Uma Breve História da Mana Incolor

       

Por: SilverGreen em 11/12/15 19:07 | 57 comentários / 14,012 visitas

 

Uma Breve História da Mana Incolor

*por Charlotte Sable (http://magicjudge.tumblr.com/)

No começo, não havia símbolos para a mana incolor. Os números em círculos que apareciam nos custos de mana das mágicas eram manas genéricas, ou seja, custos que podiam ser pagos com mana de qualquer cor or incolor (o que ainda é o caso hoje).

 


Nos textos de regras, mesmo os símbolos de mana colorida apareciam apenas nos custos de habilidades e em terrenos. Outros efeitos que adicionavam mana à sua reserva de mana traziam escrita por extenso a quantidade e a cor, ou ausência de cor, a ser utilizada (isso foi parcialmente corrigido em Legends, para que símbolos de mana colorida indicassem no texto das cartas que a mana colorida correspondente seria adicionada à sua reserva de mana).

 

 

As primeiras cartas a usar um símbolo de mana genérica para representar mana adicionada à sua reserva foram Sunastian Falconer e Mana Drain em Legends, mas Mana Drain utilizada o símbolo variável {X}, então ela estava mais para uma esquisitice que para um "novo padrão". Apprentice Wizard em The Dark seguiu os passos de Sunastian Falconer, virando para adicionar {3} à sua reserva de mana. 

 

 


Era Glacial marcou a estréia dos símbolos de mana genéricos nos terrenos, mas apenas no ciclo das "pain lands" originais. Entretanto, essa inovação durou pouco, e foi revertida poucos meses depois em Terras Natais. Ela voltou a aparecer em Alianças, mas foi posta novamente de lado a partir de Miragem.

 

 

 

E assim foi por um longo, longo tempo, com a mana incolor que seria adicionada à sua reserva de mana sendo sempre escrita por extenso no texto das cartas. Tudo isso mudou a partir de Investida.

 

 

Investida nos trouxe de volta os símbolos de mana genérica representando mana incolor sendo adicionada à reserva de mana. E é assim que isso tem sido representado nas cartas desde então...

 

 

...e então chegaram os Eldrazi.

 

 

Com a revelação de hoje dos primeiros spoilers de Juramento das Sentinelas, nós tivemos a nossa primeira visão (oficial) do que será o novo símbolo de mana. Isso irá finalmente dissipar essa confusão entre "custos de mana genérica" e "mana incolor", além de permitir seu uso como um requerimento em custos de mágicas e habilidades, como visto no novo Kozilek:

 

 

Nada mudou a respeito da mana incolor. Ela NÃO É uma nova cor. E ela funciona exatamente da mesma forma que sempre funcionou, estamos apenas observando uma nova representação gráfica da mana incolor nas cartas daqui para a frente. Cartas antigas que adicionam mana incolor terão seus textos modificados no Oracle para adicionar a quantidade correspondente de ♢ à sua reserva.

 

E lembrem-se: símbolos de mana são apenas isso, símbolos. Eles são meros "atalhos visuais" para representar um texto de regras. Se você ainda não entendeu como o novo símbolo ♢ será representado nos terrenos daqui para a frente, vamos dar uma olhada neste exemplo:

 

Talhão de Hicórias é um terreno que foi impresso sem nenhum símbolo de mana em seu texto. Se a carta fosse impressa hoje, a expressão "adicione {G}{G} à sua reserva de mana" estaria contida em seu texto. A introdução do símbolo ♢ fará exatamente a mesma coisa, ela irá criar um novo "atalho" para ser usado no texto das cartas, só que representando mana incolor ao invés de mana verde. Isso é apenas uma mudança cosmética, e não representa nenhuma mudança funcional. O Magic continua sendo o mesmo de sempre.

