Infestação de Zumbis

       

Por: tunicoberno em 24/05/17 12:49 | 15 comentários / 2,505 visitas

No meio de tantos Marvels (por sinal, a Wizards deveria fazer uma carta chamada Deadpool, pra poder conjurar Dealpool com Aetherworks Marvel), fica dificil saber do que jogar. Mardu, Zumbis, Saheeli Cat, mono Craig Wescoe, mais Marvel?

 

A minha escolha é Zumbis, é um deck que apresenta um excelente potencial para aggro e também permite um card advantage muito grande com cartas como Cryptbreaker, Relentless Dead e Liliana's Mastery. E é sobre uma interação específica desse deck que eu quero falar hoje.

 

Situação é a seguinte, você está jogando contra um Marvel (Oh... grande surpresa) e você controla um Relentless Dead, sua única criatura no cemitério é um Diregraf Colossus - por que você keepou essa mão mesmo? - e seu oponente gasta um Sweltering Suns para matar seu Relentless Dead. Nada que você possa fazer a respeito, tchau tchau, Zumbi morto.

 

Mas Zumbis não morrem, principalmente Relentless Dead, você vai pagar B para retornar ele para sua mão e 3 para retornar Diregraf Colossus para o Campo de Batalha. Agora vem a pergunta séria e o motivo de eu estar escrevendo esse post (porque aparentemente metade do GP Montreal não sabia a resposta dessa)! Com quantos marcadores Diregraf Colossus vai entrar no Campo de Batalha?

 

Tempo!

 

 

O tempo acabou!

 

A resposta é: depende!

 

Mas como depende juiz? Você é a pessoa que deveria saber, você deveria dar a resposta.

 

Depende de como você coloca as habilidades desencadeadas na pilha! Se você colocar a habilidade de retornar Relentless Dead para mão primeiro na pilha e então a habilidade de retornar Diregraf Colossus para o campo de batalha depois, então a habilidade de retornar o Colossus vai resolver primeiro, Relentless Dead ainda vai estar no cemitério, você ganha +1 marcador +1/+1.

 

Mas não acaba por aqui. A habilidade de Diregraf Colossus é um efeito de substituição, que altera a maneira com que a carta entra no Campo de Batalha. Ele vai entrar no Campo de Batalha com uma quantidade de marcadores iguais a quantidade de criaturas no seu cemitério. Além do mais, não existe zona intermediária no jogo. Ou o Diregraf Colossus está no cemitério, ou ele está no Campo de Batalha. No momento que ele está retornando, ele está no cemitério, então o jogo vê duas criaturas, no momento que ele entra, ele entra com dois marcadores +1/+1.

 

Mas juiz, e se meu oponente colocar um marcador só no Diregraf Colossus? Se o seu oponente não anunciou como as habilidades iriam para a pilha, você pode ficar quietinho e deixar o bicho lá. Afinal, é possivel que seu oponente tenha colocado as habilidades desencadeadas na ordem incorreta. Ou seu oponente é um Mastermind que tem um excelente plano de jogo que envolve uma criatura com um marcador a menos.

 

E se meu oponente não colocar marcador algum? Ai você vai ter que dizer "ei broder, seu bicho ganha um marcador". Isso é um efeito de substituição, não é uma habilidade desencadeada. Você não pode deixar seu oponente esquecer disso.

 

Se você tiver uma outra pergunta, é só enviar, talvez ela vire um post :)

 

É isso ai pessoal! Espero que os torneios no Brasil sejam mais elegantes do que os torneios lá fora com essa dica rápida.

 







Leia também

Empatar, conceder e dividir premiação: o .. 33 comentários / 7,356 visitas
Respostas para as perguntas mais frequentes.. 15 comentários / 7,160 visitas
Deck/decklist problem 5 comentários / 2,450 visitas
Cuidados em torneios 6 comentários / 3,966 visitas
Pre-lançamento dtk: história de um juiz j.. 11 comentários / 3,175 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 26/05/2017 11:11

sem explicações eu nunca iria saber disso. obrigado. é meio complicado de entender porém vou pegar o jeito da coisa. Gostaria de mais alguns exemplos para eu pegar de vez como funciona esse efeito.
1)no caso esse efeito de substituição do colosso, conta como estar colocando marcador na criatura? (Para efeitos de escamas endurecidas por exemplo)

(Quote)
- 25/05/2017 11:26

É a diferença entre uma habilidade desencadeada e um efeito de substituição.
Na habilidade desencadeada, ele entraria no campo de batalha, dispararia uma habilidade e essa habilidade iria colocar marcadores nele.
No efeito de substituição, ele nunca existe sem os marcadores. E ele também nunca existe em outro lugar que não seja o cemitério ou o campo de batalha. Quando ele vai entrar, ele está no cemitério ainda, então ele vê duas criaturas lá (ele mesmo e o Relentless Dead).

(Quote)
- 25/05/2017 10:04
eu achei q todos já sabiam como isso funciona,pois ja faz tempo q a carta foi lançada,deve ser a galera q nao joga em torneio ne
(Quote)
- 25/05/2017 09:52


Se no texto estivesse escrito "Quando entra --- no campo de batalha, coloque marcadores", aí ele não contaria.


Mas como diz "entra com" ele contará, pois é efeito automático.

(Quote)
- 25/05/2017 09:25
Ainda to com duvidas em relação ao colosso entrar com 2 marcadores. Pois é dito na carta que ele entra com um marcador para cada zumbi no cemitério. achava que era checado a habilidade quando ele esta entrando no field e não está mais no grave.
(Quote)
- 24/05/2017 17:49
Tem razão, testei no MOL e entrou com dois marcadores
(Quote)
- 24/05/2017 16:02

https://blogs.magicjudges.org/rules/cr614/

(Quote)
- 24/05/2017 15:56

Mimico metálico não tem o tipo Zumbi em outras zonas. Você não vai poder retornar ele ao campo de batalha, nem você vai ganhar um marcador a mais com o colosso.

(Quote)
- 24/05/2017 15:54

É por isso que você lê esse post e aprende mais sobre Magic ;)

(Quote)
- 24/05/2017 15:50
Cara,na minha humilde e noobe opinião o colossus entra com apenas 1 marcador.
(Quote)
- 24/05/2017 15:43
em relação ao seu post mano, e se eu tiver um Mimico Metallico? Obviamente escolherei zumbi quando ele entrar no campo de batalha. Mas e quando ele morrer? posso ativar o efeito do colosso e do morto?
(Quote)
- 24/05/2017 14:52

Sim, na hora que a habilidade for colocada na pilha, as duas criaturas já estão no cemitério para você poder dar o alvo.

(Quote)
- 24/05/2017 14:47

Correto.

(Quote)
- 24/05/2017 14:43
outra pergunta que envolve zumbi, se eu tenho 1 errante medonho na mesa, e um morto persistente tambem, tomo um sois escaldantes, posso pagar 1 pro errante volta pro game, e 1 pro morto voltar pra mao ??
(Quote)
- 24/05/2017 14:42
entao quer dizer que se eu tiver um morto persistente na mesa, e um colosso no grave, e colocar a habilidade de voltar o colosso primeiro ele volta com 2 marcadores, pois pra morto persistente triggar ele tem que ir pro grave, assim o colosso ve 2 zumbi no grave antes de voltar pro campo? ainda tenho duvidas