O Leão e o Peixe Dourado Na Selva Financeira do MTG

       

Por: edutsubaza em 24/02/17 11:32 | 2 comentários / 1,501 visitas

O Leão e o Peixe Dourado

 

 

Você deve estar se perguntando: Que diabos tem a ver Leão e Peixe Dourado, e ainda mais, que relação ao MTG isso tem?

 

Pois bem, essas duas criaturas tão diferentes, tem algo muito em comum: O Encarecimento do Card Game em formatos construídos.

 

Não acredita? Então vamos lá, analise e diga se o que vou te mostrar é realidade ou não.

 

Cronicas do Leão.

 

 

O Leão é o rei da Selva, é o predador, blá, blá, blá... Você deve já estar cansando de ouvir isso, e caso aqui é justamente o contrário. O Leão é menor que o Peixe Dourado, mas sua fome quase que insaciável tem perturbado e muito a selva do MTG.

 

Aqui o Leão Apresentar-se-á como o canal de youtube MTG Lion, com cerca de 7,8 milhões de visualizações ele é um canal voltado para informação pré-jogo, com análises de decks, spoilers e unpacks., etc. Contudo, possui um foco maior no aspecto financeiro do cardgame com análises de formatos construídos (IRL e online). Não sei se é proposital, mas o canal tem provocado uma onda de especulações muito grande mundo a fora.

 

Muitas vezes, traz informações cronológicas em gráficos, apresentando as “tendencias” e variações de preço de determinados materiais de MTG, outrossim ele especula que um material, em tese “Bulk”, poderá vir a ser staple num futuro próximo.

 

O que isso desencadeia é grave no meu ver, em algum momento, indiretamente, ele vai “acertar” pois se seus seguidores “comprarem a ideia” eles ocasionarão um buy-out* nas lojas, que por sua vez aumentarão o preço para se defender dessa prática de mercado, que irá gerar um aumento no preço do material especulado.

 

Temos inúmeros caso recentes, não vou compilar todos aqui pois estou no trabalho e aqui fazer prints não é muito fácil, entretanto, indo ao canal perceberemos que os últimos casos de spikes de Bulkcards, os quais vocês não entenderam nada – nem eu – terá um ramo de explicação lá.

 

E o Peixe Dourado?

 

 

O mascote aquático mais antigo e negociado no mundo. Praticamente quem possui um aquário, possui um deles. É popular, encantador, pequeno e inofensivo. Mas engana-se que esse animal fofinho é inofensivo, ele te hipnotiza e acaba fazendo tudo o que ele manda.

 

Gigante, ao contrário de seu similar real esse “mascote” praticamente abocanha tudo, dentro e fora dágua, Apresentar-se como MTGGoldfish. Em seu site tem de tudo relacionado ao Magic. Desde lista de decks a cobertura de eventos, com listas de preços atualizadas em tempo real, de todos os formatos, tanto IRL (papel) quanto o Online (tix).

 

Com mais de 100mil visualizações/dia esse site influencia diretamente o mercado paralelo do cardgame, demonstrando em porcentagem tendencias de aumento e queda de preço de cards por dia, semana e mês. Possui tabelas de preço por edição, formatos, raridades, ou seja um oceano de informações financeiras pertinentes ao estimado cardgame.

 

Além do Mais, Safron Olive, um streamer e colunista de magic e deck builder, com suas colunas de Decks Rogue (Much Abrew) e Budget Magic (Decks “baratos”) tem influenciado, ainda que de maneira discreta, os preços de cards do jogo. Quando ele apresenta o deck e joga com ele com bons resultados no Mol (Magic Online ), em média o valor do deck já sobre 20% de preço.

 

Isso mesmo que estás lendo, não precisa mais esperar só pelos resultados do Pro Tour, Mundial ou Gran Prix, bastou ele jogar bem que o preço sobe.

 

Fuuuuuuuu....

 

...São!

Os dois animais, praticamente se fundiram em um monstro maior, e por causa desse monstros “da selva da internet” as mudanças do mercado financeiro do Magic the Gathering tem reverberado quase que instantaneamente aqui no Brasil.

 

Segue mais ou menos essa lógica aqui: Especulou no MTG LION; buy out em alguma loja lá fora; as demais lojas aumentam o preço; em poucos minutos os produtos somem das lojas; O preço dispara nas tabelas do MTGGoldFish e o mesmo ciclo segue aqui em terras tupiniquins.

 

O preço dispara e o card não jogou em lugar nenhum. Um exemplo recente é o Simulacro de Tezzeret, de 0,50 centavos para 10~15 reais, estabilizou em 6 reais e nunca jogou nada

 

Money The Gathering, o novo cardgame?


 

Isso é um absurdo, Magic não deveria ser “bolsa de valores”e sim um hobby para divertir e por consequência ganhar alguma coisa no competitivo. Quando foi que mudou de TCG (Trading Card Game) para ECG (Especulation Card Game)? 

 

Estão invertendo os valores, ganhar dinheiro antes de ganhar diversão, especulação em cima de especulação e quem sofre com isso? Somos todos nós que amamos esse fantástico e complexo cardgame!

 

Sei que a selva é mais densa e sei que tem outros bichos como a SCG e a QuietSpeculation, e que tudo é fomentado pela Hasbro. Mas, pelo bem do jogo, seria possível que esses animais fosses extintos de alguma forma? Quem seriam os caçadores?

 

Espero ansiosamente o dia em que Magic deixe esse caminho e volte a ser um dos poucos hobbies inteligentes que existe, sem especulação por favor!

 


 







Leia também

Estou com medo de ir jogar magic 0 comentários / 404 visitas
E aí standard, cadê a "diversidade"? 2 comentários / 836 visitas
Mensagem subliminar no magic update 0 comentários / 1,236 visitas
O dna da decadencia do futebol brasileiro 5 comentários / 3,990 visitas
Mimimi 2015 45 comentários / 6,162 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 12/07/2017 08:26

Sim quase um desabafo, mas também uma teoria. Valeu por seguir.

(Quote)
- 26/04/2017 19:05
Que belo desabafo (pois foi um desbafo, não?).Realmente tenho gasto cada vez menos com esse hobby por causa dos valores absurdos. O jeito é esquecer que existem esses cards caros e se divertir com "o que tem pro bolso" mesmo.

Ganhaste um seguidor!