 

 







Leia também

A contagem argiviana (atualizado em 30/07/2.. 181 comentários / 61,546 visitas
As publicações de magic (livros, ebooks e.. 7 comentários / 6,043 visitas
[preenchendo as lacunas] a dinastia sombria 6 comentários / 4,627 visitas
Alimentando o atogue: perguntas (quase) di�.. 22 comentários / 5,439 visitas
Fcc e commander, tudo junto e misturado 11 comentários / 5,288 visitas

Favoritos

Report - Campeão Nacional Legacy 2018

Por: Phynderblast - 4 comentários / 461 visitas

Como evoluir seu nível de jogador (casual-co..

Por: Phynderblast - 55 comentários / 11,408 visitas

A Atual Situação de Cada Planeswalker no Mu..

Por: Teddy_Bear_X - 39 comentários / 11,767 visitas

O Submundo do Modern - Heartless Eldrazi

Por: Teddy_Bear_X - 0 comentários / 525 visitas

O Submundo do Modern - Zubera Rally

Por: Teddy_Bear_X - 0 comentários / 579 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 16/12/2015 12:52

Isso é verdade. Sou um pouco novo no magic, mas estou vendo que já existe varios questionamentos e confusões quanto a isso :s


heheheh estava tentando explicar para o pessoal sobre esse lance de mana pool, custo generico.
Mas é tao dificil quando o pessoal começou errado, tem uma nova loja aqui na cidade e alguns jogadores iniciantes dão tap em um land (tipo gate, por exemplo) e diz, estou gerando uma floresta.
Na medida do possivel eu tentava ensinar sem parecer chato, agora esta todo mundo confuso com a mana do Kozilek. Tenso.
Mas vamos desconstruindo e construindo para um magic melhor 3

(Quote)
- 16/12/2015 11:29
Provavelmente deva aparecer alguma carta em Gatewatch que retire o subtipo básico de terrenos, emulando a transformação que Kozilek e babies causam no ambiente, transformando-os, essencialmente, em Wastes. Imagine o tio Cosi passando por uma floresta verdinha e deixando só aquelas pedras psicodélicas no lugar. O "Terreno Básico - Floresta" perdeu o subtipo, sobrando apenas "Terreno Básico", deixando, em suma, Wastes.

Entretanto, a regra como existe hoje não prevê que um terreno básico perca todos os subtipos básicos, o que deixaria um terreno "morto" em campo (ela prevê substituição de subtipos, mas não a remoção de todos), então com a entrada de OGW eles adicionam uma regra do tipo "Um terreno com supertipo básico que não tenha subtipos básicos gera {C}" e cobrem essa lacuna das regras ao mesmo tempo em que reforçam a diferença entre genérica e incolor que tem dado tanta dor de cabeça no último mês.

Também sou dessa época. É tão natural pra mim usar essa expressão que nunca imaginei que tinha gente falando errado, trocando as bolas. Pelo menos no meu círculo de jogadores de magic nunca ouvi diferente.
Aparentemente sou um felizardo. =D

(Quote)
- 16/12/2015 08:38

A meu ver a grande mudança é o surgimento, pela primeira vez na história do magic, de uma carta que EXIGE mana incolor em seu custo de conjuração (a.k.a. novo kozilek)

Isso muda muita coisa, pois até hoje o único lugar que você usava uma mana incolor era para pagar justamente o custo de mana genérica (aquele que vc pode pagar com qualquer cor, inclusive a incolor), o que tornava mana incolor uma "mana auxiliar". Agora, com o advento de uma carta com mana incolor em seu custo, exige que você obrigatoriamente tenha lands (ou artefatos) que gerem mana incolor em seu deck se você quiser conjurar o novo Kozilek.

