Tipos de jogos e Classificação

       

Por: BRKamus em 30/03/11 02:47 | 11 comentários / 6,823 visitas

» Tipo de jogo

O Magic foi idealizado originalmente como sendo jogo para dois jogadores com determinada duração e muita diversão. Com sua evolução, usualmente chamadas de rotação, através dos lançamentos das Expansões e posteriormente as reestruturações da Coleção Básica surgiram os seguimentos que hoje definem os tipos de torneio. A coleção básica é lançada anualmente, as expansões são em geral lançadas a cada três ou quatro meses e são agrupadas em blocos, que normalmente é composto de três expansões, mas podem ocorrer variações. Os blocos em geral contam a história de algum evento que ocorre no multiverso Abaixo uma breve descrição do que é cada tipo competitivo e suas principais características:
Tipo 2: Também conhecido como standard, ou em português padrão, é o formato que abrange as edições mais recentes. Atualmente sua regra de composição é da Coleção Básica em vigência com os dois últimos blocos de expansões. Costuma ser o formato mais popular por ser o que normalmente um novo jogador é apresentado ao jogo.





Tipo 1.X: Também conhecido como extended, ou em português Ampliado / Extendido, é o formato que sucede o tipo 2, e é composto pelas coleções e blocos de expansões lançadas nos últimos quatro anos a partir do lançamento da edição básica corrente.






Tipo 1.5: Popularmente conhecido como Legacy, em português Legado. É um dos formatos conhecidos como Eternal, ou Eterno. Nele são válidas todas as edições já lançadas, excluindo as cartas com “poder diferenciado”, como as P9 e tutores, ou que tratem de aposta.
Tipo 1: Também conhecido como Vintage, é o tipo onde valem praticamente todas as cartas. É o outro formato, junto com Legacy, que compõe o grupo chamado Eternal.





Bloco: A princípio as expansões do Magic foram criadas como uma própria variante do jogo, onde fosse possível utilizá-lo sem precisar da coleção básica. Esta variante é chamada de block, ou bloco, e é basicamente a junção das três expansões que o compõe. Lembrando que há blocos com tamanho diferente de três.

Limitado: É o formato onde o jogador recebe um número de booster e aquilo que estiver contido neste grupo poderá ser usado para a construção do deck. Ao contrário da lei de formação usual de um deck, nela o mínimo são 40 cartas e não há limites de cópias das cartas. Normalmente usado em lançamentos e eventos específicos.

Há ainda o tipo para múltiplos jogadores, ou em inlgês “multi-players”, onde ocorre a associação dos jogadores em grupos para uma disputa com outros grupos, ou até mesmo contra um único jogador. Há também os tipos casuais, onde o objetivo é a diversão. Elder Dragon Highlander, atualmente conhecido como Comandante (Commander), Planechase, Arqui-Inimigo (Archenimy) e Gigante de Duas cabeças (Two Head Giant) são alguns destes tipos e numa oportunidade futura trarei texto e indicações sobre eles.

Todo formato oficial possui particularidades de restrições de uso de algumas cartas. Esta lista de restrições é chamada de Lista de Banidas e Restritas e sempre que é notado algum desequilíbrio num determinado formato, provocado por uma carta, é feita sua atualização. Por vezes ocorre também o processo inverso, onde uma vez julgada que a carta não oferece mais risco ela é excluída desta lista.
Com a mudança do Extended cogitou-se o surgimento de um novo tipo, mas nada foi anunciado e estes são as modalidades para jogador simples.

» Classificação

Para classificar os jogadores dentro do universo de todos os jogadores possíveis, foi adotado o sistema de classificação ELO Rating, também usado por enxadristas. Criado pelo físico Arpad Elo, ele mede a força relativa do jogador a partir do nível do adversário e da classe do torneio. Não entrarei no detalhe matemático, mas a ideia é que os jogadores começam com uma pontuação média, neste caso 1600, que está localizada no meio da pirâmide. Ao longo de suas partidas, nível do adversário e nível do torneio perdem-se ou ganham-se pontos, sempre relativos à sua probabilidade de vitória, o que em tese o leva para a base ou o topo da desta pirâmide, que pode ter uma pontuação superior a 2400 pontos.





