M³ - Magic ao Cubo - Introdução a limited: selado e draft

       

Por: LeoKula em 07/09/16 16:26 | 16 comentários / 3,859 visitas

 

Saudações, amigos do M³!

 

Artigo da passado: M³ Magic ao Cubo - Começando a montar um cubo!

 

Chegamos ao terceiro post do nosso blog favorito sobre design e draft de cubo (mas não era o único?). Fazendo uma rápida retrospectiva, até então vimos:

 

- Conceito básico do cubo

- Como começar a montar um cubo

 

Antes de iniciarmos na parte que é provavelmente a mais divertida da discussão (escolher quais cartas vão fazer parte do cubo), gostaria de usar esse post para fazer uma breve introdução a formato limitado e alguns tipos de draft: isso vai nos levar às maneiras de utilizar o cubo.

 

Acho que faz sentido que você saiba como usar um cubo antes de escolher as cartas que farão parte dele. Vamos primeiro falar um pouco sobre limited e draft e depois vamos ver como aplicar isso ao cubo.

 

Limited

 

Cubo é um formato limited ou limitado. Formatos limitados são formatos onde os jogadores têm que montar decks a partir de um pool limitado (d'uh!) de cartas, geralmente vindo de produtos lacrados como boosters, ao contrário de formatos construídos como standard e modern.

 

Os principais formatos limitados são: selado e booster draft. Em artigos futuros vamos falar ainda de Rochester Draft, Winston Draft e Winchester Draft, os dois últimos sendo para dois jogadores exclusivamente.

 

Toda a idéia de cubo é simular a experiência de formatos limitados, porém utilizando a nossa própria coleção de magic: o cubo!

 

Talvez a partir desse artigo, tudo finalmente vai fazer sentido na sua cabeça e você estará pronto para começar a, de fato, montar um cubo já imaginando como vai ser jogar com ele.

 

Selado

 

Você deve conhecer esse formato pois é bastante praticado em eventos de pre-release. Em um evento selado, cada jogador recebe um número de boosters, geralmente 4 ou 5, e deve montar um deck com o conteúdo. Terrenos básicos podem ser utilizados em qualquer número, geralmente fornecidos pela loja organizadora do evento.

 

Formatos limitados são ótimos para quem gosta de construir decks ao invés de simplesmente “escolher” decks, como é feito quase sempre em formatos construídos. Raramente alguém constroi algo original para um torneio construído, já existem os arquétipos com suas devidas estatísticas em milhares de sites de análises de Magic competitivo. Em formatos limitados, você não tem essa opção. Você pode analisar a coleção e ter uma idéia prévia do que é possível montar lá, mas você nunca sabe o que vai ter disponível na hora.

 

Jogando selado a partir de um cubo

 

Jogar selado com cubo é bem simples: embaralhe o melhor que puder as cartas do cubo e distribua uma quantidade pré-definida de cartas aleatoriamente entre os jogadores que vão participar. Defina a quantidade de cartas que cada um terá e a quantidade de cartas dos decks e vocễ está pronto. Mais ao final do artigo vamos analisar brevemente o tamanho de decks e quantidade de cartas que cada jogador deve ter e como brincar com esses números.

 

Booster Draft

 

Booster draft também acontece a partir de abertura de boosters, porém de uma maneira diferente do evento selado.

 

Em booster draft, cada participante do draft recebe um booster. Todos abrem esse booster simultaneamente e então escolhem uma carta e passam as demais para o jogador à direita, assim recebendo as cartas do jogador à sua esquerda. Cada jogador então, novamente, escolhe uma carta e passa as demais para a direita, continuando assim até que cada jogador só tenha uma carta na mão, sendo obrigado a pegar essa carta.

 

Ao final de uma rodada completa, cada jogador vai ter 15 cartas.

 

O processo é repetido com mais 3 ou 4 boosters para cada jogador. A idéia é que ao final do processo, cada jogador tenha uma quantidade razoável de cartas para montar um deck, geralmente de 40 cartas, já contando os terrenos.

 

Booster draft é um formato fascinante: você tem que conhecer bem a coleção, saber as cartas mais fortes, ter um plano de quais decks gostaria de montar, quais seriam suas primeiras opções, suas segundas, suas terceiras, saber o que você não quer dar aos seus oponentes, enfim, existe bastante assunto quando se fala em booster draft.

 

Vamos falar muito ainda sobre booster draft, estou aqui apenas descrvendo como funciona, mas ainda vamos nos aprofundar no futuro.