(Quote)
- 15/12/2015 11:02

Concordo com isso. Na pratica mudamos as simbologias e definiçoes

Não sei se foi aqui ou no grupo de wpp que li o exemplo.
posso conjurar Sol Ring com mana W, U, B, R, G ou ♢
Qnd der o tap do Sol Ring ele gera 2x ♢

(Quote)
- 15/12/2015 10:51

Não tinha uma parada lá que o Planeswalker tirava a energia do lugar em que ele está para lutar contra o outro Planeswalker? Tinha até um jogo de PC de Magic antigasso que mostrava algo do tipo. E que quanto mais tempo ele estava naquele plano mais forte ele ficava e maior era a sua capacidade de influenciar a realidade (em uma alusão ao fato de vc descer um mana por turno)?

(Quote)
- 15/12/2015 10:48

Eu sempre falei assim tbm huehuheue

no meu bairro, circulo social do magic eu sou "um dos quais" atualizam os pessoais com novidades e regras. Eu sempre escrevo as duvidas e 'printo' para reportar ao pessoal e não ter confusão.
Não sou o dono da verdade lá, por isso sempre busco auxilio aqui :D

Agradeço a cada um por me ajudar nessa duvida de mana generica e incolor.

Abraços!

(Quote)
- 15/12/2015 10:13

Não tinha uma parada lá que o Planeswalker tirava a energia do lugar em que ele está para lutar contra o outro Planeswalker? Tinha até um jogo de PC de Magic antigasso que mostrava algo do tipo. E que quanto mais tempo ele estava naquele plano mais forte ele ficava e maior era a sua capacidade de influenciar a realidade (em uma alusão ao fato de vc descer um mana por turno)?

(Quote)
- 15/12/2015 10:07

Li em algum lugar que a mágica incolor está acima das coloridas, já que não é mais presa às limitações de cor. Daí temos cartas Devoid com custo de execução envolvendo manas coloridas. Pensando assim, faz sentido.

(Quote)
- 15/12/2015 09:42

Em termos de flavor, a gente ignora os custos de mana de todas as cartas com desprovido. Eles só tem função mecânica mesmo. Tanto que o R&D tomou o cuidado de pôr o frame colorido só no topo das cartas a habilidade (pra que os jogadores possam identifica-las com mais facilidade quando as cartas estão na mão), e o restante do frame é o de uma carta incolor normal.

Basta pensar que nas histórias, nenhum mago "paga mana" para conjurar mágicas e invocar criaturas (no máximo, eles "acessam" a mana dos seus vínculos distantes, mais como uma coisa lúdica que como uma explicação minimamente detalhada). Ninguém vê o Jace nas histórias contando "deixe eu puxar aqui a mana de duas ilhas mais duas de qualquer outro terreno" na hora de anular uma mágica, né?

(Quote)
- 15/12/2015 09:35

Pois é Silver, acho que agora vai ficar mais explicito com esta mudança, por isso sou bem adepto à ideia (além de abrir as estratégias para custo incolor obrigatório). Ótima sacada da Wizards.

(Quote)
- 15/12/2015 09:28

Acho que agora entendi o que você quer dizer. Mas "mana incolor" pode não ter cor, mas ainda é mana, e sendo mana, é condição suficiente para a mana genérica.

"Devoid is a characteristic-defining keyword ability which states that a card is colorless, regardless of the colors in that card's mana cost."

Devoid dá a característica de ser incolor para a carta, ainda que seus custos tenham mana colorida. Isto em termos de jogo, é uma habilidade que altera a regra, como qualquer outra habilidade o faz. Em termos de flavor, ai não manjo, deve ser uma criatura sem cor que se alimenta de manas coloridas, sei lá eu xD

(Quote)
- 15/12/2015 09:24

Eu também sou desse tempo, e essa expressão "...e duas manas quaisquer" certamente facilitou muito a vida de muita gente que estava aprendendo a jogar, a minha inclusive. Bem que podiam oficializar essa expressão como um termo de jogo.

(Quote)
- 15/12/2015 09:18

Mas essa que é a questão: incolor é justamente a não-cor. Olha como funciona a mecânica Devoid.

