

(Quote)
- 13/01/2015 22:45
Surgiu uma dúvida com o pessoal aqui. Se eu usar Supplant Form em um Sarkhan, the Dragonspeaker após jogador acabar de usar a habilidade +1. Terei um token de planeswalker no fim do turno? Se sim ele copia os marcadores de lealdade ou terá a quantidade 'original'= 4?
(Quote)
- 13/01/2015 21:32
[quote=tunicoberno=quote][quote=Adrianoc14=quote]Quando tem vários efeitos que ativam no inicio da manutenção o que acontece,

Isso são habilidades desencadeadas (Triggered Abilities). Se mais de uma habilidade desencadeada acontece ao mesmo tempo, então as habilidades do jogador ativo são colocadas na pilha primeiro e depois as habilidades do jogador não ativo são colocadas na pilha. [/quote]

Neste caso resolve primeiro a do jogador não ativo? Se a prioridade é minha eu não escolho esta ordem também? Fiquei em dúvida agora.
(Quote)
- 13/01/2015 16:53

Isso são habilidades desencadeadas (Triggered Abilities). Se mais de uma habilidade desencadeada acontece ao mesmo tempo, então as habilidades do jogador ativo são colocadas na pilha primeiro e depois as habilidades do jogador não ativo são colocadas na pilha. Se suas habilidades são colocadas na pilha ao mesmo tempo, você pode escolher a ordem em que elas são colocadas na pilha.
Ou seja, se você controla as cartas que causam essas habilidades, você escolhe se você descarta primeiro e depois toma o dano ou se você não toma o dano e depois descarta. Se o seu oponente controla as cartas, ele escolhe a ordem que as habilidades vão pra pilha.

(Quote)
- 13/01/2015 16:30

Pedro, Clone não da alvo na criatura que ele copia, o controlador do Clone escolhe uma criatura que já está no campo para o Clone se tornar uma cópia da mesma, essa escolha não é o mesmo que dar alvo em uma criatura.
Ou seja, Clone vai resolver normalmente e vai copiar o Leao-Gaga.

(Quote)
- 13/01/2015 16:29

Na verdade o efeito não fica em camada nenhuma. Efeitos de substituição mudam as regras do jogo (coisas como revelar a carta do topo ou previnir dano) não se aplicam em nenhuma camada. Eles podem estar impressos em criaturas como se fossem habilidades das mesmas.

(Quote)
- 13/01/2015 16:27

Opalescência diz que todos os outros encantamentos são criaturas com poder e resistência igual ao custo de mana convertido. Se Humildade não tivesse nenhum texto, seria bem simples, Humildade seria um bicho 4/4, mas Humildade não é humilde :p
Se Opalescência já está em campo quando Humildade entra em campo, então Humildade vai ser uma criatura 1/1 sem habilidades (no entanto, o seu efeito continua sendo aplicado em todas as outras criaturas) pois o efeito de fazer a criatura se tornar 1/1 da Humildade é mais recente do que o efeito de Opalescência.
Se Humildade já está em campo quando Opalescência entra no campo de batalha, então Humildade será uma criatura 4/4 sem habilidades (novamente, as outras criaturas continuam se tornando 1/1 e perdendo todas as suas habilidades).

(Quote)
- 13/01/2015 16:19
Não Pedro Trevisan, Clone não dá alvo, tanto que pode copiar criaturas com "desvanescer" chamo assim aquela desabilidade das ilusões "quanto esta criatura for alvo, sacrifique-a"

Camadas é a única coisa que acho ruim no Magic, acho complexa demais essa regra acredito que deveriam simplificar com regras mescladas à timestamp.

Exemplo antes de conhecer a fundo as regras de Magic a galera do mesão criava regras , e depois vimos que não estávamos tão longe da complicada regra de camadas.

Nós chamávamos de velocidade de efeito.

Ultimo efeitoPrimeiro Efeito, Não sobrepoe Sim, Perdeu sobrepoe Ganhou, - sobrepoe + e por aí.

Exemplo no primeiro caso nós resolvíamos assim Clone quando conjurado Clona o que a criatura é, se o dono devolve-se para mão por exemplo ela entrava mesmo assim sendo aquela criatura.

Levitação está em campo, HUmildade entrou todas as criaturas são 1/1 e sem habilidades, entrou algum encantamento que dar voar para todas as criaturas por ultimo? As criaturas são 1/1 e voar.

Se tivesse um efeito como -1/-1 e entrasse uma criatura 1/1 que ganha +x/+x ela não ganhava e morria porque - sobreponha o + na "velocidade".

Kkkkk tempos bons aqueles onde uma passarinho 1/1 com proteção ao verde segurava uma criatura 20/20 com atropelar sem deixar passar dano algum! hauhuaha
(Quote)
- 13/01/2015 15:57
Quando tem vários efeitos que ativam no inicio da manutenção o que acontece,

por exemplo:

Começo meu turno com duas cartas na mão e tenho esses dois efeitos por vir:
1. No inicio da sua manutenção você toma 3 de dano se tiver 1 carta ou menos nas mão.
2. No início da sua manutenção descarte um card.

Isso tem a ver com camadas também? O que acontece? eu tomo 3 de dano?

Ps: não lembro o nome das cartas são pretas e vao em deck de descarte normalmente.
(Quote)
- 13/01/2015 15:47

2

(Quote)
- 13/01/2015 15:40
Desculpe minha ignorancia, mas
Leao da Juba Lanosa ( que eu chamo de Leao-Gaga) qdo e tornado mnstruoso ele ganha hexproof nisso o alvo do Clone nao eh perdido ??
(Quote)
- 13/01/2015 14:49
Outra coisa, em qual camada fica o "efeito de substituição" mencionado no exemplo do Gideon?
(Quote)
- 13/01/2015 14:43

Em uma pilha tem um Brimaz, King of Oreskos. Um oponente conjura um dismember. Até que as ações baseadas no estado se chequem.... E por aí vai.

(Quote)
- 13/01/2015 14:41
Sem querer ser chato mas fiquei muito curioso sobre a interação da Humildade e com Opalescencia.

Ótimo artigo!
(Quote)
- 13/01/2015 14:21

Opa, boa observação, foi erro de edição mesmo, vou corrigir agora. Obrigado!

(Quote)
- 13/01/2015 14:18
Magic Quântico, o Brimaz está vivo ou está morto?
(Quote)
- 13/01/2015 14:18

Na parte que vc começa a elencar quais são as camadas fiquei um pouco confuso pq vc começa a numerar no 7a). No mais é reler o texto pra tentar entender melhor pq o assunto é complicado mesmo rsrs.

(Quote)
- 13/01/2015 14:08
Um dos artigos mais importantes que já li! Com certeza terei que ler mais umas 15 vezes ai pegar bem a manha, mas o mais difícil era ter material para isso! =D

Muito obrigado pela postagem, sensacional!
(Quote)
- 13/01/2015 13:48
Pois bem, vou tentar desconfundir.
Como posso ajudar?
(Quote)
- 13/01/2015 13:40
Isso me deixou confuso em várias camadas.
(Quote)
- 13/01/2015 13:01
ótimo artigo :D