[LEGACY] Os Eldrazi vão invadir o Legacy?

       

Por: tiagoblauth em 15/02/16 13:55 | 14 comentários / 2,834 visitas

Saudações jogadores do melhor formato do MTG!

 

Vou escrever um pouco sobre os novos fenômenos do MTG, os Eldrazi.

 

Vimos uma invesão deles na field do modern e muitos se perguntaram: Seriam eles capazes de se adaptar pro meta do legacy? 

 

Já vi algumas discussões, mas apenas "achismos" e teorias. Na prática, já vimos 2 listas deles em torneios legacy. Segue abaixo:

 

Primeiro lugar no torneio WL #4 - Savona - http://bit.ly/214BVqc

Sexto lugar no torneio Philadelphia Legacy Series 2016 - http://bit.ly/1RG1ICJ

 

Conversei com o jogador Michael Scheffenacker, que conseguiu a sexta colocação na Philadephia. Ele vem testando os Eldrazi no legacy há quatro semanas. Segue abaixo o desempenho desde então (torneios sancionados):

 

Desempenho Eldrazi - Legacy
Total de Matches Vitórias Derrotas
31 22 9

 

Esse desempenho fez com que nosso amigo Micheal ganhasse confiança com o deck. Ele vai jogar o SCG Open na Philadelphia daqui há duas semanas, o que será um teste interessante pra ele (e pra todos interessados no legacy, é claro).

 

Abaixo segue mais uma tabela dos arquétipos que ele enfrentou:

 

Matches
Arquétipo Vitórias Derrotas
Storm 4 -
Lands - 1
Aggro Loam - 1
MUD 3 -
Shardless BUG - 2
Burn 1 -
Infect - 1
12post 3 -
Goblins 1 -
Death and Taxes 3 -
Grixis Pyromancer 3 -
Sneak and Show 1 -
Esper Blade 1 1
Miracles - 1
Mirror 1 -
ID 1 2

 

Ele enfrentou "apenas" 15 arquétipos, e não foram muitos matches contra cada um deles, então a amostragem ainda é pequena. Todavia, dá pra ter um raso mas não desprezível conhecimento pra tirar algumas conclusões. O deck jogou contra vários "clássicos" do legacy e se mostrou competente. Analisando as derrotas do arquétipo, dá pra perceber que ele pode vir a enfrentar dificuldade contra decks de controle, como é o caso do Miracles, Esper Blade e Shardless BUG. Ele também perdeu pra dois combos, o Lands e o Infect. 

 

Pedi pra ele quais são os matches que ele consideraria como bad matches de fato. Ele prevê sérios problemas contra Shardless BUG, Aggro Loam, LandsOops All Spells e Belcher. Mesmo ele tendo perdido pra Miracles e Infect, ele considera matches justos e até com certa vantagem (dependendo da mão inicial), e não como terríveis. 

 

Lands é um deck caríssimo por causa do The Tabernacle at Pendrell Vale, então não é um grande empecilho. O desafio dos Eldrazi vai ser achar um modo de contornar o Shardless e o Loam, que são decks mais presentes na field. Além disso, decks como Dredge, Esper Blade, Miracles e outros decks que vão aprender a jogar contra e descobrir alguns hates, podem deixar o confronto 50/50. 

 

Pra quem já pensa que eles vão dominar a field e a Wizards terá que sair banindo tudo pela frente, um conselho: Calma. O legacy (felizmente) pode estar ganhando mais um arquétipo, o que é excelente; aumenta a versatilidade e dá força a decks que estavam sumidos. O deck judia e pune também de decks baseados na estratégia do Delver of Secrets, criatura que infestou o legacy desde seu surgimento. Segundo Michael, tem UM match que é "barbada", fácil, "mamão com açúcar". ANT e TES players, não queiram cruzar com os Eldrazi pelo caminho, pois ao que parece, os Eldrazi são especialistas no confronto.

 

Por enquanto, como eu já disse, é uma análise rasa, o tempo dirá de forma mais precisa o poder do deck. As perspectivas são saudáveis e parece que teremos mudanças positivas no nosso metagame.

 

Vida longa ao Legacy!