(Quote)
- 15/12/2015 09:15

É exatamente o contrário. O numeral é qualquer mana, mana genérica. O {} foi criado para ser a representação de custo de mana incolor.
Custo de mana incolor é incolor, custo de mana genérica é qualquer cor e também incolor.

(Quote)
- 15/12/2015 09:10

Mas se é mana INCOLOR, nada mais justo que cartas do tipo 1RW não pudessem ser pagas com {}RW.

(Quote)
- 15/12/2015 09:06
Carl Sagan foi boa... parece mesmo a chamada para Cosmos haha

Na minha época, a gente costumava chamar o custo de uma carta "2GG", por exemplo, de "duas verdes e duas quaisquer". Com o tempo isso foi abandonado e já vi muita gente falando "duas verdes e duas incolores". Todos, entretanto, sabiam que por exemplo duas azuis poderiam pagar esse 2, ou pq sabem que uma mana genérica pode ser paga inclusive com azul ou com a justificativa de que mana colorida pode pagar incolor, por ser uma mana "melhor", mais qualificada (já vi muita gente com este conceito na cabeça).

Tenho certeza que essa confusão se deu pelos símbolos de numerais quando são apresentados no custo e quando passaram a ser apresentados no texto da carta para simbolizar geração de mana incolor. Se Sol Ring gera 2, e esse 2 significa mana incolor, então o custo 2GG são duas incolores também. Então, na minha opinião, nada mais justo do que corrigir isto.

Como ficam:
1) As cartas que geravam incolor (1, 2, etc.), hoje geram {}
2) As cartas que tinham custo 1, 2, etc., continuam se satisfazendo com qualquer mana (genérica), pagável com R, B, U, G, W e também com {} (como antes os numerais faziam)
3) Custo X pode ser pago com qualquer R, B, U, G, W ou {} (a menos que tenha alguma regra como "gaste apenas R para pagar X).
4) Manas coloridas R, B, U, G, W PAGAM custo de mana genérica, mas NÃO PAGAM custo de mana incolor {} (lembrem-se que não tínhamos antes cartas que obrigavam pagar o custo com incolor, só com mana genérica).


Então:
- Uma carta com custo de mana 1RW pode ser paga com URW,RRW, GRW, {}RW, etc.
- Uma carta com custo de mana {}RW apenas pode ser paga com {}RW. Em termos de jogo, essa é a única coisa que vai mudar, termos custos incolores obrigatórios.
(Quote)
- 15/12/2015 08:57

Seria só isso se não tivesse o novo Kozilek lá, com custo de mana exigindo uso de mana incolor.

Como eu disse, não sei se vai haver mais cartas com custo de mana incolor, mas isso já muda muita coisa, pelo menos para decks que queiram usar ele ou cartas com custo desse tipo

(Quote)
- 15/12/2015 07:54
Não sei qual o motivo de tanta discussão!

Lands que geravam (1) agora vão gerar ◊ (pen lands por exemplo).

O que está gerando confusão é porque antes a wizards usava o mesmo simbolo (1) para representar duas coisas, custo de cards e mana incolor que os lands geram. Agora estão corrigindo isso. Creio que na prática será mais simples assimilar isso!
(Quote)
- 14/12/2015 18:45
Então... a partir do momento em que há um custo de mana que EXIGE mana incolor para ser castado ela passa a ser uma "nova cor" sim (ou para ser mais preciso, o sexto tipo de mana disponível).

Veja só: nunca na história do magic você teve alguma carta que exigia custo de mana especificamente incolor para ser conjurada.

O que sempre teve foi justamente custo de mana genéria, a qual você podia usar qualquer cor de mana e também a mana sem cor, o que tornava fontes de mana incolor apenas suporte, pois seu uso era apenas para completar o custo de mana genérico que não exigia nenhum tipo de mana específico.

Não sei se o Kozilek será a única carta que terá em seu custo a exigência de mana incolor para ser conjurado, mas decks que usarem ele vão necessariamente ter que ter lands que geram mana incolor.

