10 motivos para você começar a jogar Pauper

       

Por: Thorgrim em 12/01/18 19:59 | 4 comentários / 2,284 visitas

 

1- É barato!

 

Apesar de algumas staples terem subido de preço recentemente, Pauper continua sendo o formato construído mais barato do Magic, já que se trata de um formato onde apenas cartas comuns são permitidas. Com algo entorno de 300 a 400 reais é possível montar um dos principais decks do ambiente atual.

 

Todos nós sabemos que Magic é um jogo para “poucos” devido ao alto valor que precisa ser investido para montagem dos principais decks de formatos como Standard, Legacy e Modern. Com a presença do Pauper no calendário dos lojistas, abre-se uma oportunidade para muitos entusiastas do jogo passarem a se aventurar em campeonatos sem se sentirem intimidados pelo preço das cartas.

 

2- Efeito nostalgia

 

Cartas como Lightning Bolt, Brainstorm, Dark Ritual, Rancor, Daze, Fireblast, Counterspell, entre muitas outras são consideradas a essência do Magic. Para aproveitar uma expressão que está na moda, poder jogar com todas estas cartas é o tal do “Magic raiz”.

 

Portanto se você jogava nos primórdios do Magic e deseja relembrar como era poder jogar com todas estas cartas icônicas, este é o formato ideal para você. Agora, se você começou a jogar recentemente e nunca teve a oportunidade de jogar com alguma destas cartas, vale a pena investir tempo e dinheiro para montar um deck Pauper, será uma experiência única.

 

3 – Ambiente saudável e bem equilibrado

 

Diferente de alguns períodos de outros formatos construídos onde dois a três decks moldam o ambiente, no Pauper é possível conquistar bons resultados com pelo menos seis a oito decks diferentes.

 

Para quem duvida, segue o nome de alguns decks que vem conquistando resultados sólidos nas últimas semanas no Magic Online: Affinity, MBC, UR Delver, Mono U Delver, Dinrova Tron, Mono White Heroic, Burn e Elves.

 

Desta forma é possível encontrar mais de um deck que se adeque ao seu estilo de jogo sem que você tenha que escolher entre fazer resultados ou se divertir jogando.

 

4 – Formato pouco explorado

 

Não me levem a mal, o Pauper, assim como os demais formatos construídos, possui hoje um ambiente sólido e normalmente as principais competições são vencidas por decks já conhecidos, mas por ainda se tratar de um formato destinado a uma parcela pequena de jogadores, reconheço que ainda há espaço para encontrar novas fórmulas de sucesso.

 

Para os deckbuilders de plantão, Pauper é um ótimo investimento já é que possível botar a cachola para funcionar e encontrar soluções ainda pouco exploradas pelos demais jogadores do formato.

 

5 – Formato em crescimento

 

2018 tem tudo para ser o ano do Pauper. Além de competições já consolidadas no Brasil como o Nacional Pauper Legacy, o formato passou a ganhar destaque mundial logo após o comunicado em que todos os GPs americanos de janeiro terão paralelos Pauper. (Obs: O primeiro GP já ocorreu e tivemos mais de 120 jogadores disputando os paralelos Pauper.)

 

Além disso, as principais lojas nacionais já começaram a incluir o Pauper em seus respectivos calendários de eventos e já tivemos também o anúncio que teremos paralelos Pauper na final do Circuito Ligamagic no próximo mês.

 

Para quem prefere utilizar a plataforma digital, a Pauper League do Magic Online possui quase mil jogadores ativos, acompanhando de perto formatos mais consolidados como Modern e Standard.

 

6 – Investimento

 

Voltando um pouco ao assunto financeiro, Pauper hoje é um bom formato para se investir. Como trata-se de um formato em crescimento, muitas staples ainda estão com preço relativamente baixo, mas pode ter certeza de que em breve subirão.

 

Recentemente comprei um set de Ash Barrens e um set de Thorn of the Black Rose por menos de R$7,00 cada carta e hoje se vocês forem procurar nas lojas cadastradas da Ligamagic, qualquer unidade de ambas as cartas não sai por menos do que R$20,00.

