Respostas para as Perguntas mais frequentes do novo T2

       

Por: tunicoberno em 01/10/15 23:51 | 15 comentários / 7,079 visitas

Olá pessoal, depois de um hiato sem escrever nenhum artigo, eu estava em casa a toa e resolvi trazer para vocês as respostas para algumas perguntas que vocês possivelmente terão (bom, agora não terão mais :p) em torneios.

É uma boa lida para quem não quer perder o sono se martirizando por ter perdido um jogo por ter feito uma jogada ruim sem saber direito como as cartas interagem. Você já se perguntou que diferença faz o Jace não dar Recapitular para uma mágica? Sem mais delongas...





1. Eu controlo um Jace, Telepata Ilimitado com 5 marcadores de lealdade e tenho uma Irrupção Planar no meu cemitério. Eu posso ativar a habilidade do Jace e conjurar a Irrupção Planar pagando o custo de Despertar?

Sim, a habilidade de Despertar é um Custo Alternativo para conjurar a mágica e a habilidade do Jace deixa você jogar a mágica, como se fosse jogar de sua mão. Note que, se a habilidade do Jace desse Recapitular, você não poderia pagar o custo de Despertar, já que quando você conjura a mágica, você não pode escolher mais de um custo alternativo.


2. Eu controlo Narset Transcendente, ativo a habilidade -2 da Narset (a próxima mágica instantânea ou feitiço que eu conjurar esse turno ganha Rebote) e então conjuro Trilha Ruinosa pagando o custo de Despertar. O que acontece na minha próxima manutenção?

Não importa se você conjurou pagando o custo de Despertar ou não, na sua manutenção você poderá conjurar ela do exilio pela habilidade de Rebote, mas isso significa que você vai conjurar a mágica em si pagando um custo alternativo (não pagar o custo de mana), logo, você não pode escolher conjurar usando outros custos alternativos. Note, se a mágica tivesse um custo adicional você poderia pagá-lo, por exemplo, Reforçar.


3. Outra da Narset. Eu ativo a habilidade -2 dela e conjuro Verdades Dolorosas pagando UWB, o que acontece na minha próxima manutenção?

Amiguinho ou amiguinha, na sua próxima manutenção você chora, porque você removeu 2 marcadores sem necessidade nenhuma. Quando você conjura a mágica na manutenção, como você não pagou mana nenhuma, então você não vai comprar carta alguma.





4. Para fechar com a Narset, eu ativo o -2 dela e conjuro Repartir o Véu d’água, quem chora, eu ou meu oponente?

De novo, você vai chorar. A mágica resolve na ordem que está escrita, então, primeiro ela vai criar um efeito de turno extra, depois ela vai se exilar, logo, Rebote não vai fazer nada porque a mágica não vai para o cemitério, portanto, ela não vai ser exilada dessa forma. Ou seja, você não vai poder conjurar a mágica na sua manutenção.


5. Eu controlo uma Liliana, Necromante Insolente com 5 marcadores e tenho um Caminhante Aeródromo no meu cemitério. Eu posso remover 4 marcadores para ativar a habilidade da Liliana (X=4), escolhendo o Caminhante Aeródromo para ele entrar com 2 marcadores?

Não, o valor de X de qualquer card é 0 a não ser que o card esteja na pilha. Como Caminhante Aeródromo está no cemitério, seu custo de mana convertido é 0, e não o valor que você quiser, portanto, você só pode ativar a habilidade da Liliana para X = 0 escolhendo o Caminhante como alvo.


6. Meu oponente me ataca com um Caminhante Aeródromo com 3 marcadores +1/+1 e eu bloqueio com meu Campeão da Submata que tem 1 marcador +1/+1. O que acontece na fase de dano?

O Caminhante Aeródromo do seu oponente receberá 3 de dano e o Campeão da Submata não receberá dano e terá um marcador removido. O dano acontece simultaneamente, neste momento, o Campeão da Submata ainda é uma criatura 3/3, quando o dano seria causado no Campeão da Submata, ao invés disso, um marcador +1/+1 é removido.