Se você pensar que decks que só tem land básica (sem wastes) e non basic lands que não geram mana incolor(fetch, trilands, dual lands, BFZ battle lands), você não poderá conjurar o novo kozilek.
(Quote)
- 14/12/2015 18:36
Sobre a mudança nos textos das cartas, quando substituíram as palavras pelos símbolos afeta drasticamente o sentido da @Sleight of Mind, por exemplo.
(Quote)
- 14/12/2015 17:16

Não, não pode. Cartas como Birds of Paradise, City of Brass e similares continuam adicionando apenas mana colorida (branca, azul, preta, vermelha ou verde), como sempre. Elas NÃO SÃO capazes de adicionar mana incolor, e continuarão funcionando da mesma forma de sempre.


É super fácil depois que todo mundo pegar o jeito. Basta ter em mente essa diferença: "mana incolor" é um tipo de mana. "Mana genérica" é um tipo de custo.

Olha a explicação dada pelo MaRo aqui nesse post (sou eu ali fazendo a pergunta a ele, BTW):

Eu: Nas regras, existe uma diferença prática entre mana incolor e mana genérica, ou "mana genérica" é apenas uma forma de dizer "mana de qualquer tipo"?

MaRo: Mana incolor é mana que não tem cor. É um tipo de mana.
Mana genérica é um custo que pode ser pago utilizando qualquer tipo de mana, incluindo tanto mana incolor quanto mana colorida. É um tipo de custo.
As duas acabam sendo confundidas por nós usarmos um número em um círculo de mana pra representar ambas.
Pegue como exemplo o Sol Ring que foi impresso nos decks de Commander. O 1 no círculo de mana no canto superior direito é o custo de mana da carta, e é um custo de mana genérico, no qual você pode gastar mana de qualquer cor ou mana incolor pra pagar por ele.
O 2 no círculo de mana no texto de regras é um tipo de mana que a carta produz, que no fim das contas são duas manas incolores.


(Quote)
- 14/12/2015 17:04
(Quote)
- 14/12/2015 16:11
Alguma fonte de mana que diz "adiciona uma mana de qualquer cor" poderá adicionar a mana incolor das wastes? Eu, pessoalmente, acho que ainda não temos como saber a resposta. Sim, a resposta "incolor não é cor" tem todo o sentido, mas não sabemos se é isso que a Wizards quer. A regra pode dizer que uma fonte capaz de gerar mana de qualquer cor também é capaz de gerar mana incolor, mas temos que esperar eles se pronunciarem.
(Quote)
- 14/12/2015 16:03

Exato.

Os símbolos dos números dentro dos círculos (1, 2, 3...) só vão aparecer agora em custos (custo de mana, custo de habilidade ativada).
Especificamente sobre o Kruphix, ele vai transformar tudo em {C} (mana incolor).

Exato.

(Quote)
- 14/12/2015 16:02

Esse custo (8♢♢) significa que deve ser pago com 10 manas, sendo elas 8 de qualquer tipo (incolor ou de qualquer cor) e 2 obrigatoriamente incolores.

(Quote)
- 14/12/2015 16:00

vdd, super simples!! fiz confusão aqui!! hahah

(Quote)
- 14/12/2015 15:17

Os terrenos que geravam (1) agora gerarão . Custos de mana (X) poderão ser pagos com qualquer cor. Custos de mana poderão ser pagos apenas com (vide Kozilek, the Great Distortion).

(Quote)
- 14/12/2015 15:12

Caraca galerinha. as 8 podem ser pagas com mana de qualquer cor. Já os dois ♢♢ somente por mana incolor tipo as que o sol ring gera, ou Buried Ruin, Academy Ruins e etc.


Não MUDA NADA. Lodestone Golem vai continuar sendo 4 manas de qualquer cor. O custo adicionar vai continuar sendo uma mana de qualquer cor.