 

Jogando booster draft a partir um cubo

 

Para criar boosters do seu cubo, basta embaralhar qualquer quantidade de cartas do cubo e em seguida, separar em pilhas de 15 cartas (ou mais, se você quiser boosters maiores). A partir daí, realizar o booster draft como descrito acima. Pode parecer que dá trabalho, porém como você vai jogar em grupo, todos os jogadores do grupo podem te ajudar.

 

Quantidade de cartas por jogador e tamanho dos decks

 

Duas variáveis são importantes a se definir e vão afetar diretamente a qualidade dos decks montados a partir do evento que você vai organizar com o seu cubo, seja selado ou draft:

 

- A quantidade de cartas a qual cada jogador vai ter acesso

- Tamanho dos decks a serem montados

 

Vamos usar o seguinte cubo genérico de exemplo para analisarmos um pouco as possibilidades com os números acima:

 

Cubo Exemplo

 

50 Cartas Azuis

50 Cartas Vermelhas

50 Cartas Verdes

50 Cartas Pretas

50 Cartas Brancas

25 Artefatos

25 Terrenos não básicos

 

Supondo que seu cubo esteja bem embaralhado / distribuido, uma pilha aleatória de 60 cartas (ou o equivalente a 4 boosters de 15 cartas) vai te oferecer mais um menos isso:

 

10 Cartas Azuis

10 Cartas Vermelhas

10 Cartas Verdes

10 Cartas Pretas

10 Cartas Brancas

5 Artefatos

5 Terrenos não básicos

 

Imagine que, se estamos falando de selado, montar um deck de 60 cartas com essa pilha vai ser um tremendo desafio! Provavelmente terá 4 cores, e muito dificilmente os terrenos não básicos serão de cores que você precisa. Já um deck de 40 cartas, fica mais viável: considerando 26 cartas que não sejam terrenos, da pra fazer um deck de 2 cores, porém sem muita escolha de cartas, você teria que pegar todas as cartas disponíveis das cores que você escolhesse, sem espaço para estratégia ou alguma criatividade.

 

No caso do selado, você vai descobrir que existe um fator grande de sorte envolvido.

 

Já em draft, você consegue, ao longo do processo, direcionar um pouco mais as cores que você precisa, e terminar com uma pilha um pouco mais consistente de 60 cartas. Isso não quer dizer que você vai sempre conseguir escolher as cores que quer, você pode se encontrar no meio do draft percebendo que mais alguém está montando a mesma cor que você, e é aí que os planos B e C entram em ação. E aí é “se vira nos 30”.

 

Se você quiser fazer um selado mais relaxante e com decks mais eficientes, pode aumentar o número da pilha de cada jogador. Se aumentarmos pra 120 cartas, é quase possível realizar decks mono e é possível realizar decks de duas cores já com alguma seleção das cartas. Uma pilha de 120 cartas do mesmo cubo nos daria:

 

20 Cartas Azuis

20 Cartas Vermelhas

20 Cartas Verdes

20 Cartas Pretas

20 Cartas Brancas

10 Artefatos

10 Terrenos não básicos

 

Se você quer montar um deck de duas cores, tem acesso a praticamente 60 cartas só das cores que você quer, pra montar um deck de 40 cartas (26 não-terrenos). Ou pode montar um deck de 3 cores, sendo assim teria acesso a 80 cartas, te possibilitando aumentar o elemento da estratégia. Optando por um deck mono usando alguns artefatos, você vai aumentar a consistência do seu deck, abrindo mão da estratégia.

 

São todas essas escolhas que me fazem gostar tanto de limited. E cada vez que você senta pra jogar um evento desse, você se depara com diferentes cenários e começa a pegar experiência em como jogar seu cubo ou o cubo do seu colega. É como realizar vários eventos de booster draft ou selado de uma certa coleção, porém isso acaba saindo caro e nem sempre você gosta de uma coleção inteira.

 

O lance do cubo é ter um pool onde você se identifica com 100% das cartas e, portanto, realizar eventos limitados será sempre diversão garantida!

 

Estamos apenas arranhando a superfície nesses assuntos com algumas constatações básicas sobre realização de draft e selado com o cubo. O legal é que, tudo que você leia em outros lugares sobre selado e / ou draft, se aplicam ao cubo. Eu vi que recentemente alguém começou a escrever mais dedicadamente sobre draft aqui na liga, e é uma ótima leitura para vocês que querem começar a draftar cubo. Todo o aprendizado pode ser compartilhado com o que vamos ver aqui.

 

Gostaria de ouvir feedback sobre o pessoal novo ao cubo para saber se está tudo fazendo sentido e se vocês conseguem se ver criando e draftando um cubo em seu grupo.