 

Outro ponto importante: Como não há rotação no Pauper, dificilmente uma carta cairá de preço, há não ser que por algum motivo acabe sendo banida.

 

7- Decks clássicos

 

Semelhante ao item “efeito nostalgia”, Pauper te dá a oportunidade única de jogar com decks clássicos do Magic. Independente do ambiente, é possível apostar em decks clássicos como Stompy, Mono Black Control, Burn, Tron e até mesmo o Affinity.

 

Fazer com que os jogadores interajam com novas habilidades e novas mecânicas é muito importante para o jogo se reinventar, mas relembrar estratégias clássicas é também importante para entender algumas regras básicas e começar a evoluir no cenário competitivo.

 

8 -  Oportunidade para jogar com cartas restritas e banidas de demais formatos

 

Além das cartas icônicas e dos decks clássicos citados anteriormente, Pauper te dá a oportunidade única de jogar com cartas que atualmente são restritas e/ou banidas em outros formatos como o caso de Gush, Gitaxian Probe, Brainstorm e Ponder.

 

Portanto não pensem que por se tratar de um formato onde só são permitidas cartas comuns, que os decks não possuem um power level alto. Existem muitos decks fortes no Pauper e o ambiente é extremamente competitivo, dando oportunidades para decks aggro, control ou combo.

 

9- Valorizar as cartas comuns

 

Pauper me lembra muito o finado formato Block onde muitas cartas consideradas fracas ganhavam destaque devido a pool pequena de opções. Não que o Pauper tenha poucas opções de cartas, mas o fato de não poder utilizar cartas incomuns, raras e míticas tem evidentemente o seu peso.

 

Diversas cartas comuns, que em outros tempos possuíam valor somente no Limited, passam a ser importantes e definem o formato. Depois de começar a jogar Pauper, nunca mais você verá as cartas comuns de novas expansões da mesma maneira.

 

10 – Diversão garantida

 

E por último, mas não menos importante, Pauper é um dos formatos atuais mais divertidos do Magic. Mesmo que você não esteja interessado em começar a jogar torneios, Pauper é o formato ideal para juntar um grupo de amigos e passar horas jogando Magic.

 

Desta forma, recomendo o Pauper não só para quem gosta do lado competitivo do jogo, mas para quem também se interessa pelo lado casual e quer ter um deck divertido para jogar informalmente na loja mais próxima da sua cidade.

 

-/-

 

Espero que tenha convencido vocês de que o Pauper é um bom formato para começar a jogar. 

Caso já conheça o formato e tenha outros bons motivos para destacar, fique a vontade.

 

Se alguém tiver alguma dúvida sobre o formato, estou a disposição para ajudar!

 

Até a próxima!







Leia também

Pauper: tudo o que é preciso saber sobre u.. 19 comentários / 4,261 visitas
Pauper: venha para o lado azul e negro da f.. 11 comentários / 3,433 visitas
Dominaria limited review - branco 0 comentários / 2,000 visitas
Pauper: ur flicker, a casa do card advantag.. 3 comentários / 3,933 visitas
Pauper: tudo o que é preciso saber sobre u.. 16 comentários / 6,007 visitas

Favoritos

[História] Phage A Intocável

Por: arquivomorto - 8 comentários / 4,456 visitas

Pré Lançamento de Guildas de Ravnica

Por: Shandragon - 0 comentários / 115 visitas

Burn! Burn! Burn!

Por: Shandragon - 0 comentários / 224 visitas

O início

Por: Shandragon - 0 comentários / 80 visitas

Pauper “Gifts Rock” Homebrew – Análise..

Por: letscollectbra.. - 10 comentários / 4,428 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 14/08/2018 00:58
MELHOR FORMATO!
(Quote)
- 12/08/2018 23:03
doido d+
(Quote)
- 17/01/2018 19:36
muito bom, para mim é o melhor formato
(Quote)
- 16/01/2018 07:40
Pra mim, poder usar cartas icônicas é a parte mais legal. Além de ser barato. Da pra montar 2,3 decks com o tempo.