Regras de caráter técnico e suas consequências.

       

Por: pezao em 01/08/15 14:41 | 1 comentários / 4,434 visitas


Boa tarde a todos, há alguns dias atrás depois de alguns feedbacks de jogadores sobre determinados torneios na região e também sobre algumas experiências pessoais fiquei pensando nas regras e nas punições a serem impostas quando essas são desrespeitadas.

Como Magic é um jogo dinâmico, feito e jogado por pessoas e organizado por pessoas essas aplicações estão sujeitas a interpretações subjetivas dos fatos em algumas vezes, e esse é o ponto que quero abordar no dia de hoje.

O principal foco de hoje será em cima das regras com caráter técnico ex: Problema de decklist/lista de deck. Essa infração na grande maioria das vezes não necessita de investigação nem de longos momentos ponderando sobre o certo e o errado são punições simples e rápidas, mas e quando essa decisão passa a ser influenciada de alguma maneira a ponto de mudar a aplicação da penalidade ???

A algum tempo atrás durante um LQ, numa cidade próxima, após os anúncios serem feitos (formato,rodadas,premiação, vagas, REL REGULAR) o evento seguiu de maneira normal quando saiu uma jogada ilegal nas primeiras mesas, apliquei a punição fiz as correções e mandei seguir o jogo, o jogador que seria "beneficiado" pela punição dada ao adversário não aceitou a punição aplicada e me questionou o porque.

Após as devidas explicações ele diz "No LQ de tal cidade o juiz que estava lá aplicou outra punição porque você não vai fazer o mesmo ??"

Isso me fez pensar o por que da aplicação de determinada punição no mesmo tipo de evento e aparentemente (confirmado por outros jogadores) na mesma situação.

Algumas vezes pelo tipo do evento ou premiação possa ter havido um maior rigor na aplicação da regra, essa e a única razão que me parece razoável no caso acima, alguns desvios das aplicações em regras técnicas podem receber outras justificativas por outras razões, por exemplo:

Atraso é uma punição que não precisa de interpretação para ser ou não aplicada em eventos competitivos, então o que poderia ocorrer para que não fosse aplicada? Falta de organização em fazer anúncios oficiais no inicio das rodadas ? Falta de organização espacial em dispor o local de jogo?

Quando uma decisão simples parece errada ou e feita de forma errada para compensar outros fatores?





Eu sei que não temos todo o tempo do mundo para ponderar sobre as variáveis e como resolver situações da melhor maneira possível, mas temos a obrigação de fazer de cada evento o melhor possível, muitas vezes a falta de experiência ou o excesso de confiança nos faz tomar decisões erradas, mas quais as consequências dessas decisões ?

De imediato insatisfação e frustração, no decorrer do evento isso se espalha e torna-se maior, isso foi meio exagerado mas é isso mesmo que ocorre em muitos casos, comunidades pequenas são unidas e todos se conhecem e nos eventos em comunidades maiores os grupos se comunicam e expõe situações o que gera uma gama enorme de preconceitos contra juízes.

Nunca esqueci um juiz estúpido e sem educação em um dos primeiros torneios competitivos que participei, imagina o jogador que não ganhou uma partida ou perdeu uma partida porque o juiz achou melhor dar punição x ou y de acordo com a situação?





Ser juiz não é e nunca foi uma diversão fácil e cheia de flores, a resposta certa as vezes é a mais difícil e os desafios são inversamente proporcionais as facilidades, mas devemos sempre zelar pelo bom andamento do evento e da transparência nas decisões e nas atitudes, mesmo que essas sejam as corretas no momento.












Leia também

O conteúdo br e o pagamento...e vice e ver.. 12 comentários / 3,666 visitas
Qual a jogada? 4c rally x abzan aggro 38 comentários / 5,867 visitas
Magic em board game 23 comentários / 7,330 visitas
Jogadores classificados para o rptq milwauk.. 9 comentários / 5,401 visitas
Why judges matter! 13 comentários / 3,824 visitas

Favoritos

Pauper: Tudo o que é preciso saber sobre UR ..

Por: Thorgrim - 19 comentários / 4,175 visitas

Pauper: Venha para o lado azul e negro da for..

Por: Thorgrim - 11 comentários / 3,405 visitas

Pauper “Gifts Rock” Homebrew – Análise..

Por: letscollectbra.. - 10 comentários / 4,422 visitas

10 motivos para você começar a jogar Pauper

Por: Thorgrim - 4 comentários / 2,277 visitas

Dominaria Limited Review - Branco

Por: Thorgrim - 0 comentários / 1,974 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 01/08/2015 15:30
Eu entendendo da seguinte forma.

Existem as regras. E as punições.

Cada juiz pode aplicar de acordo com o que esta dentro do " padrão" ou da lei digamos assim. Lembrando a punição tem caráter pedagógico, e serve para que aquele player que esta sendo penalizado e os demais, não cometam aquele erro futuramente.

E em relação as eventos. Cada evento é único. Cada penalidade é única. Algumas são erradas e outras certas.Sempre vai depender de qual lado estamos analisando.

Mas juiz é pra ser respeitado. Ele aplica a penalidade e pronto.

Foda-se aqueles que tem preconceito.

Quando acabar o torneio e o juiz virar o João da Silva ai é outra historia, tem que saber separar as coisas.