 

Esse foi o último post de uma trilogia para definirmos a base do que é design e draft de cubo – sobre o que é um cubo e como utilizá-lo. Concluído esse artigo, sabemos agora:

 

- Qual o conceito por trás de design e draft de cubo

- O que é um cubo e o que tem nele

- Como jogar com as cartas de um cubo

 

Eu diria que os mais aventureiros já têm material para iniciar seu próprio cubo: temos informação até aqui suficiente para começar a rascunhar algo e até juntar uma pilha de cartas e realizar um draft experimental em seu grupo.

 

A partir do próximo artigo, estou preparando algo referente a escolha de cartas e temas para construção de um cubo.

 

Obrigado novamente para quem leu até aqui, e nos vemos em breve!

 

Próximo artigo: M³ - Magic ao Cubo - Brainstorm #1 - Terrenos







Leia também

M³ - magic ao cubo - começando a montar u.. 6 comentários / 3,474 visitas
M³ - magic ao cubo - infos do primeiro enc.. 2 comentários / 1,339 visitas
M³ - magic ao cubo - primeiro encontro m³.. 17 comentários / 2,129 visitas
M³ - magic ao cubo - brainstorm #1 - terre.. 0 comentários / 2,861 visitas
M³ - magic ao cubo - tudo sobre design e d.. 5 comentários / 2,895 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 12/10/2016 09:13

Obrigado por compartilhar, Felipe! Eu usei 5x10 em meu último draft com 3 jogadores, concordo com sua opinião sobre o draft com menos cartas e boosters menores.

(Quote)
- 12/10/2016 09:10
Isso, khallsama. A princípio, cubo é um formato singleton / highlander, onde só se usa uma de cada carta. Algumas pessoas experimentam com múltiplos, mas o formato nasceu como singleton mesmo.
(Quote)
- 11/10/2016 20:01

Uma carta de cada? Quer dizer que uma pool de um cubo teria apenas um elvish mystic, por exemplo?

(Quote)
- 11/10/2016 10:59
Um formato que acabou funcionando muito bem pro meu grupo foi draftar 5x9 (5 boosters de 9 cartas) no cubo. Isso foi forçado pq geralmente temos um pod reduzido (4-5 jogadores) e 3x15 acabava gerando 3 decks monocolor e 2 decks ruins com alguma frequência, dado que você efetivamente drafta 4 cartas do booster inicial e percebe claramente os sinais da mesa. Isso criava outra barrier pra jogadores menos experientes.
O draft com menos cartas simula o controle de informação dos boosters com full pod, e não percebi um efeito muito danoso no power level dos decks.

É um formato que acabei tendo que rodar bastante na web pra achar e atendeu a gente muito bem. Achei válido notar =)
(Quote)
- 12/09/2016 14:59

Obrigado edubai! Cara, o legal do cubo é que é uma carta de cada, então com certeza você vai conseguir fazer algo legal.

Sim, tudo em protectors, não tem jeito.

(Quote)
- 12/09/2016 14:34
parabéns pela matéria! estou também muito interessado em fazer um cubo... tenho muitas cartas aleatórias e poucos decks montados. e caratas desde legacy, modern e standard... acredito que minha pool daria um cubo maneiro!

uma dúvida. vc deixa todo o cubo em protectors?
(Quote)
- 11/09/2016 20:09

Olá davidbaron, obrigado por comentar, que bom que está gostando! Cubo é bem isso que você falou mesmo.

Futuramente pretendo fazer um post a cada coleção nova que for lançada (começando por Kaladesh) com destaques de cartas que podem ficar legal no cubo.

Quero ver o seu cubo quando estiver pronto!

(Quote)
- 11/09/2016 12:40
Acredito que o Cubo seja um dos melhores formatos atualmente, embora seja mais casual. O Legacy é um formato muito cativante, mas você acaba ficando meio "preso" quando se joga competitivamente. No Cubo existe essa possibilidade de com uma pool de cartas você poder montar vários decks e com infinitas interações.

Iniciei a montagem de um cubo, mas vou focar mais em Conspiracy. Quando as edições forem saindo, vou acrescentando mais cards.

Espero que a moda do Cubo pegue nas lojas! Hahaha

Os artigos estão muito legais. Muito bem detalhados. :)
(Quote)
- 10/09/2016 13:45

Fala Felipe, obrigado pelo feedback! De que cidade você é? Muito boa essa notícia! Adoraria ver esse cubo quando você montar.