 

 







Leia também

[legacy] jogo de grixis delver, meu deck se.. 1 comentários / 308 visitas
[legacy] #legacyrs - primeira etapa/2016 0 comentários / 1,236 visitas
[legacy] será que o tampo vai rodar? 18 comentários / 2,739 visitas
[tt] mtg e a política - um texto com e sem.. 2 comentários / 1,428 visitas
[tip] a importância do fair play nos torne.. 37 comentários / 5,228 visitas

Favoritos

Report de Torneio

Por: CaosNyce - 14 comentários / 4,661 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 17/02/2016 12:00

Eu joguei 2014 com Rw Imperial Painter. Me parece que o Painter tem uma certa vantagem, mas o grindstone tem q entrar logo, pq com cálice pra 1 complica. Uma blood moon cedo tb pode ser bem interessante. Só vendo na prática mesmo pra ter algo mais conclusivo.

(Quote)
- 17/02/2016 08:53
Vida longa ao Legacy!
(Quote)
- 17/02/2016 08:19
Quero ver um match desse deck com Imperial Painter.
Na real, a não ser que surja algo genial, vai ser tipo o que o merfolk é (em relação ao desempenho nos cenários modern/legacy).
Vai ficar no corte e não chega num top 8.
(Quote)
- 17/02/2016 07:27

que venham! eu to preparado pra essa zuera! ;) Titânia tá do meu lado! HUAEHUAHUAEHAUH

(Quote)
- 16/02/2016 13:35
Espero que exploda o Legacy tb, pra ajudar a Wizards ver o tamanho da cagada.

Mas no Legacy não vai tão longe, lá tem cartas boas.
(Quote)
- 16/02/2016 13:14

Japoneis acha que pode vir mentir aqui e ninguem vai ver hahahaha

Quando eu vi o Thought-Knot Seer (isso nos spoilers da edição), eu avisei os caras que o bixo era perigoso, não imaginava o deck eldrazi, mas vislumbrei a interação até o momento inexistente do mud com a mão do oponente.

(Quote)
- 15/02/2016 21:40

O problema do MUD é que ele é mais lento e sensível em relação aos Eldrazi (aparentemente). Mas vale lembrar que quando entra um arquétipo novo, ele aparenta ser melhor do que é pq ninguém sabe jogar contra, uma penca de players se atira jogando, etc. Lembra quando entrou affinity? Era um deus-nos-acuda e eles pareciam imbatíveis. Hj nem aparecem mais mt nos tops.

(Quote)
- 15/02/2016 16:06

Se o deck abre com Olho e Mimic, ele ganha no turno 3, o clock é bem interessante. Vamos ver como ele vai lidar com o inconsistência.

(Quote)
- 15/02/2016 15:12
Interessante, parece ser realmente melhor do que MUD. Tem as cartas de prison deck (trinisfera e cálice), e ao mesmo tempo consegue colocar ameaças interativas e ter mais força contra outros decks. Considerando que MUD é um Tier 2, diria que eldrazi deve ser no mínimo tier 1.5.

15 lands que "adicionam 2" pra baixar os eldrazi, parece ser bem forte mesmo.

Só teria que ver em quanto tempo leva pra ganhar um jogo. Pq MUD e esses decks com calice e trinisfera as vezes perdem pra combo pq dá mto tempo pra jogarem ao redor dessas cartas de prisão. O bom é que o Legacy é um formato que consegue se auto-regular, com pouquíssimas excessões (Treasure Cruise, DTT).
(Quote)
- 15/02/2016 15:10

Ainda não teve pelo jeito. Vamos aguardar mais testes. Acredito que se o Eldrazi não fizer cálice pra 1 logo, não dá tempo dele segurar os orelhudos. Talvez o Warping Wail consiga segurar o Natural Order, zentih e o Glimpse. Domingo provavelmente tu vai ter a chance de testar, pq tem uma galera do mal pronta pra surpreender com esse deck na primeira etapa do legacyRS.

(Quote)
- 15/02/2016 15:07

Eles são mt conservadores. Desde que o Bruno cortou o cabelo então... ish

(Quote)
- 15/02/2016 13:59
e cade o teste contra elves?
(Quote)
- 15/02/2016 13:19
Eu vejo potencial no deck. Parece bem superior ao MUD e aos demais decks de Chalice e Trinisphere.
(Quote)
- 15/02/2016 13:07
To tentando convencer os outros integrantes do Xaxanon's Team desde o carnaval que esse deck é uma realidade no legacy (não sei se uma ameaça)... Mas eles não tem a mesma fé que eu.. hueheuheuh