7. Eu conjuro uma Irrupção Planar pagando o custo de Despertar (com alvo na única ilha que eu controlo) e em resposta meu oponente conjura Sublevação Vulcânica na ilha, o que acontece?

Irrupção Planar é anulada na resolução, já que todos seus alvos são inválidos, a mágica é anulada. As criaturas sobreviverão mais um amanhecer.


8. Eu exilei um Rinoceronte de Cerco do meu oponente com Armadilha Estática e depois conjurei um Purgador de Mentes e escolhi colocar o Rinoceronte de Cerco do exilio do meu oponente no cemitério dele. O que acontece se ele conjurar um Comando de Dromoka, escolhendo que eu sacrifique um encantamento e eu sacrificar a Armadilha Estática?

Nada! O Rino se foi, ele não está mais no exilio, a carta já não se refere a mais nada, a pobre criatura vai ficar tadinha no cemitério do seu oponente.


9. Na minha mão eu tenho um Condutor da Ruina e um Caminhante Aeródromo. No campo eu tenho 6 planicies. Eu consigo conjurar as duas mágicas e escolhendo X = 1 para o Caminhante Aeródromo?

Não, Condutor da Ruina diminui o custo de conjuração da primeira mágica de criatura que você conjura a cada turno, só que a primeira mágica que você conjurou este turno foi o Condutor da Ruina, logo, o efeito do Eldrazi não se aplica.


10. Meu oponente controla Peneirador do Vácuo, eu posso conjurar Caminhante Aeródromo? Posso conjurar O Infindável?

Não pode conjurar Caminhante Aeródromo, can’t even…
Pode conjurar O Infindável apenas se escolher um valor impar para X, em todos os lugares menos na pilha o valor de X é 0, mas na pilha o valor de X é aquele escolhido pelo jogador ou jogadora que está conjurando a mágica.


Se eu não respondi a sua dúvida, por favor, poste ela nos comentários, assim eu faço um compilado com as próximas 10 e escrevo mais um artigo :)










Leia também

Infestação de zumbis 15 comentários / 2,498 visitas
Deck/decklist problem 5 comentários / 2,426 visitas
Cuidados em torneios 6 comentários / 3,959 visitas
Pre-lançamento dtk: história de um juiz j.. 11 comentários / 3,167 visitas
Camadas 31 comentários / 7,722 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 14/09/2019 12:27
Uma dúvida: comando de dromoka
Em campo tenho um bicho 2/2, e tenho um comando de dromoka na mão.
Meu oponente tem um bicho 1/1 e um encantamento que dá +1/+1.
Se eu usar o comando e selecionar que ele sacrifique um encantamento e seleciono para que a minha criatura lute com a dele.
O que acontece qual A ordem das coisas? O encantamento é sacrificado antes da luta? Ou ambas acontecem ao mesmo tempo? E no momento da luta o bicho do inimigo continua sendo uma 2/2?

Deu pra entender minha dúvida?
Quero Faber se nesse caso eu consigo destruir o encantamento e o bicho inimigo sem perder a minha criatura.
(Quote)
- 11/01/2017 12:45

Zerado. Você não copia a mágica que você conjurou no turno passado. Você conjura ela novamente durante a sua manutenção. Quando algo te dá permissão de conjurar uma mágica de graça, X é obrigatóriamente 0, você não pode escolher um valor para X.

(Quote)
- 08/01/2017 12:31
Mais uma dúvida do rebote da narset , se usar uma carta com x ,

Ex : tiro -2 narset e castou sphinx's revelation com x =4
No meu próximo turno o rebote vem zerado ou 4?
(Quote)
- 01/12/2015 12:05

Quando todos os alvos de uma mágica são inválidos na hora de sua resolução, ela é anulada.
Irrupção Planar tem apenas um alvo se conjurada pagando o custo de despertar, o alvo é o terreno. Se ele é destruido, então a mágica não tem mais alvo válido, logo ela é anulada.