Eu tenho uma idéia de no futuro ter uma lista de lojas consideradas "Amigas do Cubo", que atendessem a algumas demandas de quem monta e joga cubo. Seria legal conversarmos sobre isso quando você tiver sua loja. Fique por aqui e vamos interagir bastante no futuro!

(Quote)
- 09/09/2016 20:09
Boa noite Leo... Muito bom artigo e pode ter certeza que acompanharei, estamos abrindo uma loja aqui na cidade e pretendemos focar no Magic forfun, e consequentemente ter cubos para o pessoal jogar. Assim que montar o primeiro cubo com as cartar que eu tiver te envio e compartilharei os testes que for fazendo. Abraço...
(Quote)
- 09/09/2016 14:56

Obrigado novamente pelos elogios :) cara, eu compartilho 100% do que você disse e faço muito isso, experimento com alguns decks e depois guardo as listas em uma planilha pra poder jogar novamente. O mais legal é ver os lances que a galera puxa da cartola mesmo! Meu primo e meu cunhado são minhas cobaias (muahahaha) e adoro ver o que eles montam a partir de um draft. A gente que constrói o cubo acaba já formando alguns arquétipos na nossa mente enquanto estamos desenhando, portanto acho que sempre buscamos algo mais concreto. Já quem não conhece o cubo está mais "virgem" e assim acaba criando mais, eu acho.

(Quote)
- 09/09/2016 10:00
Opa, vou acompanhar sempre. Realmente, é uma ótima iniciativa e está sendo muito bem conduzida por você. Vou gostar de palpitar nos comentários e ajudar com o que puder, gosto bastante de pensar no design do cubo e de como o cubo pode refletir o design e a história de todo o magic.

Criar decks é bem legal, eu gosto de a cada draft ver as ideias de sinergias que as pessoas têm e depois criar listas baseadas nessas ideias, pra jogar for fun. Parece que é infinito, a cada semana a galera surpreende. E mesmo sentar sozinho com o cubo e brincar de fazer os decks e anotar listas pra jogar depois.
(Quote)
- 09/09/2016 09:35

Obrigado Knightguil e seja bem-vindo! Espero que continue acompanhando e obrigado pelos elogios!

Cara, é muito bom saber dessa outra forma de fazer selado. Hoje eu só faço Winston ou Winchester draft entre 2 jogadores, ou simplesmente criamos decks com o cubo, nunca realmente realizei um selado. Acho que a maneira que você descreveu é a melhor para ter uma distribuição igual das cores. Mesmo no CubeTutor, quando se faz selado por lá, a distribuição às vezes vem bem ruim. Realmente embaralhar tudo é tenso! rsrs

Vou colocar seu nome na lista de pessoas que eu gostaria de entrevistar aqui no canal, para discutirmos decisões de design do cubo e formas de jogá-lo, como você acabou de comentar.

Obrigado novamente por participar!

(Quote)
- 09/09/2016 09:30

Fala marshall_r, obrigado pelo feedback! Na verdade, a raridade das cartas não importa no cubo. Aliás, se você quiser, você pode criar um cubo com uma certa proporção de comuns, incomuns e raras como uma limitação imposta por VOCÊ, mas no geral, a raridade não importa. "Boosters" do cubo são só pilhas de cartas aleatórias mesmo.

(Quote)
- 09/09/2016 08:56
Cubo é o meu formato preferido no magic, de longe, e é mto bom ver isso tomando destaque aqui na liga, parabéns. Pra complementar, vou falar como faço selado com o meu cubo:

Meu cubo é separado em 8 pilhas; as 5 cores, cartas douradas, cartas incolores e fixers duais (por ex, mana confluence fica com as incolores e fetchs nos fixers duais).
Aí cada jogador recebe, por ex, 7 incolores, 7 duais e 5 douradas. Depois de analisar essas cartas, o jogador pode escolher quantas de cada cor ele quer, somando 40 (por ex, 20 azuis, 10 pretas e 10 brancas); e pega as cartas aleatoriamente.
Eu gosto muito dessa maneira, pq otimiza a pool e o uso dos fixers e das douradas de cada jogador; e pode tmb comportar ainda mais jogadores pro selado. Além disso, é bem mais prático do que embaralhar uniformemente o cubo inteiro kkk (meu cubo fica separado pq na hora do draft eu monto os boosters com as cores separadas, balanceando as quantidades).
(Quote)
- 09/09/2016 08:26
Olá amigo, mais uma vez um excelente artigo, parabéns. Apenas uma confirmação: ao embaralhar as cartas e preparar para jogar, seja selado ou draft, não se adota nenhum procedimento para equilibrar o número de cartas míticas/raras/incomuns, correto?