Agora se a dona Wizard continuar criando cards com ♢♢♢♢♢♢♢♢♢♢♢♢ no custo ou habilidade esses custos deveram ser pagos com manas incolores e não com mana de qualquer cor.

(Quote)
- 14/12/2015 15:08
Isso tudo só se resume a:

Não mudou nada no jogo;

Só vai dar trabalho para nós, desenvolvedores, independente da plataforma, site, etc, ter que arrumar uma coisinha aqui e ali, adicionar novas coisas, fontes, etc e mais linhas de código a serem escritas.
(Quote)
- 14/12/2015 14:54
Eu dei uma bugada muito muito grande.

(1) seria mana genérica
(♢) seria mana incolor
Isso?
Ou tudo que não tiver cor agora será (♢)?
(O esquema do deus Crufix com a mana pool)

Todos os terrenos que geravam (1) com a atualização vão gerar (♢)?
Pay lands... Filter lands e tals?
(Quote)
- 14/12/2015 14:34

boa pergunta! haha
deveria ser ♢♢♢♢♢♢♢♢XX né?!

(Quote)
- 14/12/2015 08:48
Excelente texto!
(Quote)
- 13/12/2015 20:48
Os terrenos e as manas não mudaram mesmo não. Mudaram as mágicas, que agora podem exigir que sejam pagas com manas incolores. A mana incolor passou a ser uma restrição assim como as manas coloridas. O incolor virou uma "cor".
(Quote)
- 13/12/2015 13:40
Na verdade é uma nova "cor" que, de acordo com o lore, é uma não-cor. Cartas com custo deverão ser castadas com mana do tipo Wastes, obrigatoriamente. Apenas os custos com números dentro é que poderão ser castadas com manas de qualquer cor. Logo, é uma nova cor sim, já que exige um mana específico pra ela
(Quote)
- 13/12/2015 05:59

O Doug Beyer já tinha falado sobre isso antes (se alguém achar um dos posts de Tumblr dele falando sobre isso, ajuda nóis): mas os Eldrazi são seres tão antigos e primordiais que eles precedem a formação das 5 cores da magia. O Ugin não é tão antigo quanto eles (embora também seja muuuuito antigo) e já foi um dragão normal um dia (provavelmente vermelho), mas estudou tanto a mágica incolor que acabou transcendendo as cores da sua magia também.

O diretor de arte da época achava que ficava mais elegante assim, e que isso traria uma pequena economia no processo de impressão das cartas. O resultado foi tão ruim que a "técnica" só durou a 8a Edição e o bloco de Mirrodin, o bloco de Kamigawa já teve os símbolos coloridos de volta.

(Quote)
- 12/12/2015 19:51
Ótimo artigo, muito bem explicado. Espero que tenha tirado todas as duvidas da galera.

Porém eu estou mais interessado em saber se isso vai ter uma importância significativa na lore também.

Uma especulação que fiz é que a mana incolor faz parte da mana colorida, uma espécie de "anti-matéria" da mana, está lá mas ninguém percebe. Até agora...

Minha especulação vai muito além disso, mas agora tenho que esperar a wizard se pronunciar...
(Quote)
- 12/12/2015 19:29
Excelente explicação!
Mas fiquei na expectativa de finalmente descobrir porque as primeira edições com o novo frame tinham os símbolos de mana em preto e branco, sempre achei isso muito feio.
(Quote)
- 12/12/2015 18:05

A ideia é ensinar aos novos jogadores com cartas novas (que são as cartas a que a maioria dos jogadores novos tem acesso), e todas as cartas novas já virão com a terminologia nova. Ninguém precisa ensinar toda a história do jogo de uma vez só para os novatos, com o tempo eles vão tendo contato com mais cartas e aprendendo mais coisas.

(Quote)
- 12/12/2015 17:50
podiam chamar de Gray mana, mana Cinza, ja que ta ligado as Wastes.
(Quote)
- 12/12/2015 17:07
Frescura. Pra variar.