Outra característica importante desde modelo é que a classificação mais alta da pirâmide é relativa à sua base, isto é, ao número de jogadores que compõem o ambiente. Sendo assim um jogador poderá ter uma ótima classificação em determinado tipo, mas comparando diretamente com outro pode não parecer tão expressivo devido ao número seu número de participantes. Este modelo também ajuda na criação das chaves da competição, onde são combinadas partidas entre jogadores de níveis próximos.

Os tipos de jogos e a classificação de jogador são aspectos importantes para o progresso como um jogador profissional e também para saber o quão árduo é o caminho para alcançar o topo da pirâmide. Mas eles não são essenciais para divertir-se em família ou com os amigos durante uma boa confraternização.

Espero que tenham gostado. Neste início estou abordando assuntos básicos, para que em outros textos a idéia possa fluir e todos possam entender bem. Minha idéia original era publicar um texto toda semana, mas devidos problemas de agenda e algumas mudanças na vida pessoal a periodicidade será quinzenal. No próximo texto, que pretendo chamar de Magiconomics, pretendo abordar táticas de investimento para cada tipo de jogo e montar o esperado deck e participar dos campeonatos sem surpresas.


Notas:
Tipos definidos com referência a Mar/11
Para saber mais detalhes sobre outros tipos de formato, acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Magic:_The_Gathering_formats
Para saber mais detalhes sobre o sistema de classificação de Elo, acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Elo_rating_system

-------------------------------------------------------------------
Erick Santos é marido, pai, estudante e amante de magic. E o que ele mais gosta de ganhar no Magic é amigos,...






Leia também

Conheça a alpha legacy rj – divertindo-s.. 5 comentários / 2,866 visitas
Analisando um deck 45 comentários / 7,450 visitas
Filosofia 11 comentários / 3,483 visitas
Treinando 26 comentários / 6,381 visitas
Magiconomics: planejando um deck 8 comentários / 7,060 visitas

Favoritos

Personagens de Miragem

Por: Arconte - 2 comentários / 4,329 visitas

Unpacking mini-lote

Por: Arconte - 6 comentários / 4,320 visitas

Unpacking assinada

Por: Arconte - 6 comentários / 3,962 visitas

Pontos de encontro no Rio de Janeiro - parte 2

Por: ChinaCommander - 4 comentários / 2,616 visitas

Top 5 : Sistema anti-pirataria nos games part..

Por: ChinaCommander - 0 comentários / 4,453 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 01/05/2011 11:11
pra mim esse post deveria ter sido feito na seção artigos!
mt bom
(Quote)
- 01/05/2011 02:44
Ótimo post...

Valeu pelas dicas, sou novo no Magic e mesmo sem muito entendimento senti-me confortável na leitura!!!
(Quote)
- 30/03/2011 15:44
Excelente artigo! Sempre me confundia a questão do ELO.
(Quote)
- 30/03/2011 14:20
Mto show BRKamus, parabens novamente cara!
(Quote)
- 30/03/2011 14:17
É bom perceber que agora estão sendo escritos artigos por pessoas que possuem um conhecimento razoável da língua portuguesa e da construção de textos...
(Quote)
- 30/03/2011 11:46
A explicação do sistema ELO tá muita boa, simples e eficaz. Sem necessidade de detalhes matemáticos, bem explicativa.

Parabéns!
(Quote)
- 30/03/2011 07:52
Post TOP ! Merece destaque permanente ! =]
(Quote)
- 30/03/2011 00:15
mto bom, parabens!!
(Quote)
- 29/03/2011 23:51
SUPER POST!!! ... ^^