(Quote)
- 01/12/2015 12:04

Quando uma mágica tem Rebote ela vai para o Exilio e não para o cemitério.
Quando você conjura ela na manutenção, você não pode escolher pagar outros custos alternativos, logo, a mágica não tem despertar.

(Quote)
- 01/12/2015 11:47
Não consegui entender o porque da Irrupção ser anulada se o terreno for destruído O.O Pergunta 7 essa.
(Quote)
- 01/12/2015 10:56
Olá tenho uma duvida, que quase foi respondida na pergunta 2. ( irei fazer uma modificação na pergunda )

2. Eu controlo Narset Transcendente, ativo a habilidade -2 da Narset (a próxima mágica instantânea ou feitiço que eu conjurar esse turno ganha Rebote) e então conjuro Trilha Ruinosa pagando o custo de Despertar ou nao. Após utilizar novamente o Ruinous Path, ela vai pro cemiterio com Rebote ? e se eu controlar um Jace, Telepata Ilimitado posso utilizar a habilidade -2 dele e reutilizar o ruinous path mais 2 vezes pois ele estara com rebote ?

Att.,
HTZ
(Quote)
- 03/10/2015 03:49

Exemplos de conjurar uma mágica por custo alternativo: Recapitular (quando ela está no seu cemitério e você paga o custo de recapitular), Sobrecarga, Despertar, pagar WUBRG com Fist of Suns na mesa, não pagar o custo de uma mágica com Omnisciência na mesa.

Exemplos de custo adicional: Reforçar, Replicar

Basicamente, um custo alternativo é uma forma diferente de você pagar o custo de uma mágica, você não pode pagar o custo de uma mágica de duas formas diferentes.

Custo adicional é quando você paga algo a mais da mágica que você está conjurando.

(Quote)
- 02/10/2015 22:43

Não. Você só ganha os tokens quando usa o -8 dela. O emblema não fala absolutamente nada sobre colocar tokens.

(Quote)
- 02/10/2015 19:06
Não consegui entender a diferença entre uma mágica com custo alternativo e com custo adicional. Tem como explicar, por favor?
(Quote)
- 02/10/2015 18:34
Fazer os tokens batalharem entre si não gera fichas infinitas?! :o
(Quote)
- 02/10/2015 17:48
Eu li umas 76 vezes o ultimate da Kiora, e a única coisa que não entendi ainda é daonde que tiraram que vira um loop infinito.
(Quote)
- 02/10/2015 15:02

Excelente pergunta sobre camadas :)

Imagine que eu tenho um [carta = Shambling Vent] não ativado e eu conjuro um [carta = Ruinous Path] escolhendo Despertar o [carta = Shambling Vent]. Então o Shambling Vent será um Terreno Criatura 4/4 (com base p/t 0/0) com a sua habilidade de ser ativado. Se ele for ativado, então será uma criatura 6/7 até o final do turno (voltando a ser 4/4 depois disso) pois o efeito de tornar a criatura 0/0 ou 2/3 se aplica na camada 7b e quando dois ou mais efeitos contínuos se aplicam na mesma camada e não há dependência, usamos Timestamp Order, ou seja, o mais recente é o que vale.
Agora vamos imaginar que o land já estava ativado, então naquele turno ele será um 4/4 (com lifelink) e todos os turnos subsequentes que ele for ativado, ele será um 6/7 (cada ativação cria uma timestamp nova, igual o momento da ativação).

(Quote)
- 02/10/2015 13:15
Acho que seria legal explicar sobre a interação de Despertar com as manlands tipo o Shambling Vent.
(Quote)
- 02/10/2015 08:35
Acho bom falar sobre o ultimate da Kiora, muita gente confundindo achando que, cada vez que você luta com alguma criatura, coloca mais 3 polvos.